Hélio Schwartsman > Abaixo os vices Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Contrera

    Putz, e não é mesmo?

    Responda
  2. Guriatã

    Então, todas as empresas de grande porte que tem vice-presidentes, são composta por idiotas, de acordo com esta teoria.Abaixo todos os vice do mundo.

    Responda
  3. monobloco

    A sacanagem do afif, é que êle foi eleito pela oposição, de repente vira arruma uma boquinha no desgoverno petista e vira aliado. Se tivéssimos visto seu passado político, que é de uma ideologia altamente flutuante, foi malufista, foi aliado do pitta, foi aliado do collor, etc. etc.; êle não passa de um político oportunista, sempre esperando uma boquinha, agora é petista de carteirinha. 

    Responda
  4. Vito

    Não serve para nada mesmo, ainda mais se tratando do AFIF que é e sempre foi um ZERO a esquerda, só está nesta situação porque foi comprado por este governo que está aí e não tem personalidade, tanto quem compra apoio como quem se vende.

    Responda
  5. Vixe

    O Affif perdeu inúmeros votos da parcela do eleitorado que usa a massa cinzenta, infelizmente a minoria. É o fracassado do Kassab levando mais um para o buraco...

    Responda
  6. Vixe

    Vice não conta mesmo. O Rubinho Barrichello que o diga...!

    Responda
  7. FRANNZ

    Interessante visão Hélio, só a perspectiva de economizarmos em mais de 5.000 salários públicos já seria um alento. Problemas: uma proposta desta NUNCA será aprovada; se, e tão somente, se for aprovada, a lista de cargos públicos compensatórios que serão criados em seguida será tão grande que provavelmente economizaremos mantendo os vice. Lamentável mas enquanto tivermos políticos legislando em causa própria e um estado paquidérmico não sairemos do limbo.

    Responda
  8. zeca boi

    A instituição do vice é importante. O problema é que quem é eleito vice não sabe cumprir o seu papel. Pensa em tomar o lugar do titular quando deveria ajudá-lo, principalmente na governança de um estado da magnitude de São Paulo. São pessoas assim, analfabetos funcionais, que devemos alijar do cenário político nacional. Depois ficam botando o fracasso deles na ditadura que nunca existiu.

    Responda
  9. zeca boi

    É triste ver cena tão patética A que ponto chega o servilismo no Brasil. O sujeito é o vice do mais produtor estado nacional e não tem pejo de se submeter ao servilismo de beijar a mão da presidente em troca de alguns afagos de vem cá meu louro. Eu q pensava que se tratava de homem sério, integrado com sua condição de vice governador de São Paulo. Pasmen os senhores!

    Responda
  10. Célia L H

    O Brasil foi duas vezes governado por vices na história recente: Sarney e Itamar. Não sei se a tese proposta pelo Hélio de fato traz vantagens. Se Hugo Chavez tivesse deixado Vice na Venezuela, penso que teria poupado muito da instabilidade que se viu.

    Responda
  11. Depaula

    Perfect! A lista de quinquilharias é interminável: vices no executivo; juri popular no judiciário; voto obrigatório; serviço militar; justiça militar; voto secreto no legislativo...

    Responda
  12. miro

    Enquanto nos estivermos votando sem consciencia , nao podemos reclamar do que existe.Atualmente,  estamos sim , reclamando muito do que existe e nada fazendo para mudar. Ou seja , acostumamos ao cenario e nada fazemos

    Responda
  13. Renato

    Vcs ja viram banda de música em aeroporto  pra vice?. Vice ganhando b-o-d-e de presente?.

    Responda
  14. ricardo.cavalcante

    É para isso que servem os bons colunistas: para fazer e instigar reflexões lúcidas, éticas, colaborativas e que ajudem a promover o avanço. Depois de ler colunas como essa, o cidadão de bem sai com a seguinte sensação: "vamos pensar seriamente neste assunto?"

    Responda
  15. JC

    Não serviu nem para melhorar a ética na política. Muito rasteiro.

    Responda
  16. Maritaca

    E também por esta moeda, tome lá todo tipo de negociações espúrias, arranjos que só interessam aos diretamente envolvidos na ocupação do lugar do poder, confundindo o quadro político. Estamos cansados dessas figuras híbridas e inverossímeis que acabam virando o executivo - Dilma/Temer é apenas um exemplo. O vice e o suplente de senador são duas figuras exóticas do nosso sistema.

    Responda
  17. Guriatã

    Não é bem assim,imagine um momento de crise ,financeira ou politica etc etc,o presidente falece ou adoece,há que ter um vice confiável,minimamente comprometido com a situação,senão a bolsa vem a 5000 pontos e quebradeira geral dominará o ambiente.

    Responda
    1. dalton1109

      Caro,Leia a matéria novamente, com  mais atenção, e você encontrará a solução apontada pelo articulista como apropriada à supressão do seu temor. Aliás, trata-se da alternativa constitucionalmente prevista para os casos de ausências simultâneas do titular e do vice.

  18. liz

    Realmente ele AFIF, aceitou ser vice pois quando quase eleito governador, se vendeu ao Maluf por 4 milhões e retirou a candidatua deixando assim o governo de São Paulo, na mão do Ali Babá.Ele Afif, NÃO MERECE NADA.

    Responda
  19. Dewey

    O cargo de vice-presidente não faz sentido. Se o sujeito aceita ser vice é porque não tem cacife para o cargo principal. Todavia, a sua presença no governo por 4 ou 8 anos torna o vice um forte futuro candidato para o cargo de presidente. Ou seja, além de caro e desnecessário, ainda serve para proteger e eleger gente que normalmente não teria chance de vencer uma eleição nacional.

    Responda
    1. Peter J

      Desculpe, tinha me esquecido do inesquecível. Collor.

    2. Peter J

      Eu escrevi "alguns" não "todos". Por sortre a maioria dos que vc enumera, não chegou à presidência. Lyndon Johnson passou as leis que Kennedy, enquanto vivo, não conseguiu passar. Mas, por outro lado, não seria difícil fazer uma lista negativa dos caciques, não apenas dos vices. Começando, por ex., por Nixon que aliás também já foi vice. Ou J. Quadros que deixou uma herança de milhões provenientes da venda de dicionários.

    3. Dewey

      Peter, a maioria dos vices dos States não seriam aceitos nas piores quadrilhas. Vamos aos piores. Spiro Agnew cassado por c-orrupção. Aaron Burn, cujo passatempo predileto era perseguir as internas da Casa Branca, perto dele Clinton era um santo. John Calhoun, Schnydler Colfax, Johh Garnes, Andrew Johnson viviam de propinas, Richard Johnson e Richard Nixon que acabou sendo cassado. Já o Lyndon Johnson foi isolado pelos Kennedy's porque tinha relações com a máfia de Chicago. Not a pretty picture!

    4. Peter J

      Houve alguns vices que, por força das circunstâncias, se saíram bem. Exemplos: Truman, Johnson, Ford, e last but not least Itamar Franco que se saiu muito bem. Jango é um caso à parte.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.