Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. BART

    Dimenstein, já que v. está dando uma de dono da verdade explica aí porque fazem alguns anos atrás você foi para os grotões do Brasil fazer uma reportagem sobre prostituição infantil enquanto na nossa querida FSP pululavam classificados com "lolitas" e "ninfetas" oferecendo sexo pago. Ficou com medo de encarar o patrão e perder o emprego?

    Responda
  2. Micali

    Gilberto, como muita maestria você relatou bem o fato. As entidades médicas estão exacerbadas porque é simples: estão perdendo e perderão ainda mais espaço junto ao povo. Mas é de se perguntar: qual foi o programa que estas entidades apresentaram para melhorar cuidar da saúde da população? Contrariamente, o sistema público sempre funcionou mal, para favorecer o privado Mas o programa Mais Médicos não foi feito para os médicos...foi para o povo e quem deve dar opinião é o povo.

    Responda
  3. Spina

    Somos todos hipócritas. Devemos perguntar ao brasileiro que será atendido por estes profissionais, o que ele acha. Quem tem assistência médica, com acesso aos melhores especialistas e hospitais, não tem o direito de opinar sobre a questão. Afinal não vai recorrer a esses profissionais mesmo.

    Responda
  4. Pedro

    E agora! Onde está a vergonha! Onde está o corporativismo. E o Ministério do Trabalho o que vai fazer agora? Esquecem ainda de falar que este falso salário pago aos médicos brasileiros é pago por 2 meses no ano e depois não é pago por falta de verbas. Falta de conhecimento e de informação e percepção deste colunista e vários outros. http://folha.com/no1334262

    Responda
  5. Pedro

    E agora Gilberto e comentaristas a favor do programa. Será que entendem o foco? O foco não é corporativista mas sim que se faça algo não político eleitoral em sim uma mudança nas bases de verdade! O foco não são os médicos cubanos mas sim o convênio e o modelo de uso do dinheiro. O foco é o descaso com o sistema Sus e o uso deste programa desviando a atenção de todos passando a impressão de que o Governo fez algo de concreto pela saúde. http://folha.com/no1333677

    Responda
  6. Ted

    Quando voce morou em NY iria  a algum medico estrangeiro/ou Americano que não passou nos exames  para ser credenciado medico lá????

    Responda
  7. Pedro

    Gilberto. A sua opinão está muito distante da realidade , infelizmente descohecida por sua pessoa. Os médicos do Brasil há tempo lutam por condições mínimas de trabalho, incluindo remédios, equipe, esparadrapo e carreira para dar continuidade e não foram atendidos. A deturpação do governo que se aproveita disto para levar dinheiro e promover candidatos a governo , esquecendo completamente do que os brasileiros precisam é que é errada. Histeria você vai ter se seu filho necessitar ser atendido !

    Responda
  8. Arena

    Vários médicos super-destacados, formados a anos, professores de medicina, com clientela particular estão contra essas determinações autoritárias do PT. Vocês acham que estes médicos estão preocupados com a concorrência dos cubanos e fazendo corporativismo? Estão preocupados com exercício ilegal da medicina, trabalho semi-escravo e falta de investimento em saúde. Quando existia a carreira de estado as coisas funcionavam, eu era atendido no INPS da época muito bem.

    Responda
  9. Bigode Espanhol

    Caro Dimenstein, você é estudado o suficiente para saber que o maior problema de saúde pública do país não é a falta de assistência médica e sim a falta de água e esgoto que mata milhares todo ano. Infelizmente fica claro que é mais uma manobra  para estimular a luta de classes e fazer marketing com o povão (aliás não só com o povão pois até você caiu nessa....) em cima disso.....

    Responda
  10. JB Costa

    Nota dez para o texto. Quem não se envergonha com tanto preconceito, insultos e baixarias?

    Responda
  11. Zureta

    Não é sempre, mas desta vez o Dimenstein está CORRETO. A única ressalva, é quanto ao pagamento dos salários diretamente para o Governo de Cuba (sustentando uma ditadura de esquerda), porém ... ABAIXO O CORPORATIVISMO DOS MÉDICOS.

    Responda
  12. zarkov

    O Dimerstein está muito certo. O corporativismo na Medicina brasileira tem ranço das velhas "reservas de mercado" e revolta porque tratam a vida dos pacientes como se fosse  detalhe irrelevante. Porcaria de médicos que temos no Brasil. Ganham formação GRATUITA paga pela sociedade brasileira (USP, federais, etc) mas acham "absurdo" devolver alguma coisa em troca. E ainda por cima, é a classe profissional mais bem paga.Medicina brasileira = VERGONHA

    Responda
    1. Pedro

      O absurdo é esquecer que todos os cursos são pagos por todos a não somente a medicina. Onde estão os engenheiros, advogados, jornalistas,enfermeiros,administradores, biólogos,  agricultores trabalhando  a R$ 2,00 a consulta, sem ter as condições mínimas de trabalho? Onde estão? Corporativismo de quem? Favor e gentileza feitas por outros é moleza. Vai para o sertão construir por benevolência, noticiar, tratar das questões jurídicas dos coroneis,pois também pagaram pelo seu curso!

  13. Marcos

    O governo deve sim, continuar com esse projeto!!! Só vamos ver os resultados certos ou errados, após a implementação estar em curso, antes disso é mera especulação.

    Responda
  14. karamazov

    Sr.Waldir Pinot,  quem não tem argumentos tergiversa sobre réguas e compassos. Ninguém deve ter vergonha em debater qualquer assunto, muito menos jornalistas. Um debate  público qualificado entre médicos cubanos e brasileiros e seus respectivos "ministros da saúde" seria desejável. Videos mostrando a "excelência" da medicina cubana e brasileira seriam exibidos. Veriam que o Brasil não é o Haiti e sofre apenas de desastres politico/administrativos.

    Responda
  15. JAK

    Apenas um acréscimo ao seu excelente texto: "Provas têm demonstrado que uma boa parte dos alunos formados nos cursos de medicina no Brasil não está apta a exercer a profissão. Não vou aqui discutir de quem é a culpa, se da escola ou do aluno." Nenhum dos dois, Dimenstein. A culpa é do governo (ministério da educação) que concede a abertura, sabe-se lá como. Há décadas as entidades e personalidades médicas criticam a abertura indiscriminada de escolas. Falou-se e escreveu-se, mas ninguém leu.

    Responda
  16. Ted

    Quando voce morou em NY iria  a algum medico estrangeiro/ou Americano que não passou nos exames  para ser credenciado medico la????

    Responda
  17. Complicador

    Gostaria de saber a opinião dos dentistas brasileiros que trabalham em Portugal sobre esse assunto ?

    Responda
  18. ELISEU

    Parabéns pela coragem de denunciar o corporativismo dos médicos brasileiros Gilberto.Claro que a contratação de médicos estrangeiros é um paliativo até que os governos Federal, Estaduais e Municipais tomem vergonha na cara e façam sua parte para evitar esse "apagão" de médicos no interior e periferiasPor outro lado, acho vergonhosa a postura das associações médicas que se opõem à vinda de médicos para cuidar do povo desassistido. Abaixo o corporativismo!

    Responda
    1. Pedro

      O governo não que resolver o apagão. O governo que é manter o  apagão, razão pela qual nos últimos mandatos não fez nada pela saúde na sua infra estrutura. Agora traz médicos de Cuba. Por que não dos EUA, da Itália, da França, da Inglaterra? Estratégia politica pura. Corporativismo é a desculpa enrustida nos sem conhecimento.Faça sua parte e vá para o sertão trabalhar na sua área, sem condições mínimas.Melhor trabalhe nas cidades maiores sem condições básicas!

  19. martins

    Em nenhum momento, o jornalista falou sobre os contratos dos cubanos!!! Não questionou o motivo pelo qual os cubanos não se inscreveram no revalida individualmente como cidadãos livres!! Em nenhum momento o jornalista questionou a falta de concurso ( de verdade) nessas localidades!! Em nenhum momento foi colocado para a população a quantia que o governo de Cuba vai embolsar para explorar seus médicos.

    Responda
  20. Mensageiro

    Voce deveria ter uma opniao menos tendenciosa, a prova é exigencia em todo pais serio, porque eles nao podem faze-la, e mais olha a medida em que médicos formados no exterior estão chegando ao Brasil, por conta do Programa Mais Médico o Cremeb e o Sindimed já têm recebido queixas de médicos que estão sendo demitidos por prefeituras para darem lugar aos médicos de fora. Ou seja, prefeituras já fazem a substituição de profissional ao invés de permitir a ampliação do quadro.

    Responda
  21. MF

    Parabéns Dimenstein. Esta coluna trouxe um fio de luz nesta historia. 

    Responda
  22. Mensageiro

    Leia a materia que a propria Folha divulgou do trabalho de medicos estrangeiros nos EUA, la se faz 2 provas de conhecimento + proficiencia na lingua inglesa e ainda tem que fazer residencia lá, enfim tem que ser feita a prova, os medicos brasileiros nao sao contra a vinda de estrangeiros, mas da nao realizacao do revalida, voce esta distorcendo a nossa luta.

    Responda
  23. Gaia

    corrigindo: tradutor juramentado é caro)

    Responda
  24. Gaia

    A históra em três atos. Ato um: O Brasil descuidou de suas escolas de medicina. Há muito a imprensa mostra, mas só o povo nas ruas convenceu. Ato  dois: As leis brasileiras são muito rígidas com os diplomas do exterior. O processo é cansativo, desgastante e radutor juramentado é caro! Ato três: O governo resolveu facilitar (tudo bem, as filas diante dos hospitais merecem) e deu de cara com a estupidez de um povo que não sabe que competência não está na cor da pele.  

    Responda
  25. Carletti

    Não queremos médicos cubanos.... Queremos enfermeiras suecas rs rs rs 

    Responda
  26. vado

    Ah ! E a estrutra dos "hospitais", também ninguem fala. Basta o medico ? Enfermeiras, auxiliares, etc.

    Responda
  27. vado

    Por que ninguem fala do evidente aspecto eleitoreiro da medida. Senhoes do dia a dia dos jornais, nâo lembram das medidas do venezuelano ?

    Responda
    1. kiko

      Eleitoreiro? Governar bem dá votos mesmo.  O programa está sendo preparado há muitos meses.  Foi feito levantamento junto às prefeituras para saber quantas e quais tinha falta de médicos.  Foi feito contato com a OPAS (ONU) para intermediar os contratos, foi construída toda uma estratégia para treinamento, alojamento etc.  Então, não é permitido governar bem porque isso dá reeleição? 

  28. jotaefe

    "Provas têm ... cursos de medicina no Brasil não está apta a exercer a profissão." O problema vai muito além disso. Como a grande maioria dos formandos em medicina pertence a classe de alto poder aquisitivo (a que disputa vagas nas escolas federais e estaduais e a que pode arcar com o curso caríssimo das particulares), esse pessoal quer distância dos pacientes e se recusa a fazer das mãos instrumento de diagnóstico,tornando a residencia de valor relativo na aprendizagem.

    Responda
  29. atônito

    Doutores ou não, comprova-se testando a capacidade, obrigado em qualquer país civilizado. E tudo feito dentro da lei, não rasgando as leis trabalhistas . Paguém  a quem presta o serviço efetivamente,  e ele faz do salário o que bem lhe aprouver. De  acordo com a vontade. Quem sabe não doem todo o salário, já que vieram apenas  por motivos humanitários.

    Responda
  30. Alemãoddr

    Essas pessoas que comentam na folha. Que se dizem cultas e estudadas, estão mais alienadas e manipuladas do que as que eles dizem que não tem estudo e informação.

    Responda
  31. Mane

    Não se trata de ser contra esse ou aquele! É a falta de projeto político de longo prazo como solução definitiva... e a adoção de um "arremedo" de solução eleitoreira! Por que não definem, para todos, os instrumentos de avaliação do processo de trabalho e do impacto sobre os indicadores de saúde? Só depois dessa "importação" vão investir em infra estrutura? ... e o principio da isonomia? Como você não viu, há uma questão ideológica subjacente!    

    Responda
    1. kiko

      Mané:  Medicina preventiva e medicina básica, feitas com recursos básicos, salvam milhões no mundo, principalmente crianças.  Cuba tem o menor índice de mortalidade infantil das Américas (incluindo EUA!).  Há projetos, sim, de melhorar a infraestrutura.  Mas tem que começar de algum modo.  Um médico é melhor do que nenhum.  O programa vem sendo preparado há longo tp. Foi pedido pelas prefeituras. Eleitoreiro? Governar bem sempre dá votos.

  32. Lili

    Ao que me parece, o que está por trás disso tudo é desqualificar o governo Dilma. Esse pessoal, da oposição, é claro, não concorda com nada que se proponha ou se busque resolver

    Responda
  33. KBÃ Ã O

    A água parada, precisa mesmo ser mexida...Daí sairá coisa boa, com certeza...Os vícios, devem ser extirpados...Nessa sociedade de privilégios para poucos, em detrimento de muitos...Temos que reinventar...Igualdade de oportunidade pra TODOS...

    Responda
  34. CarlosSP

    Dimenstein, infelizmente eu não me surpreendo dessa reação (no amplo sentido da palavra). É só ler os comentários racistas, xenófobos e autoritários que cotidianamente são postados aqui no UOL sobre os mais diversos temas. Só um dado: mais de 60% dos que votaram numa enquete um par de meses atrás defenderam a ditadura brasileira que nos salvou do comunismo. E não foram poucos votantes: mais de 24mil!Faça um teste com temas como pena de morte, maioridade penal, etc e vai ter resultados parecidos.

    Responda
  35. siqueira

    Não sabemos se os "medicos" cubanos são medicos,o que  estudaram,pois isso,deveriam fazer o revalida.Por outro lado nossos medicos são despreparados em conhecimento e ética.Trabalho com o povo e sempre ouço das pessoas que parente entrou em tal hospitalnão muito grave e saiu morto.Será drogas/remedios aplicados indevidamente?

    Responda
  36. Maísa

    Se isto que é dito na reportagem é fato verdadeiro "fizeram residência, parte deles ( 20%) cursaram mestrado e 40% obtiveram mais que uma especialização." porque temer o Revalida?Deveriam ser os primeiros a querer que isto fosse feito.

    Responda
    1. waldirPiNot

      Tem gente que pensa pênsil : se o juiz julgar assim, é íntegro; se julgar assado, é vendido. Daí sai aplicando sua régua mundo afora : se o médico for sueco, é íntegro; se for cubano é escravo. Não há margem pra dúvida - nem pro juiz, nem pro médico, nem pro pensamento torto !! É um mundinho pequenino, só dá espaço ao pensador, sua régua e seu ESPELHO. Foi um sistema de mundinhos assim que encalacrou o nosso STF : o Martinez morreu no dia da sua morte; e o Supremo, duvidando !

    2. SP30

      temem sim o revalida, porque não passam. O revalida já foi aplicado a estudantes de boas faculdades brasileiras, mais de 70% passaram. Porque não barram os que não passam? Pergunte ao MEC, o CRM há anos é favorável a um exame semelhante ao da OAB, quem barra é o governo (claro, defendendo o interesse de faculdades particulares, todas financiadoras de campanha). 

    3. CarlosSP

      Quem teme o Revalida, carapálida? As entidades medicas  querem colocar empecilhos a tudo custo, até um exame que elas mesmas não exigem para seus associados. Pura hipocrisia. Quando vc vai trabalhar com uma bolsa ao estrangeiro, vc não tem que revalidar teu título. Tem convênio entre entidades acadêmicas para isso. A reação xenófoba é vergonhosa. Na Europa isso tem nome: fascismo de extrema direita, e aqui essa gente mobiliza pessoas para ir xingar estrangeiros no aeroporto!! 

  37. SP30

    prêmio de harvard? Ninguém está imune a erros.

    Responda
    1. Ma

      SP, o que devemos observer e a condicao desses "medicos" cubanos.Sao escravos brancos, na verdade, trabalhando sem condicoes nenhuma, recebendo uma miseria, impedidos de sair do local onde trabalham e avisados. logo ao chegar, que se pedirem asilo serao presos e deportados.Meu Deus, de onde eles vem? Com esse tipo de nacao que esse governo compactua?Esse tipo de nacao que ele toma como modelo?Nisso que eles querem transformar os trabalhadores brasileiros?

    2. SP30

      Kiko, todos comentem erros. Esse artigo foi preconceituoso, de tom panfletário, não condiz com um jornal de circulação nacional que prega pelo equilíbrio. 

    3. kiko

      Vc chegou ao ápice da indigência intelectual, SP.  Agora vc vai criticar Harvard? E não é só isso, o jornalista tem longa carreira e constantemente critica o governo.  Na próxima crítica que ele fizer ao governo, quero ver vc duvidar da sua competência. Deixe de tanta cegueira ideologica e ódio partidário.  Isso só o leva ao ridículo.

  38. Boca II

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. waldirPiNot

      Sujeira grande há nos Contratos com os alemães...  Contrato Cubano virou GORJETA ! Aritmeticarizando : pegue o quanto paga de tarifa por dia, multiplica por 22 dias, multiplica por 12 meses e depois, multiplica por 20 anos. Daí, puxa 30% e descubra o GORDURÁGIO que saiu (e sai) do SEU salário, entrando nos bolsos TEUTÔNICOS e nos bicos TUCÂNICOS. Agora sente-se, multiplique pelo nº de usuários paulistas e... desmaie !! Alguém aí, chame um médico !! (pode até ser cubano !)...

    2. kiko

      Boca, vc continua ilustrando e iluminando este painel com seus argumentos tão argutos, consistentes e elegantes.  Vc deve ser o orgulho do partido a que vc pertence.

    3. CarlosSP

      Querido fascista ilustrado: não se preocupe, não são veterinários, são médicos.

  39. Sim Senhor

    Gilberto, meu filho, você não consegue perceber que um médico do HC-SP ganha 2 a 3 mil por mês, porque motivo ele não iria receber esses 10.000. Mais uma pergunta, porque não utilizar outros fatores de estimulo, como: Dar cotas a residência médica de quem ficar em áreas de difícil locomoção? Quando você realmente deixar de ser um mero sindicalista e passar a verificar a realidade conseguirá perceber o verdadeiro momento que nosso país passa. O que ocorre é um estímulo desenfreado a luta de class

    Responda
  40. CZILBO

    Gilberto,Uma das coisas mais indignantes é ouvir esta "gritaria" corporativista e ver as centenas ( ou milhares) de municípios brasileiros onde a população está adoecendo sem cuidado algum ou morrendo por falta de médicos! Por que esta mesma corporação não protesta contra isto alegando ser anti ético uma sociedade com centenas de formandos médicos por ano permitir uma situação como estas?Por que estas mesmas corporações não dão soluções de melhoria ao invés de protestar ao se ver ameaçada?

    Responda
  41. chico

    o programa mais médicos é simplesmente marketing eleitoral .o problema da assistencia médica é de infraestrutura e investimento .enquanto um US ouTOMO demorar 1 ano para ser realizado a situação será a mesma . se um médico se estabelecer  em municipio sem  PS , ele estará de plantão 24 hs/dia todos os dias , e não será pago por isso .será pressionado pelo juramento e pelas pessoas .quem diz se o individuo é medico são os conselhos  (CRM-CFM) não o governo

    Responda
    1. SP30

      carlos, médicos estrangeiros atuam no brasil. Todos passaram no revalida. Porque com os cubanos deve ser diferente? temos que ter certeza que são aptos para trabalhar. O CRM há anos tenta aplicar uma prova nos moldes da OAB, o CRM de são paulo fez isso há pouco, mas o MEC não permite que nenhum estudante seja barrado. Interesses econômicos são mais importantes que a saúde da população para o governo. Isso não significa que devemos abrir a porta para médicos sem qualificação. 

    2. CarlosSP

      SP30: Você não tem que coincidir com o regime cubano para aceitar médicos de lá que vem para ajudar gente sem acesso à saúde. O programa não é propaganda de Cuba. Quem está tentando que seja são os setores conservadores brasileiros que dão vergonha a qualquer pessoa com um mínimo de dignidade.O governo chamou profissionais do mundo inteiro, simplesmente Cuba tem essa disponibilidade de médicos que trabalham assim no mundo inteiro e ninguém acha por isso que os países são cúmplices de Fidel.

    3. SP30

      kiko, podemos ter confiança e acreditar em todas as estatísticas que nos são fornecidas pelo governo cubano. Afinal, a ilha é uma democracia, exemplo de transparência e honestidade né? Me de paciência, ainda existem seres que ainda acreditam nessa propaganda velha e desbotada da ditadura cubana. Tenho minhas dúvidas, vc é pago para postar aqui ou realmente acredita nessas bobagens? As duas opções me dão pena.

    4. kiko

      Chico.  Os médicos brasileiros rejeitaram o programa sem checar as condições físicas e técnicas oferecidas.  As prefeituras estão oferecendo condições básicas.  Medicina básica e preventiva não precisa de grandes recursos e salva milhares de vida, principalmente crianças.   É assim que funciona em Cuba, que tem a menor mortalidade infantil das Américas (incluindo os EUA, sabia?).

  42. Maugomes

    Se são tão bem preparados, por que não serão submetidos ao REVALIDA, como é exigido de todos os médicos formados no exterior para atuarem no país?

    Responda
    1. Nara

      Kiko, você não respondeu às perguntas colocadas. Cuba oferece esse serviço, que bom, mas por que precisamos comprar deles? Será que pelo mesmo valor nao conseguiríamos profissionais mais qualificados, e certamente mais satisfeitos, contratando-os diretamente?

    2. kiko

      Nara.  Cuba organizou, há muitos anos, um "banco" de serviços médicos que vende a outros países através da Organização Mundial de Saúde. Isso porque nos últimos 50 anos investiu tudo o que pôde na formação de médicos para a família, para cuidados básicos e preventivos.  O Banco Mundial faz a mesma coisa com consultoria financeira.  Vende seus serviços a paises, manda consultores aos quais paga só o salário e fica com o resto do dinheiro do serviço vendido. 

    3. Nara

      Kiko, você defende entao que esses médicos devam ser propositadamente impedidos de prestar o exame de habilitacao para que nao tenham outra opcao de trabalho no Brasil, endo assim forçados a trabalhar por 3 anos nas condiçoes impostas pelo governo de Cuba? E você acha isso certo? Nao acha que seria um melhor uso do dinheiro público pagar diretamente aos médicos eliminando assim gastos desnecessários com atravessadores? Isso sim seria a coisa certa para incentivá-los a ficar por 3 anos.

    4. kiko

      O Ministro explicou que o programa não pode permitir que os médicos estrangeiros trabalhem fora do SUS.  Com o REVALIDA poderiam deixar o SUS e trabalhar particularmente, não cumprindo o contrato de 3 anos.  Eles estão sendo avaliados em curso de 3 semanas, com diversas provas.  Informe-se, OK?

  43. pedro

    Como jornalista a primeira pergunta que deveria ter feito é ? Essas informações curriculares são verdadeiras ? As fontes merecem credito.? São transparentes ? E não, se essas qualificações são suficientes para um medico atender a população . Né , Sr Gilberto !!!Mas o mais surpreendentes sao suas certezas sobre informações de um País /Ditadura .Ora bolas, Sr Gilberto !!! Pesquisar mais antes de escrever faz parte de um bom jornalismo . Faça-o.

    Responda
    1. SP30

      Os caras ficam checando a wikipedia e se tornam PhD em saúde pública. O cambada ingênua de militantes temos aqui. Bem doutrinados, latem quando mandam latir. 

    2. waldirPiNot

      Discordo de Pedro e não concordo com Guipiresf : não é relevante que alguém se manifeste cometendo falhas gramaticais. Nocivo é não exercitar a percepção do conteúdo exposto. Tenho dito que até uma lavadeira de roupas na beira do rio, é capaz de apontar a sujeira no manto do STF. Dê-lhe a informação isenta e completa e ela apontará onde pode e deve ser esfregado : "seu Martinêis môrreu nu dia da morte dêle. Se feis Acôrdo, feis antis. Dispois di murrê, nem Acôrdo Liniênça ele pudia fazê".

    3. Guipiresf

      Hahaha! O jornalista a quem você dá "dicas de como trabalhar" ganhou os principais prêmios destinados à categoria, além de ser reconhecido na imprensa internacional (tem um projeto em Harvard!). Você cometeu uns dez erros gramaticais em 6 linhas (quase um recorde!). Mais uma amostra de quanto a discussão não passa por termos racionais, mas sim, por questões corporativistas ou birrinhas políticas. Numa única coisa concordo contigo: a pesquisa antes de escrever é muito necessária. Vá fazê-la!

    4. kiko

      Pedro. O articulista critica muitas vezes o governo.  Nessas ocasiões vc não faz esses reparos à competência do jornalista, não é?  Vc acha que um profissional tarimbado como ele iria se posicionar sem ter certeza dos dados?  Vc é que precisa se informar antes de opinar neste painel.

  44. Guipiresf

    Olhem o Twitte de uma e eminente médica brasileira: "Me perdoem se for preconceito, mas essas médicas cubanas tem uma cara de empregada doméstica. Será que são médicas mesmo??? Afe que terrível. Medico, geralmente, tem postura, tem cara de médico, se impõe a partir da aparência...Coitada da nossa população. Será que eles entendem de dengue? E febre amarela? Deus proteja o nosso povo!" (Micheline Borges) Realmente, coitada de nossa população que depende de gente como Michelina.

    Responda
    1. Rubens MS

      Err... não foi uma médica, mas uma jornalista. Procure sempre checar as informações em mais de uma fonte, não é garantia absoluta, mas reduz as chances de erro.

    2. SP30

      e só mais um detalhe, segundo reportagem desse jornal  a pessoa em questão não é médica, e sim jornalista. Parem de espalhar mentiras. 

    3. SP30

      isso, genial. Criticam o preconceito da médica. Depois generalizam, pegam a parte pelo todo. Criticam todos os médicos a partir de um exemplo. E de volta ao ponto inicial.

    4. waldirPiNot

      Não é prévio conceito. Há deformação de consciência ao longo da vida. Desconhece História, Geografia e outras basicidades. Qdo jovem, ouvi muito que em Cuba, as universitárias se prostituíam. Descobri depois que as prostitutas é que podiam cursar a Universidade. Passei a perceber a malícia jornalística : o que ocorreu lá, é o mesmo que passou a ocorrer aqui, após a Era Lula : gente caminhando o seu caminho (sem que sua cara impeça o caminhar). Haja misericórdia, dra. Micheline Borges !

    5. kiko

      Pois é, Guipiresf.  E é esse tipo de médico que os oponentes leigos do Programa estão apoiando.  Há só cegueira ideológica e desonestidade política na manifestação desses oponentes.

  45. Marcelo

    Que pena, quanta desinformação ou real desinteresse na busca da verdade, razão de ser do jornalismo. Mas como na guerra, a verdade é a primeira vítíma e estamos em guerra, aí temos aqueles que você qualificou como Doutores, andando em aeroportos, nas ruas, de jalecos brancos!!!Você sabia que há normas específicas para isto, portarias e leis que inclusive penalizam que assim procede? Como falar em algo mais se nem este "detalhe" eles conhecem....

    Responda
    1. kiko

      Marcelo.  Quanto demagogia a sua.  Quem disse que os cubanos irão usar os mesmos jalecos (ou sem lava-los) no trabalho?  Eles não ainda trabalhando.  Mas os médicos brasileiros que fizeram o corredor polonês no aeroporto, todos de jaleco, provavelmente sairiam de lá direto para os hospitais.

  46. Kamehameha

    Dimenstein, guarde sua vergonha para o depois, quando a zelite se tratar no Sírio Libanês e você no Albert Einstein. Porque nenhum de voces se tratará com médicos cubanos, nem você nem a cumpanherada, não é? Vamos ver as consequências futuramente e os comentários de: "É, a intenção era boa"...

    Responda
    1. SP30

      Que dados kiko? Não vejo nada de coerente no artigo. A maioria dos médicos cubanos que fugiram para os eua não podem atuar por lá, sabe por que? Porque não passam na versão local do revalida. Porque devemos aceitar médicos sem qualificação? Perdemos tempo nessa discussão besta enquanto as verdadeiras mudanças necessárias para melhorar a saúde brasileira não são feitas pelo governo federal. Esse busca apenas a reeleição, se perpetuar no poder. 

    2. kiko

      Kamehameha.  O articulista traz dados facilmente comprováveis. Vc critica, ofende, sem trazer qualquer dado concreto que se contraponha ao texto.  Essa sua forma de participação é vergonhosa.

  47. quinho

    Perfeito, direto o objetivo. E impressionante a cegueira que o corporativismo causa nas pessoas. Não e natural um grupo ser egoísta dessa forma. Somente a pretensão de se julgar de uma esfera superior leva a essa insanidade coletiva.

    Responda
    1. tadeumarcos

      Sgomes, estamos falando de vida, do direito a vida e ao atendimento. Substituir isso por nada e sim uma cegueira corporativista. As pessoas devem entender também que se Cuba for realmente tão ruim, devemos dar uma chance a esses Cubanos.

    2. sgomes

      Quinho, você não viu nada demais nos coitados dos cubanos receberem apenas uma 'partezinha" do seu salário (ninguém sabe quanto), não poderem se deslocar livremente, trazer família, aspirar cidadania, não falar o idioma local? E vens falar de cegueira?

  48. sgomes

    O teu artigo tem a profundidade de um pires! tão tendencioso que deu na vista!

    Responda
    1. SP30

      kiko kiko fazendo serão no quartel general do partido? Deve ser funcionário do PeTe que trabalha em midias sociais, não dá pra confiar no que essa entidade posta.

    2. sgomes

      Kiko, você acredita nos dados do jornalista e eu acredito em papai noel, ok?

    3. kiko

      Gomes. O colunista traz dados facilmente comprováveis.  Vc critica sem qualquer informação que conteste os dados.  Essa forma de participação, apenas para ofender, é vergonhosa.

  49. Bigonha

    Gilberto Dimenstein estúpido e ignorante por natureza, como diria Olavo. Avestruz, A resposta para seu comentário é simples. Há uma lei sobre o assunto e a mesma deverá sem respeitada. Lei deverá ser cumprida, a não ser que estejamos num regime comunista, corrupto e ditatorial, em que a opinião e o poder falam mais alto. É a democracia da estupidez e da ignorância, Lei serve pra que? Médicos não são corporativistas, são agentes que lutam para o simples " cumpra-se"!!!

    Responda
    1. kiko

      Bigonha. Vc eleva sobremaneira o debate sobre o tema! Que elegância de argumentação, que agudez de análise, que vocabulário apurado! Ofender dessa forma, só para quem tem argumentos pífios.  Quanto à questão legal, a Justiça vai decidir. Não é com xingamentos e violência corporativista que se resolve.  Muito menos com um vergonhoso e humilhante (para o Brasil) corredor polonês organizado pelos nossos "éticos" médicos na chegada dos estrangeiros.

  50. cacá

    Você tem razão, temos sim muitos e muitos médicos incompetentes. Não só médicos, advogados, engenheiros, dentistas, etc. Temos escolas ruins e também, muitos alunos ainda piores. Mas por essa razão não temos que trazer mais incompententes. Devem provar que não o são através de uma prova, antes de atenderem pessoas. Aprovo que venham de qualquer país mas, que não venham fazer propaganda de ditador e que recebam diretamente o salário que lhes pagaremos e que sejam livres.

    Responda