Hélio Schwartsman > Caça aos ateus Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Osame Kinouchi

    Helio, acho que o o que o Ateismo 3.0 (Walls, Bouton, Sheiman etc)  defende é que o processo de secularizacao se processou muito bem e silenciosamente, na Europa sem se apelar para a polarizacao e as guerras culturais. Ou seja, a Europa se tornou secular  ao longo do seculo XXsem o discurso radical do neoateismo (que parece ser apenas um epifenômeno literário do 11 de setembro). A polarizacao na verdade revitaliza os fundamentalistas religiosos.

    Responda
  2. AA

    Interessante tantas conjunturas sem objetividade, os deuses ñ surgiram para determinar padrões morais, surgiram para explicar coisas da natureza q o humano ñ entendia, como o trovão, a escuridão, o raio; deuses antigos como Horus, Osiris, Thor, Zeus, Dionísio, Jupiter, tinham a bravura como maior valor : A "moral" só surgiu no cristianismo qdo Agostinho introduziu a ilusão idealista platônica na teologia : O q é uma piada, a imoralidade foi a tônica de todas as religiões ao longo da história..

    Responda
    1. AA

      A necessidade d deus  humanos é extensão do instinto de sobrevivência, humanos ñ querem morrer : Humanos espertos perceberam isso e inventaram o "céu" como prêmio em troca d dízimo, dizendo: falo em nome d deus, se vc me seguir qdo vc morrer vai viver no céu,, isso foi como oferecer água para sedentos : Terroristas se explodem ñ por razões morais, fazem para irem para o céu junto a virgens, a "moral" é tapeação "intelectual", para o povo deus é proteção e promessa de vida eterna, nada mais.

  3. AA

    "democracia" é palavra de múltiplos usos : Não concordo q tocarem minha campainha domingo de manha para falar de religião seja algo democrático, fere o meu direito de dormir sem me acordarem, tb ñ acho democrático ficarem berrando protestos na rua, isso afeta a vida de todos q vivem ali, etc : Na atual "era dos direitos" esqueceram que o direito de um termina onde começa o direito do outro, esqueceram q a liberdade individual não implica em poder fazer o q vem na cabeça, vivemos em sociedade.

    Responda
  4. svarat

    O Hélio, em sua simploriedade ilustrada acha que se acabassem as religiões teríamos um mundo harmonioso regido pela razão. Nada mais falso. Se o ateísmo vencesse e ninguém mais fosse religioso, ninguém mais pensasse metafisicamente, o resultado não seria um salto para a razão, mas um mergulho de volta à bestialidade. O Ateísmo é apenas mais um desses idealismos milenaristas seculares que pulularam por aí nos últimos dois séculos: "ah o mundo material perfeito está logo ali". E nunca chega.

    Responda
  5. Jorge Burckhardt

    Começo pelo título: é enganoso. O artigo não trata de nenhuma "caça a ateus", fala só de diferenças de perspectiva entre eles mesmos. Ou seja, tem um interesse ideológico astucioso, passar a ideia de que eles são "perseguidos", o que é mentira. Segundo, não são "dez mil religiões", são apenas algumas realmente importantes e milenares (cristianismo, budismo, islã, judaísmo, taoismo, confucionismo). Terceiro, se a religião tivesse "origem biológica", como se explicaria a existência de ateus?

    Responda
    1. Sandra

      É a mesma explicação para as pessoas de cabelos ruivos .

  6. RG

    Quando olho o Brasil atual por meio de dados cientificos, so posso acreditar que Deus nao existe. Os dados politicos, economicos e sociais divulgados semanalmente nos inviabilizam como nacao, o que mostra que ele nao existe ou, caso ele exista, ele nao da' a minima para a gente. Se nao houvesse a Primeira Missa, Nobrega e Anchieta, o sofrimento causado pelos que impuseram a nova fe' (que ao mesmo tempo escravizaram o povo que deveria ser catequizado) seria bem menor.

    Responda
    1. Célia L H

      RG, eles seriam escravizados de qualquer jeito.

  7. Contrera

    Ontem, no Cine Parlapas, passou o curta "Além do ateu e do ateísmo", de Carine Immig e Fábio Goulart. Lá há também vários argumentos a favor da tolerância. Concordo com muitos desses argumentos. Só noto que venho tendo predisposição a achar chato para c. essas discussões, na medida em que parece que, agora, todos querem convencer os outros de posições determinadas. Claro, para uma ação há uma reação. Prefiro ficar na minha. O problema são os que ameaçam meu direito. 

    Responda
  8. svarat

    Mais baboseiras pseudo científicas do Hélio Racional,dizer que a religião é um fenômeno biológico; e o Dawkins vive criticando e ofendendo os religiosos, por que haveriam estes de ficar quietos? Tem mesmo que criticar esse rematado imbecil que pensa que é gênio. Pau nele!

    Responda
    1. svarat

      RG,É pseudo-científica porque isso não tem como ser demonstrado cabalmente. É enganação. Ficará sempre no campo da especulação. Física é física, metafísica é metafísica, não se misturam, qualquer um quer tentar misturar estará fazendo pseudo-ciência.

    2. RG

      Por favor, defina "pseudo-cientifica". Sua crenca pode turvar a interpretacao de um trabalho cientifico, mas nao faz com que ele deixe de ser "cientifico". Se a sua fe' determina que voce negue determinada informacao, nao significa que consequentemente ela e' completamente destituida de valor. Veja bem, sendo ateu, eu nao saio por ai dizendo que o fato de uma mulher virgem ter dado aa luz a uma pessoa que supostamente seria filho de uma divindade seri um fato "pseudo-religioso".

  9. von kaio

    Após Einstein haver dito que ´´sem Deus,a equação não fecha´´,o neoateismo é factóide destina-do a exibição das próprias figuras...

    Responda
    1. Sandra

      Einstein nunca disse isso. Pois tenho um livro com todas as frases de Eisnten. E tem mais Eisnten se tornou ateu no fim de sua vida .

    2. Peter J

      Sr. von kaio. Tenho certeza que o que Einstein entendia por "Deus" não tem nada que ver com ao que o Sr. está aludindo. Recomendo a leitura de uma boa biografia do maior gênio de todos os tempos.

  10. MARCÃ O

    Quando olho o Brasil atual por meio de dados científicos, só posso acreditar em Deus. Os dados políticos, econômicos e sociais divulgados semanalmente nos inviabilizam como nação, só existimos pela graça divina, nos legada desde o descobrimento com a Primeira Missa e o empenho dos Padres Manuel da Nóbrega e José de Anchieta.

    Responda
    1. Sandra

      Marcão.Você nunca leu John Nash e a teoria do jogos. Ele explica porque mesmo com a sociedade que temos ,ela ainda esta de pé. E isso sem recorrer a deus.

    2. RG

      Quando olho o Brasil atual por meio de dados cientificos, so posso acreditar que Deus nao existe. Os dados politicos, economicos e sociais divulgados semanalmente nos inviabilizam como nacao, o que mostra que ele nao existe ou, caso ele exista, ele nao da' a minima para a gente. Se nao houvesse a Primeira Missa, Nobrega e Anchieta, o sofrimento causado pelos que impuseram a nova fe' (que ao mesmo tempo escravizaram o povo que deveria ser catequizado) seria bem menor.

    3. RG

      Quando olho o Brasil atual por meio de dados cientificos, so posso acreditar que Deus nao existe. Os dados politicos, economicos e sociais divulgados semanalmente nos inviabilizam como nacao, o que mostra que ele nao existe ou, caso ele exista, ele nao da' a minima para a gente. Se nao houvesse a Primeira Missa, Nobrega e Anchieta, o sofrimento causado pelos que impuseram a nova fe' (que ao mesmo tempo escravizaram o povo que deveria supostamente ser catequizado) seria bem menor...

  11. thiago

    Excelente. 

    Responda
  12. Célia L H

    Aliás Hélio, muito bom o site Ateus.net do qual sou assídua leitora.

    Responda
  13. Célia L H

    Como disse o Millôr Fernandes: "O cara só é sinceramente ateu quando está muito bem de saúde"...rsrsrsr...mas vá lá, até troco minha crença em Deus se alguém me oferecer uma crença melhor...e não me venham com crenças na 'ciência', no 'racionalismo', no 'homem', na 'tecnologia', na 'neurociência' etc etc etc.....isso é piada......rsrsrsrsr

    Responda
    1. Sandra

      Verdade é a hipotese que foi provada com evidências fisicas e demonstração cientifica que é verdade .

    2. Célia L H

      Ah, quase esqueci: onde está a prova moral que ateus são melhores seres humanos do que o resto da humanidade só pq abraçaram a 'verdadeira virtude do ceticismo'? Isso até parece nome de igreja.......rsrsr

    3. Célia L H

      Affhh...dando continuidade a esta discussão ridícula de filosofia de botequim, eu te pergunto Sandra: e o que diabos é a verdade? Vc parecer saber....Enfim, se estiver insatisfeita pq critiquei a sua 'verdade' baseada na ciência, acredite, vc ainda tem que amadurecer um pouquinho. De resto, se não gostar dos meu comentários, pegue a senha e entre na fila...rsrsrrs..já estou acostumada

    4. Sandra

      Você não precisa de crença.Fé é um vicio e um mal. A verdadeira virtude esta no ceticísmo.Um cético não é uma pessoas que não acredita em nada,mas é um pessoa que não tem fé no que acredita.Isso proque as pessoas não sabem o que é fé. Fé é sentir amor por algo que acredita que é verdade.Este sentimento de amor gera a ilusão se algo ser verdadeiro,sem que seja verdadeiro.Só o ceticísmo,com a ciência leva a verdade.Não existe outra forma de se chegar a verdade.

    5. Célia L H

      A ignorância de fato é uma benção....estava falando de sua experiência pessoal? rsrsrsrrsrs........

    6. Chmoller

      Nunca vi tanta bobagem escrita em tão pouco espaço... Definitiva? Ciência definitiva? Creio que você leu errado o que a ciência propõe até hoje, mas enfim... se o que não é possível explicar deve então ser sobrenatural, bem, boa sorte. Como dizem: a ignorância é uma bênção...rsrsrsrsrs

    7. Célia L H

      A Ciência é uma das formas de conhecimento, dentre muitas outras. Não nego seu valor, mas ela não tem respostas para tudo. Tem "N' enigmas para solucionar. Só existe, como a conhecemos, há uns 200 anos. É muito pouco tempo. Todas as formas de conhecer o mundo são falhas e incompletas, por isso acho engraçado a 'certeza científica' explicando algo de forma definitiva e inapelável. Paciência. Crenças não se explicam.

    8. Célia L H

      Os ateus se acham superiores sim, ps são mais 'esclarecidos'..rsrsrsr.  A ciência é piada pq se propõe a explicar o mundo de forma definitiva, mas se baseia nos sentidos humanos (falhos), no racionalismo e objetividade (relativos). E mais, é instavel e mutante, como todas as formas de conhecimento humano. O que é dogma científico hoje, amanhã poderá ser considerado um absurdo. Daí eu não crer em verdades absolutas, sejam divinas ou humanas.

    9. Chmoller

      EM que momento eu disse que sou melhor pq sou ateu? Só acho triste a humanidade precisar acreditar em algo sobrenatural e, pior, querer impor a sua crença em detrimento a outras. Você poderia explicar, sem rsrsrsrs, pq vc acha que ciência é piada? ou você é só obtusa mesmo?

    10. Célia L H

      E vc jura que não acredita em nada? Que tal a sua cernça de vc é melhor do que pq é ateu? rsrsrsrs..tente outra vez.....rsrsrsr

    11. Chmoller

      Que triste você precisar de algo para acreditar...

  14. Depaula

    Boa e livre exposição. Crer ou não crer, no fundo, é a mesma coisa, tem a mesma intensidade e os mesmos valores para os crédulos e incrédulos. A diferença é que cada um decida por si e respeite os demais. A mais coerente (se há algo coerente nessa matéria) teoria sobre religião, ao meu ver, é a de Gustavo Bueno: 'el animal divino'... http://www.fgbueno.es/gbm/gb1985ad.htm

    Responda
  15. cgarcia

    Trocando em miudos... O importante é que cada um  siga aquilo que deseja pra sí e respeite as diferenças com seu semelhante... é a regra do melhor viver...

    Responda
  16. roquix

    Ateus exageram na vontade de compreender. Quando trocam religião por ciência , dá no mesmo. Rezo uma Ave Maria, por todos nós.

    Responda
  17. pedro volpe

    falou bem, sábio gafanhoto.

    Responda
  18. Guriatã

    Acaba logo esta aula que eu quero ir para o recreio,vou comer meu lanche.

    Responda
    1. Célia L H

      Eu também....rsrsrsrsr

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.