Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Célia L H

    É contraditório que para se 'integrar' determinada parcela da população (a mais pobre) seja necessário primeiro 'dividir' por critério de cor, isto é, separar brancos, negros, indígenas, mestiços, etc.

    Responda
  2. AA

    Os imigrantes italianos, alemães, japoneses, dentre outros, vieram para o Brasil no final do século XIX, eram pobres, vieram trabalhar nas fazendas no lugar dos escravos, trabalharam e criaram progresso ao sul-sudeste, um progresso q jamais tinha sido obtido com a escravidão, q só foi boa para os coronéis, a pergunta é: que "divida histórica" tem os milhões de brasileiros descendentes dos imigrantes?

    Responda
    1. AA

      Raça entre humanos existe, da mesma forma q existe em outros mamíferos, e ñ tem nada a ver com cor, é só por juntos um coreano, um pigmeu, um aborígene, um banto, um esquimo, um italiano, um hindu, um índio boliviano, para perceber isso. Raça ñ significa superioridade, significa apenas diferença. Tiraram a palavra "raça" de uso, mas como vão tirar o nacionalismo de uso? O ex-presidente do Irã ñ precisou da palavra "raça" para desejar "var rer Isr ael da fa ce da terra".

  3. AA

    O interior de SP, a região mais rica do Brasil, ñ foi feita por gente q tem universidade, foi feita por empreendedores, a maioria com ensino básico, e os q tem nivel superior ñ o usam no negócio, pa ñ presta, nível superior só serve mesmo para ganhar altos salários no serviço público, q vive as custas do imposto q cobram dos q realmente trabalham. As cotas são um cabal atestado de incompetência do MEC. Em um país sério e democrático todos são iguais perante a lei, ñ é o caso do Brasil.

    Responda
  4. Déjà vu

    E mais uma variável para complicar o nosso mundo. Existem raças que se consideram superiores as outras, fonte de toda violência desde sempre. "O homem é o Lobo do homem"

    Responda
  5. Paulo

    Hélio Romantismo não resolve o problema. Ele existe. A Raça é Humana e o preconceito tb. Assim como o Darwinismo Social, o homem sempre será um animal territorial e bairrista, sempre. É da condição Humana. Hannah Arendt.

    Responda
  6. Paulo

    Hélio Romantismo não resolve o problema. Ele existe.

    Responda