Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. OMAR AHMED

    A conta é simples: R$ 10.000 X 4.000 médicos cubanos = R$ 40.000.000,00 ao mês, quase MEIO BILHAO ao ano! Isto é repasse indireto ao regime de cuba! MEIO BILHÃO ao ano!  Que os médicos sejam remunerados de acordo com a legislação brasileira e recolha todos os impostos como todos nós brasileiros ou NAO? 

    Responda
  2. grauna

    O Gilberto Dimenstein foi simples e objetivo.  O Brasil  não está acostumado a decisões contundentes e os daquí não esperavam, daí pronunciamentos destemperados como o acontecido em Minas.  Uma classe tão dígna e responsavel, como a dos médicos,  não pode ter dirigentes com essa mentalidade.

    Responda
  3. dix-huit

    Dimenstein está certíssimo...É vergonhoso ver um médico colocando a vida de um paciente abaixo de seus interesses...

    Responda
    1. sgomes

      melhor dizer acima dos interesses de um governo populista em conchavo com uma ditadura!

  4. Nara

    Caro Dimenstein,Você nao acha que, com o mesmo dinheiro, conseguem-se melhores médicos pagando diretamente a eles do que usando um atravessador?Minha proposta: estipular um bom salário a ser pago diretamente aos médicos e abrir um concurso internacional onde os critérios de selecao seriam (1) conhecimentos de medicina, e (2) conhecimentos básicos de língua portuguesa. E os brasileiros poderiam concorrer fazendo as mesmas provas. Dessa forma nao haveria corporativismo nem trabalho semi-escravo.

    Responda
    1. kiko

      Nara.  Cuba organizou, há muitos anos, um "banco" de serviços médicos que vende a outros países através da Organização Mundial de Saúde. Isso porque nos últimos 50 anos investiu tudo o que pôde na formação de médicos para a família, para cuidados básicos e preventivos.  O Banco Mundial faz a mesma coisa com consultoria financeira.  Vende seus serviços a paises, manda consultores aos quais paga só o salário e fica com o resto do dinheiro do serviço vendido. 

    2. kiko

        Foi oferecido para todos os brasileiros contrato de 10 mil mensais (mais casa e comida).  Não aceitaram.  Quanto aos médicos cubanos, foram contratados através da OPAS (ONU).  São funcionários do governo cubano e recebem do governo.  Quando um funcionário de empresa nacional vai cumprir contrato no exterior, quem recebe pela venda do serviço é a empresa empregadora.  O funcionário recebe só o salário combinado.  Informe-se antes de opinar.

  5. DETESTO CORRUPÇÃO

    está dando é nojo. isto é trafico de gente. Médicos chegam para ganhar 3.000,00 rteais o resto vai para o bolso de fidel, o CUMPANHEIRO dos CUMPANHEIROS NO PODER.isto ENOJA QUALQUER Um. ( NADA CONTRA OS MÉDICOS CUBANOS). MAS CONTRA A FALTA DE VERGONHA DO GOVERNO BRASILEIRO.

    Responda
    1. Bigonha

      Qual o problema na corrupção, aliás, você está comentando um jornal financiado com parte dos 16 bilhões gastos com a compra da mídia, digo, publicidade! A OPAS é o laranja da história, e Fidel o paraíso fiscal, e quem será o grande chefão cumpanheiro? O médico é o agente anti comunista que deverá ser combatido, pois o MP é um território de frouxos, o judiciário, um conluio de impunidade, as forças armadas... esses já estão de pijamas e de joelho para a ditadura guerrilheira desse desgoverno.

  6. Rubens MS

    O perfil dos médicos cubanos que você aponta é mais do que suficiente, então qual é o problema em prestarem o Revalida? Eles são médicos honoris causa, eméritos ou laureados nobéis? Recusando a avaliação para os médicos estrangeiros, você endossa a manipulação político-eleitoreira que se encontra por trás do súbito interesse em resolver  apenas um dos nossos crônicos problemas de saúde - justamente o que é visível para o eleitor. A falta de médicos.

    Responda
  7. Carlos Alexandre

    A matéria do Gilberto Dimenstein é tendenciosa pois demoniza todos os médicos brasileiros. O fato é que os médicos brasileiros de fato não vão topar trabalham em lugares distantes, sem qualquer tipo de estrutura: sem macas, sem gaze, sem dipirona. Os médicos cubanos, que vivem sob um rígida ditadura onde falta tudo, topam naturalmente se sujeitar a essas condições, inclusive a ganhar menos de que seus pares (o dinheiro vai para o governo de Cuba). Falta confirmar o diploma e o idioma. Vergonha!

    Responda
    1. kiko

       Os médicos rejeitaram sem checar as condições físicas e técnicas oferecidas.  As prefeituras estão oferecendo estrutura básica.  Medicina básica e preventiva salva milhares de vidas, principalmente crianças.  Não são precisos grandes recursos.  Vc já ouviu falar dos "Médicos sem Fronteiras"?  O Programa oferece condições muito melhores do que aquelas em que trabalham os Médicos sem Fronteiras.  O resto é corporativismo e cegueira ideologica. 

    2. waldirPiNot

      Tem gente que pensa pênsil : se o juiz julgar assim, é íntegro; se julgar assado, é vendido. Daí sai aplicando sua régua mundo afora : se o médico for sueco, é íntegro; se for cubano é escravo. Não há margem pra dúvida - nem pro juiz, nem pro médico, nem pro pensamento torto !! É um mundinho pequenino, só dá espaço ao pensador, sua régua e seu ESPELHO. Foi um sistema de mundinhos assim que encalacrou o nosso STF : o Martinez morreu no dia da sua morte... mas o Supremo não acatou !

  8. biapereira

    Sem falar dos médicos brasileiros que vaiaram o colega cubano. Que vergonha!

    Responda
  9. bodoque

    Sr. Gilberto; o problema (a meu ver) é a aço-dação do governo em resolver o problema, sem dar uma explicação detalhada a população. Pergunto: O problema existe desde quando? O que o go-verno do pt fez para resolve-lo em mais de uma década de poder e verbas em abundância? O que levou o governo agir "rapidamente"; conhecimento do fato ou pre-ssão das passe-atas? Qual o interesse do governo é a saúde ou (re) eleição?

    Responda
    1. kiko

      Quanta desinformação.  Um programa dessa envergadura está sendo preparado há muito tempo.  Houve contato com a OPAS (ONU) que intermediou os contratos.  Houve consulta às prefeituras para saber quantas e quais estariam com falta de médicos. Houve toda uma logísitica para os alojamentos e preparação do curso de avaliação.  Não há improvisações.  O que há é coluio de uma campanha corporativista dos médicos, com outra campanha ideológica de certa oposição.

    2. waldirPiNot

      Respondo : bilhões em abundância, teve a Oposição com a CPMF. Esqueceu da CPMF ?! Mas ninguém lembra de uma Saúde nota 7... Nem o SAMU 190 havia !! Tô errado ?! A Verdade Verdadeira é que a Oposição recheou as Redes Sociais, dia e noite, de mentiras e calúnias, meias-verdades e difamações, unicamente PARA AÇODAR a sociedade. Conseguiu. Mas não ganhou nada. Sabiam que não se tira médicos da cartola. No tempo do ministro Serra, da Saúde, médicos NÃO existiam em maior número. Bote fé !

  10. AA

    Se o perfil dos cubanos é tão bom, com tantos conhecimentos e experiência, pq eles não fazem o Revalida?.. Seriam facilmente aprovados.. Toda nação civilizada faz exames para estrangeiros, ñ só em medicina.. A medicina cubana é pobre, Castro depois de 6 meses de tratamento, para ñ morrer, chamou médico espanhol, Chavez foi se tratar em Cuba, morreu rapidamente, a medicina de Cuba é como enfermagem...

    Responda
    1. SP30

      podem pedir asilo aos EUA. Há um programa deles nesse sentido, basta que peçam ajuda ao consulado do país que foram exportados como gado. 

    2. AA

      E, o dinheiro do pagamento dos médicos ser mandado para Cuba em vez de ser pago a eles é que uma coisa para GD ter vergonha.. Um exemplo do q é o socielismo.. Acredito, q já q o Brasil ñ poderá dar asilo aos cubanos, veremos muitos deles atravessarem a fronteira do Paraguai, Peru, Colombia em busca da liberdade.

  11. Célia L H

    Honestamente Dimenstein, você não tem vergonha do Governo já antecipar que não vai dar asilo político para cubano que pedir? Não tem vergonha de termos virado carceieros do Fidel? Eu tenho.  

    Responda
    1. Célia L H

      * carcereiros

  12. Renata

    Parabéns, Dimenstein.Sabe por que as associações médicas temem tanto a vinda de médicos estrangeiros? Por que daqui a pouco tempo, a maioria da população irá se recusar a ser tratada por nossos patrícios cínicos e arrogantes, que é a grande marca dos profissionais brasileiros. Muito médico brasileiro vai ter de aprender espanhol para se disfarçar de cubano. 

    Responda
    1. SP30

      boa sorte chica.

  13. Dine

    A maioria tem dúvidas sobre esta questão com tantos debates sem aprofundar no âmago da questão. Faltam médicos ou a estrutura é falha? ou ambos?Médicos cubanos já estão aqui no Brasil há muito tempo, eu mesmo conheci 4(quatro deles) são competentes? ninguém reclamou.Agora o que mais me perturba é que o governo está usando politicamente a vinda desses médicos, a compreensão dos que sentem a falta de assistência, É falta do médico mesmo e o governo entendeu isso, pronto!!!  PT COM A BOLA TODA

    Responda
  14. Déjà vu

    Sabe vendo o número de comentários desta coluna, lembrei de um Famoso Escritor Nacional de Auto-Ajuda, não importa o conteúdo e sim o número de leitores. Talvez ele almeje ser um escritor famoso. Fazer o quê, a Vida é Banal!!!!

    Responda
  15. Arthur

    Dúvida cruel: Passar por um médico cubano, formado em uma Faculdade de Medicina considerada pela UNESCO de excelência, ou passar por um médico brasileiro, formado em uma dessas UniMerdas beira de esquina, que só sabe diagnosticar virose?...Fico com a primeira opção. 

    Responda
    1. Arthur

      Teoria socialista? Do que diabos você esta falando?

    2. SP30

      não sou eu que vou me consultar com um brilhante médico cubano. Vc que é cobaia para provar suas teorias socialistas. A propósito, posso te contar o final. Não dá certo. 

    3. Arthur

      sgomes & SP30: pela primeira vez concordo com vocês. Darwin Awards para vocês também.

    4. sgomes

      mereces o cubano!

    5. SP30

      te recomendo o médico cubano. Darwin awards pra vc filhão.

  16. Bia

    Os médicos cubanos não têm culpa por estarem aqui. São tão vítimas quanto quem acredita que eles serão a solução do problema crônico de saúde do Brasil. Não faltam médicos, falta gestão e comprometimento. Para os maus médicos, os rigores da lei. Que eles façam o Revalida, como em qualquer país civilizado e democrático. Um estrangeiro para exercer qualquer profissão tem que se submeter à avaliação. Simples. Que se institua também para os novos formados daqui. 

    Responda
  17. Nosduh Seprac

    Concordo em grande parte com você, mas tb vejo sua superficialidade. Analisando apenas a vinda de estrangeiros, tudo parece lindo como um cartão postal de SP. Precisamos lembrar que o SUS paga muito mal aos médicos brasileiros e não oferece condições  para um profissional se instale no interior citado, como agora faz. O pior foram os Vetos à Regulamentação da Medicina, que nos revoltou. A explicação foi o SUS. Informe-se melhor!

    Responda
  18. Déjà vu

    O jornalista que dá tanto palpite na política de saúde devia aproveitar e ler uma Jornalista Verdade, que é Especialista na Área da Saúde e escreveu excelente coluna hoje neste periódico, e se atualizar ao invés de ter cheliques. Aaah!! seu nome Cláudia e o artigo - ANS e conflitos de interesse. Estudar e pesquisar faz bem, você sabe!!!!!!!

    Responda
  19. Daniel erm

    A indignação dos médicos brasileiros são com uma infraestrutura para o exercício do seu trabalho, expectativas de um salário compatível com a profissão e um plano de carreira. O problema é que essas medidas são de longo prazo e, pro governo, que só pensa de 4 em 4 anos, isso não importa. É um absurdo não se levar médicos às populações carentes, mas, mesmo com os estrangeiros, não há muito a ser feito. O corporativismo existe, sim, mas, infelizmente, se mostra apenas quando o assunto é dinheiro.

    Responda
  20. Renato

    Todo apoio aos médicos cubanos.

    Responda
    1. Célia L H

      Sim. Apoio e asilo político, que a Dilma já disse que não vai dar.

    2. NGC 3603

      Sim, apoio para eles se libertaram da escravidão em que vivem. Todo apoio!

  21. bino

    Não são os médicos, mas a forma que estão fazendo. E mandar o dinheiro pra cuba, ta cheirando corrupção da grande. Maracutaia, dos comunistas com os companheiros.

    Responda
    1. waldirPiNot

      Maracutaia profunda é nos Contratos com os ALEMÃES... contrato de cubano é GORJETA ! Aritmeticarizando : pegue o quanto paga de tarifa por dia, multiplica por 22 dias, multiplica por 12 meses e depois, multiplica por 20 anos. Daí, puxa 30% e descubra o GORDURÁGIO que saiu (e sai) do SEU salário, entrando nos bolsos TEUTÔNICOS e nos bicos TUCÂNICOS. Agora sente-se, multiplique pelo nº de usuários paulistas e... desmaie !! Alguém aí, chame um médico !! (pode até ser cubano !)...

  22. karamazov

    vergonha é o jornalista vendido. Se os médicos cubanos são tão capacitados porque não passariam no REVALIDA, criado por Lei ? Porque a imprensa "cumpanhera" não se preocupa com o trabalho escravo desses "profissionais" no Brasil, uma vez que seus salários irão sustentar a ditadura castrista e não suas famílias, mantidas como reféns em Cuba?  Já tivemos, no passado, jornalistas íntegros e respeitáveis.

    Responda
    1. waldirPiNot

      Tem gente que pensa pênsil : se o juiz julgar assim, é íntegro; se julgar assado, é vendido. Daí sai aplicando sua régua mundo afora : se o médico for sueco, é íntegro; se for cubano é escravo. Não há margem pra dúvida - nem pro juiz, nem pro médico, nem pro pensamento torto !! É um mundinho pequenino, só dá espaço ao pensador, sua régua e seu ESPELHO. Foi um sistema de mundinhos assim que encalacrou o nosso STF : o Martinez morreu no dia da sua morte; o Supremo ainda não deferiu !

  23. Zerati

    Jornalista que não evolui na carreira, estagnado há anos. Tenta de alguma forma ressurgir das cinzas gerando polêmica que não existe. A contratação desses escravos é totalmente inconstitucional. É por pessoas do nível desse jornalista, que poderiam usar seus veículos de comunicação para proteger a sociedade de um (des)governo corrupto e que insiste em atuar á margem da lei, que temos um país que é uma piada. Vá estudar melhor o assunto antes de ofender a classe médica.

    Responda
  24. R Villas

    Dimenstein, às vezes é útil se passar por bobo e ingênuo, não é? Esse é o seu caso. Só gostaria de receber a resposta a uma pergunta: Se os médicos cubanos possuem esse nível profissional que você afirma, porque não fazem o REVALIDA? Só isso que gostaria de saber... pois para mim, são agentes políticos que foram trazidos para a doutrinação comunista do povo humilde e simples do norte/nordeste, base eleitoral do partido corrupto chamado P T!

    Responda
  25. Nino

    Insisto censura. Ridículo. Grotesco. Artigo encomendado. Señor Gilberto: Lembro-lhe que, sem um atestado médico, assinado por médico regularmente inscrito no CRM competente, seu corpo, ao falecer, ficará insepulto.

    Responda
  26. Rubens

    Dimenstein, obrigado por publicar a verdade nua e crua sobre o corporativismo médico: se não querem trabalhar nesses lugares, por que impedem que outros médicos, ainda que de outros países, o façam? Está claro que o corporativismo nocivo não passa de egoísmo de uma coletividade que só vê os seus interesses. Desdenhar da saúde dos que vivem em comunidades pobres e afastadas é um ato desumano. Parabéns pelo artigo! Rubens Chiaroti

    Responda
    1. NGC 3603

      Não querem expor a tão "bem falada" medicina cubana a um exame tipo Revalida sério, pois o mito cairia por terra.

    2. NGC 3603

      Faltou a verdade de que, sendo médicos mesmo, não haveria problema algum em passarem por um Revalida sério, para evitar que essa população pobre seja enganada que está sendo atendida por médicos.

  27. Zerati

    Custo crer que existam pessoas que acreditem que esses "médicos" cubanos têm boa formação. Se têm a formação tão brilhante quanto você estranhamente afirma, qual o problema de se submeterem ao Revalida? Resposta simples: eles não são médicos. Pelo menos não em sua formação completa. As entidades médicas não são contra a vinda de estrangeiros. Desde que provem conhecimento. Isso é exigido de brasileiros que queiram trabalhar no exterior. Leve seus filhos nos cubanos e boa sorte!

    Responda
  28. felipebritto

    Vergonha é aceitar escravos de Fidel Castro no país. Eles vão para onde são obrigados pela ditadura comunista.

    Responda
  29. NGC 3603

    O seu texto só colabora com a distorção que você mesmo denuncia. O problema não é ser cubano, é poder trabalhar no país sem comprovação de conhecimento por prova qualificada, etapa necessária em todos os países sérios. Quanto aos médicos brasileiros, você está certo quando diz que muitos são desqualificados em conhecimento e até eticamente. É por isso que a prova precisaria ser para todos, feita pelo CFM, para brasileiros e estrangeiros. Só isso. Prova para todos!

    Responda
    1. MF

      Você não sabe ler? Leia novamente e quantas vezes forem necessárias até você entender o obvio.

    2. Pedro

      Prova para todos é uma solução. O CRM SP já tem. Elevaria o nivel dos medicos brasileiros, não discriminaria os estrangeiros e selecionaria os melhores. Mas não se pode aceitr mandar 1 bi e meio para Cuba ( fora o que já mandaram pelo BNDES )no porto de Mariel) nesse gigantesco mensalao, sem que se saiba o nivel dos medicos, e, principalmente, com o dinheiro sendo apropriado pela ditadura e, quem sabe, em parte voltando para o PT. 

    3. CarlosSP

      Você não leu a primeira parte do texto. Os médicos que vem para trabalhar (e não só os cubanos) são, em média, mais qualificados que os brasileiros. Os nacionais que iriam nesses lugares seriam médicos recém formados e com pouca experiência. Os estrangeiros, em sua maioria, já fizeram trabalhos desse tipo, tem mais anos de formados e, ainda assim, se dispõem a ir a lugares pouco favorecidos. E a prova não se exige quando vc vai trabalhar temporariamente em outro país como, por ex, com uma bolsa.

    4. NGC 3603

      Há mais um outro problema sério: O modelo de contratação dos cubanos, em que o dinheiro vai pra Cuba e não para os médicos. Triste. Mais triste ainda eles estarem no Brasil sem liberdade completa de ir e vir, de opinião crítica, etc.

  30. Nino

    Prezado Senhor ou seria Señor: Há pouco postei uma resposta que, pelo seu teor, não foi publicada. Já que estamos falando de cubanos é CENSURA!!!!!!

    Responda
  31. KEL

    No caso em questão, a máfia de branco chega a dizer que está preocupada com o regime de escravidão que os cubanos iriam enfrentar no Brasil e que abominam o fato dos referidos médicos ganharem US$ 100,00 (cem dolares) por mes. Vergonha é uma consulta de 20 minutos custar US$ 100,00 n(cem dolares) no Brasil. Aqui a medicina é comercio puro, é pra ficar rico mesmo.

    Responda
  32. rrenard

    O interessante é que o jornalista não sente vergonha por mais uma gambiarra do governo. Como se os problemas da saúde estivessem nas cidades em os novos médicos vão trabalhar. A medida é eleitoreira, não tem foco nos "pacientes" e é um "favorzinho" financeiro aos companheiros cubanos. Enquanto isto nada é feito para solucionar a saúde do país. A reação é corporativa? Claro que é, mas não está errada.

    Responda
  33. chico fuentes

    Sinto uma mistura de vergonha e indignação, na mesma página do uol, vejo a reportagem dos médicos que batem ponto e não trabalham e não vejo nenhuma manifestação por parte dos nossos médicos. Onde estão os médicos dignos do Brasil? Onde está a dignidade de nossos médicos?

    Responda
    1. SP30

      Não generalize, não julgue a parte pelo todo. A maioria dos médicos brasileiros é séria e honesta. Apenas não quer charlatões atuando no nosso território, colocando em risca a vida de milhões de brasileiros.  

  34. MANÉZINHO

    Gilberto,  você   colocaria  sua   vida   nas   mãos  de  um  médico  cubano?

    Responda
    1. MILTON

      FALA MANÉ. VC PRECISA VIVER EM REGIÃO EM QUE MÉDICO PÚBLICO NAO EXISTE E O POBRE QUE NÃO PODE PAGAR PARTICULAR TEM QUE IR PRO SUS EM OUTRO MUNICIPIO. É DOSE PRA LEÃO. PIMENTA NO DOS OUTROS É REFRESCO.

    2. SP30

      ahhh arthur, assim vc facilita o trabalho daqueles que querem um brasil melhor. Vai sim!

    3. Arthur

      O Gilberto eu não sei, mas eu certamente viajarei para o interior me consultar com um. As faculdades de Medicina em Cuba são consideradas pela UNESCO como instituições de excelência mundial, já no Brasil... tudo é virose...

    4. NGC 3603

      Não é por ser cubano, é por ser sem prova de validação de conhecimentos. Não querem a prova séria porque muitos não passariam. Aliás, os brasileiros, também muitos, não passariam.

    5. KEL

      Então o preconceito é por ser Cubano? Se fosse americano, alemão, etc. não teria problemas. Se ve que voce é realmente um Mané.  

  35. Ricardo Flor

    Esse corporativismo nunca teve interesse em que o Sus desse mínimamente certo. Algo precisava mesmo ser feito quando há tantas cidades e hospitais sem médicos e tantos médicos que fazem plantão só no papel.

    Responda
  36. von kaio

    O Brasil que não consegue ver-se livre do adjetivo ´´emergente´´,quando por tudo aquilo que o Divino concedeu-nos,deveria ser apenas um país emerso,demonstra o seu complexode vira lata,quando equiparando-se ao 3ºmundo,apela para a versão socialista do Medicen sans Frontier...

    Responda
  37. ritazec

    Fiquei estupefato ao ver tamanha desinformação por parte de um renomado colunista(Dimenstein) desta Folha.O colunista ou é muito ingenuo ou vendido ao partido que governa este pais.É notorio que este programa nao se destina a resolver o problema de saude de parte de nossa populacao, mas sim visa interesses politiqueiros.O Governo Federal vai poder mandar por baixo dos panos dinheiro em quantidade muito maior para Cuba e repatriá-lo também por debaixo dos panos para financiar a reeleição de Dilma

    Responda
    1. SP30

      Quando a ideologia máscara os fatos, os tolos se revelam. A lenda da medicina cubana de qualidade persiste entre os mais ingênuos e despreparados da nossa nação. Como confiar em estatísticas de um regime ditatorial e violento?

    2. Arthur

      Dizer que Dimenstein é vendido ao atual Governo, o P.T., é de uma ignorância suprema. A direita se torna cada vez mais burra e violenta nesse país.

  38. baltazar

    Como é possível afirmar se são despreparados? Qual o referencial? O conflito é de interesse corporativo (obrigação da corporação) e de opção política (pré-período eleitoral). Já fiz, e é possível fazer com os que frequentam postos de saúde, "pesquisa" sobre a vinda de médicos estrangeiros. Por que somente os médicos cubanos são os despreparados? Existe um argumento marcante que é a vida que decide o futuro de cada um e em qualquer profissão. A comissão de ética esta ai para isso.

    Responda
  39. conrado

    Me dá vergonha ler de um dos melhores jornalistas do país estas palavras. É vexatória a sua superficialidade.O grande ponto do governo em contratar médicos cubanos para trabalhar em áreas menos assistidas no Brasil é, enfim, plantar a semente do comunismo na grande massa que elege de fato os políticos despreparados e corruptos que nos governam.E ainda trazer de volta os jovens filiados ao PT que se inscreveram e cursaram "medicina" em Cuba, numa turma de 1000 alunos.

    Responda
  40. Cassia

    Concordo com você Gilberto, médicos se formam p/ salvar vidas, como qualquer profissional,que  exerce bem a profissão que escolheram; se não querem fazê-lo deixem quem quer fazer  que o faça, a vida humana está acima de qualquer picuinha!

    Responda
  41. Brito

    A foto da capa da FSP hoje é de dar vergonha. De quem, dada a educação formal atingida, se deveria esperar o máximo de educação e civilidade, não se encontra nem o mínimo. Discordam da presidente e vaiam os colegas cubanos que foram tão bem vindos aqui no tempo de FHC. O país está conhecendo melhor a face mais sombria de sua medicina, a qual, graças a Deus, não é a única nem a preponderante.

    Responda
    1. rrenard

      É, o problema da saúde neste país vai ser resolvido por algumas centenas de médicos importados...A reação é a mesma de quem saiu às ruas em junho. Viramos todos palhaços e ainda temos que ser cordiais. O que dá vergonha é este governo.

    2. ritazec

      Caro Brito:Desconcertante é a sua ingenuidade  acerca das reais intencoes por tras do Programa Mais Medicos. VocE esTá cego ou nao que ver?

  42. cappella

    A vergonha aumenta quando aceitamos que profissionais tão qualificados venham trabalhar em troca de uma remuneração indecente e através de um acordo com uma das ultimas ditaduras do planeta para lá de mal explicado e pouco explorado pela nossa imprensa tão sensível às causas humanitárias

    Responda
    1. Oswaldo

      Onde está essa qualificação? Onde está registrada?  São os melhores do mundo? Uma ilha atrasadíssima e que produz 220 médicos por ano pode ter um "estoque de 4.000; mais de vinte anos de formandos como prestadores de e serviço internacional? Pense bem.....

  43. Oswaldo

    De onde foi tirado o perfil aqui citado dos médicos cubanos que é de fazer inveja aos médicos europeus?Se assim for qual o problema de fazer essa gente tão competente passar pelo revalida?O revalida é a questão;o resto é balela.Que venham de onde for, assim como já existem muitos trabalhando no Brasil.Outra questão:-resolve as filas dos SUS ou ainda teremos que esperar semanas para um raio-X?Trouxeram equipamentos?Favor tratar os assinantes da FOLHA c/respeito e sem comentaristas de bote co

    Responda
    1. observador

      Se os médicos brasileiros fizessem o revalida, só sobrava um terço.

  44. edgato

    acho importante levar medicos nos lugares mais distantes e abandonados do brasil.acho importante o pais receber estrangeiros para trabalharem aqui e apesar da ideologia cubana, sempre soube da capacidade dos medicos da ilha!

    Responda
    1. Oswaldo

      Lá onde sugere tem hospital? Maca ou raio X ? Então pense..... 

  45. Fabio

    99% das pessoas contra o "Mais Médicos" por qualquer razão, por forma, por ideologia, por viés de confirmação, nunca precisaram ou precisarão destes médicos. O que me faz pensar quem são os hipócritas e demagogos. 

    Responda
    1. Oswaldo

      99% estão contra a suspensão do revalida; pois médicos estrangeiros são milhares no Brasil trabalhando dentro de normas oficiais . É que quem está se manifestando lê jornais, entende algo sobre a necessidade de qualificação etc. O resto é bate papo de boteco; se n~~ao fosse isso você acha que o páis estaria nessa m..... 

  46. SP30

    Esse colunisa está como sempre mal informado. Quem impediu o fechamento de faculdades de medicina ruins (mal avaliadas por um teste do próprio governo) foi o MEC, por interesses economicos, claro. Pesquise um pouco antes de escrever suas colunas, vc está manchando a reputação desse jornal colocando sua datada ideologia na frente da razão. Se temos médicos ruins, devemos chamar médicos estrangeiros despreparados? Qual sua lógica?

    Responda
    1. SP30

      o mec vem há anos permitindo a abertura de faculdades de medicina sem nenhuma estrutura para funcionar. O governo não investe no aumento de vagas das boas faculdades públicas, pelo contrário, permitiu o sucateamento de diversas federais. Agora a solução mágica é trazer médicos cubanos, sem comprovar capacidade, todos ejetados de faculdades de fundo de quintal. E dai que tem doutorado? Posso comprar um na uniesquina agora mesmo. Isso vai me tornar um profissional melhor?

    2. Arthur

      Se você entender de medicina o mesmo que entende de Educação e MEC, seus pacientes estão mortos...

    3. Oswaldo

      A medicina de Cuba é a primeira do mundo? Onde está escrito isso? Na lapide de Hugo Chaves ou colocaremos nos atestados de obtidos no Brasi, assinados pelos "salud sanitarios" como lá são chamados.

    4. ze maria

      mal prepardo é v.c . A medicina em Cuba é de primeiro mundo e os médicos q estão vindo são muuuito superiores aos nossos. Alem de estudados e experientes, são vocacionados, coisa que falta a muitos brasileiros, q faltam em seus plantões no sus e vão atender na rede privada.

    5. Oswaldo

      Esse é um dos caras que me fazem pensar e cancelar minha assinatura do Folha, um chutador e tenden cioso de marca sem igual. Muda completamente o foco da questão 

  47. olimpioa

    É uma questão de reciprocidade; quando um médico brasileiro vai ao exterior para trabalhar tem que validar seu diploma. Por que isso não ocorre nesse programa, que na verdade, é mais infiltração de propaganda de ideologia do que de medicina. Outro problema aí, é que eles trabalharão aqui em regime de semi-escravidão, afastados de seus familiares. E o dinheiro de nossos impostos, 70% vai para fortalecer o regime totalitário cubano. Você também acha isso correto jornalista?

    Responda
  48. Maquiavel

    O que realmente me dá vergonha é o povo brasileiro, que insiste em trocar "voto" por jogo de camisa, telha pra barraco, "boquinha" no serviço público e por aí vai...

    Responda
    1. DETESTO CORRUPÇÃO

      E CACHAÇA TAMBEM. 

    2. waldirPiNot

      Tem coisa pior Maquiavel, tem coisa pior : há gente que faz objetivo de vida, a busca insana por frestas quaisquer para desancar, depreciar, ridicularizar, difamar, molestar, e qdo não encontra, põe-se a inventar, mentir,  caluniar, assoberbar a vida dos outros - em geral, a vida de partidos. Pra quê ?? Pra destituí-lo do poder e assim, fechar negócio$ com o novo inquilino do poder, ou mesmo arranjar emprego pro genro ou pra nora ou quem mai$. São vermes... que eu e vc combatemos !!

  49. MH

    PARTE II-Indesejáveis, por considerar que a justificativa para a solução dos problemas de saúde pública está afeta, tão somente, em manter mais profissionais. Autoridades respeitáveis em saúde pública, já, se manifestaram que há inúmeras variáveis que deveriam ser avaliadas e implementadas, antes mesmo de contratar mais profissionais brasileiros ou não.  Maria Helena  

    Responda
  50. MH

    PARTE II-Indesejáveis, por considerar que a justificativa para a solução dos problemas de saúde pública está afeta, tão somente, em manter mais profissionais. Autoridades respeitáveis em saúde pública, já, se manifestaram que há inúmeras variáveis que deveriam ser avaliadas e implementadas, antes mesmo de contratar mais profissionais brasileiros ou não.  Maria Helena  

    Responda