Hélio Schwartsman > Traidor ou herói? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A imprensa esquerdista do EUA colocou a alcunha de "delator" no agente, realmente ele delatou um crime q estava sendo cometido pelo governo., não considero isso heroÃsmo, apenas cumprimento do dever, mas que, por ser raro, merecia uma medalha.
qto ao meu comentário sobre o tema foi censurado pelo robô aloprado
"Madre Teresa dedicou a vida aos pobres por amor verdadeiro ou tentando garantir uma vaguinha no céu?" momentos de inspiração! Toda ação, mesmo q "altruÃsta", tem uma intenção egoÃsta. Por que obedecer a deus e ser caridoso? Ora... para ir para o céu! Para q ser "solidário" ou "salvar o planeta"... para ser um "espÃrito" superior e conseguir "elevação". Para q se explodir e matar infiéis? Para ir para o paraÃso e viver junto a virgens...
Nunca li sua coluna , mas depois desta pergunta, nao vou mais ler nem a folha por dar espaco a um colunista do seu nivel.  Falando em nivel de jornalismo, no Brasil esta dificial saber que jornalismo é pior, folha,ou veja.
Foi um herói. Mas sabemos que com a virtualização das informações sobre a vida dos cidadãos e empresas, ficamos cada vez mais vulneráveis a exposição de nossa vida diária, ao controle daqueles a quem as informações se fazem necessárias a segurança dos próprios indivÃduos, principalmente devido ao aumento do terrorismo internacional. A culpa sempre é dos governos. Se optam pela segurança do território e cidadãos é culpado, se deixam acontecer é criminalizado. Como devemos se comportar?
Seja no herói da grande desigualdade de forças, seja no da convergência de forças, duas coisas têm que estar presente: um calcanhar para o herói e um beneficiário, bando ou indivÃduo.
A interessante e delicada questão põe em cheque um aspecto ético. O que meu governo faz independentemente se é em nome de uma pretensa "segurança nacional" é correto ? É ético e saudável ? Compromete a liberdade de cada um ? Esse "gume" do que é justo ou não oferece riscos de se ter uma polÃtica ditatorial como no "Grande Irmão" em 1984 ou no "Admirável Mundo Novo" de Orwell ? Creio que prestou sim um serviço desnudando práticas pouco ortodoxas de vigilância de um governo e levanta a questão.
Caro Paranhos, primeiramente grato pela correção. Inseri o "Admirável mundo Novo" inadvertidamente entre 1984 e Orwell, rs. "A Revolução dos Bichos" de Orwell e "A Ilha" de Huxley continuam a saborosa saga sobre os sistemas . Vivemos um momento histórico, quiçá do despertar das consciências entorpecidas pelo consumismo de um lado e do populismo do outro. Existira\ uma terceira via ? Um "tertium genus" nesse "imbroglio"? Agraceço a pertinente correção. Abraço, Valério
CarÃssimo Valuck, cordiais saudações.Somente para não ficar o registro equivocado em seu interessante comentário, é bom que se diga que, sim, "1984" é de autoria de Orwell, mas "Admirável Mundo Novo" é de Huxley, Aldous Huxley.Atenciosamente,Ronaldo.
É narcisista mesmo, se fosse um altruÃsta lutando pela transparência e liberdade de informar não teria pedido asilo ao Equador, cujo governo não tem nenhum respeito ou apreço pela liberdade de informação.
...estranho, porque não se trata de f... o paÃs, mas as pessoas do paÃs.O Snowden humilhou os EUA,e a Rússia e China tiraram uma casquinha (e,talvez,alguns segredos de espionagem e o despacharam para o paÃs-capacho, o Equador).Como posso defender um altruÃsmo que pode destruir um paÃs e, portanto, a mim mesmo? Por isso, os americanos o detestam (alguns), mas os segredos que ele revelou são de arrepiar os cabelos. Mas isso é um assunto longo para cento e poucos caracteres.
Herói que f.. seu paÃs é estranho, né? Depois, ir para China e Russia!? Que grande americano! A melhor definição para Snowden é: O "HERÓI" MAIS PATETA DA HISTÓRIA. TENHO DÓ DELE. Uma boa intenção numa cabeça com dois neurônios, não daria em boa coisa.Â
Oôôôôô Hélio, ... mas que opinião fora de hora, essa de  de negar o puro altruÃsmo ? O altruÃsmo nasce da consciência de que podemos nos contrapor com essa virtude, sem a qual nosso comportamento inevitavelmente viverá ao sabor da energia, vulgo egoismo, acumulada evolutivamente, tornando impensável a ampla e pacÃfica convivência dos grupos sociais. Que vantagem JdeN anteviu ao deixar-se ser preso depois de traÃdo e abandonado ?  Â
Descanse em paz, como herói ou traidor de uma mÃdia heroica ou traidora, dependendo de quem 'julga'.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Traidor ou herói? Voltar
Comente este texto