Educação > Alunos do Colégio Bandeirantes vestem saias durante protesto Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Regis Quadros

    O que esperar de filhinhos de papai que não fazem nada de util? Isso me lembra os cara pintadas da decada de 90 que queriam o impeachment do Fernando Collor....... Um bando de desocupados bancados pelos papais precisam se aparecer.... Porque eles não protestam contra os playboys que atropelam e matam dezenas de pessoas? Ah claro que não porque são todos farinha do mesmo saco.............

    Responda
  2. MARCIO A B SILVA

    Por que esses filhinhos de papai não vão estudar?

    Responda
  3. Spina65

    Creio que ambos erraram: o aluno ao entrar de saia na sala de aula, e mais ainda a escola ao reprimir da forma como reprimiu, inclusive com o professor dizendo que lá não é parada gay.O Colégio Bandeirantes é pródigo em atitudes discriminatórias, tal qual separar as classes por notas dos alunos. Por isso, jamais sequer cogitei colocar minha filha lá. Ela estuda no Vértice, onde os alunos usam uniforme, têm disciplina e respeito às normas. Os resultados do Enem mostram qual escola é melhor...

    Responda
  4. Ana

    Eh o tipo de problema que se da em escolas que nao exigem uniforme. As pessoas fazem como querem. A função do uniforme nao é enclausurar a personalidade do aluno. Tem uma funçao disciplinar, pedagogica... de nos tornarmos “iguais” em algum momento para nos dedicarmos a outro fim

    Responda
  5. falzem

    Legal né, agora só falta colocar a melancia no pescoço e dizerem que são diferentes em tudo, ate na hora de fazer a coisa certa, gente deso cupa do dá nisto. Arrumem uma enxada pra eles.

    Responda
  6. Eleno Carlos

    Vestem saias, tal qual escoceses. E para protestarem...protesto no Brasil não dá certo! Acho que ninguém ainda percebeu!

    Responda
  7. Frauen

    Lição exemplar de cidadania ! O senhor Mauro vai ter que rever seus conceitos ! Sugiro que vista uma saia para uma experiência mais pessoal com a liberdade !

    Responda
  8. Parresia F.C.

    A questão da saia é uma falsa polêmica. O aluno nem estava pleiteando ir de saia à escola num dia normal. Homem se vestir de mulher e mulher de homem, em quadrilha de Festa Junina, é mais antigo que paçoca, pé-de-moleque e pinta barba e bigode com carvão.

    Responda
  9. Célia L H

    Eu sabia que tinha a mão de algum teórico nessa papagaiada...e dá-lhe Rousseau...rsrs

    Responda
    1. Célia L H

      Meu querido, não se aborreça comingo, mas o meu 'intelecto bidivisionado' está morrendo de rir.... Sabe como é, antigamente as pessoas protestavam por coisas mais interessantes...tipo se.xo livre, a paz, comunismo, etc e tal. Hoje o máximo da rebeldia é usar saia em colégio de elite. Isso é coisa de adolescente mimado, que não quer ser contrariado em nada. Pura bobagem.

    2. Raphael

      Célia, deve ser desesperador para intelectos bidivisionados conceber o mundo como um lugar de constante mudança, onde não existe apenas certo e errado e onde todas as certezas e seguranças podem escapar pelos dedos a qualquer momento.

  10. Spartacus

    Mas afinal, qual o problema de usarem saias? Se jogassem uma garota para fora do colégio por ela não usar burca como nos Países seria um absurdo, mas por usar saia é pelo "bem dos bons costumes"? A que ponto chegamos, o Diretor é mais ignorante que os alunos.PS: E para os que dizem "eles podiam protestar contra coisas realmente serias", eu digo que machismo e fundamentalismo religioso são coisas muito serias! Alem do mais, um protesto não exclui o outro, isso é pura demagogia! 

    Responda
  11. RicardoGoes

    Acredito que estamos vivendo uma inversão de valores e que a mídia tenha uma grande parcela de responsabilidade por essa mudança. O que de bom se aprende assistindo uma televisão hoje? O que nos é mostrado? Apenas mostram que devemos ter muito dinheiro, que existe traição, que um tem que ganhar em cima do outro, cenas de sexo, drogas, festas e bebidas e que isso é o bom. Que cultura é essa que pregam?! O que isso agrega em nós como indivíduos?

    Responda
  12. Parresia F.C.

    O chocante da notícia não são as saias usadas pelos meninos. É que o Band agora tem Festa Junina! Pô, no meu tempo, nos anos 80, o colégio não tinha nenhuma atividade social. Era só aula, aula, aula, prova, prova, aula, simulado, aula, aula, aula e aula. E o Mauro só ficava nervoso quando os pais atrasavam os pagamentos das mensalidades. Boletos em dia, era um doce de pessoa.

    Responda
  13. edson

    Pais idiotas, filhos mais idiotas ainda. O argumento dessa mãe é para rir. Esse garoto com essa atitude que é uma mistura de idiotia e imbecilia é mais um reflexo da falta de educação de casa, da falta de postura de seus pais. Tem dinheiro, mas educação passa longe. 

    Responda
  14. Igor

    Quando um pai escolhe uma escola, está escolhendo um conjunto de valores que acredita. Os alunos na verdade não sabem o que estão fazendo e são condicionados pela onda das redes sociais, o problema maior nisso tudo é a militância que ignora a norma e quer acuar a direção de uma das instituições mais tradicionais da cidade de São Paulo.

    Responda
    1. Parresia F.C.

      Igor, o Bandeirantes, do ponto de vista dos costumes, sempre foi uma escola bem liberal. Sem uniformes, sem regular o comprimento das saias das meninas. No meu tempo, nos anos 80, os alunos, inclusive os da quinta série, podiam sair e entrar da escola a hora que quisessem, sem dar satisfação a ninguém. Pois bem, quem quer instituição tradicional, do ponto de vista dos costumes, tem de procurar o Arqui, o São Luís, o Sion. O rigor do Band sempre foi nas avaliações. 

  15. camiconti

    Tão certos os alunos, todas as palmas pra eles! Eu lamento apenas pelos outros comentários aqui dessa matéria da Folha que só expressam quão tacanha, machista, preconceituosa, reacionária e retrógrada é a população brasileira.

    Responda
  16. Renato Cdrel

    É isso que dá relativizar tudo, perderam a referência de Deus e o que der na telha é o que vale.A bagunça está se generalizando e isso é só o começo das dores.  :)

    Responda
  17. Wolmir

    Meninos e meninas de apartamento entediados de shoppings, games, roupa da moda sem noção de responsábilidade e nenhuma motivação de inovação SE VALEM de manifestação desse tipo pedindo chupeta. O Band deveria aplicar (ensinar) condutas e diciplina aos sem noção. Não vi essa classe média deprimente lutando por melhor educação publica, segurança, saúde et cetera. Na próxima parada Gay haverá um trio elétrico do Band com essa bandeyzada  fazendo SUCESSO.  

    Responda
    1. Frauen

      Acho que você deve morrer de vontade de usar saia. Experimenta !

  18. LeoNard

    Pobre comentando problema de colegio de rico, eles que são ricos que se entendam, eu pobre mortal, não posso pagar a mensalidade dessa escola para o meu filho , e nem se pudesse pagaria. Portanto não quero saber o que a elite está requerendo, porque que casa sempre é bobagens, como essa.

    Responda
    1. Spina65

      Desculpe amigo, mas não se trata de valor de mensalidade, e sim de princípio. Não devemos esquecer que o professor disse ao aluno que alí não era parada gay. Isso é ofensivo e desrespeitoso, não deve ser tolerado, independente do valor da escola. Quanto ao valor, se há alguns que podem pagar e outros que não podem, paciência. Talvez alguns pais tenham mais capacitação profissional do que outros, ganhem mais, e por isso podem proporcionar uma escola melhor a seus filhos.

  19. Paulo Fernando

    Admiro muito a liberdade, mas também existem alguns limites que devemos observar. Procurei sempre criar meus filhos com liberdade, mas colocava limites em suas escolhas enquanto os educava. Hoje estão criados e já fazem suas escolhas e vejo que são muito equilibrados em suas atitudes, o que me dá muito orgulho. Neste caso, será que este traje seria permitido em um tribunal diante de um juiz? Será que num encontro com a presidente da república, seria permitido? Penso que não.

    Responda
  20. taci

    Completa falta do que fazer! Geração de alienados sem objetivo na vida! Uma violência absurda na cidade, tributação excessiva, estatuto do nascituro e esses " filhinhos de papai" brigando em função de usar saia ou não na escola?! Fala sério.. RIDICULO! Isso são filhos carentes de atenção de pais que compram tudo pq tem peso na consciência de sua ausência, crescem sem atenção necessária e depois fazem esse estardalhaço por um minimo de atenção da midia e sociedade! ALIENADOS. 

    Responda
  21. Welton Trindade

    Em pensar que brancos estudarem com negros já foi tabu. Mulheres com homens, também. Enfim, mais uma barreira que será quebrada. Rumo à liberdade! 

    Responda
  22. personaldenis

    Bando de filhinhos de papai mimados!!! Por isso que nossa saúde, segurança e transporte continuarão um lixo, pq esses pivetinhos aí que serão o nosso futuro, infelizmente....

    Responda
    1. Spina65

      Amigão, se fossem alunos de uma escola estadual da periferia, que diferença faria? Temos que analisar o fato, e não a classe social dos alunos.Essa é a babaquice mor do Brasil, quem tem dinheiro é tido como criminoso e aproveitador. Quem não tem que corra atrás de ganhar, é assim que funciona!

  23. Santista

    Melhor fariam esses jovens que pretendem usar indumentária feminina, que defendam causas mais nobres, as quais interessem realmente ao povo. Aliás, o que  de melhor fariam, em beneficio deles  próprios e da sociedade ,seria estudar de verdade ! Será que o fazem???

    Responda
  24. lágrimas

    Quanta confusão¹ Adolescente é assim mesmo, gostam de protestar, ser do contra, expandir as suas ações. Achei graça , o menino ter ido de saia, mas tb acho que a escola não soube lidar com o fato.

    Responda
  25. Sérgio Roberto

    Mudou minha vida.

    Responda
  26. pedro volpe

    Essa é a classe média com consciência social que a Marilena Chauí adora.A classe média que trabalha e leva a vida a sério ela odeia.

    Responda
  27. MSX

    A "carta-manifesto" está cheia de erros de ortografia e concordância. É para isso que os pais pagam R$ 2.400 de mensalidade ? 

    Responda
    1. lágrimas

      MSX, tem razão. É bom, assim os pais podem cobrar mais da escola e dos filhos.

  28. C Alexandria

    Fora com isso de ter adequação para tudo! Onde está a lei que homem deve usar calças e mulheres devem usar saias? O "kilt" escocês nunca feriu a sociedade britânica. Fora com colocar pessoas para fora por causa de uma moral sem documento e sem lei que existe na sociedade como uma sombra! Costumes mudam, pessoas mudam, a sociedade muda! Todos os comentaristas aqui querem dar o melhor para seus filhos e parentes: se forem pobres, querem bons salários! Fora com a sociedade engessada!

    Responda
    1. Martelus

      Tem que ter lei pra tudo campeão? Pra vc não existe ética, moral, valores, cultura, etc...?

  29. Polly

    Esse é o resultado do des-go-ver-no LULO-DILMO-PETISMO, ou seja, inversão dos valores.

    Responda
    1. Santista Iratiense

      Não generalize Polly. O que os políticos têm a ver com isso? Valores, costumes etc e tal não cabe ao poder público se imiscuir. Os alunos desta escola particular estão agindo bem, mas a meu ver deveriam usar o kit completo: meia-calça, calcinha, absorvente...

    2. RicardoGoes

      Não acredito que os problemas de inversão de valores sejam culpa do governo. Acredito que a mídia tenha uma grande parcela de responsabilidade por essa inversão de valores. O que de bom se aprende assistindo uma televisão hoje? O que nos é mostrado? Apenas mostram que devemos ter muito dinheiro, que existe traição, que um tem que ganhar em cima do outro, cenas de sexo, drogas, festas e bebidas. Que cultura é essa que pregam?! O que isso agrega à nossa geração?

  30. Pedro

    Para todos verem que idiotice e falta de bom-senso é um mal que afeta qualquer pessoa! Não importando a raça, classe social ou educação! Todo jovem aborrecente, é tonto!

    Responda
    1. lágrimas

      Pedro, é uma fase ótima na vida, e tds precisamos dela assim :aborrecente, protestadores, rebeldes. Depois tudo se assenta, se acalma.....mas é uma fase necessária, para o bom equilíbrio do adulto. (mas é muito chata, kkkk)

  31. Fábio

    A bagunça está passando dos limites.Todo lugar tem os trajes adequados. Daqui a pouco eu vou também deixar de usar terno e gravata aqui no escritório e vir de bermuda e chinelo. O que é mais provável acontecer, eu tomar uma bronca do meu chefe ou todos os demais funcionários aqui virem também de bermuda e chinelo no dia seguinte protestando pelo "preconceito"?

    Responda
  32. rere

    Bem melhor fariam esses garotos se , no lugar de um protesto ridículo de saias, saíssem às ruas para protestar contra problemas realmente sérios e graves que afetam toda a população brasileira. Esse movimento aí padece de seriedade. E' apenas um capricho bobão.

    Responda
  33. Raphael

    Na sociedade de consumo, os objetos nos outorgam significados. Diante da falência simbólica do Estado (e aqui se inclui a escola) e da Religião, passamos a ser representados apenas por aquilo que possuímos (roupas, objetos, veículos, moradias etc). O caso da saia é uma transgressão ao processo de significação esperado: homens não podem ser significados por bens de consumo femininos e vice-versa. Tal fato revela a transição de antigos valores, já ultrapassados, ao espetáculo do 'ter para ser'.

    Responda
    1. Célia L H

      Já comprou a saia ou ainda está só explicando teoria na Net? rsrsrs

    2. Raphael

      Célia, deve ser desesperador para intelectos bidivisionados conceber o mundo como um lugar de constante mudança, onde não existe apenas certo e errado e onde todas as certezas e seguranças podem escapar pelos dedos a qualquer momento.

    3. Célia L H

      É isso aí Raphael, amanhã bote sua sainha e vá enfrentar o mundo....rsrsrsrs.

    4. Pensativa

      Tem toda razão o Raphael! Simbólico era o uso de uniformes, excluindo a possibilidade do uso que representasse os valores de cada qual. Representava a escola à qual o aluno frequentasse.Ficava implícito seu aceite, estava claro nas "leis" da escola. Deixar de usá-lo significava transgressão. Depois disso,bem, cada qual com seus significados!... O que presenciamos é exemplo claro disso!

  34. Caine

    Se as roupas definissem o caráter das pessoas seria muito legal, não é mesmo? Já imaginaram? Bastaria ir com o cartão de crédito às lojas de roupas e comprar bastante caráter, honestidade e responsabilidade para nossos filhos.

    Responda
    1. Martelus

      O cara quer dar uma de bacana, mas nem presta pra pesquisar... O kilt escocês(a "saia" que vc falou) não é usado assim de qq jeito. Só se usa em enventos(festas, jogos e tal). E eles não usam pra aparecer como é o caso desses estudantes a toa. Eles usavam antigamente por causa do frio da região e da umidade. Saia na maior parte do mundo é sim símbolo feminino e não adianta chorar. Se eu fosse pai desses moleques, já tinha dado uma no pé do ouvido.

    2. Caine

      Olá, Fábio. Acho que você não entendeu.O rapaz da reportagem fez topless?Se ele fosse, por exemplo, escocês fazendo intercâmbio no Brasil, seria correto tolher seu direito a se trajar de acordo com a cultura de seu país?Por outro lado, se o colégio tem um regulamento que não permite, então que o aplique, porém, em minha opinião, não formará melhores ou piores cidadãos em virtude disso.É simples assim. Muita tempestade em copo d'água.

    3. Fábio

      Caine, concordo, roupa não define caráter de ninguém. Então experimente fazer topless no lugar onde você trabalha. Todo lugar público tem trajes adequados. No meu tempo usava-se uniforme nas escolas e quem viesse com uma peça diferente era mandado para casa. Eu espero sinceramente que a direção do Bandeirantes dê suspensão, ou pelo menos advertência, a todos esses alunos do protesto.

  35. Blasé

    E pensar que esse colégio é um dos mais caros e renomados da cidade de São Paulo. Ter um diretor-presidente boçal, retrógrado e preconceituoso desses... sinal de que a educação de elite (que mesmo obtendo bons resultados) também tem suas falhas, neste caso, éticas e morais.

    Responda
    1. Fábio

      O diretor está certíssimo, escola não é lugar de aparecer e também não é passarela para desfile de moda.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.