Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Nelson

    Todos os homens são mortais, da Simone de Beauvoir, trata do tema de forma muito interessante. A narrativa do entediado protagonista imortal, etc. Recomendo.

    Responda
  2. svarat

    Eu não.

    Responda
  3. Pensativa

    Mas sempre haverá algo a acrescentar! "É enquanto se vive que a vida é imortal", fala de Marguerite Duras, por si só renderia muita coisa!A morte marca a todos com a certeza de que algo nos falta, o"máximo"só existe como fantasia e causa muitos estragos...É claro que todos, singularmente, vão fazer algo com esse fato: negar, desfiar, aceitar,mas sempre será da fantasia de cada um. Noite x dia, vida x morte!Um dá sentido ao outro...

    Responda
  4. Guriatã

    Quando a gente tem 15 ,18 anos ,60 anos é um período muito longo ,parece infinito e esta fase da nossa vida ,quando achamos que podemos durar indefinidamente,seguramente é a época mais feliz dela,logo, não morrer seria muito melhor.Para mim a felicidade maior, seria nunca me separar de meus filhos,de meus pais e de meus cachorros.

    Responda
  5. PensadorUfanista

      Temos que dar espaço para as novas gerações. O planeta já está com os recursos demasiadamente escassos para suportar a população mundial. Acho que o tempo da nossa existência já está de bom tamanho. Depois de 90 anos, espero dormir e não acordar mais. Não deve ser tão ruim!  Penso na morte como uma anestesia geral com efeito eterno! :)  

    Responda
  6. ze guilherme

    "...Who wants to live forever?..."

    Responda
  7. Contrera

    Ter mais tempo é ter mais tempo para amar, para sofrer, para aprender. Ter todo o tempo do mundo, para quem quer viver o máximo, é o máximo. O argumento em prol da finitude desconsidera o prazer advindo de tudo ter à nossa mão. Eu quero viver para sempre, sim.

    Responda
    1. Contrera

      Ana, se eu quiser descansar, posso a qualquer momento me matar.

    2. Ana

      Depois criticam a figura do vampiro ne, independentemente de ele ser bom ou mal, é eterno e, o sofrimento dele vêm disso. Verá pessoas irem e virem e não podera "descansar"... enfim

  8. Depaula

    Boa crônica com boas assertivas! Mesmo quando a expectativa de vida era bem baixa (dadas as condições sanitárias e ausência de fármacos), havia alguns que viviam bastante, endossando que há hoje de fato apenas um esticamento da velhice, ou seja, nada de novo sob o sol... Mais cedo ou mais tarde cada um deixará de chupar manga e pegar dengue!

    Responda