-
joca
É claro que numa democracia participativa do povo sempre haverá novas mudanças sim ,não se dá pra mudar o começo más da pra mudar o final ,pois não concordo com a sua análise com todo respeito democrático...
-
AA
O parágrafo final demonstra desconhecimento das razões de "países darem certo". Poder político e econômico são independentes. Bill Gates, o homem mais rico do mundo por muito tempo nunca teve poder político. Churchill, Mussolini, Lincoln, ñ eram ricos. Países q dão certo devem possuir uma nação, devem ter tido líderes ao longo da história q criaram estruturas solidas para o estado, como Washington, Jefferson, Lincoln, Kennedy, Regan no EUA. Quem ñ os tem, tem o q existe no Brasil.
-
AA
O Brasil ñ tem uma nação, tem gaúchos, paulistas, cariocas, baianos, nunca teve estadistas q pudessem criar um estado factível de funcionar nessas condições adversas. Sem q tais entraves sejam resolvidos nenhum protesto vai mudar nada.
-
AA
Quem fez a economia ñ ser monopolizada foram as idéias de Adam Smith, o Liberalismo, q tem por base a ausência de monopólios, a democracia representativa, a liberdade individual, e o mais importante, o Estado de Direito, base de qq sociedade q dá certo.
-
-
Maurilio
Hélio, há uma diferença enorme entre hoje e 1992. Naquela época, os partidos políticos que não foram aquinhoados com sua parcela no butim do PRN do Collor é que organizaram as manifestações dos estudantes, culminando com a saída do presidente. Ainda estávamos na era analógica. Hoje, estamos na era digital. Basta uma convocação no Face ou Twitter, e as massas estão nas ruas. A qualquer hora, em qualquer dia, em qualquer lugar.
-
roquix
O importante é o contexto. Rompeu-se (rompemos?) uma barreira com situação forjada há anos pelo partido dominante (e quasi-único), e os quatro poderes. Por mais que se desqualifique, desacredite, ou simplesmente lance urucubaca no desenrolar a seguir, a contra mensagem já foi impressa. E foi forte. Cada um, agora, se repagina. E o Faustão?
-
LM RJ
reportagem deste jornal informou que Apenas 3% dos inquéritos acham culpados para assassinatosou seja MATE alguem e voce terá 97% de chance de sair impune em assaltos tb vemos a impunidade prevalecerem crime de colarinho branco então a impunidade deve beirar o 99,999999999999999% dos casos para quem ainda tinha duvidas, eis o BRASIL: o país onde ser criminoso COMPENSA
-
Spina
Hélio, fiquei com a impressão de que você não apoia as mudanças. Estou enganado?
-
Kamehameha
Manifestações civilizadas são para populações civilizadas que votam civilizadamente em políticos civilizados, então...: "Cada povo tem o governo que merece" - diríamos. Então tá! Mas o povo brasileiro se cansou, mais do que isso, se saturou!
-
ricatsu
Espero que essas manisfestações sejam um estopim, uma luz nas mentes dos políticos, e com a grandeza de suas responsabilidades, comecem a agir em prol do país, esquecendo interesses individuais e regionais, pedir isso é querer de mais, só o calor da passeata, me faz pensar assim, quando voltei pra casa, acordeiiiiiiiiiiii
-
Guriatã
Apesar do raciocínio bastante simplista do artigo como um todo,o parágrafo final define bem como se deve comportar uma sociedade comtemporânea,bem articulada.
-
Guriatã
Num condomínio, os moradores fazem pressão cara a cara e quase cotidianamente em cima dos síndicos,obtendo bastante sucesso em seus pleitos ,por isso o esvaziamento das assembleias ,o que obviamente com a politica tradicional não se consegue.
-
FMD
A única solução seria nos moldes de Cingapura!
-
Paulo
4 - Agora é muito estranho que o salario dos vereadores só pode chegar a dez mil por mês. Fica claro que os assessores são necessários para camuflar um salário elevadissimo dos proprios vereadores.
-
Paulo
3 -Por exemplo, cada vereador de São Paulo tem direito a 17 assessores(parentes) e cada assessor pode ganhar até 24 mil se tiver o curso superior. Fazendo as contas isso dá chega a mais de 20 milhões mensais só com esses assessores.
-
Paulo
2- Todo ataque deveria iniciar pelas bordas. O MPL acertou na mosca, já conseguiu parcialmente o seu objetivo. Os demais movimentos em vez de iniciar atacando a esfera federal, deveria ser mais pontual e exigir o fim das mordomias da Camara Muncipal.
-
Paulo
1 -Não vejo tanta esperança nessas manifestações. Afora o MPL, o restante segue acéfalo e as reinvindações são muio difusas e não pontuais.A reforma politica corre o risco de gorar. Há décadas vem sendo requentadas e o Congresso já demonstrou instransigencia a qualquer mudança radical, aliás como sempre. Só um visionário acredita na possiblidade de quebrar esta estrutura sólida. O movimento teria que atacar pelas beiradas e ir enfraquecendo aos poucos toda essa estrutura corrupta.
-
Depaula
O tamanho das mudanças será menor que o 'pedido' pelas manifestações e menor ainda que o 'prometido' pelos governantes sob o calor dos 'medos'. Mas ainda assim o saldo será significativo para o país, para a população e principalmente para os representantes do povo, pois acabará norteando tacitamente decisões e encaminhamentos, além de inibir excessos; a busca do equilíbrio já está posta e isso é uma mudança gigante! A indignação ganhou asas e elles não contavam com isso.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.