Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Contrera

    Nutro uma certa desconfiança em relação a explicações tão genéricas. Por que não seria simplesmente a linguagem o que nos separa da dimensão meramente biológica? Ou explicações tipo atos de fala, no caso da filosofia da linguagem? Essas realidades imaginárias, por sua vez, nos unem a diversas totalidades e auferimos várias vantagens com isso. Cumpre contudo desconfiarmos sempre.   

    Responda
  2. AA

    Um brazuca na OMC funciona como um prêmio de consolação por não ganhar nobel, oscar, etc,

    Responda
  3. AA

    Preferimos pelo mesmo motivo do "ponto cego" do artigo anterior. : Qto ao último parágrafo - Os humanos estão livres da biologia?! : Esse "historiador" deve ser um seguidor do "materialismo histórico" por isso perdeu a noção de bom senso.

    Responda
  4. ap

    (continuação) Ou a coerência, tão cara em nosso restrito âmbito de certezas, é outra realidade imaginária ?  Com licença, permita-me a expressão, "cruzes"!   O que houve ?   

    Responda
  5. ap

    Hélio que surpresa horrorosa esse "Realidades imaginárias". Nunca meu colunista preferido escreveu tantas e megatônicas  bobagens. Eu sou muito mais cuidadoso quando dou meus inconsequentes pitacos. Do jeito que você escreveu, pode elencar também como realidade o ser divino imaginário e... dar adeus a seu ateísmo. (continua)

    Responda
  6. Célia L H

    Honestamente, toda essa comemoração em cima da eleição deste Sr. é cansativa. Parecemos a torcidade do time de terceira que finalmente foi promovido para a segunda divisão. Ainda somos provincianos, infelizmente.

    Responda
  7. MH

    O que, até bem pouco tempo, era tido como imprescindível aos países ricos, determinado em quais mãos deveria estar, hoje, está desgastado/vazio de significado frente às decisões tomadas entre os interessados/interesses econômicos etc. a portas fechadas. Instituições de qualquer ordem (cultura/esporte etc. etc.)fazem o papel “social” para pobres mortais,  envolvidos nas realidades imaginárias, como dito por você.Maria Helena

    Responda
  8. Guriatã

    Posso muitas vezes discordar do conteúdo,mas tu és brilhante,um verdadeiro Ibn Sina.

    Responda
  9. Straydog

    A OMC que já vinha  perdendo força, pouca importancia terá no futuro ! , prevalecerâo acordos diretos entre países e blocos.

    Responda
  10. Dewey

    A OMC ficou irrelevante faz tempo. Contrário ao FMI ou o Banco Mundial, a OMC possui um orçamento ridículo, o que dificulta suas ações de intermediação e convencimento nas várias frentes em que atua ou deveria atuar. O trabalho do brasileiro vai ser especialmente difícil porque durante a sua gestão como representante do Brasil, meteu-se em altercações com os países ricos, algumas completamente desnecessárias. 

    Responda
  11. Depaula

    ... e infernizaram a realidade.

    Responda