Folhinha > 9 de julho de 1932 marcou a história de São Paulo; saiba por que a data é feriado Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Tá na hora de repetir
Este estado é comandado pelo nordeste principalmente
eneral Santa Rosa: o exemplo Chinês, uma região habitada por turcomanos, o Estado Chinês não tem interesse em reconhecer a autonomia da região para estrangeiros, a solução foi simples, criaram uma polÃtica de migração em massa com chineses da etnia "han", hoje, para cada turcomano, temos cinco chineses, problema resolvido, o mesmo no Tibet, para cada tibetano temos cinco chineses.
Hoje fiz um passeio temático em São Paulo. Foi muito bom saber a história proibida e retirada dos livros. A ligação Norte e Sul de São Paulo se faz pela Av. 23 de maio que lembra a data que iniciou o planejamento da revolução com o assassinato de 4 estudantes (MMDC), o que eu só tinha entendido no ano passado. Toda sociedade se mobilizou (imigrantes, intelectuiais, empresáriosm comericiantes, professores universitários. Enfim, São Paulo já lutou pela ética na polÃtica pelas vias de fato, perdeu
Não deveria ser feriado.
Golpe sufocado.
O próprio Getúlio Vargas, foi quem premeditou e provocou cuidadosamente o levante armado dos paulistas em 1932, ao perceber a fragilidade de seu governo provisório, por não ter derrotado militar e politicamente, as oligarquias paulistas em 1930. O ressentimento pela perda de poder de SP, foi manipulado por Vargas, cujas provocações culminaram com a nomeação por ele, de um tenente revolucionário e não paulista, para interventor em São Paulo.
O movimento de 1932, na essência foi um contra golpe das oligarquias paulistas, que foram apeadas do poder, pelo golpe que depois foi transformado em revolução de 1930, pelas profundas mudanças modernizadoras desencadeadas pelas forças que liberou. Por isso, as oligarquias mineira e gaúchas, descontentes com a perda de poder que esperavam retomar em 1930, tentaram sublevar seus estados, mas fracassaram e não puderam dar o prometido apoio ao golpe para reinstalar a República Velha.
simples. Os fascistas tentaram um Golpe e perderam. Coitados dos que morreram defendendo essa loucura desses aloprados senhorios do café. O Brasil é maior do que tudo isso, ontem e hoje.
Separatistas nada mais são do que nacionalistas radicais que tomam seu estado como nação em uma relação xenófoba com o entorno. Rio Grande do Sul, Catalunya, São Paulo, Euskeras, são todos revolucionários conservadores (de direita e esquerda), anti-liberais, que mal compreendem os próprios atos. Ao invés de lutar por dirimir fronteiras buscam erguer novos muros. Enfim... fenômenos tÃpicos de tempos conturbados onde ignorantes buscam culpados para aplacar a própria dor.
São Paulo sempre dando exemplo ao paÃs, parabéns pela sua história de bravura e coragem....
Os paulistas se deram mal e ainda ficam comemorando. Que feio. Aliás, S. Paulo, em matéria de polÃtica só produz monstros, por exemplo, Janio Quadros, Lulinha, Dirceu, etc...
Esse provavelmente é fluminense, losers.
De onde vc é, meu filho?
Non Ducor, Duco.
"Não é túmulo, é berço, é sementeira,de ideal, baliza do futuro, pista,rastro de heróis na terra campineira.Sôbre eles, cor a cor, listra por listra,eternizou seu vôo esta bandeira,petrificou-se o pavilhão paulista.Bandeirantes, por vós, nesta jazida,velam as pedras, que a morte é vida!"Â
São Paulo jamais se dobrou e jamais se dobrará aos desmandos do governo central. Foi assim no tempo dos Bandeirantes, foi assim em 32, foi assim em 2013 e assim sempre será .
Va nessa! E o estado mais rico do Brasil e o mais explorado. Voces e que pagam a conta dos palacios republicanos. Ve se alguem briga por alguma capitania-hereditaria do N-NE do Brasil. Ninguem da nem bola. O estado de SP, assim como muitos estados (quando falo estado me refiro ao povo trabalhador que mora ai) da dinheiro para os palacios de governo se locupletarem. Se o povo do estado de SP fosse tao bom assim, tocariam outra revolucao. Vamos la, estou esperando aqui no PR.
São Paulo, terra de bandeirantes em todos os tempos. Orgulho de ser paulista.
Querem o teu voto e o teu dinheiro. Ninguem ta nem ai pra voce.
e vá se f*der quem negativou
Tanto esta reportagem quanto a edição impressa da Folha, se omitiram em não informar com mais profundidade a revolta de São Paulo que culminou com o civis se envolvendo numa "sonhada revolução". RS e MG, "traÃram" os ideais da revolta. Isso nunca é explicado. MG, aliás, pela segunda vez. Até quando?
O movimento de 1932, na essência foi um contra golpe das oligarquias paulistas, que foram apeadas do poder, pelo golpe que depois foi transformado em revolução de 1930, pelo conjunto de profundas mudanças modernizadoras que desencadeou dai por diante. As oligarquias mineira e gaúchas, descontentes com a perda de poder que esperavam retomar em 1930, tentaram sublevar seus estados, mas fracassaram e não puderam dar o prometido apoio ao golpe para reinstalar a República Velha.
E a faia vai melindrar os seus leitores de outros estados?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Folhinha > 9 de julho de 1932 marcou a história de São Paulo; saiba por que a data é feriado Voltar
Comente este texto