-
AA
A imprensa esquerdista do EUA colocou a alcunha de "delator" no agente, realmente ele delatou um crime q estava sendo cometido pelo governo., não considero isso heroísmo, apenas cumprimento do dever, mas que, por ser raro, merecia uma medalha.
-
AA
qto ao meu comentário sobre o tema foi censurado pelo robô aloprado
-
-
AA
"Madre Teresa dedicou a vida aos pobres por amor verdadeiro ou tentando garantir uma vaguinha no céu?" momentos de inspiração! Toda ação, mesmo q "altruísta", tem uma intenção egoísta. Por que obedecer a deus e ser caridoso? Ora... para ir para o céu! Para q ser "solidário" ou "salvar o planeta"... para ser um "espírito" superior e conseguir "elevação". Para q se explodir e matar infiéis? Para ir para o paraíso e viver junto a virgens...
-
bob
Nunca li sua coluna , mas depois desta pergunta, nao vou mais ler nem a folha por dar espaco a um colunista do seu nivel. Falando em nivel de jornalismo, no Brasil esta dificial saber que jornalismo é pior, folha,ou veja.
-
zé
Foi um herói. Mas sabemos que com a virtualização das informações sobre a vida dos cidadãos e empresas, ficamos cada vez mais vulneráveis a exposição de nossa vida diária, ao controle daqueles a quem as informações se fazem necessárias a segurança dos próprios indivíduos, principalmente devido ao aumento do terrorismo internacional. A culpa sempre é dos governos. Se optam pela segurança do território e cidadãos é culpado, se deixam acontecer é criminalizado. Como devemos se comportar?
-
Rubens MS
Seja no herói da grande desigualdade de forças, seja no da convergência de forças, duas coisas têm que estar presente: um calcanhar para o herói e um beneficiário, bando ou indivíduo.
-
valuck
A interessante e delicada questão põe em cheque um aspecto ético. O que meu governo faz independentemente se é em nome de uma pretensa "segurança nacional" é correto ? É ético e saudável ? Compromete a liberdade de cada um ? Esse "gume" do que é justo ou não oferece riscos de se ter uma política ditatorial como no "Grande Irmão" em 1984 ou no "Admirável Mundo Novo" de Orwell ? Creio que prestou sim um serviço desnudando práticas pouco ortodoxas de vigilância de um governo e levanta a questão.
-
valuck
Caro Paranhos, primeiramente grato pela correção. Inseri o "Admirável mundo Novo" inadvertidamente entre 1984 e Orwell, rs. "A Revolução dos Bichos" de Orwell e "A Ilha" de Huxley continuam a saborosa saga sobre os sistemas . Vivemos um momento histórico, quiçá do despertar das consciências entorpecidas pelo consumismo de um lado e do populismo do outro. Existira\ uma terceira via ? Um "tertium genus" nesse "imbroglio"? Agraceço a pertinente correção. Abraço, Valério
-
Paranhos
Caríssimo Valuck, cordiais saudações.Somente para não ficar o registro equivocado em seu interessante comentário, é bom que se diga que, sim, "1984" é de autoria de Orwell, mas "Admirável Mundo Novo" é de Huxley, Aldous Huxley.Atenciosamente,Ronaldo.
-
-
svarat
É narcisista mesmo, se fosse um altruísta lutando pela transparência e liberdade de informar não teria pedido asilo ao Equador, cujo governo não tem nenhum respeito ou apreço pela liberdade de informação.
-
Marcio
...estranho, porque não se trata de f... o país, mas as pessoas do país.O Snowden humilhou os EUA,e a Rússia e China tiraram uma casquinha (e,talvez,alguns segredos de espionagem e o despacharam para o país-capacho, o Equador).Como posso defender um altruísmo que pode destruir um país e, portanto, a mim mesmo? Por isso, os americanos o detestam (alguns), mas os segredos que ele revelou são de arrepiar os cabelos. Mas isso é um assunto longo para cento e poucos caracteres.
-
Marcio
Herói que f.. seu país é estranho, né? Depois, ir para China e Russia!? Que grande americano! A melhor definição para Snowden é: O "HERÓI" MAIS PATETA DA HISTÓRIA. TENHO DÓ DELE. Uma boa intenção numa cabeça com dois neurônios, não daria em boa coisa.
-
ap
Oôôôôô Hélio, ... mas que opinião fora de hora, essa de de negar o puro altruísmo ? O altruísmo nasce da consciência de que podemos nos contrapor com essa virtude, sem a qual nosso comportamento inevitavelmente viverá ao sabor da energia, vulgo egoismo, acumulada evolutivamente, tornando impensável a ampla e pacífica convivência dos grupos sociais. Que vantagem JdeN anteviu ao deixar-se ser preso depois de traído e abandonado ?
-
Depaula
Descanse em paz, como herói ou traidor de uma mídia heroica ou traidora, dependendo de quem 'julga'.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.