Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. paulista paulistano

    Caro jornalista Gaspari, seu texto expressa uma interpretação possível dos fatos reportados pela midia. Minha interpretação (e de muitos) contudo é diametralmente oposta à sua. Não entendo como poderia-se exigir da polícia, em situação de flagrante desrespeito a autoridade, a rendição a uma turba descontrolada que no episódio anterior deixou suas marcas de destruição por onde passou (tribunal de justiça, catedral da sé, igrejas, comércios e outras propriedades...). 

    Responda
  2. PH Andrade

    A PM não está ali para "começar" conflitos, nem tomar a iniciativa de atacar manifestantes. Não é esta sua função. Poderiam fazer um cordão de isolamento para impedir a passagem da população em determinada direção, nunca atirar primeiro e perguntar depois. Poderiam advertir com um megafone, bloquear a passagem naquela direção com escudos, viaturas e até jatos de água, mas nunca atirar primeiro, e pior, pra matar, pra causar lesões incapacitantes ou permanentes, como fizeram com jornalistas.

    Responda
  3. Mauzan

    Aiatoélio fazendo seu trabalho sujo para o PT.

    Responda
  4. carmen

    Na época da ditadura  o povão não foi às ruas. Eramos estudantes. E muitos de nós não eramos partidários e nem eramos da esquerda. Eu estava lá na invasão da PUC  e estava estudando. Não pertencia ao movimento e a truculência foi igual. Começa assim.

    Responda
  5. Leitor Assiduo

    Interessantes esses comentários orquestrados. Mas as pesquisas mostram que a população está contra a absurda atuação da Polícia. Há muitos anos a PM de São Paulo age de forma totalmente desproporcional e o PS.DB só perpetua isso. A população chegou ao limite, ninguém aguenta mais. Governador, assuma o erro e reforme essa polícia assas sina, porque protelar a reforma só vai trazer perdas políticas.

    Responda
    1. Leitor Assiduo

      PH, também acho que isso acontece, sim! Em algumas notícias, os comentários soam pouco espontâneos, parecem mais palavras de ordem. Sabendo que os governos têm equipes de Comunicação em suas secretarias, eu também não ficaria nada surpreso em descobrir que colocam seus funcionários para defendê-los, como se fossem leitores, e não empregados pagos com dinheiro público.

    2. PH Andrade

      Interessante a expressão "comentários orquestrados". Mais de uma vez, já tive a sensação de que a maioria dos comentários de uma notícia, não expressava o sentimento da população, mas de um pequeno grupo. Não duvidaria se alguns departamentos do governo federal ou estaduais, possuirem funcionários contratados com a função específica de direcionar comentários - como aliás fazem nos EUA algumas agências do Gov. americano.

  6. JXS

    PSTU e PCO são partidos formados por grupos Trotskistas que foram expulsos do PT em 1991 e 1992. Têm ódio igual ao PSDB e ao PT. Presos a uma "ideologia" desenvolvida por um líder (Leon Trotski) morto em 1940... ideologia esta que nunca, em nenhum lugar do mundo, criou governo - e menos ainda modelo econômico - próprio. O resultado é esse aí que se vê/viu nos discursos e no transcorrer desta semana.

    Responda
  7. Eduardo

    Excelentíssimo Sr. Governador,Como para a maioria dos jornalistas, somente a PM está errada, sugiro ao senhor que na próxima terça, data marcada para nova manifestação, o sr. proíba a PM de atuar. Danem-se os donos de lojas, o patrimônio público e privado. Morram os que querem chegar aos hospitais da Paulista. Fiquem a merçe dos manifestantes "da paz" os que querem simplesmente chegar em casa após um dia de trabalho.

    Responda
    1. Mauzan

      Excelente texto.

    2. Oscar Wilde

      Compartilho da mesma opinião. Não importa o que aconteça, vão sempre colocar a culpa na policia, então deveriam deixar os marginais fazerem o que quiserem mesmo. A cidade, o Estado e o País já estão entregues a todo tipo de gente que não presta !!!

  8. Eduardo

    Caro Elio Gaspari,Havia um acordo entre as partes , que previa que a manifestação não iria em direção à Av Paulista, local com 8 hospitais e quem quebrou o acordo foram os radicis do movimento. Enquanto o acordo foi cumprido a PM não reagiu.Sugiro uma inversão de papeis: coloque 5 mil PMs a paisana protestando, uns 200 jogando deles com pedras, lixeiras e coquetéis molotov e, do outro lado 500 destes manifestantes com armas não letais. Vamos ver a reação dos coitadinhos...

    Responda
    1. Tuca

      brilhante. Só um dos lados é "fiscalizado". SNem a imprensa é. Muito menos repórteres ativistas...

    2. Leitor Assiduo

      Como mostram os relatos de diversos jornalistas, de veículos diferentes, a Polícia se recusou a negociar um trajeto. É evidente que a PM agiu com truculência. E sobre trocar de lado, pare pra pensar: quem está mais armado, a polícia ou manifestantes de cara limpa e com cartazes? As dezenas de ações desnecessariamente violentas da PM de SP ao longo dos anos geraram descrédito e desprezo na população. O paulistano jovem odeia a Polícia Militar. Um reforma urgente é necessária!

  9. o plantonista

    A PM começou??? Que sem noção esse Elio Gaspari. Devia voltar para a Itália onde nasceu ou mudar para Londres. Isso aqui é do PT do LULA, não tem mais jeito... Redescubra o Brasil sr. Pedro Alvares Cabral...

    Responda
  10. Max 13

    Só mesmo sendo muito inocente para não perceber que o tal MPL é cria dos mal-intencionados PSOL e PSTU, que almejam o poder e se utilizam desses moleques para formar um exército de baderneiros e enfim atingir seus objetivos.

    Responda
  11. Franca

    Acho que esse jornalista é tendencioso, pois quem começa a baderna não é a policia e sim os baderneiros de esquerda que só querem confusão e anarquia.A coisa toda é bem simples: Se a policia fecha uma passagem nós obedecemos e desviamos, é o que todo cidadão de respeito e que respeita a lei e a policia faz.Então resumindo, se na Paulista é proibido fazer passeatas e badernas, tem que obedecer a lei.Quando a confusão começa os inocentes é que pagam por estarem passando por ali

    Responda
  12. Marcelo

    Em São Paulo ou Londres o que se exige das autoridades é que garantam a ordem, ainda que se tenha que fazer uso da força para conter a violência. O sr Elio é ingênuo ou tendencioso para afirmar que a manifestação era pacífica. Não era. As três primeiras não foram.Além do mais, pelo menos coloque um argumento honesto sobre isso: por que a PM iria atacar os manifestantes? A PM ganha o que com isso? O que o Alckmin ganha? Só desgaste. 

    Responda
    1. PH Andrade

      Não foi a PM toda, foi o Batalhão de Choque. Especificamente esses, não são racionais ou lógicos, são doutrinados como o Bope do "Capitão Nascimento". Parece que têm ódio no coração, sentem um prazer interior em praticar maldades, isso está muito claro nas imagens que vemos. Querem mostrar a todos - inclusive aos outros PMs - "quem é que manda no pedaço". Deviam procurar um psiquiatra, e serem expulsos da corporação, pois não honram a farda que vestem.

  13. Lufe

    A culpa de tudo no Brasil sempre é da `Puliça`; mas este não é o alvo.O MPL aprendeu com o MST que para os governos se mexerem só se for na base do quebra, arrebenta.Vamos ser justos, transporte público e outras coisas no Brasil é uma porcaria e se fosse grátis seria caro!!!   

    Responda
  14. Pepeu

    http://www.facebook.com/photo.php?v=587756934589384

    Responda
  15. Pepeu

    http://www.facebook.com/photo.php?v=587756934589384nada a acrescentar!!!

    Responda
  16. fcunhaneto

    Esse pessoal no MPL já havia em outras manifestações depredado o patrimônio publico muitos já diziam na internet que o movimento iria botar par quebrar, a policia só fez foi defender o patrimônio do povo e de um bando de filhinhos de papai que ou só querem arruaça ou tem complexo de culpa, para ambos  recomendo um bom analista.

    Responda
  17. mussa

    Volta pra Itália!

    Responda
  18. jorge

    sera que foi  P< que começou? ou foi políticos que encontrou mais otários para levar porrada, já vimos esse filme antes o repórter sempre vitima mais quem leva são outras pessoas que ficam feridas mais não aparecer são os otários que vão atras desse idiotas.

    Responda
  19. Morcego

    Londres o q.....por acaso na Europa n tem manifestações c vários presos,depredações e até roubos...? Parem de achar q o ra/bo de europeu é mais cheiroso....melhor é olhar p essa elite po/dre q deixou o país caminhar para o caos total, indo refrescar seus narizes nos ares europeus e deixando seu próprio povo na miséria e no descaso...agora todos estão colhendo essa tempestade e esse movimento é altamente legítimo e ordeiro,dado q milhares de pessoas n são umas e outras q foram presas ....

    Responda
  20. Apocalíptico

    Deixe-me entender, probo jornalista!Os cordeirinhos queriam fechar o transito, impedindo os paulistanos de voltarem para casa e os malvados policiais os agrediram. Quer dizer, transformar a cidade em um caos pode. Isto está me parecendo a lei dos traficantes que determinam quando e onde o comércio pode funcionar, e quais a s pessoas que podem transitar por aquela região. Eles determinam isso e a população e a força policial tem que acatar os defensores dos R$ 0,20.Parabéns!

    Responda
  21. Mr Charada

    Eu quero é mais.....que se explodam......manifestantes e políticos !!!!!

    Responda
  22. Mr Charada

    he...hohoh...vida de gado ...povo marcado...povo feliz !!!! massa de babakas desprovidos de inteligência adeptos de uma cultura boisista vitimadas por uma lobotomia esquerdista !!!!

    Responda
  23. JOR6E

    ... Elio, em que década você está? Não consegue deixar o rancor de lado? Estamos anos-luz de distância de 1968, não percebeste? Não vês malícia na malemolência e fluidez com que os grupos organizados se movimentam e riem na cara da força pública? 1968, faz me rir...

    Responda
  24. Fabricio

    A minha duvida foram os dias anteriores. Também foi a policia....... É fácil por culpa na policia. Não sou contra o protesto, mas contra o vandalismo.....

    Responda
  25. ACB

    O jornalista engana há tempos -VIÚVA,EREMILDO IDIOTA.Italiano,mora em Brasília.A PM agiu evitando destruição .ava .Policia é assim.Defender patrimônio publico ,privado e integridade de milhões da paulistas.Rua Maria Antônia estava premeditada,para lembrar 1968,.Os manifestantes usavam caríssimas mascaras anti gases,etc.que custam mais que os 0,20 que os baderneiros pagariam em 5 anos inteiros.Escondem a cara como o PCC.Eremildo,somos nós.Botar a culpa Na PM é covardia.Volta pra Italia logo.

    Responda
  26. Mr Charada

    O Prefeito acaba de declarar que vai manter o aumento das passagens, ou seja....estes babakas vão apanhar mais uns dias da PM e  depois esquecem...ai o governo arruma tudo que for depredado e no final ..nós 0tári0s pagamos a conta !!!

    Responda
  27. Mr Charada

    Este pessoal desta manifestação não passam de uma massa de manobra adepta de uma cultura boisista ..onde sem saberem são dirigidos a promoverem esta anarquia que está ocorrendo, quem tem um minimo de QI e não é adepto desta cultura boisista sabe muito bem que este acontecimento é muito lucrativo para a dona esquerda que primeiro promove o caos para depois apresentar a solução

    Responda
  28. Thomaz

    Me divirto ao ler essa babaquice sr.Gaspari.O sr. Já se perguntou quem está por trás desse MpvimentoPasseLivre? Procure saber?São os mesmos imbecis de 64 que queriam transformam o Brasil em uma Cuba.Tenho certeza, que alguns dos condenados pelo Mensalão estão rindo de orelha a orelha.Inclusive, creio que até policiais a favor dessa turminha mensaleira estão ajudando.Trabalhador não usa máscaras!Trablhador não quebra!Traabalhador não empunha bandeira vermelha e branca..... sacou!!!!!

    Responda
  29. Capitão

    O Sr. esqueceu de mencionar que houve um acordo entre PM e manifestantes.Estes iriam até a Pça Roosevelt. A ação da PM se deu em função dos baderneiros se dirigirem para a Consolação, pois o objetivo era a Av. Paulista, coisa que a PM não permitiria. Definitivamente a intenção era PROVOCAR A PM.Em tempo: Os sexagenários da Maria Antônia que estão apreciando o bouquet dos bons vinhos, o fazem em Brasília com charutos gentilmente presenteados por El Comandante. Aos demais, só restou uma banana!

    Responda
  30. caique

    Sou a favor da polícia, pq não tenho nada a ver com essa encrenca e os manifestantes jogaram pedars e amassaram meu carro e os de outras pessoas também. A baderna deve acabar!

    Responda
  31. massa

    A polícia está certa.Este bando nunca usa ônibus são todos bem de vida,e seus pais quando usam empregadas domesticas, ou  outros tipos de profissões pagam o vale transporte para seus funcionários. Por traz dessas manifestações estão as mãos de políticos que querem derrubar o  governo do PSDB em São Paulo, principalmente depois da pesquisa do data Folha que Alkimin bate até o "deus" lulla.A polícia tem que descer o cacetete mesmo e fazer estes vândalos trabalharem.

    Responda
  32. DPS

    Com todo o respeito, não resisti a umas indagações: estaria o jornalista se tornando (se tornando?) chapa branca? Poderia haver luta, batalha, peleja quando o poder (do dinheiro, das armas, da opressão, do autoritarismo, da exploração, politiqueiro, eleitoreiro etc) está somente de um lado? Estaria os partidos de centro-esquerda, se é que existem, representados pela Dilma, Lula, Temer, Hadad ("Maldad") representando, de fato, as oligarquias econômicas, como sempre estiveram os partidecos?

    Responda
    1. Leitor Assiduo

      O colunista está criticando os governos municipal  e estadual, que por sinal são de lados opostos na disputa política. Portanto, nao há nada chapa branca, pelo contrário. Curiosos são esses comentários em conjunto, com cara de pagos pelo governo. Alckmin, a violência policial chegou ao limite. Reforma já! Mais inteligência, menos truculência.

    2. jorge

      vc tem razão isso tudo é que estão olhando lá fora o pau comendo aqui estão com cara coçando vão arrumar sarna para coçar

  33. 3414

    Agora que a imprensa foi atacada os policias serão "culpados" até pelo que não fizeram. Taí o governo Lula, o governo Dilma grandes ditadores, compram a população ignorante e a que não gosta do batente com suas bolsas de tudo que é auxílio e também irão calar a imprensa para agirem livremente. Só para constar, Maldad é o cruzamento da espécie Maluf +Lula+Haddad, estirpe pior que essa não existirá jamais  

    Responda
    1. Morcego

      A polícia está é a serviço do ps/db,pois quem comanda a polícia militar nos Estados é o governador (fora DF)....E a elite pod/re do ps/db ODE/IA pob/re e o p/t faz dos pob/res a sua passagem eterna para o poder....

  34. Beto

    Vale lembrar ao Colunista que os sexagenários participantes da Batalha da Maria Antônia cheiram nos dias de hoje, além do bouquet  de vinhos finos, os ares da liberdade pela  luta contra ditadura militar.

    Responda
    1. jorge

      ou lembram que foi na onda desses que estão no poder e não levou nada so cacetada e outras coisas.

    2. Nelson Ferraz

      Nós sexagenários lutávamos contra uma ameaça real, cuja vitória levou anos e hoje nos dá o direito de sorver os mais variados odores da liberdade, inclusive alguns fétidos como esses de criar factoides. O pesar é ver alguns "teens" manipulados ideologicamente, por professores sexagenários saudosistas , e que tentam reviver sua vida desperdiçada em uma luta inglória atras de ideologias anacrônicas e superadas. Cadê o novo dessa juventude? Velhos slogans....

  35. Marcinha

    E agora paulistanos de coração e os por opção? Vão dizer que a escolha do Haddad ao lado do Alckmin foi o melhor para São Paulo? Agora estão tomando na cabeça! Aguenta coração... Na próxima eleição pensa com a cabeça!!!

    Responda
  36. pinduca

    Minha opinião, o que aconteceu ontem reflete as outras manifestações anteriores que não foram pacíficas, impedindo o direito das pessoas de irem e virem. Esta manifestação é  política e os integrantes a meu ver são filhos de papai pois depredam o patrimônio público e o transporte que não temos, e os mesmos não dependem dele.

    Responda
  37. WALMIR

    Você é tendencioso e mentiroso,pois essa massa de manobra insuflada por radicais de esquerda foram pra quebrar tudo.Então de a notícia corretamente,pois ninguém é idiota.Eu sei que não vão publicar,mas algum esquerdófilo dai vai ler certamente.

    Responda
  38. Arnaldo

    Toda ação resulta em reação de mesma intensidade. Por traz de justas reivindicações e pela forma como procedem. A simultaneidade de outras ações, como greves, tudo leva a crer que São Paulo está sob ataque conforme um planejamento. A população já está percebendo isso. São atitudes de um processo político covarde que utiliza inocentes uteis como “bucha de canhão”.  Se a PF pretende investigar é porque tem mais milho na cova.

    Responda
    1. Thomaz

      Milho????  tem a colheita inteira meu.....O Zé tá por trás!!!!

  39. rbf

    Nenhuma palavra sobre as depredações SR. Gaspari? Ou é culpa da polícia também?

    Responda
  40. Macabeu

    O Prefeito desaparecido e o Sr. Helio querem passar o pepino pro Alckmin. Não vai  colar.  Quem pariu Mateus que o crie. Esses baderneiros são frutos da esquerda, cabe ao Sr. Helio educá-los.

    Responda
    1. Leitor Assiduo

      Polícia Militar é assunto do governador do Estado. A culpa é do Alckmin, sim, e da sua PM despreparada. Ninguém aguenta mais essa truculência.

  41. W.J.Andrade

    A PM começou os distúrbios?  Então pelo que estou entendendo, o PSTU e os estudantes estão protegendo a população e o patrimônio publico?

    Responda
    1. Leitor Assiduo

      Sim, estão propondo uma discussão que interessa à maioria da população. Já o go.vernador, como sempre, se nega a discutir qualquer assunto. O povo não aguenta mais a falta de diálogo do coxin.ha. Antes, ele era só sem graça, mas agora ele está ficando perigoso, com sua antidemocracia.

  42. Carlão

    Está certo a policia, tem que meter a borracha mesmo nesses vândalos, esta manifestação não tem um objetivo comum, o que eles querem é desestabilizar a ordem, já passou da hora dos governantes tomarem novas atitudes em represálias a estes desordeiros. Temos que impedir que desocupados venha querer implantar o "Anarquismo" em São Paulo.

    Responda
  43. Filsen

    .São Paulo está em guerra urbana, são atentados constantes contra a população, transportes deficientes, trânsito caótico, crimes hediondos, violência assustadora, as notícias desta guerra estão percorrendo o mundo, a população já não suporta mais tanto descaso, o povo está se revoltando contra tanto descaso dos governantes paulistas.

    Responda
  44. Observatório Regional

    A chamada da notícia é um tanto injusta e provocativa, não refletindo, exatamente, a intenção com que o experiente jornalista narrou os fatos. Sabemos que a PM não costuma implicar com inocentes. Dada a peculiaridade da missão policial e o estresse em que esta é exercida, cabe também aos próprios manifestantes evitar incompreensões por parte dos policiais, porque estes são obrigados a reagirem como massa diante de multidão cuja reação nem sempre é previsível. Não vale só malhar a polícia. 

    Responda
  45. Geraldo

    Não li ainda o artigo de Elio Gaspari. Os participantes desse protesto não são os que pagam ônibus. São baderneiros. O que precisa ser investigado é quem os contratou...

    Responda
    1. Leitor Assiduo

      Sim, os manifestantes são os que pegam ônibus. Ainda bem que alguém ainda sai às ruas para protestar contra os serviços públicos ruins. Pena que o diálogo democrático esteja cada vez mais difícil em SP. O govern.ador não deixa.

    2. Wasantos

      PeSeeTU e PeCeO! Resposta fácil

    3. lipe.freitas

      mimimimimimi

  46. Boca II

    Ainda bem que estou sem dívida e de sa co vazio........Parabéns aos policiais. Excelente treinamento.

    Responda
  47. Hugo Arrais

    Parabéns Elio por dizer a verdade! A polícia paulista vem se comportando com estivéssemos em estado de exceção.

    Responda
    1. JOR6E

      ... quebrar, bloquear, hostilizar etc. contra a população em geral e o patrimônio público,  isso pode, né?!...

  48. Edu_SP

    O caldeirão começou a ferver. O Transporte foi apenas o estopim por onde começará a escapar a pressão com injustiças, impunidades, falta de segurança e saúde, de tanto tempo...

    Responda
  49. onipresente

    O comentarista está falando besteira, em Londres a policia também usa cacetete e bala de borracha quando o "bicho pega" em manifestações (Londres, Inglaterra, este país, nas colônias usava bala de verdade e outras maneiras de matar os insurgentes pela liberdade), por isso, não faça esse tipo de comparação, porque nenhuma polícia do mundo é diferente. E, na verdade, o que os manifestantes querem é um mártir, ai sim, a polícia vai ser burra se der o que eles querem. 

    Responda
  50. Mr Charada

    A policia jamais deveria intervir....deixa o pau torar...afinal os governantes querem é anarquia mesmo !!!!!!!! policiais....esse é um bom momento para uma paralisação.....afinal o governo finge que pagam vcs, nada mais justo fingir trabalhar....esta sociedade hipócrita não merece proteção

    Responda
    1. Mr Charada

      Fiquem sabendo que a hora que esta esquerda tiver mandando plenamente ai vcs vão ver o que é policia truculenta e agressiva !!!!! já estão lá apresentando uma lei contra terrorismo....vcs ainda vão ver o PT reinaugurar os porões do DOI-COD....DOPS ...e etc !!

    2. Mr Charada

      Gozado essa gente...mete o pau na policia , porém não vive sem ela......ahhhhhhhhh.......faça como eu ...tenha um porte de armas !!!! esta gente quando em perigo clama a DEUS e grita pela POLICIA.....passado o perigo, viram as costas a DEUS e amaldiçoam a POLICIA !!! santa hipocrisia !!!!

    3. Marcio

      Mande então eles irem fazer baderna na sua casa e atacar os seus familiares e entes queridos!

    4. Ricardo Candido de Araujo

      Perfeito exemplo de "anencefalia tardia"... Com a palavra a Medicina.