Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. AA

    Sobre o trecho "Neg.ros continuam significativamente mais pobres e menos instruídos que a média do país" .. perfeitamente normal, os neg.ros q ficaram no sul do EUA começaram do zero, demora para se sair do zero, os neg.ros q foram para o oeste, muitos ganharam terras e prosperaram, os q foram para o leste tb.

    Responda
    1. AA

      Sobre o trecho: "São mandados para a cadeia num ritmo seis vezes maior que o dos brancos".. Os neg.gros são apenas 13% da população do EUA, existem muito mais BRANCOS (naturais e latinos) POBRES do q neg.ros pobres no EUA.. Por que mais neg.ros do que brancos são presos?.. Eles são minoria entre os pobres dentro do EUA!

  2. AA

    É interessante o "senso comum" da relação escravo-negro... jamais vi uma menção escravo-branco nesse tipo de comentário.. Será q em Esparta, na Roma imperial, na Babilônia, em Tebas, em Constantinopla, os senhores eram menos cruéis com seus escravos brancos do q foram os senhores brasileiros com seus escravos negros?.. è claro q não...  A ideologia cega "cultural" disseminou esse "senso comum" na sociedade, uma realidade artificial.

    Responda
    1. AA

      Na Nigéria, rica em petróleo, os neg.ros vivem muito mal, por que no EUA deveriam viver muito bem?.. Os neg.ros no EUA, a maioria deles, tem qualidade de vida e liberdade q jamais teriam na África..  O povo do Laos não foi vendido como escravo, nem por isso tem boa qualidade de vida, e ai, culpamos a quem?  .... ah ao capitalismo rs

    2. AA

      Onde existiram escravos neg.ros em maior quantidade? - Na África é claro. A Mauritânea é na África... Já desde as pirâmides, construida por escravos de qq cor, escravidão ñ tem cor.. Os portugueses ñ precisavam entrar África a dentro para caçar neg.ros, os próprios reis africanos os caçavam, era só encostar o navio no porto, comprar, pagar e levar...

  3. Rubens MS

    Margaret Mead em "Warfare is an invention, not a biological necessity" (1940) aponta duas condições para o fim das guerras: o reconhecimento das falhas de uma velha invenção e que alguém realize uma nova. Sem a escravidão haveria o excedente que permitiu a especialização? Problemas multidimensionais requerem invenções em cada uma de suas dimensões. Tecnologia e pensamento libertário convergiram para acabar a escravidão. Se o racismo for invenção, então inteligência nele.

    Responda
  4. Guriatã

    Quem sofre mais preconceito,o branco pobre, o afrodescendente rico,ou o insuficiente motor,visual ou mental?Eta sociedade hipócrita.

    Responda
  5. Ricardo Flor

    Vamos ver quanto tempo vai levar ainda pra Israel revogar suas leis de segregação.

    Responda
  6. Peter J

    Artigo nada original. Um apanhado de acontecimentos e dados constantemente publicados até a exaustão no mundo inteiro. Alguma sugestão para o futuro?

    Responda
  7. Dewey

    É triste observar que os princípios estabelecidos pelo Dr. King de paz e justiça e responsabilidade, foram deturpados pelas atuais lideranças como Jesse Jackson e Al Sharpton, dois religiosos que fizeram carreira política culpando os brancos por todos os problemas dos afro-descendentes nos Estados Unidos, sob o patrocínio da  NAACP, ou Associação Nacional para o Progresso de Pessoas de Cor. Mais um exemplo de como a ideologia descarrila os sonhos. 

    Responda