Painel do Leitor > Para leitor, Brasil deveria revisar o status dos povos indígenas Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. chico

    Não entendi o ponto de vista do leitor não identificado. No segundo parágrafo tem uma visão no terceiro outra. A bem da verdade não conhece as condições reais de vida da maioria desse povo. Andei 60 km em uma reserva indígena no Maranhão, totalmente abandonados pela união em todos os sentidos. 

    Responda
  2. Questionador

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. chico

      Estas equivocado meu caro. Terra para produzir necessita de financiamento, tecnologia, eles os Ãndios, são amparados neste sentido? Agora os usineiros com suas enormes dívidas junto a Receita Federal, INSS, BNDES, etc. São ano após ano renovados seus empréstimos, que não só cobrem os empréstimos anteriores, como também ainda lhes proporcionam sobras. O círculo é vicioso e os Ãndios?   

  3. jmarcos

    Acho um absurdo, em pleno século XXI, ainda assegurarmos um status especial ao "indios" brasileiros. E, o que é pior, lhes doar um território imenso, maior que que muitos países europeus, inclusive ao longo de áreas de fronteira, que deveriam ser mantidas sob controle, isto sim, das forças armadas. Já é mais do que tempo desses milhares de "pobre-coitados" protegidos sejam integrados à sociedade brasileira e ao país. Começaríamos por eliminar um sorvedouro poluido politicamente que é a FUNAI.

    Responda
  4. alberto vieira machado

    Continuando...A funai é um fim em si mesma e nos milhares de "empregos" inúteis...Na cidade em que moro (Itanhaém SP), sua sede ocupa um maravilhoso sobrado de uns 600m2, com 11 aparelhos de ar condicionado, na av. mais cara e exclusiva da cidade...em sua fachada desfilam diariamente dezenas de Hluxes novas...Para quê??? os poucos indigenas daqui,  bêbados, são encontrados na periferia da feira vendendo palmitos jussara toda semana...

    Responda
  5. sgomes

    A funai ao invés de buscar melhorias reais para a população indígena, os coloca como eternas vítimas, com licença para invadir, depredar e m/a/t/a/r, situando-os acima das leis!

    Responda
  6. alberto vieira machado

    Será que cabe na cabeça de alguém, que vamos manter para sempre seres humanos à margem da sociedade vivendo como pré históricos habitantes , em plena era da informação???Porquê não os consultamos para começar?? Nada contra manter tradições se melhor lhes aprouver, mas entendo que conduzi-los à integração é o melhor e mais natural caminho...olho entristecido as imagens de "pessoas" fantasiadas de índios, sem abrir mão de relógios e roupas de marcas, defendendo teses indefensáveis...e a funai???

    Responda
  7. Fernando

    Vou além, sou a favor da demarcação das terras sob a forma de fazendas coletivas. Já que é propriedade (conceito este que advém de uma sociedade que eles próprios renegam), que eles façam o que queiram, mas que se submetem a legislação florestal, paguem impostos sobre a renda rural, etc. Falar português, ter avião e tv a cabo, e só vestir um cocar na cabeça não torna ele diferente de nenhum outro brasileiro - pelo menos não deveria!

    Responda
    1. Gerônimo

      Os índicos são diferentes dos demais brasileiros: a) Não produzem nada: b) Têm mais direitos do que obrigações; c) Nãos fossem "os demais brasileiros", todos morreriam de forme; d) As terras que ocupam passam a ser absolutamente improdutivas... e assim por diante!

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.