Educação > Formação de professor fica longe da realidade da escola Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Há 2 realidades da escola pública brasileira, tão distintas quanto água e óleo. Enquanto uma é excelente e forma verdadeiros cidadãos e bons profissionais a outra têm elevadas taxas de evasão nos envergonhando continuamente ...As escolas militares são o melhor que esse paÃs conseguiu produzir com dinheiro do contribuinte. O dinheiro proveniente dos mesmos cofres são "rasgados" diariamente com toda sorte de falhas.
Sinceridade, assunto gasto, ultrapassado. Professores, estas reportagens não trazem mudança alguma.
Quanto ao assunto salário. Em uma reportagem da própria folha, o salário de professores da rede pública do Distrito Federal são maiores do que o salário de professores da Finlândia. basta então comparar o aprendizado destes estudantes para validar o conceito que o problema é o baixo salário. Caso o aluno médio do DF esteja mais preparado do que o aluno médio da Finlândia, então esta teoria está comprovada.
Então pergunto: É falta de prática de ensino ou de conhecimento especÃfico???Os professores brasileiros são fracos no conhecimento especÃfico. Tenho um doutorado em bioquÃmica, sou médico, e não posso dar aulas em escolas de nÃvel médio e básico pois não tenho a dita licenciatura, embora tenha lecionado em universidade por 17 anos. O diagnóstico está errado. A realidade da escola é que quem ensina não sabe o que ensina. E isto, não é solucionável por cursinhos de pedagogia...
Falta conhecimento. E, tristemente, em S.Paulo, os sindicatos já admitiram isso ao rejeitar qualquer forma de valorização do professor vinculada ao mérito. São contrários às provas para admissão de professores temporários, às avaliações para aumento de salário e a aumentos vinculados ao desempenho dos alunos. Pedem aumento para depois melhorar. Como se a opção natural do profissional que, sem demonstrar mérito, recebe um aumento fosse voltar à universidade e não comprar um carro (p. ex.)
O pessoal que trabalha no setor público possui uma "formação" sem compromisso com a educação. Os profissionais que estão nas melhores escolas particulares têm especialização, mestrado e isso traz uma diferença impressionante em sala de aula. É por isso que filhos dos professores de escolas públicas estudam em escolas particulares.
O fato de muitos filhos de professores de escolas públicas estudarem em escolas particulares revela o quanto eles confiam no desempenho de seus colegas. Â
Há professores ruins na área privada também. E em SP a progressão continuada acabou com os bons professores.
Ministério da Educação, Meus pêsames pela "educação/gestão mal continuada" que o MEC vem promovendo há muito tempo, que nos deixa como legado uma classificação baixÃssima sobejamente conhecida nacional e internacionalmente que resultou na:a- falta de dignidade da profissãob- falta de professoresc- falta de alunos fazendo as matérias de licenciaturad- falta de professores capacidadose- falta de cursos de educação continuada para toda a licenciatura
Será mesmo que o problema é de conteúdo ? Os professores da rede pública, os diretores e equipe administrativa bem que poderia visitar e fazer uns bons estágios nas escolas militares e assim ter um nova dimensão das "coisas".
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Educação > Formação de professor fica longe da realidade da escola Voltar
Comente este texto