-
Freitasi
Tais médicos que reclamam aqui, são os que recebem consultórios e clientes de seus pais e não sabem o que é uma medicina solidária.
-
ABC
O campeão de falar besteiras postou mais uma pérola, conseguindo se superar. Serviço Obrigatório Civil. Se o campeão de falar besteiras (G I L B E R T O) concorda, então deve aumentar em mais dois anos o curso de jornalismo, com estágio no Amazonas, onde só se chega de barco. Melhor ainda, peça demissão da F O L H A e vai trabalhar no interior, nua Jornal sem qualquer estrutura, onde ninguém vai lhe ouvir.
-
Marcel
Sr Gilberto, talvez realmete fosse melhor que a ONG Médico Sem Fronteiras. Eles estão acostumados a atuar em áreas carentes e sem infra-estrutura semelhantes às encontradas nos rincões do Brasil. Talvez também fosse melhor o sr. se informar sobre a formação de um médico e ver quanto investimento (de tempo e dinheiro) é necessário. O sr. poderia questionar os médicos que frequenta os consultórios. Duvido que algum deles ganhe menos de 10 imil reais e trabalhe em hospitais sem condiçoes.
-
Pedro
No folha de hoje fica claro que medicos residentes nas vesperas de concluir, muito bem treinaDOS, estão sendo, na prática proibidos de se inscrever ( a bolsa deles é de 2400 reais por 60 hs de trabalho semanal) . Medicos do PROVAB tambem estão proibidos de se inscrever. Fica claro que os medicos braisleiros tiveram apenas 12 dias para se inscrever enquanto os estrangeiros estão tendo todo tempo do mundo. Processo direcionado para os estrangeiros.
-
Pedro
Dimensteins, você sabia que todas as dificuldades estão sendo postas para braileiros se inscrever ? Que brsasleiros tiveram apenas 12 dias para se inscrever enquanto estrangeiros não tem limite ? Que médicos residentes bem treinados, às vésperas da conclusão, estão sendo proibidos de se inscrever, sendo obrigados a sair da residencia, perdneod o certificado ?
-
Pedro
Dimenstein, você se deu conta de que os medicos brasileiros estão tendo penas 12 dias para r se inscrever, sem saber sequer para onde vão ? Que o governo não quer esperar por medicos que estão se formando em dezembro ? Que medicos residentes ( bolsa de 2400 reais por 60 hs de trabalho) bem treinados, estão sendo proibidos de se inscrever pois poderão perder o certificado de residencia ?
-
Observador crítico
Os médicos reclamam que não têm direitos trabalhistas. Tem que levar em conta que é bolsa. Além disso, se fossem registrados pelas regras da CLT, teriam desconto de IR (27,5%) e outros. Como bolsa, recebem R$10.000,00 líquidos, mas ajuda.
-
Mauricio Nardi Jr
Sobre Cuba e seus médicos: Em 2012 a mortalidade infantil em Cuba continuava sendo 4,6 por cada mil nascidos vivos, menor que o índice de Canadá e dos Estados Unidos. A expectativa de vida é de 78 anos para os homens e 80 para as mulheres. E já em 2011 existia um médico a cada 143 habitantes!
-
Mauricio Nardi Jr
Bacana perceber que argumentos não são rebatidos! Sorry...
-
ABC
Então vai morar lá em Cuba, e compre um moderno carro Chevrolett que é americano, mas é do ano de 1951, último modelo, do fracassado socialismo de Cuba. Eu disse socialismo e não comunismo, esse último que nunca existiu em nenhum país do mundo e nunca existira.
-
-
SP30
Simplista sua análise. Por um salário bom vale tudo então? Pense em outro ponto de vista: esse dinheiro todo vai ser gasto com médicos que vão para regiões do pais onde não terão condições adequadas de trabalhar e consequentemente não vão causar grande impacto na saúde da população. Desperdício de dinheiro público e um equívoco do ponto de vista de saúde pública? Não misture esse projeto com os médicos sem fronteiras, que atuam em áreas de calamidade e não em projetos de longo prazo.
-
Guriatã
Um médico especialista,leva 11 anos para se formar,passando por vestibulares e concursos de residência médica dificílimos,alem da dureza e extensão da jornada durante a formação.Farias melhor se comparasse a carreira do médico com a de um juiz,que tem plano de carreira,salário inicial muito maior,2 férias por ano e por aí vai.
-
Marcelo
Na analise que se propõe este artigo há um equívoco ou vício de origem. Primeiro, cabe dizer, por parte do próprio governo que paga com "bolsa" o trabalho, não sendo estágio, formação nem pesquisa. Segundo comparar com mestres e voluntários é pura maldade, porque mistura assuntos e de maneira jocosa, joga a população contra uma classe; que tem problemas como outras, mas que devem ser resolvidos em outras instâncias.
-
Dias
Meu amigo isso já esta nos dando raiva. Quanto mauricinho e patricinha ( filho de papai). Estudão com o nosso dinheiro e depois não querem trabalhar para o povão. Acho que temos que jogar duro com essa turma. Se não querem trabalhar deixem quem quer. Os espanhois estão achando que é um salário muito bom. Eu sou a favor que venha os Cubanos, Espanhois , Portugueses. Se a nossa medicina é boa eu acho que a desses países são muito melhores. O resto é medo de perder a crista.
-
SP30
Vc deveria se informar sobre a realidade dos médicos e estudantes de medicina brasileiros antes de afirmar que todos são filhinhos de papai. 60-90 horas por semana de trabalho, de segunda a segunda, ganhando por hora efetivamente menos que um mecânico de oficina, segundo reportagem desse mesmo jornal. Os profissionais médicos mantêm uma boa renda trabalhando em plantões noturnos e durante os finais de semana, horários que normalmente não estão disponíveis para outras profissões.
-
-
abf
Proponha a um professor universitário lecionar para o primeiro grau, numa escola com carteiras quebradas, disponibilizando apenas giz e quadro negro, em uma cidade sem atrativo algum e sem plano de carreira. Ou ao jornalista Dimenstein trabalhar num jornal pequeno da mesma cidade, somente com uma maquina de escrever. Não é só remuneração que conta. Condições de trabalho, perspectivas futuras e qualidade de vida também são importantes. Comentário simplista demais para um colunista maduro.
-
Mabi
Existem inúmeros professores que ensinam em locais precários, recebendo salários medíocres e procurando fazer o melhor possível para o aprendizado de crianças e adolescentes. Nem mesmo a sociedade valoriza professores. Historicamente, a carreira de médico é supervalorizada e nem sempre eles salvam vidas. O foco da saúde está tão centrado nos médicos que, em nenhum momento, estão sendo consideradas melhores condições para os demais profissionais da saúde.
-
-
fabio
Sr. Gilberto, seu comentário me pareceu simplista. Não é possível comparar um médico a um professor universitário, uma vez que uma aula ruim pode ser reposta (ou refeita) enquanto um diagnóstico errado pode levar o paciente à óbito. A diferença é muito significativa! Sobre condições de trabalho e direitos trabalhistas, estes devem ser assegurados a todos os médicos, brasileiros e estrangeiros, com seus respectivos diplomas validados, naturalmente!
-
von kaio
O ufanismo disseminado pelo planeta,através do ´´nunca neste país´´,praticado peloRasputin do ABC,encobriu a realidade brasileira,desviando para outros continentes oscuidados dos´´ Médicos sem Fronteira´´...
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.