Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Contrera

    Mas a política deve ir além dos parâmetros democráticos básicos para ser eficaz e conduzir as sociedades a situações melhores. Ou seja, a democracia citada pelo articulista é apenas a mais visível. Os controles e artefatos de participação devem ir muito além dessa democracia macro para satisfazer sociedades em crescente mobilidade e complexidade.

    Responda
  2. Dewey

    É difícil que a democracia funcione plenamente sem que aqueles que votam expressem as suas preferências de maneira sábia e sensata sem a venda da ideologia ou do preconceito. Por isso a mola mestra que impulsiona a democracia é a educação.

    Responda
  3. Lauro Melo

    Helio. No Brasil, onde o legislativo é um balcão de negócios, o judiciário serve apenas aos poderosos e o executivo é desidioso e incompetente. E onde também campeia a impunidade, a corrupção, a violência, a hipocrisia, os privilégios, etc, cabe as seguintes perguntas: Que espécie de democracia é a nossa? Será que ela está valendo a pena? LAURO MELO.

    Responda
  4. Spina

    Tudo bem. "democracia representativa" é Democracia? Enquanto as reformas políticas, morais, tributárias, não acontecem o Custo Brasil, continuará beneficiando poucos e prejudicando muitos.

    Responda
  5. Guriatã

    Planejamento de longo prazo,com estratégias quinquenais,para produção agricola,industrial,etc era feito na antiga URSS,  mas não deu muito certo, tanto que a união derreteu e  hoje a quantidade de milionarios russos,compõe o segundo maior contingente de magnatas mundiais ,atrás apenas dos americanos,enquanto o povão de lá come o pão que o Stalin amassou.

    Responda
  6. Depaula

    E quando as práticas político/administrativas foram diferentes, com planejamento e visão estratégica de médio e longo prazo, deixando os interesses eleitorais em segundo plano? E quando a imprensa abriu mão de se ajuntar ao governo de plantão (ou à oposição estrategicamente), a despeito de tudo, e notadamente para sorver recursos públicos de várias maneiras (publicidade/financiamentos generosos, etc)? Coisa do 'demo' ou da democracia!   

    Responda