Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. reis

    É tão grave que não vou comentar.

    Responda
  2. Wilson

    O grande problema dessas indicações é a falta de mérito, o que significa que elas se dão em favor do relacionamento que as pessoas desenvolvem. Sugiro que as pessoas sejam indicadas por seus próprios méritos dentro do judiciário, ou seja, vamos acabar com o 5º Constitucional. O correto é o juiz ou promotor ser avaliado sempre para as progressões até chegar ao STF. Chega de indicação do executivo federal, estadual para as carreiras do judiciário. Quer ser Ministro do STF? FAÇA CONCURSO PÚBLICO.

    Responda
  3. raquel

    Como podemos respeitar os membros do nosso judiciário? Isso tem que acabar? Até quando vamos ter que aceitar esse nepotismo? E a OAB serve pra que? Não acredito nada no Judiciário brasileiro, tem muita maracutaia, seja nos processos, seja nos concursos, nada é verdadeiro, tudo é conchavo.

    Responda
    1. marco

      Oras, mas foi a OAB que indicou as moças. São vagas do QUINTO CONSTITUCIONAL, onde os indicados entram sem concurso publico.

  4. HiramAbif33

    E eu, a 30 anos na CAIXA ECONÔMICA, com experiência, com idade, e nada... Salário RS$ 3.000,00!

    Responda
    1. slincoln

      Estão vendo no que dá jogar voto no lixo?

  5. Oscar Wilde

    É por estas e outras que, Brasil e Meritocracia colocadas numa mesma frase soa tão estranho !!!

    Responda
  6. DETESTO CORRUPÇÃO

    o '''pudê''' no brasil é a casa da mãe JOANA, entra qualquer um qualquer coisa, - se tem dinheiro e favores envolvidos, vale tudo.TOMA LÁ DÁ CÁ ! palhaçada geral 

    Responda
    1. aomidra

      Eu também detesto corrupção. Temos de combatê-la, mesmo que seja em nossos locais de trabalho, naquilo de errado que vemos, mesmo que isso não agrade aos beneficiados do poder. Quem trabalha e sabe trabalhar não precisa ser bajulador. É respeitado pelo seu caráter.

    2. jucapato

      ok amigo..parabéns...pura verdade....concordo em tudo..vivi 76 anos e sempre foi assim.....

  7. Horácio Tostes

    Independentemente da qualidade profissional das advogadas, soa vergonhosamente desprezível a OAB/RJ indicar advogadas novatas, mais por serem filhas de ministros, em detrimento de centenas de outros causídicos com muito mais experiência e capacidade, com a absoluta certeza, para integrar a lista sêxtupla. Os pais estarem "torcendo" por suas filhas, é até normal, mas a OAB/RJ, cuja diretoria é eleita por seus pares, permitir tal situação, em detrimento de outros advogados, é vergonhoso. 

    Responda
  8. Oscar Wilde

    É um Absurdo !!! No Brasil, o Judiciário esta acima do bem e do mal, infelizmente !!! Ninguém coloca limites neles. Estas mulheres nunca teriam chances, neste momento de suas vidas, se não fossem pelos pais. Elas podem ser competentes, mas deveriam concorrer sem privilégios e no tempo adequado !!!

    Responda
    1. marco

      A culpa nesse caso nao é do Judiciário. A OAB foi quem indicou as moças, com TOTAL AUTONOMIA. Esse eh o QUINTO CONSTITUCIONAL, onde advogado entra magistratura de carreira sem concurso publico.

  9. Na Planície

    Nossas instituições são reflexo de nosso povo, disso não temos como fugir. Está claro que as duas estão sendo beneficiadas por ser filhas de quem são. O judiciário brasileiro foi uma das causas dos protestos de rua espontâneos que aconteceram em junho. Urge se fazer reformas no judiciário brasileiro. Do jeito que está não pode continuar.  

    Responda
  10. jose barbosa

    Critica-se muito o Executivo e o Legislativo. Mas pelo menos nesses poderes os eleitos têm que se submeter ao voto popular. O Judiciário é uma caixa preta onde sobrenome vale muito.

    Responda
    1. aomidra

      Executivo e legislativo com voto popular? E os milhares de comissionados sine cura que metem nos setores públicos para pagar favores de campanha? E a montoeira de ministérios, de secretarias, de coordenadorias e de não sei lá mais o que que inventam para abrigar candidatos reprovados nas urnas pelo povo? Se puderem, pesquisem nos sites de prefeituras e câmaras legislativas. Vejam secretarias! E as coordenadorias... E quem são seus titulares, quantas diretorias e quem são seus titulares...

  11. Gerstel

    Há vários anos as associações de juízes estão tentando acabar com o quinto constitucional, do mesmo modo que as Amatras lutaram para acabar com os classistas. O quinto constitucional continua existindo por interesse dos governantes e congressistas. Moises Luis Gerstel.  

    Responda
  12. Igor42

    Não é novidade,o judiciário é podre,ainda tem gente que defende a pena de morte.O currículo dessa "meninas" filha de ministros é comedia!!!!!

    Responda
    1. jucapato

      NÃO AMIGO, SÃO BELAS DEMAIS, SEXY, LINDAS, SERIAM ATÉ MELHOR COMO CANDIDATAS A MISS UNIVERSO E OLHA GARANTO DAVA EMPATE NAS DUAS? AGORA PELO Q LI EM DIREITO, SÓ OS NOMES DO DNA?KKKKKKKK

  13. Karlos63

    Depois do caldeirão envolvendo Joaquim Barbosa, o paladino do mensalão, seu filho e o apresentador Luciano Huck, agora temos os casos das filhas dos ministros Fux e Mello. E são esses senhores que, em última instância e essência, são responsáveis por zelar pela moralidade nacional. Estamos muito bem arrumados. 

    Responda
  14. Czar

    É simplesmente ridículo essa oligarquia no Brasil. É filho de senador, de deputado, de ministro, de cantor, de ator... O que sobra para os "simples mortais"? Isso mesmo, as sobras!

    Responda
  15. Carlito Albuquerque

    O nosso país não muda. Certamente vem no ato da nomeação outro fato. Favores dos pais, por exemplo, no mensalão. Será? Não duvido. O exercício da cidadania no Brasil não tem valor algum, principalmente, nos últimos tempos. Mas virá fogo do céu.

    Responda
  16. Mapkon

    Isso é um acinte à inteligência e à própria credibilidade das Instituições. Currículos pífios dessas advogadas, onde está o notório saber jurídico? Mas, para que isso, se elas tem alto Q.I. ? Triste demais é ver pessoas com alto saber e experiência serem deixados de lado, tudo isso em nome do nepotismo e do favoritismo. Vergonha, mudança nessa regra do quinto constitucional já!! Vamos às ruas!!!

    Responda
  17. ansiga

    depois que caligula nomeou o seu cavalo incitatus senador romano tudo mais é possivel como filhos de ministros se dando bem em todos os lugares, inclusive o do insuspeito joaquim barbosa na rede globo. isso é democracia? ou ação entre amigos?

    Responda
  18. Andre

    Que moral esses caras tem para falar de nepotismo no legislativo?!?!?! Eu nunca esperei nada do STF no caso do mensalao e agora eh que esta claro que esses " ministros" so estao esperando a fase de recursos para que a situacao dos seus amigos volte ao normal... E ainda tem gente que fala em joaquim barbosa para presidente. Estamos mal...

    Responda
  19. Adilson

    Caro Ministro, não, não é justo sua prole virar monge. Justo seria ter ensinado Humildade a ela para procurar participar dessa carreira em condições de igualdade com os demais. O Brasil precisa crescer e é necessário acabar de fato com as "Capitanias Hereditárias". É só seguir as Leis, que é obrigação do Supremo guarda-las e respeitá-las.

    Responda
  20. Ancar

    Mas que vergonha! Depois de uma dessas, com que moral vão exercer suas funções? Mais um exemplo do nosso tosco modelo de democracia à brasileira.

    Responda
  21. Dom

    Iniciei o curso de direito e tive que abandonar. Vi em alguns colegas a manifestação do que é mais repulsivo do comportamento humano. Ultrajante. Me enoja algumas posturas de dirigentes da Ordem e parece que o judiciário composto bacharéis em direito não se comporta de maneira diferente.

    Responda
  22. ansiga

    isso é mais uma prova do que sustento, a de que o mundo nunca viveu uma democracia, à exceção da antiga grecia, existe sim um clube entre amigos que governam e desgovernam, no caso do judiciário a verdadeira reforma seria a de extirpar-se o provimento atual em todos os tribunais, quer locais ou os de brasilia, esses cargos só poderiam ser ocupados por juizes de carreira, aquele que passa no concurso para provimento inicial e depois com um bom sistema de promoção por merecimento de verdade com fr

    Responda
    1. edicardoso

      Nem na Grécia antiga, só votavam os chamados cidadãos que era de classe social mais elevada e do sexo masculino .

  23. Paulo Netto

    Como elas são qualificadas, fiquei até arrepiado com a competência...devem ter uma bela competência...os pais fazem parte da Saga "Dilmababá e seus 40 ladrões com o Lula incluso evidente. Militares onde estão vocês que deixam essa roubalheira em nosso país, não está na hora de reverter o processo?

    Responda
    1. kiko

      Incrível que queiram imputar até o lamentável nepotismo no judiciário ao PT. Esse argumento é uma vergonha.  O Supremo tratou o mensalão do PT com dureza nunca vista.  O mensalão do PSDB (mais antigo que o do PT) dorme no Supremo.  E tem gente que quer dizer que o PT protege essas indicações?  Francamente, isso é de um irracionalismo ou "tucanismo" inacreditável. 

  24. Nepente

    Em adendo ao meu comentário abaixo: minha proposta é coerente com o momento. Isso deveria ser prática. Quem quer ocupar os cargos mais importantes, deve provar que tem capacidade para tal. Os agentes políticos estão brincando com o país, como se essas manifestações não deixassem nada no consciente popular. Chegará a hora em que tudo será revirado, e o povo sabe bem quem são os que deverão ir para a "guilhotina". Para constar: estudei na UnB, que se não é grande coisa, é muito melhor que o Ceub.

    Responda
  25. Caine

    Pergunta: O objetivo do "Quinto Constitucional" é oxigenar o Poder Judiciário permitindo o ingresso de pessoas por via diversa do concurso público? Se for assim, não seria mais correto que tais vagas fossem temporárias (5 anos, por exemplo). Desta forma haveria rotatividade e oxigenação de fato. Evitaria-se que pessoas politicamente bem relacionadas ingressassem, sem concurso, em um cargo de forma definitiva para nele se aposentar. É minha opinião.

    Responda
  26. Paulo

    Tanta parafernalia judiciaria, tende sempre a crescer, sem que haja efeito sobre a diminuição da corrupção no Brasil. Assim como o congresso o judicionario é repleto de regalias. Até o momento os mensalões não foram presos e corre o risco de terminar em pizza. Os salários dos juizes deveriam ser por produção ou apenas comissão por cada corrupto preso.

    Responda
  27. Nepente

    Eu me proponho a um debate sobre a ciência jurídica com qualquer delas. Sou filósofo e bacharel em direito, aprovado em vários concursos, estou na mesma faixa etária, nunca advoguei, pois servidor público do Judiciário não pode advogar, e não tenho a mínima pretensão de me tornar desembargador (um dia o povo vai promover uma revolução de verdade e sei que o Poder Judiciário será virado de cabeça para baixo, finalmente). Proponho-me ao debate simplesmente para provar que o Judiciário é podre!

    Responda
  28. celso

    ELEIÇÕES PARA CARGOS DO JUDICIARIO JÁ.MPs,MPF,TCM,TCE,TCU,TJ, todos eles tem que ter eleições para que saia das mãos de partidos e padrinhos as escolhas ou não haverá isenção em investigação.Aproveitem a eleição para prefeitos e inclua a de juízes e desembargadores só assim vai se acabar com esse tipo de conduta.

    Responda
  29. Verd@de

    Quem fez USP, UNESP Unicamp, federais etc, estão lutando como loucos atrás de um lugar ao sol, e as duas só nos jantares buscando APOIO.CONCORDO elas são BEMMM mais espertas que os OUTROS.

    Responda
  30. Verd@de

    Hummm, nenhuma pós, não prestam concurso público e sempre lindas e bem empregadas.Como a genética faz bem ao ser humano.

    Responda
  31. pcrodr

    Curriculum impressionante, uma atuou em 5 processos e a outra em 6, são formadas a quanto tempo? e já que são novas e o tempo corrige esse "defeito" talvez quando forem mais velhas e experientes possam voltar a integrar uma lista dessas, por enquanto não tem o menor cabimento, o que faz pensar como desembargadores experientes as escolhem numa lista tríplice com outros dois advogados com muito maior experiência, a única resposta que posso pensar é...bom deixa pra lá, o bom entendedor já sabe.

    Responda
  32. Paísd@lheira

    Se alguém acha que apenas protestos vai mudar alguma coisa nesse país está redondamente enganado. Precisamos ir à luta literalmente.

    Responda
  33. Bolivar

    Eleições na minha opinião tem que ser para PGE e PGR, para Desembargadores e Ministros, a escolha deve ser MÉRITO. Deve seguir um quadro de carreira, respeitando a antiguidade, e os serviços prestados, sem nenhuma mácula. O Candidato deve ser oriundo de Concurso Público, desde do início, e qualquer falcatrua, deve os responsáveis responder como determina a nova lei, crime hediondo, tendo inclusive que devolver aos cofres públicos tudo que auferiu com a vantagem recebida. 

    Responda
  34. jerry

    Ainda bem que estão sendo expostas pela reportagem. Mas a cara de pau é tanta que nem vão ligar. 

    Responda
  35. JIJO Nunes

    Caros amigos, não se iludam achando que nos órgãos públicos do “alto escalão” as coisas seriam diferentes dos outros. Quando se trata de Brasília, todos vivem em “berço esplêndido” e a troca de favores é o que eles chamam de “normal”. E assim, os "favores" passam de geração para geração e nunca mais acabam.

    Responda
  36. FM

    Essas anomalias corroboradas pelo governo devem ser extintas, e todo e qualquer posto não deve ser preenchido por "lista tríplice" e sim por concurso elaborado pela FGV e com divulgação em todo o pais, pq senão fica como esta os 'juízes" ainda se sentem ofendidos quando quem esta sendo ofendido e o povo.

    Responda
  37. Andrezera

    Sempre foi assim! A quem uma desembargadora apadrinhada com 5 processos vai defender? E no estado de SP, prestei um concurso para ser CLT no estado....é o fim, saber que tem tem filha de "coronel" em pleno 2013 ganhando cargo publico estável e cheio de privilégios sem nenhuma avaliação idônea !!! É um vergonha nacional esta estrutura política, nitidamente corrupta desde a base.

    Responda
  38. Indignado

    O Judiciário é outro poder que tem que passar por uma faxina moral! Nepotismo puro!

    Responda
  39. fernando

    este é um pais de corruptos, a bandidaria usa toga, nao ha discriminação!!! solução para isso só é bala!!!!! A Coreia do Norte pode ser uma ditadura, mas tem coisas boas q pode servir de modelo!

    Responda
  40. Peter J

    Nepotismo puro. Nenhuma das duas candudatas têm currículo, saber notório ou publicações. Frequentaram faculdades de baixo nível (Cândido Mendes é uma piada) pessimamente colocados nos rankings nacionais. Típicas filhinhas de papai poderoso. Nestes casos, um concurso também seria o caminho mais indicado e justo.

    Responda
    1. Peter J

      Perdão: currículo

    2. Peter J

      Sr. Rocha. Obrigado pelas explanações. Sou da área de exatas. De qualquer forma, me parece que nenhuma das duas possui currulo para o cargo pretendido. Nenhuma pós-graduação, nenhuma bibliografia, pouquíssimos processos. Mas papai resolve.

  41. jotaefe

    Esse fato faz parte do processo de manutenção do status quo social,resultante de uma educação falha que permite que a elite ocupe postos chaves nos 3 poderes. JB optou por receber em espécie "direitos" atrasados e não gozados,embora tenha tirado 127 dias de licença,sendo fotografado em bares,considerado ato legal pelo MP.Leis são elaboradas pela classe dominante em benefício próprio porque só a elite estuda seus filhos nas melhores escolas e ainda faz lobby,práticas proibidas p/ qq mortal 

    Responda
    1. sgomes

      Uma ressalva: não cabe comparar o curriculum das garotas ao do JB que é notável. Tambem não se pode declarar que ele conquistou formação acima da media porque é filho da elite! N/e/g/r/o e pobre é elite? 127 dias de licença é muito tempo, mais parece que ele produziu muito mais do que os seus pares.  Ele recebeu o tal beneficio? recebeu! melhor seria não ter recebido, mais tem MÉRITO para estar onde chegou e não beijou a mão de quem o colocou lá.

  42. lucas

    O Brasil parece que não tem jeito, pode fazer todo o tipo de manifestação, a palhaçada continua.

    Responda
  43. Prof. Valdir

    Se é hereditariedade, eu prefiro que se mude o sistema de governo para Monarquia. O bom é que a palavra soa bem com Anarquia!

    Responda
  44. Luiz Felipe

    Rui Barbosa chamava esse fenômeno na Administração Pública de " A Peste da Parentela".

    Responda
  45. Barone

    Certamente, se não fossem filhas de quem são estariam ralando pra entregar currículos (provavelmente nem estariam nestes "altos escritórios" de advogacia).

    Responda
  46. xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

    O Brasil não é nosso , É deles...

    Responda
  47. Quinho

    Fora o quinto constitucional!

    Responda
  48. decastro

     - é ai que está tda pooooodridão do brasil , filho de ministro stf,filho de deputado,parente de governador , etc ,,,,,mais ai esse pessoal faz campanha contra a presidenttttttta

    Responda
  49. Noel

    O quinto constitucional deveria ser composto por candidatos inscritos na OAB, mas que se submetessem ao critério de conhecimentos específicos, realizando uma prova. Sugere-se uma prova da própria OAB, o Exame de Ordem,o próximo a ser aplicado aos bacharéis deste ano. Quem tiver melhor "escore", leva a indicação... 

    Responda
  50. MAC

    uma pós graduaçao, hoje qualquer zé mané tem no minimo umas duas em seu curriculo.

    Responda
    1. Wilson

      A tábua de salvação da OAB é o exame, pois fundado nele, ela desfila com ares de seriedade. No mínimo, pela coincidência das indicações, limito-me a não escrever que confio na OAB e que o resultado deste comportamento é o empobrecimento da independência dos julgamentos, caso a escolha não tenha sido feitas por critérios objetivos. Tal atitude da OAB, ofende a todos inscritos no Rio de Janeiro. Por quê é interessante advogados participarem do judiciário?

    2. Wilson

      Verdade, tenho pós graduação. Curso de extensão é outra coisa, pois a carga horária é menor. Se estudo não for importante, como foi apregoado quando o Lula assumiu, por quê nosso país está uma lástima? Nosso país precisa de profissionais de respeito, a começar pelos médicos. Tudo isto é cultural, a começar pela sociedade que valoriza demais as formas estéticas das mulheres, e que chamam de profissão o fato delas desfilarem e mostrarem os corpos nus. O pensamento é este: é bonita, é competente...