Hélio Schwartsman > Marketing bélico Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. AA

    A "comunidade internacional", na verdade apenas EUA e França, com o nobel "da paz" Obama a frente, apoiada por suas legiões de "pacifistas", "humanistas", "progressistas", "transformadores do mundo", ñ precisam de "gatilho" para atacarem países soberanos - atacaram a Líbia antes da autorização da ONU, será q nenhum civil inocente foi morto nos bombardeios "humanitários" contra Trípoli?. E não pararam ai os tais "humanistas", assassinaram Kadafi depois de destruírem seu exército.

    Responda
    1. AA

      Eu gostaria de saber a opinião dos q "mão gostaram" do que eu disse.....  por que não gostaram do q eu disse?

    2. AA

      Muitos torcem o naris para a verdade, ñ gostam de saber q o q apoiaram foi cr.ime...Suponhamos que, igual Trípoli, os "humanistas" agora ataquem Damasco com mísseis... tais mísseis vão ser super inteligentes e vão correr atrás só dos "ban di dos" ou podem, por algum problema técnico, q vive acontecendo nos treinamentos dessas duas nações, ma.tar tb inocentes?... Se isso acontecer, e vai acontecer, os "inocentes úteis" q aplaudem o ata.que a Síria serão cúplices de tais mor.tes de inocentes.

    3. AA

      EUA e França , ou, "comunidade internacional" como a midia gosta de falar, ñ atacam a Síria ainda pq tem medo do q Rússia, China e Irã possam fazer.. E tb, os norte-americanos e ingleses (o povo) estão segurando seus "humanistas" reprovando um ataque sem aprovação dos parlamentos. Mas, os "humanistas" e "pacifistas" vivem em loucura ideológica e querem "transformar o mundo" nem q isso ponha fogo no OM... eles ñ se importam, tudo vale pela "causa revolucionária".

    4. AA

      Não é q ñ existe objetivo óbvio, existe, os "humanistas" querem derrubar Assad e "transformar" a Síria povoada por xiitas e sunitas radicais em democratas, "liberais" é claro...Os "rebeldes" entraram na Síria via Turquia com armamento pesado, quem deu isso a eles? - Os q os apoiam obviamente.. A situação na Síria foi criada por quem deu armas aos "rebeldes", estes são os responsáveis pelas (supostas) 100 mil mor.tes.

  2. Equilíbrio

    Há certos tipos de assassinatos mais crueis que úteis, como as armas químicas.  

    Responda
  3. Ricardo Flor

    O ocidente tem mais interesse na destruição do país do que na vitória de um dos lados envolvidos.

    Responda
  4. Caleb Salomão

    Hélio, pelo visto, você escreve orientado pela certeza de que o ataque com gás foi obra de militares do regime... Não lhe parece adequado considerar uma outra possibilidade, capaz, inclusive, de descartar a intervenção contra Bashar e abrir as vias para o fortalecimento de seu regime, contra os ditos rebeldes? É incrível como homens inteligentes atropela a lógica e o bom senso quando se fiam a outrs interesses! Schade!!

    Responda
  5. Dewey

    Svarat, se funcionasse do jeito que você pensa a ICC jamais teria sido formada. Quando eles emitem uma ordem de prisão, somente as policias internacionais são informadas e o réu pode ser preso, quando, por exemplo, deixa país o que o Assad já fez muitas vezes. A prisão pode ser feita mesmo que o país anfitrião não concorde. 

    Responda
    1. svarat

      Com certeza nessa situação não vai sair do país, ou pensa que é idiota?

  6. Rubens MS

    Hélio, quando você escreve "é difícil, ..., entender" é ali que você quer cutucar o leitor. Armas de destruição em massa são letais e desestabilizadoras de qualquer status quo político e militar. Há risco da não intervenção estimular o emprego delas em conflitos futuros. Se número isoladamente valesse, os hutus não teriam chacinado 500 000 tutsis a facões com a omissão mundial. Intervir não é decisão monofatorial e nesse complexo há indefinições, ou pior, muita clareza do que se quer.

    Responda
  7. Lauro Melo

    Helio. Realmente não há solução a curto prazo para os problemas dos países árabes. Eles continuarão se matando ainda por muito tempo, e nada nem ninguem, pode fazer qualquer coisa para ajudá-los. LAURO MELO

    Responda
  8. Professor

    Nos seus quase 300 anos de historia dos EUA desde sua independencia da Inglaterra a doutrina do império do tio sam sempre foi a do porrete, interferindo em outras nações via poder militar.O poderoso império norte-americano não pode impor suas ideias de democracia para todo o planeta, porque deveriam começar pelos seus aliados ( arabia saudita, catar , emirados árabes , Kuait, Omã ... ) inclusive no OM.Uma ação multilateral sem o aval da ONU na síria è ato de guerra a outra nação.

    Responda
  9. svarat

    É isso aí, há coisas para as quais não há solução, apesar de o ser humano moderno achar que "pode tudo", que não há limites para a ação humana.

    Responda
  10. Dewey

    Um ataque que possa colocar a vida de civis em risco não é justificado porque existe a alternativa de levar o caso para a Corte Criminal Internacional (ICC), caso fique demonstrado os autores do ataque químico. O fato de que a Síria não assinou o tratado internacional contra o uso de armas químicas, ou o fato de que o ataque aconteceu dentro do país não isentaria os culpados de punição severa na corte. 

    Responda
    1. svarat

      Sim e vai puni-los como sem um ataque militar? Ou acha que vão se entregar à corte por vontade própria?

  11. Dewey

    Um ataque que possa colocar a vida de civis em risco não é justificado porque existe a alternativa de levar o caso para a Corte Internacional Criminal (ICC), caso seja identificados os autores do ataque químico. O fato de que a Síria não assinou o tratado internacional contra o uso de armas químicas, ou o fato de que o ataque aconteceu dentro do país não isentaria os culpados de punição severa na corte. 

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.