Hélio Schwartsman > Pés pelas mãos Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. lapanagio

    A conta sempre vem. Luís Inácio está tão preocupado que nem aparece. Quando está tudo bem, lá está o ex (ex mesmo?) presidente a inaugurar até bebedouros. Via um caixote e já subia em cima para a engambelação costumeira. Agora a conta chegou para a "perdidente" da república. Gastança generalizada, PAC empacado, economia esquizofrênica, custos astronômicos pela copa, aeroportos e obras básicas que não saíram...enfim, falta com competência para onde que que se olhe.

    Responda
  2. Peter J

    Quem tem a assessoria jurídica e econômica da presidente, não precisa de oposição.

    Responda
  3. Renato

    Tukanasse hein?. E por que vc nã vem para as ruas? Não acredito que para vc a situação esteja ruim. O negócio meu véio é que todo mundo puxa brasa pra sua sardinha. estamos na seguinte situação: o Brasil ta numa bifurcação. Por um lado o povo que exige mudanças e pra isso tem que ganhar. Por outro lado os grupos oligárquicos  e de interesse no congresso, que não querem mudanças porque sabem que vão perder para o outro lado ganhar. De que que lado vc está?

    Responda
  4. Osame Kinouchi

    Para entender a crise: http://www.youtube.com/watch?v=BWyw8Jk9D-s&feature=em-subs_digest-vrecs

    Responda
  5. Antonio Catigeró Oliveira

    Se queremos democracia, vamos assumir responsabilidades e deixar de sermos simplistas. Obviamente, nosso sistema político não se resume na vontade da presidente.

    Responda
  6. TFC

    Tá bom.Ela fez tudo certinho, MAS não deu nada certo.Tá qual um navio sem bússola...

    Responda
  7. WOLF

    O que acontece hoje é que o partido que está no comando está mais perdido que cachorro quando cai do caminhão de mudança ou seja não sabe para que lado corre. Quando estava na oposição o PT patrocinava passeatas, greves e protestos populares que são legais em uma democracia, só que agora como está no poder não sabe como lidar com este mesmo povo que o colocou lá, lançando no ar propostas duvidosas e que ele mesmo sabe que não vai conseguir horar.

    Responda
  8. MARCÃ O

    O mais paradoxal e irônico é o fato de que o PT foi o partido que se opôs ferrenhamente às alianças iniciadas por Tancredo Neves, conhecidas como Nova República. no entanto está sendo destruído juntamente com ela.

    Responda
  9. Leitor

    Acho que o colunista está mal informado, tal proposta foi uma bandeira levantada por alguns políticos, como: Cristovam Buarque e Tarso Genro. Sendo que o petista defende tal medida há algum tempo, e inclusive esse mesmo político já foi ministro da justiça...

    Responda
  10. MARCÃ O

    Não há consenso sobre o que está acontecendo, no entanto ná pontos pacíficos. Socialmente o país está se tornando uma imensa classe média. Na minha juventude, temas como analfabetismo, desnutrição, moradia  e desemprego eram sempre presentes. Hoje são saúde e edução pública de qualidade, infra-estrutura urbana, e emprego qualificado. Politicamente vivemos o fim da Nova República e do presidencialismo de coalizão.

    Responda
    1. Peter J

      verdadeira

    2. Peter J

      Se R$ 70,00 é o nível de rendimento necessário para fazer parte da classe média, então temos uma imensa classe média. Na verdade, a classe média cerdadeira foi a que mais sofreu nos anos recentes.

  11. apetite

    Fico feliz com a liberdade que temos, tanto na rede  quanto em outros meios. Estamos falando tudo e de tudo não é mesmo?

    Responda
  12. jovem da floresta

    HelioSaia um pouquinho da pauta.....a madame deu um show....ela "convocou" os governadores que ficaram iguais a "múmias" caladinhos deixando ela assumir um barco a deriva causado praticamente pelos governadores através de seus asseclas no congresso...cadê a sua oposição?Um bom jornalista não pode ser tão pautado....

    Responda
  13. Marcio

    Hélio, você é e continua sendo um dos mais brilhantes colunistas deste jornal. Mas você, um filósofo, um homem racional, por favor, não comece a ficar irracional...hehehe. Calma, meu amigo, você não é comentarista político, analise as coisas como filósofo, um homem racional, que é o que faz você ser respeitado entre os leitores.

    Responda
  14. Célia L H

    Assembléia Constituinte exclusiva não foi 'criada' pelos manifestantes. É proposta antiga, desde os tempos do tucanato e do Lu.lla. Dil.ma. como sempre, não consegue nem ser original.

    Responda
  15. Galvão

    O Sr. Helio é o jornalista típico, pregriçoso. É aquele sujeito que não sai da toca para procurar se informar o que está acontecento, fica sentado em seu canto imaginando. O que ele sabe é o que ouve assistente tv. Imaginar e criticar sem responsabilidade é fácil, mas não traz nenhum proveito e não acrescenta. Imagina os livros de ficção que esse cara escreveu, deve ser emocionante a leitura. 

    Responda
  16. whanaoka

    O Presidente do STF posicionou-se favoravelmente a um plebiscito sobre a reforma política e até levantou alguns pontos como o voto distrital . O analista vai desqualificá-lo também?

    Responda
  17. Maurilio

    Quem escreve sem pensar é o articulista. Querer desqualificar o que pedem os manifestantes é um grande êrro. O preço das passagens já foi baixado e a PEC/37 derrubada. Ainda falta muita coisa, a faxina vai ser muito grande, mas pessoas que escrevem esse tipo de babo seiras não perdem por esperar...

    Responda
  18. svarat

    No momento em que Dilma resolveu, por voluntarismo e ignorância, reduzir os juros abaixo da taxa de equilíbrio, ao mesmo tempo em que adotava uma política fiscal fortemente expansionista jogou a pá de cal em seu governo. Em uma economia como a brasileira, com forte tendência estrutural à inflação foi como jogar gasolina em uma fogueira, e foi a inflação que gerou o conflito distributivo sobre quem paga o aumento de custo dos transportes. Ah Dilma, se bu.rrice matasse...

    Responda
  19. Guriatã

    Do alto destas pirâmides, 40 séculos vos comtemplam,você está analisando sempre a partir das nuvens,desça aqui para a terra,para a realidade das avenidas..

    Responda
  20. Depaula

    Quem meteu os pés pelas mãos hoje foi o senhor articulista, coisa difícil de ocorrer nesse espaço que é um dos últimos ainda com certa independência e coerência na decadentte pholha, digo, mídia.

    Responda
  21. Depaula

    Muito cuidado com esse tipo de ironia e desprezo, pois o povo na rua tornou-se uma espécie de 'sociedade secreta explícita' que pode se auto convocar da noite para o dia! E a mídia, especialmente a pholha, não ficou nem está bem na fita!!!

    Responda
  22. Cidadao Comum

    Hélio Schwartsman, acredito que vc está subjugando os manifestantes com a sua colocação pois não acredito que eles possam ter cometido este erro crasso que vc menciona !!!Não seja preconceituoso e achando que só vc sabe das coisas !!! Não sou um dos manifestantes mas não gostei do que vc escreveu !!!   

    Responda
    1. Cidadao Comum

      Correto !

    2. svarat

      Acredito que o Hélio não tem condições de subjugar os manifestantes, talvez os esteja "subjulgando". 

    3. Cidadao Comum

      VC tem razão queria dizer subestimar !!!

    4. Peter J

      Concordo com você. Os manifestantes não são bobos. Creio que você quis dizer "subestimar".

  23. zeca

    Por onde caminham os assessores palacianos, todos figurões bem letrados e remunerados, que não viram as bobagens propostas pela Presidente sobre reforma política? Amainou-se meu apoio à gestão petista. 

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.