Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Craig

    Dois erros do mecanicismo reducionista: O medo, na medida em que existe, é fruto da propaganda do governo dos EUA, visando justificar leis opressivas. Segundo, a característica principal da mente humana é a de permitir adaptação CULTURAL, portanto não tem controle biológico do Pleistoceno, e sim controle sócio-político da Casa Branca e o Pentágono.

    Responda
  2. Rubens MS

    Há um conceito - eventos de baixa frequência e alto impacto - que contesta essa análise do quão real é a ameaça baseada em um curto período. A teoria de extinção dos dinossauros por um asteroide é um exemplo. Ele foi estendido para as armas de destruição em massa e como há casos de emprego dessas armas, concluiu-se que a ameaça é real. Não se pode garantir que terroristas ou um Estado não recorrerão a elas. O problema de se a defesa justifica violações dos direitos civis é complicado.

    Responda
  3. AA

    Nada a ver... Se fizessem essa pergunta antes do 11/09 a resposta seria q ñ existia perigo... é claro q deve ser dedicada toda energia para evitar atos terroristas, e a espionagem deve sim ser usada. Dai Obama autorizar a monitorarem emails de pessoas comuns existe um distância abismal, isso é crime, abuso de poder, invasão de privacidade.

    Responda
  4. nene49

    A função do terror é eliminar o poder. Claro que não atinge seu objetivo, mas cada poderoso sabe ser uma vítima especial. A prova foi a primeira guerra mundial, iniciada com o terror atingindo seu principal objetivo. A predominância da origem troglodita do homem é uma ideia central de Hélio Schwarsman, que é comprovada até por cada um de nós: segundo os cientistas, os males de dores nas costas provêm de nossa antiga postura, caminhando com quatro membros. Talvez a solução seja alterar o DNA!

    Responda
  5. Peter J

    Será que a estatística, que indica a baixa probabilidade de morte por atentado terrorista, é uma justificativa para osEstados Unidos pararem de se proteger contra o terrorismo? É isso que o colunista insinua? Deixar os terroristas agir livremente desprezando o "pequeno" dano colateral?

    Responda
  6. Guriatã

    Nós temos muito medo daquilo que foge de nosso controle,que não depende de iniciativa própria para acontecer,acidente de transito,ou afogamento em banheira,a gente sempre acredita que pode evitá-los,raio é um fenômeno muito antigo,as estatísticas dele já estão enraizadas ,enquanto terrorismo é um fenômeno mais recente.

    Responda
  7. Depaula

    'Somos' condicionados a muitas coisas, mesmo que perniciosas ou degradantes... Chamar estados unidos de América é uma delas. 

    Responda