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  1. svarat

    Deixe de bobagens politicamente corretas Dimenstein, não há como ensinar sem cobrança e disciplina, isso é baboseira. Crianças e adolescentes não gostam de estudar, gostam de brincar e farrear e sem pressão a coisa não funciona. Se não aprendem a ser cobrados não estão preparados para a vida que cobra sempre, quando forem adultos vão ser cobrados em seus empregos e terão que desempenhar senão é rua, e é bom que aprendam desde já. Essas teorias educacionais modernas são um tremendo fracasso.

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  2. whanaoka

    E é exatamente por causa de pessoas como Gilberto Dimenstein que enxergam maus estudantes como vítimas e coitadinhos que foi criada a aprovação automática. O resultado foi a proliferação do analfabetismo funcional. Mas o autor do blog esta tão desconectado da realidade que fica publicando esse besteirol de transformar aluno em vilão! Tive a sorte de pegar ainda professores da velha guarda da boa escola pública (que estavam prestes a se aposentar)!

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  3. Vigilante

    Estudei da 1ª à 8ª séries em uma escola municipal. Tive excelentes professores. Obviamente estou falando de uma escola de trinta anos atrás.Honestamente, acredito que disciplina faz muito bem. Assim, se houver um bom conteúdo e disciplina, em breve poderemos ver as escolas públicas em pé de igualdade com as particulares. 

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  4. Maurilio

    O que há é muita frescura hoje em dia. Estudei em escola pública, na década de 60. Uma prova mensal e 2 exames semestrais. Se não tivesse média no final do ano, repetia. Simples assim! Será que os iluminados da nossa Educação não conseguem mais ver isso nos dias de hoje? Que dêem condições de trabalho aos professores, uma boa remuneração e boas escolas aos alunos, e só. Isso basta.

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    1. luizcandidob

      Maurílio, eu tive exatamente a mesma experiência e só tenho boas recordações da minha Escola Pública. Mas realmente muita coisa mudou na sociedade, principalmente a relação com os filhos. O resultado é que antes uma criança chegava na escola educada, pronta para respeitar as professoras e comportar-se durante as aulas, ou seja, pronta para aprender. Hoje, as crianças têm o DIREITO (segundo alguns, o DEVER) de detonar todo mundo, a começar pelos pais e professores. Assim não dá nem para começar!

  5. Anna

    Assim o aluno passa o ano MAIS deve "..... MAIS??  ISSO Q DÁ MAO REPROVAR QUEM NAO APRENDEU!!! Sr GD: no seu tempo nao ensinavam direito ou o sr tbm foi vítima???

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  6. baltazar

    Considerando uma escola sem "aprovação automática": quatro provas bimestrais, se necessário, quatro provas de recuperação, exame final e os sem média vãp para o conselho de classe e, mesmo assim, não consegue ser aprovado, querem o que?Os planos da prefeitura deve ter a participação ativa dos professores das crianças e dos adolescentes e, não, os "especialistas" profissionais que há décadas não conhecem a realidade dos pobres mortais.  

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    1. luizcandidob

      Pois é, Baltazar, antes de considerar a garotada como vítima, apenas (ela realmente é vítima de vários fatores), vamos conferir se: 1) Estava na sala de aula? 2) Estava prestando atenção? 3) Se teve alguma dúvida, perguntou na hora? 4) Fez os exercícios recomendados? 5) Estudou, ao menos para as provas? Se a resposta para todas estas questões for "Sim", é praticamente impossível haver reprovação. É claro que deve existir uma infra (escola, professores, material etc.), mas o aluno tem seu papel.

  7. rrenard

    O problema é o modelo de educação existente. As escolas como são hoje, não passam de "linhas de montagem" de ensino. Repetir de ano ou não é apenas o critério de qualidade adotado pelo gestor do sistema, para medir a conformidade com o que se estabeleceu como aceitável. Dai o termo desperdício quando os alunos não alcançam as notas mínimas. O foco é a nota e não a educação. O objetivo deveria ser educar os alunos, independente do critério adotado e das dificuldades existente.

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    1. luizcandidob

      OK, rrenard, mas como aferir se o jovem ou a criança foi "educado"? Por algum tipo de avaliação individual por uma junta de professores, ou melhor, de "educadores"? É muito fácil jogar um problema na mão dos outros e dizer que este deve ser resolvido "independentemente das dificuldades existentes". Isto é muito bacana no cinema, com a equipe de "Missão: Impossível!", mas no mundo real simplesmente não funciona. Os pedagogos, sempre cobrando tudo de todos, jamais chegaram nem perto.

  8. toni

    Engraçado como a visão de um "especialista" que não pratica o ensino na periferia difere dos que por lá passaram ou ainda passam. Tadinhos das "vítimas". Provavelmente serão eles, a permanecer tudo como está,  ao chegarem anos depois ao mercado de trabalho, analfabetos funcionais, se tanto,  acolhidos com complacência e régia benevolência dos seus patrões. Também não serão, aqueles que por circunstância especial almejar um curso superior, submetidos a processo seletivo. Portanto......

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  9. AA

    Não existe razão para a educação ser boa no Brasil, o socialismo que domina o Brasil precisa de inc_ultos para se manter no po_der, o socialismo só conseguiu ser aceito no mundo em países periféricos, nas nações mais cultas não foi aceito ::: Qto a aluno repetir, acredito q GD seja favorável q no time de futebol de uma escola todos joguem, os pernas de pau tb tem q jogar, ñ importa q o time perca de 1 0   a 0, se os ruins de bola ñ jogarem vão se sentir como vil_ões...

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    1. wiliam

      A questão não futebol, a questão se o aluno tem que estudar, mas se não colocarem limites eles fazem o que quer. A vitima hoje é o educador que na sala de aula é coagido pelos seus alunos , que vai matar ele la fora.A realidade na sala de aula é outra.

    2. luizcandidob

      AA, uma correção: De fato, o sistema de poder que domina o Brasil precisa de incultos para de preservar, mas este nada tem de Socialismo, não passa do velho patrimonalismo de sempre com alguns novos atores parasitando na máquina do estado. O petismo-lulismo é mais do mesmo com uma fachada populista que serve, dentre outras coisas, para que os paulofreiristas arruínem a Educação e, consequentemente, o futuro do país achando que estão fazendo uma revolução.

  10. Ricardo Flor

    Os alunos precisam desde o mais cedo possível voltarem a sentir as consequências dos seus atos, sim, ou vãoi continuar se tornando adultos que se surpreendem com isto. Pensando sempre que é injusto colherem menos dos que plantaram mais. E se o desnivel normal entre os alunos já prejudica o ensino, muito pior quando há aqueles que deviam estar na série anterior.

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  11. luizcandidob

    Gilberto, considerar o aluno tão-somente como vítima é um velho erro que ocasionou no fracasso da nossa educação pública. Sim ele é vítima de vários dos fatores que você listou, mas este "coitadismo" ocasionou várias gerações de crianças e jovens sem qualquer noção de limite, que se sentem liberados para maltratar os professores e não estudarem. Os "educadores" como você ficam esperando a descoberta da "pedagogia perfeita", quando todos aprenderão sem esforço e se divertindo. Isto não existe!

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  12. Fábio

    Dimenstein, discordo.Hoje em dia estão vitimizando demais os alunos. No meu tempo, quem estudava e se esforçava passava, quem não se esforçava era reprovado. E ai da gente se não apresentasse a lição de casa no dia seguinte. O Haddad está se revelando um péssimo prefeito em várias áreas, mas nessa questão educacional eu estou com ele.

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  13. Alex

    "Assim o aluno passa o ano mais deve continuar estudando conteúdos passados." ... "Mais" não né? Melhor corrigir, né? Ainda mais em um texto sobre educação.

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    1. alexmed

      Ai minha Nossa Sra. das Preposições... Hehehe