Educação > Aluno de SP poderá repetir em 5 das 9 séries Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Patrícia Oliveira

    Excelente proposta. Infelizmente, principalmente entre os adolescentes, há uma parcela que só se interessa quando existe um "medinho" de reprovação. Depois que foi estabelecida a progressão continuada, a realidade das escolas mudou muito, essa parcela passou a frequentar a escola somente para criar baderna, e os meios que existem na mão dos diretores para coibir essa baderna são muito escassos. Havendo algo a ser negociado com o aluno tudo muda de figura.

    Responda
  2. Peter J

    O trágico nisso tudo, é que esta turma de alunos semialfabetizados (não importa por qual motivo) entrará, através de cotas, nas universidades públicas baixando o nível das mesmas que já não é grande coisa.

    Responda
  3. von kaio

    Sabidamente o sistema ora vigente,teve origem pura e simplesmente,numa tentativa de burlar o Banco Mundial ,mascarando a evasão es-colar,na busca de linhas de crédito...

    Responda
  4. DiegoDevechi

    A questão é, o Governo terá recursos e conseguirá administrar o alto número de reprovados nas escolas?Já existe uma enorme diferença entre escolas particulares e públicas por parte de alunos em sala, do jeito que o ensino público está, metade de uma sala repete. Qual seria o resultado no ano seguinte, 60 alunos por sala, ou ainda mais "turmas" (7ª-A,7ª-B,...7ª-Z), as escolas tem recursos pra tudo isso?

    Responda
    1. Patrícia Oliveira

      O aluno tem o direito de "aprender" de verdade, e não apenas ser empurrado de um ano para outro para economizar recursos públicos. E nós brasileiros sabemos que não faltam recursos, falta apenas comprometimento do governo em aplicar os recursos no que for necessário para a melhoria da educação e até para o aumento de vagas, se for preciso. Seria absurdo dizer que um aluno não pode cursar novamente um ano porque o governo, que cobra tantos impostos de seus pais, não pode arcar com esse custo.

  5. Rìbào

    Ó Gigante Dorminhoco ! 10 anos Fantasias de Educação / Saúde p/ garantir Poder Eterno : ERRO ? Pequena prova : 2012 consultoria britânica Economist Intelligence Unit publicou levantamento global / EDUCAÇÃO 40 PAÃSES e Gigante Dorminhoco ficou em "penúltimo lugar" ( só ficou acima da Indonésia ). * E na "Classificação Shangai" ?

    Responda
  6. Filipe

    O prefeito Haddad foi REPROVADO, mas não terá o direito de refazer a série.

    Responda
    1. M Mig

      Admito que ele tenta .... mas o seu mal (de Haddad) é o amadorismo. E nós é que pagamos o pato.

  7. ODAIRRI

    A aprovação automática, negrigencia e prejudica o processo do desenvolvimento educacional. Acumula prejuízos irreversíveis aos indivíduos, ao longo dos anos, tirando-lhes o direito de um futuro promissor. Não é estranho o Brasil com uma população acima dos 200 milhões, ter de importar profissionais qualificados?A prática da aprovaçã automática, nega o direito à educação e a um futuro melhor!

    Responda
  8. ODAIRRI

    A aprovação automática, negrigencia e prejudica o processo do desenvolvimento educacional. Acumula prejuízos irreversíveis aos indivíduos, ao longo dos anos, tirando-lhes o direito de um futuro promissor. Não é estranho o Brasil com uma população acima dos 200 milhões, ter de importar profissionais qualificados?A prática da aprovaçã automática, nega o direito à educação e a um futuro melhor!

    Responda
  9. LM RJ

    Após o fim das olimpiadas 2012, nosso lugar no ranking olimpico é o seguinte: no ranking da corrupção e ineficacia dos serviços publicos: 1o lugar no ranking do IDH Brasil ocupa 84ª posição entre 187 países no IDH 2011 agora no ranking da educação e saude publicas quem frequenta a perfiferia e suburbio das grandes cidades não tem duvida nenhuma: estamos na rabeira! nossas crianças nao aprendem sequer a ler !!! brasil 1 país de tolos

    Responda
  10. Irineu

    Penso que é mais uma medida paliativa, com um pequeno avanço. Se é que entendi a mensagem (manifestações), o país tem de construir uma grande proposta, ou seja, uma política educacional de estado que contemple à todos, desde as séries iniciais até o ensino superior. É através de PEE que se fará a verdadeira inclusão social.Professor não deve exercer a sua nobre missão para reprovar o aluno, mas sim, dar-lhes as condições mínimas para que o aluno seja aprovado com conhecimento.  

    Responda
  11. Oswaldo

    O que esperar de um sujeito que quando Ministro da Educação disse que escrever errado estava certo?E ainda para completar o show de ignorância,chamou de fascistas os que o criticaram.Criticar quem deseduca é fascismo somente para comunistas e populistas;pois a essência desse cancro que é o comunismo praticamente eliminado no milênio passado(menos na América do Latina-Bolivarismo),Coreia e Miamar é subjugar pela fome,ignorância e isolamento do povo

    Responda
  12. Ronaldo Luis

    Reprovação é muito radical, e compromete a confiança da pessoa. Alêm de ser humilhante. Agora revisão pontual, por matéria, é mais produtivo.

    Responda
  13. M Mig

    Apenas complementando, não deixa de ser uma boa noticia. 

    Responda
  14. M Mig

    Ainda é bem pouco. Alunos que não atingiram o desempenho esperado deveriam ser reprovados em qualquer série de qualquer etapa do ensino. O engraçado é que ele teve 7 anos a fren te do MEC para corrigir isso e não o fez.

    Responda
    1. M Mig

      Onde se lê ", o meu problema é a empáfia." leia-se ", o SEU problema é a empáfia.". Afinal, eu estava falando de você e não de mim.

    2. M Mig

      Fabrizio. O seu negócio é discutir o "sexo dos anjos" para tentar provar que você não está errado, o meu problema é a empáfia. Se você leu algum trecho da lei, sabe que o MEC DETERMINA , afinal não existe lei que sugira algo.

    3. M Mig

      A aprovação continuada é facultativa. Isso mostra que as diretrizes para o ensino (inclusive o fundamental) é determinado pelo MEC

    4. M Mig

      Exato.

    5. M Mig

      Fabrizio. Acho que este parágrafo da lei já elucida a sua duvida.

    6. M Mig

      Lei federal 9394."§ 2º Os estabelecimentos que utilizam progressão regular por série podem adotar no ensino fundamental o regime de progressão continuada, sem prejuízo da avaliação do processo de ensino-aprendizagem, observadas as normas do respectivo sistema de ensino."

    7. M Mig

      Fabrizio. Aprovação continuada foi adotada por conta da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) define e regulariza o sistema de educação brasileiro.

    8. M Mig

      Caros. O MEC determina as diretrizes e critérios para ensino, seja fundamental médio, superior ou cursos livres. Secretarias de educação se submetem ao MEC (está entre as atribuições do ministério, podem pesquisar).

    9. elsa

      M. Mig, somente para lembra-lo que o Brasil é uma federação, e como tal algumas decisões pertencem aos municípios e estados, a educação está entre as estas decisões, portanto não é da competência da administração federal, apenas para lembra-lo, novamente, a progressão continuada foi implantada primeiramente no estado de São Paulo pelo ex-governador M.Covas, (PSDB), e todos nós sabemos quais estão sendo as consequências para a sociedade. Reflita antes de criticar.

  15. RenataSP

    Não sou da área, mas penso que somente repensar a reprovação e o remanejamento dos ciclos não resolve os graves problemas da Educação no Brasil. A escola pública tem de pensar numa forma de trazer as famílias para dentro da escola. Envolver as famílias em atividades na escola, nos finais de semana, por exemplo, ou mesmo em eventos noturnos, seria uma forma de minimizar o fosso que separa o ensino da realidade das periferias.

    Responda
  16. Galvão

    Um feliz decisão. Muito contriburia se essa decisão viesse acompanhada de avaliação periódica do desempenho da classe, para verificar se aprendizagem estava melhorando ou não e assim o professor(a) poderia ser avaliado para possível reciclagem.

    Responda
  17. whanaoka

    Até que enfim, uma boa proposta para a educação! Não vai acabar de todo com a aprovação automática ou "progressão continuada" (que é uma farsa), mas é melhor do que nada! A situação atual só  incentiva os alunnos a não estudarem e a desespeitar os professores em sala de aula! Espero que o Alckmin siga o exemplo na rede estadual, que está uma *****!

    Responda
  18. Cassia

    Criança não pode ir  p/  o próximo ano se não estiver alfabetizada, se não vai usar muletas em todos os anos seguintes!

    Responda
    1. Anna

      Eu concordo, e avisa pra esses "educadores" q são contra, mas nunca entraram numa sala de aula pra alfabetizar um aluno, sequer, e ficam dando "pitacos" sem saber da realidade! 

  19. Rubens MS

    I- Quem teve a curiosidade de pesquisar as características das escolas primeiro colocadas pelo Ãndice de Desenvolvimento da Educação Básica, percebeu que condições materiais, a qualidade do corpo docente  e de funcionários estão presentes em todas. Observa-se também que em todas aconteceu um fortíssimo engajamento da escola com a família dos alunos. Em uma, a diretora passava a mão no telefone e comunicava-se com os pais quando um aluno mostrava algum desvio.

    Responda
    1. Anna

      Mas a diretora telefonar pra pai só funciona quando o pai é presente, na maioria dos casos isso nao adianta nada, além de o diretor escutar o q naõ merece> Falo isso por experiencia, depois de mais de 40 anos educando!

    2. Rubens MS

      II- É interessante que a ampliação dos anos de repetição escolar, a proposta de enviar as notas às famílias e a consideração sobre indisciplina por parte dos professores relacionam-se a concepções conservadoras pois retornam ao mérito e competência, à família e à autoridade. Enfim, parece que o Estado dá-se conta que ser indulgente não basta. Sobretudo no envolvimento da família com a escola, acho que Haddad acerta em cheio, mas cabe ser mais incisivo.

  20. ze maria

    Uma boa noticia... hj essa mo.lecada não respeita mais a autoridade do professor, só que ouvir fun.k e jogar bara.lho na sala de aula. o professor, alem do salario r.uim, tb tem que atu.rar as mães de aluno que, principalmente nas periferias, são i.gnora.ntes e em alguns casos, ameacam o professor, se garantindo no marido, que é algum ban.dido conhecido no bairro.

    Responda
  21. lapanagio

    Mais uma contribuição inestimável para a educação...Esse tipo de plano estapafúrdio não deve ter sido gerado no cérebro do seu "inventor", mas numa parte anatômica mais abaixo...

    Responda
    1. lapanagio

      Sim Ana, sou professor. Quem não aprende não deve ir para frente. Deve ser ajudado no que for possível, mas não com esse romantismo e verniz educacional que se apregoa no Brasil. Romantismo é bom em novela.

    2. Anna

      Acaso vc é professro? se for, onde? Não tem idéia do q é a realidade das escolas e critica sem saber?

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.