Luiz Felipe Pondé > A química da democracia Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Não creio que a maioria das pessoas bem informadas queira substituir a democracia representativa pela democracia direta. O que se busca é melhorar a qualidade da representação, que poderia ser feita pela adoção do voto distrital. Talvez uma pitadinha de democracia direta seja desejável: Caberia aos eleitores de cada distrito propor ao Congresso a cassação dos mandatos de seus eleitos, através de Projetos de Iniciativa Popular, com um mÃnimo de assinaturas igual ao numero de votos recebidos.
Gostei muito dessa coluna, Pondé! Geralmente fico com uma raiva de esganar quando leio uma coluna sua, mas essa parece ser gentil e estudada, com ênfase na contribuição do,pensamento para o aperfeiçoamento do nosso sistema.
Noto que quase todos dizem "deverÃamos fazer isso e aquilo, exemplos impedir a reeleição etc. concordo inteiramente mas devemos pensar como fazer? Penso que só numa ruptura é  que  poderia surgir uma constituinte eleita só para elaboração e depois nova eleição para preenchimento da câmara etc. Porque não poderemos dar aos atuais deputados poderes constituintes, em 1988 foi assim um estelionato politico total.Â
No futuro, esperemos, não muito distante, com o progresso da Internet, com apenas um click no seu computador os cidadãos nas sociedades humanas irão decidir online, diretamente e imediatamente todas as questões dessa sociedade, não haverá mais necessidade de representantes para decidirem por eles.
Gostaria de saber que "desgaste" é permitido e que criatividade existe na "ditadura do proletariado" marxista?
Acabar com a reeleição no executivo e no legislativo, em todos os nÃveis ajuda a coibir que se faça "carreira" de polÃtico ganhando eleição só com o nome. Já que, infelizmente, boa parte das pessoas não consegue fazer a faxina necessária, que seria possÃvel simplesmente não votando mais neles, e acaba reelegendo sempre a mesma turma jurássica e nada muda. Impedir o 3º mandato, independente de reeleição acabaria com a festa de um bocado de gente também.
Não só deverÃamos impedir a reeleição,tanto para executivos qto para legislativos,como deverÃamos reduzir o tempo de mandato, para não permitir o encastelamento e enquadrilhamento dos polÃticos na maquina estatal.Deveriamos criar tbém conselhos de bairro(sem custo) para acompanhar mais de perto as decisões tomadas pelos nossos nobres polÃticos,assim como os processos de licitação.
Guriatã, continuo defendendo que a reforma polÃtica deveria estabelecer um único mandato para todos os cargos eletivos, sem qualquer tipo de reeleição. Além disso, as pessoas só poderiam exercer um único mandato na vida, já que polÃtica não deve ser profissão. PolÃtica tem que ser doação! Na prática, os polÃticos de hoje são profissionais. Por conta disso, temos um "conglomerado" de velhas e astutas raposas em todas as esferas do poder. Chega!
a reeleição cria o polÃtico profissional.
A mÃdia tem uma grande parcela de culpa na citada crise de representatividade. Enquanto um ou outro fica votando em uma teoria ou outra na tela fria do computador, muitos foram para as ruas e o recado foi e está sendo dado, já se tem alguns bons e rápidos resultados e as coisas tendem a ser norteadas pela 'presença' das ruas por um bom tempo... Já é muita coisa. Não houvesse baderneiros e oportunistas bandiddos nas ruas talvez também não se teriam motivos para protestos. Pondecação teórica.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > A química da democracia Voltar
Comente este texto