Educação > USP propõe bônus a aluno de escola pública que se define preto Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Os que são contra as cotas defendem a "escola pública de qualidade". E a razão para isso é muito simples: sabem que isso NUNCA vai acontecer, JAMAIS a elite admitirá pagar impostos para sustentar escola de qualidade para TODA a população. O ensino particular já foi criado para que a elite pudesse pagar escola de qualidade só para os SEUS filhos, e não para todos. O ensino público é ruim pq a nata da sociedade assim o quer. CAPICHE?
Quanta gente falando sobre algo que não entendem! Quantos aqui são professores de ensino superior? Quantos estudaram o sistema de cotas da Ãfrica do Sul? Pra variar, é um monte de blábláblá carregado de ideologia polÃtica, mas vazio em termos de conhecimento. Olhando a grosso modo, resume-se a um monte de brancos de classe alta com medo da concorrência da gente "diferenciada"!
V E R G O N H A. como explicar para um estudante que seu concorrente, por ser de outra raça, ganhara um bonus no vestibular ? como se ja nao bastasse as cotas raciais, agora vem isso para piorar ainda mais nosso ensino.
Discriminação pura. Já dão a entender que os "quotistas " tem QI menos que os outros ditos "não quotistas " e por isso tem que ser ajudados. Além disso, porque bolas de R$ 300,00 para eles especificamente e não para todos então? As Universidade já são públicas, ou seja, custeadas com nossos impostos, tem ensino gratuito. Agora, pagar para ensinar? Só pode ser piada.
Azar teve o ex presidente Fernando Henrique,confessadamente detentor de um ´´pé na zensala´´obrigado a estudar para frequentar uma universidade,já que a época eramos uma ´´meritocracia
Totalmente descabidas essas determinações! A emenda sempre sai pior que o soneto. O povo negro precisa ser simplesmente respeitado, assim como qualquer outra pessoa de qualquer cor, raça ou religião.Será que dando descontos, cotas ou essas bobagens os negros se sentirão valorizados ou essa é mais uma forma de dizer que, nós negros, somos inferiores e incapazes?
A concessão de esmolas (cotas) é um atentado a dentre outras coisas, a finalidade das universidades. É um local para disseminação e PRODUÇÃO do conhecimento, e sobretudo para a produção do conhecimento, ela exige que seus alunos venham já bem preparados do ensino médio. Não compete a universidade ficar com o ônus dos problemas sociais e raciais de nossa sociedade.
SIm que tal dar um bônus para alunos que se declarar trabalhador? Que pagar essas faculdades carÃssimas tá dificil. A classe media paga impostos taxas ridÃculas, e na hora dos benefÃcios? nada
Sou BRANCO, POBRE e HETERO.Estou FERRADO neste paÃs.
Estou com nojo desse Brasil podre fazendo de tudo para manter a hegemonia da classe dominante. Vamos acordar Brasil. Os jovens que foram a força de luta na ditadura foram silenciados pela educação de baixÃssima qualidade, drogas, febre de consumo e pseudo liberdade. Ouvi de semi-analfabetos no final da ditadura que seriam criadas gerações que não sabiam pensar com educação de baixa qualidade. Aconteceu. Um povo dominado pensando que é livre. Â
A implantação de sistemas de cotas, no acesso ao ensino superior publico,é a prova da incompetencia dos politicos brasileiros.Por negligencia e incompetencia,os estudantes do ensino secundário publico não são minimamente preparados.Para esconder essa lacuna,criam-se sistemas de cotas que benificiam esses alunos.Dessa forma,eterniza-se o despreparo dos estudantes e livra-se a cara dos politicos corruptos que nada fazem pelo ensino neste paÃs.É a eternização da mediocridade.
É a ditadura intelectual. Foi pensada e implantada para trocar a declarada. E o mesmo pensamento também na "declaração da independência".Mal-di-to é o homem que confia no homem e faz da carne o seu braço. Essa é a frase verdadeira.  Â
O Brasil está retrocedendo a passos largos. É desesperador. Acorda povo brasileiro, está faltando muito pouco para colocarem o cabresto, estribo e arreio. Muito pouco mesmo. Despertem para o amor à educação, não só pelo diploma e um possÃvel melhor salário, mas para a liberdade de pensamento.Â
Ao invés de apoiar quem está abaixo da média, retira-se recursos de quem está acima. Logo o Brasil só terá estudantes iguais, ou seja, igualmente despreparados. Estudei (ralei mesmo) em escola pública, aos 15 anos já fui trabalhar e paguei ensino médio, faculdade e MBA na USP. Sempre convivi com estudantes esforçados e acomodados. Conceito comunista só favorece o folgado. Concordo que os "pobres" (e não os de pele de alguma cor especÃfica) mereciam melhor formação pública de base.
Pura discriminação, este bônus tem que ser passado aos mais necessitados, seja "negro", pardo, mulato, indÃgena, branco.....e não pela cor da pele, gostaria de saber se um albino teria este bônus ??? infelizmente o Brasil é um paÃs que ainda vivencia uma ditadura e racismo oculta. MUITO LAMENTÃVEL.
Preto?Esta definição usada pela Folha está errada, ou a notÃcia toda está errada.Não acredito que cotas raciais sejam corretas. É fazer algo por pena ou culpa, e não por mérito. Penso que o paÃs deve privilegiar com cotas as pessoas de qualquer raça que estejam numa situação de vulnerabilidade social e que tenham um bom desempenho estudantil.Estamos dando privilégios a brasileiros de um determinado tipo em detrimento de outros tipos.
É a mesma história do perÃodo da escravidão onde alegavam que "pretos" não tinham alma para os escravizarem. Agora estão dizendo que são menos inteligentes que os brancos de escolas públicas. Isso é na verdade para manter a idéia de superioridade da classe dominante. Para driblar a verdade de que o problema está no ensino de péssima qualidade da escola pública. O Brasil nunca sai do seu sistema colonialista. Só que agora é mais hipócrita.Â
Se houvesse educação de qualidade nas escolas públicas, não haveria necessidade de manobras como essa que são, digamos a verdade, apenas para "inglês ver".E sejamos honestos: em uma contratação cujos candidatos diferenciem-se apenas no quesito cor, mas que fizeram a mesma faculdade, claro que a empresa preferirá o branco. Não por causa da cor, mas porque partirá da suposição de que o candidato negro veio de cotas e não de seu empenho como estudante. Tal desvio já foi provado nos EUA.
O college seria pouco atrativo ou mais trabalhoso? Se a resposta for a primeira opção ,acho que vão ter que começar a pensar na resposta para uma outra pergunta básica, "como se ensina quem não tem vontade de aprender", senão provavelmente a qualidade vai cair bastante.
Acho a proposta tÃmida. Deveriam manter o vestibular mas dar 100% das vagas aos pretos, pardos e indÃgenas e nós, brancos de classe média, que fôssemos cantar em outra freguesia.Com uma medida dessas, estaria enterrada de vez a meritocracia e ponto final. Não é o que querem esses educadores que, há décadas, trabalham diligentemente para destruir o que resta do nosso sistema educacional?
Concordo com você amigo. Eu sou branco, não tenho dinheiro e estou no final da minha graduação na USP. (Ah, estudei em escola pública, não fiz cursinho preparatório e sempre trabalhei). Porém, faço uma pequena ressalva: deveriam dar todas as vagas para esse pessoal e proibir a entrada de pessoas que estudaram de verdade.Assim colocarÃamos um ponto final nesta palhaçada e quem quiser algum ensino de qualidade que vá estudar fora do Brasil !
uma bizarrice tamanha.....é a cota dentro da cota???? e melhorar a base da educação...tá fora de cogitação?????  vamos dar umas voltinhas nas escolas públicas??? ver a situação que lá se encontra???Â
Isso é o reflexo da péssima qualidade do ensino público, tem que se criar mecanismo pra que estes alunos tenham condições de entrar em uma universidade pública, já que boa parte só vai a escola ou para comer ou por imposição dos pais visando benefÃcios do governo, enquanto isso gasta-se bilhões com a copa do mundo, lastimável, o governo atual esta criando uma sociedade de parasitas, sem capacidades de produzir riquezas para o Brasil.
Pre-to? E por que não ne-gro?
Tem razão. deve ser cinza-escuro...
Murdok, larga de ser cha-to!
Fui professor da Unesp por quase 30 anos e aluno de mestrado e doutorado pela USP. Eu não posso imaginar que quem está propondo esse tipo de coisa, ou seja,  bolsa para  alunos que se declararem pretos estejam gozando de suas faculdades mentais. Gente, as classes sociais tem que evoluir dentro de uma sociedade de acordo com suas capacidades individuais e os pretos são iguais a nós os brancos.Â
Trabalho em escola do estado e a coisa mais dificil é achar alguém que se declare negro, pardo, indio.A maioria se diz "não sei" ,"acho que moreno" ou "branco, ainda que as evidências digam o contrário" , ou seja, levar vantagem por conta de bolsa é incoerente com quem se dedica. Porque não fazer "COTA RACIAL PARA CURSINHO E APÓS A PASSAGEM POR ESTE MODELO, AI SIM O SUJEITO ESTARIA APTO A UMA BOLSA,É MUITO MAIS JUSTO" BOLSA CURSINHO JÃ.Â
Isso é um preconceito contra nós, japas!!!
Mais um remendo feito por nossos governos incompetentes e corruptos, que por oferecerem péssimas escolas públicas ao cidadão comum, vem com essa de preto que frequenta escola pública. Pobre do branco e do japonês, que frequenta escola pública!Invistam em escola pública de qualidade, para que os que frequentam escola boa paga, possam concorrer em pé de igualdade com os alunos das escolas públicas! Simples assim!
A USP já foi mais renomada, agora com essas cotas....
E por que não dar bônus a quem se definir branco ou amarelo? Algum preconceito, cinismo ou burrice mesmo? Se o energúmeno não se enquadrasse nesse padrão, saberia que qualquer juiz derruba essa imbecilidade.
Isso e uma discriminacao com alunos brancos e amarelos das escolas publicas. Pq apenas os negros, pardos e indigenas tem privilegios? Isso sim e racismo!!!
Vc não leu a matéria? Já existe um bônus para todos estudantes da escola publica.
Querem "consertar" em dois anos o que a escola pública acabou em 50 anos, ou seja, 50 anos em 2. Isso é só um paleativo, e em paralelo, o que está sendo feito para começar acertar o ensino público, fundamental e médio, a partir de agora? Ouve-se pouco ou quase nada.
Preto???... É isto mesmo UOL???... Ao que me conste "Preto" não é raça. O correto seria "Negro". Utilizar a cor preta para definir raça, é no minimo muito confuso, uma vez que pode denotar carinho (ex.: pretinha), mas também desrespeito e preconceito.
Já passou a minha época de vestibular....mas acho esse tipo de um pouco absurdo, tive amigos que estudaram em escola pública fazendo curso técnico simultaneamente e após concluÃrem o segundo grau e o técnico fizeram cursinho de quase R$1.000 mensais. E nessa situação? As cotas são justas? Vejo uma tentativa (só pra inglês ver) de auto-afirmação do governo, estão tentando a qualquer custo passar a imagem de que damos oportunidades iguais pra todos...melhorar a escola pública que é bom nada né!
Assisto perplexo a toda esta insanidade de extinguirem a meritrocacia por uma polÃtica populista e demagógica. Para esta turma do P T é muito mais fácil a criação de cotas do que a melhora do ensino em nossas escolas públicas. Será inevitável o "emburrecimento" de nossas melhores Universidades Públicas, principalmente em cursos onde é preciso uma boa base de formação p/ que o aluno possa ter condições de acompanhar as aulas. O mercado de trabalho não perdoará aquele que estiver despreparado...
Mike Wallace: Como é vamos nos livrar de racismo? Morgan Freeman: Parando de falar sobre isso. Eu vou parar de chamá-lo de branco. O que eu lhe peço é que pare de me chamar de negro. Eu  lhe conheço como Mike Wallace e você me conhece como Morgan Freeman.Sera que ele está errado??????????
Não seria negro que é raça ? enquanto preto é cor?Â
Aberração.. gostaria muito de saber a quais partidos polÃticos esse pessoal é simpático.....
Agora a cor da pele vai dizer quem merece entrar na Usp ou não; todos merecem educação pública de qualidade; devem aumentar a oferta de vagas..capacitar os professores...e não julgar quem deve entrar em na Universidade Pública pela cor da pele; será que um pobre "branco" merece menos que um pobre "negro";e os gays, baixinhos, os feios(as), gagos..também são discriminados.O regime deHitler começou com pequenas discriminaçõescomo estas; que também diziam que era equidade,justiça social...
Você tem alguma dúvida???????
A USP, nossa melhor universidade, arrisca de cair da segunda para a terceira centena nos rankings internacionais.
Olá, João. É verdade. Houve vários recursos de brancos que se sentiram prejudicados, recursos que foram parar no supremo. Pelo que sei o supremo não se pronunciou claramente a respeito. Pode ser que daà para cá houve alguma decisão que eu desconheça. Talvez você saiba mais. Além do mais, as universidades que você cita são particulares. Pessoalmente, não creio que uma discriminação inversa possa resolver o problema.
Mais uma proposta RACISTA na educação. E mais uma cartada do PSDB para destruir a educação em São Paulo, agora no ensino superior, depois que já esculhambaram o ensino básico e o médio, inclusive o técnico.
E para os que se definirem azuis, nada?É uma proposta demagógica e prejudicial à sociedade, já que todo o sistema educacional deveria ser puramente meritocrático.
Isso é racismo da USP !!! Cadeia já p/ o reitor !!!
O Brasil, cada vez mais, querendo tornar um Estado r a c i a l. Logo, teremos bebedouros, escadas e banheiros separados...
uma coisa a se pensar, muito me admira os professores admitirem algo assim, uma pequena reflexão leva a pensar que são funcionários públicos, não estão nem ai...Â
O estado propõe um incentivo pelo mérito e a USP, pertencente ao partidinho com a velha balela da diferença racial. Nivela sempre por baixo pois propõe aumentar uma nota pela cor relegando aos mais estudiosos e preparados ao cumulo de ver seu esforço medido por esta diferença. Isto não é um incentivo ao racismo ? Acho que a sociedade brasileira é muito passiva, uma união estudantil nunca deveria aceitar uma proposta desta mas, até esta instituição esta contaminada... triste.
Discriminação pura. Quantos alunos de escolas públicas são simples turistas nas escolas, não querem nada com passar finais de semana estudando? No entanto, em função da cor da pele, vão levar vantagem em relação aos que se dedicam realmente aos estudos. Se realmente existe uma culpa para expiar, na minha opinião, não é com mais injustiças que ela será resolvida. Acredito que tanto "brancos" como "pretos", necessitam de base fornecida por escola pública de qualidade.
Concordo. O Brasil ao invés de elevar as escolas públicas ao patamar das boas universidades, optou por baixar o nÃvel das universidades para nivelar com o ensino público.Piada.
Eu não sou preto, sou negro !!!Eu não sou preto, sou negro.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Educação > USP propõe bônus a aluno de escola pública que se define preto Voltar
Comente este texto