Luiz Felipe Pondé > Dior not war Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Bern

    Pondé, obrigado. Muitíssimo obrigado por transformar em palavras aquilo que a nós é o óbvio. Tarefa difícil, colocar em palavras simples, você é um mestre. Talvez, e mais uma vez, os zumbis não acordem, mas a vida fica bela quando alguém sinaliza que não estamos sozinhos.

    Responda
  2. AA

    O por que os "chiques" e grande parte dos "intelectuais" não gostam do capitalismo (Liberalismo) está bem explicado no livro "Por que os intelectuais se opõem ao capitalismo?" de Robert Nozick.. Em resumo, essa mágoa deles é pq o capitalismo premia os empreendedores, os q produzem mercadorias úteis a sociedade e não dá o valor ao q eles escrevem q eles gostariam q fosse dado. As pessoas preferem ir ao futebol ou a um show da Madonna do q ir em uma palestra deles, isso os magoa muito rsrs

    Responda
  3. Marcelo Fernandez

    Se Dagny Taggart lesse este texto, largaria John Galt para ficar contigo, Pondé.

    Responda
  4. Déjà vu

    "Vaidade de Vaidades!! Tudo é Vaidade". Já disse o Sábio. No final os Sábios e os Tolos terão o mesmo fim, serão esquecidos e retornarão ao pó. Tudo é como correr atrás do Vento!!!

    Responda
  5. alexmed

    O Helio Schwartzman já escrevera algumas coisas interessantíssimas sobre este trabalho "Why Nations Fail". Não li ainda. Tá na lista, mas agora ganha um upgrade no meu Top 10 de livros a comprar. É curioso como Popper faz uma abordagem muito compatível em “A Sociedade Aberta e Seus Inimigos”. É triste saber que o capitalismo aqui só funciona para os amigos do rei. Qualquer empreendedor é coagido a oferecer mimos a funcionários públicos e políticos corruptos. Isso é capitalismo mequetrefe.

    Responda
  6. Disney

    Uma contribuição humilde ao nobre colunista, qualquer relação da marca Dior com a demissão do Galliano pela declaração antissemita em 2011, não é mera coincidência

    Responda
  7. Lauro Melo

    Pondé. Quando eu era estudante de economia, ouvi de um professor, uma afirmação que até hoje não esqueci. Segundo ele “o socialismo/comunismo é uma febre juvenil, passa com a maturidade”. Quando jovens somos românticos e idealistas e se a inteligência não nos ajuda, corremos o risco de ficarmos fanáticos pelas utopias do socialismo/comunismo. O capitalismo é imperfeito, mas o socialismo é mil vezes pior. LAURO MELO. 

    Responda
  8. Célia L H

    Pondé, o que se afigura preocupante não é que os jovens falem mal da sociedade de mercado (isso até eu faço...rsrsrsr), o problema é quando eles começam a sonhar com uma alternativa comunista/socialista radical...aí o bicho pega...rsrsrs

    Responda
    1. Célia L H

      E aí, Wrolli? Foi para o Foro de São Paulo? rsrsrs....

  9. eusbarbosa

    Aplausos de pé! Esse foi um dos melhores textos do Pondé e uma das melhores análises que já vi no jornalismo tupiniquim. Grato pela sua lucidez e coragen de expor as coisas como elas são. Já é tempo de nos tornarmos uma sociedade adulta e responsável pelo seu destino. Chega de choramingões socialistas querendo milagres de cima para baixo, querendo tetas do Estado. Ou trabalhamos para produzir uma sociedade rica, ou continuemos como Jecas-Tatus sentados no caminho. http://bit.ly/1b6HOJH

    Responda
    1. Peter J

      Os genuinos, repito genuinos, capitalistas e empresários, prontos para assumir riscos, precisam apenas que o governo não os atrapalhe. São raros, pois a maioria quer benefícios indevidos, e o governo e burocracia brasileiros atrapalham e não pouco.

  10. Spina

    O problema do capitalismo no Brasil é sua exclusão. O Custo Brasil alimenta os parasitas do estado, nos três níveis, e desvaloriza o salário da maioria esmagadora da população. A classe dirigente sabe disso, mas mantém o cenário porque é beneficiada pela privatização do estado. Infelizmente no Brasil, ainda vivemos o salve-se quem puder.

    Responda
    1. eusbarbosa

      Não há capitalismo no Brasil. Aqui ainda vivemos sob o regime das capitanias hereditárias. Estamos ainda longe do capitalismo, infelizmente.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.