Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. tersiog

    Meio médico que mal fala o nosso idioma, e pior ainda, não sabe a mínima das gírias e termos locais, como poderá estabelecer uma relação médico-paciente adequada, que é o fundamental para o diagnóstico e tratamento? Essa comparação com Darwin chega a ser hilária. Se no processo evolutivo tivessemos  realmente organismos  com metade de seus órgãos (não há nenhuma evidência disso nos fósseis) eles nunca teriam sobrevivido para gerar descendentes

    Responda
  2. AA

    Cuba não prima pela qualidade na formação de médicos, só pela quantidade. Castro ficou doente e ia morrer pq os médicos cubanos ñ conseguiam achar o problema, ai chamaram um médico espanhol q foi lá e em uma semana achou o problema e salvou Castro, o ba ba ca do Chavez em vez de vir se tratar no Brasil, por razões bolivarianas foi para Cuba, morreu rapidamente. Provas de q a medicina cubana é uma por ca ria.

    Responda
    1. AA

      Em vista do acontecido com Chavez a alegação de q ser tratado por meio médico é melhor do q ñ ser tratado é duvidosa, é como aquela máxima: melhor só do q mal acompanhado. Ou, é como guarda-chuva chinês, é melhor sair na chuva sem ele pq no primeiro vento ele se espatifa todo. A pergunta pode ser: os q defendem a vinda dos "médicos" cubanos, se tiverem uma doença grave se submeteriam ao tratamento feito por eles? Ou eles só servem para os índios?

  3. Heltron Xavier

     "Primum non nocere" é a frase latina milenar usada pelos pais da medicina que sugere que sem ter certeza que vai melhorar, nao se deve fazer nada na arte medica.É o equivalente a se for falar asneira fique calado. Melhor carregar uma suspeita de idiota do que dar a certeza. Esta pode ser atribuída a jornalistas que falam do que nao entendem.

    Responda
  4. Heltron Xavier

    "Em medicina como na matemática, quase sempre algo é melhor do que nada." É esse o ponto nevrálgico que anula todo o argumento. Medicina não é nunca foi matemática. Fazer Algo pela metade ou de qualidade inferior em medicina é pior do que fazer nada. A medicina usada de forma errada causa mais danos que a ausência de medicina. A ignorância ativa é causa sempre dano, irreversível na medicina como invalidez e morte, diferentemente que um artigo superficial de um jornalista

    Responda
  5. Bene

    Deixamos de estudar as leis da natureza que sao permanentes e atuam em todo o universo. Passamos a criar leis estúpidas para satisfação do ego. Darwin explicou o processo da criação do corpo humano material, uma maravilha da natureza,nao explicou, porém, o processo do surgimento do ser humano com o sopro animador do Criador, a introdução do núcleo espiritual.

    Responda
  6. Guriatã

    Ponderação ingenua,os cubanos,não tem liberdade para deixar seu país, né{sempre propalado na midia mundial] por quê no caso de médicos seria tão facil?

    Responda
  7. Guriatã

    Será que tem a ver, com o fato de uma empresa de planos de saude americana,acho que a maior do setor,comprou uma cia  nacional e está querendo aumentar a qtidade de médicos no país para deprimir ganhos dos profissionais?

    Responda
  8. Dewey

    Os médicos cubanos podem ser encontrados em vários países. Esse ano chegaram 60 médicos cubanos em Portugal. Após terem feito as provas requeridas, apenas 44 foram aprovados. Eles irão trabalhar em postos de saúde das cidades de Alentejo, Algarve e Ribatejo. Na África o contingente de médicos cubanos também é alto, mas segundo portugueses que moram em países como Botswana, o salário deles é um décimo dos salários dos médicos locais. 

    Responda
    1. Depaula

      Creio que 44 aprovados de 60 é uma taxa muito boa. Se comparar com os resultados do teste piloto feito por aqui (medicina) e com prova de OAB e similares, é excelente!

  9. Depaula

    M boa. "...entre não ir e fazer lobby para impedir que alguém vá, existe um abismo. Em medicina como na matemática, quase sempre algo é melhor do que nada." Ponto. Precisa argumentar mais? Ou vai-se esperar, sem médico, que o interior e as periferias ofereçam as condições técnicas, urbanas e sociais para que o profissional 'dondoquinho' daqui tenha a estrutura ideal e sonhada para trabalhar nesses lugares?

    Responda
    1. Depaula

      Quem topa enfrentar adversidades não é 'dondoquinho', claro. Pareceu-me que vc, Carlos, é um desses, um forte. Parabéns! Aliste-se. A quantidade de comentários é uma variável desprezível dentro de um contexto de tempo, importância do debate e aprendizado.

    2. carlos

      Dondoquinho talvez seja quem fica a fazer comentários(1146)sobre os mesmos.Vá  assuntos .