Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. KCF

    Transporte coletivo não eh negocio para enriquecer meia duzias de famílias. Vamos pedir a quebra do sigilo fiscal e bancário dos donos das empresas de transporte coletivos para verificarmos quanto eles LUCRAM com a desgraça da população brasileira.

    Responda
    1. Marcio

      Quem deveria fazer isso são os ineptos, corruptos e amorais que se acumulam nas camaras municipais e estaduais! Foram eleitos para isso! Eles deveriam ir ao Executivo e cobrar explicacoes sobre o aumento e fazer isso chegar via imprensa ao povo! O que precisa esses vagabundos não fazem!

  2. cácá

    Não vejo outra forma de se conter bagunça, depredação de patrimonios(público ou particular). Se desejam fazer manifesto , que façam de maneira civilizada, Da forma que estão fazendo, a Força policial  não tem outra forma de agir. Se for solicitar educadamente  à um destes manifestantes para não fazerem baderna, fatalmente êles não atenderão....

    Responda
  3. Mr Charada

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Ricardo Candido de Araujo

      Que argumentação lúcida... Se vê claramente que é um mentecapto completo.

  4. Vanderlei

    O senhor deveria ler algumas matérias a respeito do assunto para se informar sobre o vandalismo que esses manifestantes já promoveram, que tipo de material a policia já prendeu com os eles, etc, e comparar com Londres, etc. 

    Responda
  5. Ricardo Candido de Araujo

    Esperar que a PM de SP, ou qualquer outra, saiba efetivamente como atuar para conter protestos de forma que os danos sejam mínimos é acreditar em conto de fadas. Fotos publicadas hoje mostram o total desequilíbrio dos policiais nesse tipo de situação, sendo uma delas emblemática onde um policial, com fisionomia transtornada, joga gás diretamente num cinegrafista. Está na hora de conter os radicais de ambos os lados.

    Responda
    1. Mr Charada

      Quer dizer que nesta bagunça toda ..quem estiver com uma câmera na mão é intocável ??? é repórter ???....tenha santa paciência...creio que o senhor nunca ouviu falar em serviço de informação, nos idos de setenta tinha um monte de "espiantro" da esquerda que usava o subterfúgio de um disfarce de repórter...ok....sr mentecapto !! ahh...para vc que não sabe ...espiantro é o cagueta observador....na gíria policial, ok !!

    2. Ricardo Candido de Araujo

      Mr. Charada, veja a foto a q me refiro e depois venha vociferar, se conseguir ter argumentos para tal. Claramente se vê um CINEGRAFISTA, com uma câmera muito grande por sinal, IMPOSSÍVEL de ser confundida com outra coisa, sendo alvo da ira desmedida de um agente público DESPREPARADO para participar da ação q ali se desenvolvia. Nada tenho contra a PM reprimir excessos, ao contrário, porém, é inadmissível q os excessos comecem por ela. Entendeu agora?

    3. Mr Charada

      Sr Ricardo !!! por acaso o senhor se ali estivesse no lugar do policial , pergunto ?? o senhor teria equilíbrio ?? falar é fácil...quando se trabalha em uma salinha com ar condicionado......vá lá para os guetos,vá lá dar a cara para bater !!!!na minha opinião o policial é ingenuo, ele tinha mais é que ser olho de vidro...cruzar os braços e deixar que vcs entendidos de segurança publica fossem lá e resolvessem !!!

  6. dorinha

    Os "bonitinhos" do Psol estão por traz disto fazendo marketing e capitalizando em cima da disgraça aleia (certamente incentivando o lado do quebra-quebra e da bagunça generalizada).... O Pt começou assim (incentivando demiolado a falecer na didatura para capitalizar em cima) e verdadeiros "martires" surgiram (ou melhor mensaleiros). Sinceramente, este bando com bandeirinhas vermelhas não me ilude.

    Responda
  7. juca

    É engraçado, todos criticam a polícia e enaltencem a pacividade desses vagabundos que vão para avenida com "molotovis", muito uisados antes de 64. A única coisa que era proibida era entrar na Paulista, e eles insistiam. Deixar entrar seria a capitulação dos agentes de segurança, que hoje estão uniformizados e de fácil identificação, não é como pós 64, que seu vizinho ou seu melhor amigo, estvam sem identificação e te entregavam. Vamos ter juízo, esse filme já passou antes de 64 e deu no que deu.

    Responda
  8. inseguro

    Assim que a Administração Pública quer incentivar as pessoas a optar pelo transporte público? Aumentando o preço das passagens e reprimindo com violência quem não concorda? Pelo andar da carruagem não há solução à vista para o congestionamento crônico. Pior para todos. Quem investiga a real necessidade de aumentar passagem? Não vale a pena o Estado subsidiar isso? 

    Responda
    1. Marcio

      Quem deveria investigar é a Camara que vc elegeu! Esses baderneiros deveriam, isso sim, ir às Camaras e obrigar aqueles caras a trabalharem! Se eles tivessem feito seu trabalho de fiscalizar o executivo não tinhamos chegado a isso!

  9. Jacaré

    É evidente a tentativa de emparedar o governador do estado. O prefeito – sempre omisso – não está na linha de fogo.

    Responda
  10. MarcosMoraes

    Foi exatamente isso o que aconteceu. Nada mais. Depois, houveram várias ocorrências que demonstram que a PM estava descontrolada, com raiva, buscando 'vingança' e não 'manter a ordem'; a PM não tem condições de fazer esse trabalho. É PRECISO EXTINGUIR A PM, excrescência da Ditadura Militar.

    Responda
    1. Marcio

      Vamos por voce e os que concordam com vc para combater o crime!

  11. João Carlos

    É o P----T---- colhendo do veneno q sempre semeou.

    Responda
  12. mussa

    Do jeito  que narrou da até pra acreditar que o velho Gaspari tava lá o tempo todo (todo o percurso) acompanhando a arruaça. poupa-me!

    Responda
  13. Bruno Assis

    Parabéns Elio Gaspari, mostrou sua imparcialidade e que está do lado do povo e não dos hipócritas.

    Responda
    1. Mr Charada

      Ué...se ele esta do lado do povo, vc poderia me informar pq ele é imparcial.......pois tem dois lados esta moeda e o povo é um destes lado...ou estou enganado ?

  14. Rogério

    Já não é a primeira passeata que esse grupo realiza - em todas depredando, dilapidando, destruindo patrimônio público e privado! Diversos avisos foram feitos (imprensa, autoridades) que o protesto seria legítimo, mas a destruição não! Os manifestantes de agora, autênticos baderneiros, se quiserem ser respeitados, têm que aprender a fazer manifestações pacíficas, s/ destruição/degradação - nas diversas anteriores, demonstraram não saber! A polícia tinha então que agir. Parabéns à PM!

    Responda
  15. skybolt

    A violência foi inciada pela polícia por ordem dos seus chefes, o poder executivo. Esta é a única conclusão possível pois vejamos. Os policiais também sofrem com os problemas do transporte, são gente do povo, trabalhadores. Os políticos vivem as custas do povo, andam de transporte oficial e seus familiares de limusines com motoristas. O problema é que os políticos querem suforcar os movimentos populares pois estão morrendo de medo. Já pensou se a moda pega? Renan, Sarney, Pastor, Feliciano, etc

    Responda
  16. RomeroVeloso

    A voz mais lúcida e independente da imprensa brasileira! Obrigado, Gaspari! 

    Responda
  17. Paísd@lheira

    Sr. Elio Gaspari, OBRIGADO por fazer o que é difícil hoje para o jornalismo. FALAR A VERDADE!

    Responda
  18. Eduardo

    Apreciei muito o conteúdo desse texto, porém é preciso refletir que tudo é reflexo.A ação da tropa de choque foi prevenção para que as ocorrências anteriores não se repetissem, a PM não poderia e nem deveria deixar que a Paulista fosse novamente tomada. Quanto a comparar o ocorrido com a repressão na ditadura, só faz isso quem não viveu aquele instante da história. Era ideal político e não interesse político como é hoje.

    Responda
  19. Domi

    Façamos o seguinte, não mandem a polícia, mandem o senhor Elio Gaspari lá para pedir calma e controlar os "ativistas". Se ele levar uma pedrada na cabeça, pelo menos não vai poder culpar a polícia.

    Responda
  20. von kaio

    Alvíssaras,da trivialidade do 0,20,já surgem nas manifestações sinais de inconformidade comassuntos mais importantantes.É perigoso dar certo,talvez seja o início da nossa ´´primavera´´!

    Responda
  21. Jbma

    A tropa não pensa, obedece a um comando. Portanto, num Estado de Direito, bastaria destituir e prender esse comando.Infelizmente, nossa cultura policialesca reforça a truculência inata desses soldados mal remunerados e sem a mínima formação. O que esperar disso?Enquanto isso, mata-se por um celular de R$ 50,00 e, para irmos ao trabalho, somos obrigados a pegar diligências lotadas. E o pior: ainda temos que pagar por esse lixo de serviço!

    Responda
  22. bicao

    O movimento foi exacerbado pelos partidos de esquerda...as bandeiras demonstram...e as pessoas ou eram da esquerda verdadeira ou militantes inocentes...tudo o que o governo da ex-terrorista e assaltante de bancos deseja é intervir em São Paul, por meio do Comando da Polícia Militar, declarando que esta não é competente para manter a ordem pública...quantas manifestações com badernas ocorrerem...a PM vai "sentar a borracha"...

    Responda
  23. JP

    O fato é que os acontecimentos uniram os discursos e revelaram  que o PSDB e o PT estão no mesmo saco de farinha. Todos a favor da repressão e aproveitar melhor a viagem pra Paris.

    Responda
  24. Evans

    Se alguém acredita que o "movimento" tem como causa o aumento de passagens, ou é absolutamente ingênuo ou está revestido de má fé.

    Responda
    1. apple

       Estes protestos não têm uma direção clara, e são na maioria jovens e estudantes que estão sendo conduzidos por partidos e pessoas que pensam entender de democracia, de estado de direito e todos eles estão é colocando a sociedade em um risco. A violência dos protestos fica muita clara e não podem culpar a polícia por que esta fazendo o trabalho dela e muito bem feito.

    2. Kamehameha

      Evans, eu venho escrevendo há tempos para que se nomeiem os verdadeiros motivos dessa insatisfação (flexibibização da Lei da Ficha Limpa, armação para livrar os mensaleiros no STF - por exemplo) e não os R$0,20 pois há uma desproporcionalidade entre causa e efeito o que acaba sendo prejuducial. Agora, connvenhamos, protesto sem quebra-quebra e sem acusação de violência por parte da polícia não é protesto, é voo de galinha. Da forma como está, a  visibilidade está garantida 

  25. Evans

    Eu já havia comentado antes. Busca-se a instrumentalização da repressão. Uma vez iniciada, a espiral de boçalidade é irreversível. E os que iniciaram a violência passam a vítimas. Alternativa? Entregar a cidade ou produzir um cadáver.

    Responda
  26. Cesar Tiossi

    Esse mesmo texto está no O Globo.. Quem copiou quem? Mas, de fato, por que os pobres manifestantes queriam tanto chegar na Paulista? Queriam quebrar tudo o que tem lá de novo????

    Responda
  27. AA

    vixe!  A polícia é q é a culpada! Os "meninos" e "meninas", inocentizinhos, não tem culpa alguma, são vítimas da polícia! Eu estou chegando a conclusão q a coisa ñ tem mais jeito não... os arautos da anarquia venceram. Mas, ainda existe uma saída - não colocar a polícia nas ruas e deixar os "meninos" destruírem tudo... ai quem sabe o povo se revolte e partimos para uma gue rra civil entre anarquistas/socialistas/comunistas/marxistas, a ralé toda, contra o povo.

    Responda
    1. Domi

      Melhor, vamos pedir que, ao invés da polícia, o senhor Elio Gaspari vá lá pedir calma e ordem aos "ativistas". Se ele levar uma pedrada na cabeça, pelo menos não vai por a culpa na polícia.

  28. KBÃ Ã O

    Faremos pouco caso...por quê???Politicagem e vantagem prá´guêm virá!!!Cenas dos próximos capítulos...???

    Responda
  29. Alvaro F

    Impressiona-me, com a trajetória, formação e conhecimento (ao menos consta na assinatura) que o Sr. se disponha a simplificar o teor da manifestação como "contra o aumento das tarifas de ônibus". Por certo, como voz daquilo que é contestado, dificilmente seria esperado que pudesse expressar o significado profundo da contestação contra sistema (todo ele) presente nesses movimentos.

    Responda
  30. FerdeMattos

    Não vi batalha, porque só a polícia atacou! diversos vídeos como esses: http://www.youtube.com/watch?v=u3-PWM9uuGIhttp://www.youtube.com/watch?v=TvtmaL3rSLIhttp://www.youtube.com/watch?v=a-7uuwuTecU&feature=youtu.bee até esse mostrando o policial depredando a própria viatura:https://www.facebook.com/photo.php?v=587756934589384mostram quem realmente são os vândalos violentos

    Responda
    1. Pepeu

      Acabei de ver pu/ta sac/anagem!!!

    2. Avelino

      Baderneiro tem mesmo é que apanhar da polícia - provocou, levou!!!

    3. JCarlos

      A reportage é tão tendenciosa que não merece ser comentada.

    4. maumau

      Realmente, Fede Mato, deveriam deixar os vandalos armados de coqueteis molotov e pedras depredarem toda a Paulista, como fizeram antes. Ta certo...acho que o excesso de maconha afeta o cerebro pouco evoluido de certas pessoas. Junte os ciclistas malucos e os o inteligentissimo grupo da Filosofia...Transporte de Graça para Todos.. proposta muito inteligente mesmo, fico impressionado. Que tal pedir tambem cerveja e baile funk...logico que de graça....

  31. Carlos

    "Eram pessoas perfeitamente identificáveis. A maioria mascarada." ???? Como assim? Ou uma coisa, ou outra, né?! A vontade de fazer proselitismo é tão grande que um absurdo desses passa despercebido...

    Responda
  32. ricardo

    Vamos aguardar as pessoas que elegemos falare amanha sobre esse caos que estao proporcionando aos  paulistanos,o Prefeito tem dinheiro para ir passear no exterior e não tem para custear a passagem. 

    Responda
    1. Observador Amador

      Esse Prefeito está extrapolando suas funções. Nesse ritmo ele vai acabar comentarista dos jogos da Confederação....

    2. Parresia F.C.

      Ah, cara, você jura que vai comparar o custo da viagem do prefeito e do governador com o custo da passagem? Hoje, o subsídio já é de 600 milhões. Se for subsidiar mais 300 milhões, dá pra mandar toda a população da cidade pra Paris. As manifestações nada têm a ver com passagens. Estão polvilhadas por militantes do P-C-O e do P-S-T-U, cujas ideias anacrônicas são fragorosamente derrotadas em todas as eleições. Querem, de fato, é brincar de anos 60, pra contar histórias heróicas aos netos.

    3. Geho

      O comentário não é pertinente uma vez que faz parte das funções do Prefeito (assim como do Governador) representar o município(ou o Estado) em eventos de interesse daqueles entes estatais e não pode ficar refém de um "possível" confronto que, a despeito da intenção justa e correta, não pode ser usada por baderneiros ou grupos políticos que sempre aproveitam da situação para pregar a máxima "quanto pior, melhor". Para representar os dirigentes existem os secretários que devem cumprir o seu papel

    4. Fatima

      O Prefeito não tem dinheiro para custear nada. O dinheiro que ele gasta sai do seu bolso. Do meu bolso. Do bolso de todos os cidadãos que pagam impostos. Se o prefeito resolver custear a passagem como você quer, quem vai continuar a pagá-la é você mesmo, que vai pagar mais caro pelos impostos que a prefeitura cobra. Você pagou a viagem do Prefeito, você paga o salário do prefeito, do vereador, a coleta de lixo, o bolsa famíla o vale gás e todo o resto. Não existe "de graça"

  33. Silly Walker

    Parabéns pela coragem!!! Finalmente alguém fala a verdade!!

    Responda
    1. Tuca

      A frase mais lapidar é a que mostra os "sexagenários" da Maria Antonia saboreando o aroma (sim, é pelo olfato que o sabor se destaca) de bons e caros vinhos. Tal como os "José Dirceu" da vida, que, como a maioria dos revolucionários, rendeu-se à boa vida e ajudou a fazer o 'GOVERNO DA DECEPÇÃO", que por sua vez manipulou a inflação por meio desses reajustes. 

    2. Tuca

      Muito lúcido: realmente, o grupo 'baderneiro profissional" era a minoria - mas contua tão profissional que usava máscaras - e, portanto, não eram tão IDENTIFICÁVEIS assim. De outro lado, aquele também foi o momento em que se iniciou a invasão de um prédio público (da Justiça Federal), assim como um representante da imprensa saiu de seu papel de repórter para atuar com safanões contra um policial. Não por acaso, pertence a uma revista completamente aparelhada pelo PT ... estranho.

    3. recambs

      Que verdade? A opinião de uma pessoa vira verdade?