Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Brasil Sinpt

    Colegas de comentários, por favor. No próprio texto do Elio Gaspari está escrito: INDEPENDENTEMENTE , advérbio de modo. INDEPENDENTE é um adjetivo. Vamos melhorar a nossa ortografia. Embora o português não seja o meu 1º idioma e é bastante complicado, me esforço para errar pouco. Quero também aprender com vocês! Abraço a todos. PS: Grande Gaspari, tenho os quatro livros seus sobre a "ditadura", e o 5º que você prometeu?

    Responda
  2. Contrera

    o hilário comentarista só disse o que eu disse logo depois de saber das atitudes de nossa D.

    Responda
  3. Evans

    Dilmaria Antonieta, "por que não comem brioches?", com seu cabelo e maquiagem para TV de R$ 3.125,00, é pautada pela propaganda do Ministro da Propaganda, o "nosso" Goebbels baiano, J. Santana. Aconselhada pelos ministros barão de Cardozô e barão de Merdandante.Mãe do PAC, modelo de competência em gerência, foi embalada por paim Goebbels e vendida por Luís Ignácio I, O Grande. Quem comprou recebeu. Recebeu o que está aí. Saudações e bom proveito.

    Responda
  4. Paulo

    A mudança teria que ser feita de qualquer maneira e a maneira mais facil parece ser a pec.Nessa primeira etapa de conquistas da população, deveria  agora concentrar os esforços para derrubar a pec 33 e todas as eventuais pecs nefastas que aparecer.Vencida essa etapa, mobilizar se para a reforma politica, mas por etapas, abolindo as doações de campanha feitas por empreiteiras, voto distrital, etc  Atacar pelas beiradas é a melhor maneira de fazer a reforma.

    Responda
  5. Paulo

    Logo após  a rejeição deve ter havido revanchismo e os derrotados podem estar aprontando mais uma. Não devem deixar por menos. Tem que ficar de olho neles. Ademais, politico nenhum deixa por menos e sempre as decisões devem ser na base da barganha. É só esperar que a garganha aparece.Ainda existe a pec 33 para ser derrubado. Se isso passar, os condenados do mensalão poderão ser absolvidos.

    Responda
  6. Observador

    Meus carosGaspari como sempre consegue ser altamente assertivo e correto em suas análises sobre a vida brasileira.As soluções óbvias  e racionais não são consideradas corretas na vida política da nação.A lei da vantagem permeia todos os setores sem exceção.A intenção principal é nunca solucionar e sim empurrar até o limite. Somente com manifestações como temos visto, os governantes se movimentam....ainda assim pouco.Valeu povo brasileiro! 

    Responda
  7. CesarH02

    Em qualquer reforma, é preciso incluir o voto facultativo. E há uma proposta interessante de projeto de iniciativa popular, divulgada no blog do Juca Kfoury, que, entre outras coisas, prevê a eleição de parlamentares em dois turnos. No primeiro, vota-se no partido, para decidir a quantidade de representantes que cada um terá, e, no segundo, no candidato. Obriga os partidos a terem programa e acaba com essa bobagem de voto em lista. Vou assinar esse projeto, quando estiver na rua.

    Responda
  8. Célia L H

    Essa Constituinte convocada às pressas é uma distorção política e jurídica. Isso para não falar da proposta de alteração da forma de aprovação das Emendas Constitucionais. O problema não está no texto da Carta Maior, está nos políticos. E viva Capistrano de Abreu!

    Responda
  9. Marcio

    H-élio, pelo que me lembre, discordo veementemente de ti pela primeira vez neste jornal - eu não sou p-etista, não tenho partido e pretendo nunca na minha vida ter. Quero ética e civismo, o governante poder ser o Incitatus mesmo. Mas lista fechada eu rejeito. Eu quero é voto distrital, facultativo, e mudança na campanha eleitoral, debate em vez de programa marqueteiro f-ajuto, mentiroso e no-jento. E esses institutos de pesquisa devem ter a vida de-vassada para ver se eles são sérios.

    Responda
  10. karamazov

    A PEC do Temer é boa.  Poderia ser aperfeiçoada: Cada estado seria um "distritão" .Seriam eleitos os mais votados, independente do partido. O numero de eleitos em  cada "distritão", seriam limitados a um deputado para cada 500 mil eleitores registrados nos respectivos TREs . O numero total de deputados federais não ultrapassariam 240 (temos 120 milhões de eleitores). Partidos que não atingissem 10% dos eleitos teriam que se fundir ou serem extintos !

    Responda
  11. Carson

    E da-lhe Gaspari... tukanao como poucos... decadente comom muitos...

    Responda
    1. MARCO

      OLha um pe tralha se manifestando, vão cair kkkk

  12. Paulo

    Tungar é o ato de transformar uma corrente alternada em continua. É um retificador.É um tema interessante.

    Responda
  13. nene49

    A derrota da PEC 37 muda as discussões. A reeleição falou mais alto que o corporativismo com os corruptos. Agora é a vez de Renan e do pastor do baixo clero. Renan quer desviar a atenção do transporte público gratuito seduzindo estudantes com passe livre, que é reivindicado para todos os brasileiros. Esta é a ideia central do movimento, é preciso mantê-la. O pastor do baixo clero não percebe que passou o tempo da chantagem com Dilma pela reunião de maioria absoluta. Pode ser rifado. 

    Responda