Hélio Schwartsman > Farol do Iluminismo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Ao julgar pelas respostas aqui postadas contra a filosofa vemos com absoluta clareza que ela tem razão.. E quando ela nomina "classe media" ,creio não esteja se referindo a classe rica senhor Scharztman.
Dra. Chauà já foi uma filósofa séria: questionadora etc. e tal. Ultimamente creio que está em decadência.
Uma ideologia de classe média que poderia ser assimilada por pessoas de qualquer classe social, sobretudo, as mais marginalizadas - que é o que vemos hoje em dia, como você mesmo destacou nas pesquisas do Datafolha.Â
O colunista levantou questões evidentemente relevantes. Mas, como aluno da ChauÃ, acho que se precipitou ao interpretar literalmente as palavras enfáticas da professora. Marilena não fez um ataque pessoal à s pessoas da classe média – até porque, em alguns sentidos, encaixa-se nela. Ela critica, sim, uma suposta “ideologia da classe média”, construÃda histórica e socialmente – fomentada justamente pelo fato de esta classe ter educação e poder de influência. As raÃzes de um conservadorismo.Â
A classe média ñ está a esquerda nem a direita de bada e nem de solução de conflitos, a não ser os seus próprios, a tarefa dela é trabalhar e cuidar da própria vida, quem está atrás disso é o bando q vive as custas do corrupto estado ou da produção de palavras e ideologia inútil.
Como pode ser o Brasil "neoliberal" se nunca existiu aqui o liberalismo? Como pode ser o Brasil "neoliberal" se aqui existe uma das maiores cargas tributárias do mundo e enorme concentração de renda? Não pode... só mesmo na cabeça desses ideólogos da estupidez.Outra estupidez é classificar a classe média como "elite" ... é de uma pobreza intelectual de dar pena.
O iluminismo, o de Rousseau, produziu apenas a matança de 1789, o imperador Napoleão, e em seguida mais 70 anos de monarquia absolutista na França. A melhoria da vida do povo só foi possÃvel, depois de milênios de miséria, com o advento da Revolução Industrial e da divisão do trabalho, q conseguiu produzir mercadorias para todos e ñ apenas para a nobreza e o clero.
É uma ofensa para muitos da classe média a afirmação de q somos "farol do iluminismo"....Jamais, somos fruto de muito trabalho, o interior de SP era pobre a 70 anos atrás, hj é rico e possui classe média, e não foi a p. do iluminismo q fez isso, foi muito trabalho.
Eu nasci pobre, passei fome qdo criança, mas, com trabalho e estudo próprio, sem nunca precisar do corrupto estado, consegui melhorar de vida e hj pertenço a classe média. Minha opinião sobre a comunista marilena é de q ela é uma doente mental q sofreu lavagem cerebral em sala de aula e passou a pertencer a ralé da humanidade, os alienados "intelectuais" marxistas, inúteis q só sabem produzir palavras e ideologia e odeiam o povo q ñ os aplaude.
svarat, ela é uma "filósofa", uma "intelectual" marxista, e todos eles são mau caráter, alem de serem invejosos e despeitados por ñ terem o aplauso do povo q gostariam de ter. Porém, essa ralé já causou muita desgraça e milhões de mortes de inocentes, desde a guerra civil espanhola e por todo o século XX, então, ela ñ é apenas bu rra, ela é a voz de milhões de bu rros q anseiam pela ma tança revolucionária.
Sim Zion, construir-se a si próprio com trabalho é ñ precisar da ajuda do corrupto estado como essa inútil ralé de "intelectuais" marxistas precisa tb é motivo de orgulho. E é devido a essa competência individual, q essa ralé odeiam os empreendedores q com muito trabalho chegam a ser classe média, q eles produzem palavras ofensivas, como "fascistas" e outras vómitos, para por pra fora a inveja e ódio q sentem.
al, acho que ela é apenas bu.rra e mau caráter mesmo. Só isso.
A mente da professora Marilena vive escravizada por uma ideologia arcaica. Esta ideologia onde foi implantada, só trouxe morte, dor e sofrimento. Os ideais de esquerda em nenhum lugar do mundo se concretizaram, mesmo assim, pessoas tidas como intelectuais, ainda acreditam nestas tolices. São dignas de pena. LAURO MELO.
NÃO CONHEÇO NENHUM PAIS DE SUCESSO (ECONOMICO E SOCIAL) QUE NÃO TENHA A CLASSE MÉDIA COMO MAIORIA DA POPULAÇÃO, DE ONDE ESTA TRISTE FIGURA CHEGOU A ESSA CONCLUSAÕ ???
A filósofa Marilena Chaui,  sem duvida nenhuma, é a maior intelectual desse século. Tem uma visão única. É uma grande sábia e conhece como ninguém os problemas sociais do Brasil. Uma grande defensora da Democracia brasileira. Ela crÃtica a classe burguesa  com toda razão e autoridade que ela tem, porque a classe burguesa é exploradora e traidora do desenvolvimento do Brasil. A voz da Filósofa soa como uma profecia. Ela é uma lenda!Â
 Uma lenda? Ou uma delenda?
Foi piada, não foi?
Seria interessante saber a que classe social a ilustre filósofa pensa que pertence ela mesma. Eu sou da classe média, abomino o fascismo e a vilolência. Posso até ser ignorante, mas nunca cometi plágio.
Acredito que o sistema pelo voto, está causando estrago não só em nossa sociedade, todavia também nas ditas mais avançadas. Não é possÃvel que nossa genialidade que inventou o avião, descobriu o átomo, não encontre um processo mais avançado para colocar pessoas competentes, impessoais, apenas servidores, isto é, não personalistas, para trazer melhorias consistentes, economia de gastos,  naquilo que é essencial, educação, segurança, infra-estrutura, saúde e avanços econômicos.
A Marilena Chaui é uma abo.minação intelectual, porque sendo filósofa é bu.rra, igno.rante e sofista barata; é uma abo.minação humana porque sempre defendeu e admirou os piores regimes totalitários; e é uma abo.minação polÃtica porque porque é marxista, e a história já demonstrou que o marxismo é a maior babo.seira da história do pensamento ocidental.
Marilena ChauÃ.estou contigo do Monte Caburaà até ao Arroio ChúÃ.
Acredito que existem temas mais urgentes para nossa coletividade mais consciente. Cito por exemplo, melhoria do transporte público pára que utilizemos menos o automóvel e tornar as grandes cidades mais higienizadas e mais humanas. Encontrar solução para não só alfabetizar as pessoas, mas também entender o que lê, valorizar a leitura, a matemática e a ciência como um todo. Encontrar processos mais inteligentes pára escolha de administradores da coisa pública, o voto é muito deficiente, ñ stá func
A posição da pholha, no geral, é bem destoante dessas constatações indiscutÃveis.Â
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Farol do Iluminismo Voltar
Comente este texto