Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. MH

    PARTE I-Eu, pessoalmente, não diria “fascismo”, no entanto, há os "emocionalizados" e ideologizados, que têm demonstrado, em suas ações, uma dose excessiva de radicalismo (quase preconceito) e pouco interesse em debruçar-se sobre a realidade maior da saúde pública, em especial, a que atende áreas sociais desfavoráveis. Maria Helena

    Responda
  2. Kamehameha

    As lombrigas profissionais mudaram de tática, agoram dão duas no cravo e uma na ferradura (a própria), para não parecerem radicais irados a serviço do marqueteiro de plantão. Assim, fazem de conta que são razoáveis e até certo ponto ponderados. Para parecerem profundos nos seus comentários. Mas não convencem, continuam capachos da mentira e da demagogia.

    Responda
  3. mira

    Judeus do PT é um pouco exagerado não? Agora, acho que os médicos é que cavaram a própria cova dando a chance política para Dilma. Faltou um pouco de malandragem, jogo de cintura para as associações médicas, pois afinal, chamar cubanos de escravos diante das câmeras não é lá muito inteligente. 

    Responda
  4. Renato

    Oportuna e lúcida a coluna do Jornalista Pondé. Parabéns.Ou o povo se organiza politicamente, ou nosso país vais se transformar numa Cubaou Venezueala. FOOOOOOOOOORA PT.

    Responda
  5. dix-huit

    Pondé, é "apelação" revolver a poeira racista...

    Responda
  6. Lauro Melo

    Pondé. Tudo bem com referencia as criticas ao governo. Eu também acho que ele não é lá essas coisas. Agora, com isto fazer a defesa do corporativismo médico é burrice. Não votei nem votarei na Dilma, mas nada me impede de reconhecer uma boa ação. LAURO MELO.

    Responda
    1. Lauro Melo

      Bart. Dedução completamente errada. Leia de novo, sem se precipitar. LAURO MELO.

    2. BART

      Vamos combinar: a boa ação aqui é tentar eleger o Padilha governador de São Paulo, certo?

  7. dix-huit

    A FOLHA erra ao "moderar"/censurar comentários de leitores com relação a textos  racistas...Pondé está abordando tema racista, como não polemizar???...Teria a FOLHA "um peso e duas medidas"???...

    Responda
  8. A Z C

    Pena que intelectuais como Gilberto Dimenstein e Hélio Schwartsman são partidários a idéia petista. O que me surpreende, é que a mídia está em peso contra os médicos. PORQUE COM A MESMA FORÇA NÃO ATACA A FALTA DE AÇÕES NESSES ÚLTIMOS 10 ANOS E NÃO BRIGAM COM OS POLÍTICOS RESPONSÁVEIS PELO DESCASO NESSA DÉCADA? Porque não chamam estes de vagabundos? Aí, talvez, os médicos credenciariam seu potencial em busca a melhorar essa guerra em que se colocou pessoas com capacitação a salvar vidas.

    Responda
    1. Kamehameha

      Azc, o Dimenstein e o Schwartsman, quando precisarem de médicos e hospital, vão correr para o Albert Einstein, não se iluda que será diferente. Bom, só se for em Boston.

  9. M Mig

    O petê não quer e nunca quis o bem da população. Eles só querem oprimir os que podem se levantar contra ele e estabelecer uma ditadura. Assim garantem a riqueza para seus membros às custas da miséria da população.

    Responda
    1. Questionador

      KKKKK esse M.Mig é uma piada. Cuidado para o nariz não crescer muito hein? Pode virar um pinóquio, se já não é.

  10. MARMO

    O que ninguém comenta é que o governo Fernando Henrique -Zé Serra à frente da Saúde - já trouxe médicos cubanos em outubro de 199, para o Tocantins. No Acre estão há quase uma década...e não houve toda essa celeuma.

    Responda
    1. BART

      Mas então o pagamento era feito diretamente aos médicos.

    2. CELUKO

      A diferença é que aqueles vieram contratados pelo Governo e recebiam o seu salário integral. Muitos deles validaram seus certificados e continuam a trabalhar no Tocantins. Inclusive um deles é hoje conselheiro do CRM do Tocantins. Bem diferente do modelo atual que privilegia a transferência de recursos ao Castrismo. E ou o retorno de parte dos valores remetidos a ilha na forma de dinheiro para campanhas futuras a fim de manutenção do PODER pelo PODER.

    3. DETESTO CORRUPÇÃO

      eles não fizeram PROPAGANDA POLITICA, mané, esta é a diferença. E por acaso voce sabe se FIDEL embolsou 70% dos salários dos médicos na época????

    4. Peter J

      Se for verdade, é tão absurdo quanto. Você tem alguma prova disto?

  11. alegrenfell

    Nunca li tanta besteira num só lugar...Deus do Ceu...PT comunista??Deixa um comunista de verdade ler isso...Essa coluna é uma verdadeira piada...E de mal gosto...

    Responda
    1. Célia L H

      Nesse ponto eu concordo contigo, Ale. O partidão se diz de esquerda mas governa de mão dadas com a política mais velha e corrompida que existe no Brasil: Sar.ney, Ma.luf, Co.llor, Jader Bar.balhor etc.

    2. alegrenfell

      Se vc sair um pouco dessa bolha que se colocou, verá que existe sim...Por exemplo no PCB...Mas esperar o que de alguem que chama inclusive Cuba de comunista??Alguem que não sabe diferenciar Socialismo de Comunismo...

    3. Kamehameha

      Ainda existem comunistas de verdade? Estou surpreso!

  12. dix-huit

    A Folha erra ao permitir que seus colunistas (vide Pondé) abordem temas racistas...

    Responda
    1. sgomes

      imprensa livre não te agrada?

  13. Guipiresf

    Tá, mas por que todos os médicos (brasileiros também) não fazem prova de validação? Os médicos saem da faculdade (por mais fajuta que seja) e já podem clinicar. Não se pode falar que os médicos cubanos não tem boa formação, porque não sabemos dos nossos. Aliás, pelo que sabemos de muitos dos médicos brasileiros (não todos), tem uma formação ridícula. Não gosto do PT, assim como não gosto do PSDB, que é tudo igual. Mas essa histeria ingênua contra o PT só o fortalece. Menos paixão e mais razão.

    Responda
    1. BART

      Porque o MEC do Mercadante não deixa.

    2. De

      Os medicos brasileiros não precisam fazer revalidacão, pois este exame é específico para os estrangeiros. Os brasileiros,em geral, fazem prova para residência médica, que é tão ou mais difícil que o Revalida.Nos EUA e Inglaterra,este exame é muito mais difícil. Somente países em desenvolvimento aceitam medicos estrangeiros sem revalidacão.Na Inglaterra é repetido regularmente. Os alunos do ultimo ano de Medicina muito provavelmente farão este exame.

    3. Pedro

      O CRM de SP que é um exame de certificação para todos. Quem não quer é o mEC. 

    4. rrenard

      Porque existe o ministério da educação e o conselho de medicina no Brasil para cuidar disto. Se não fazem um bom trabalho, deveríamos mudar a forma de como estas instituições trabalham. O país tem leis e médicos formados em qualquer outro pais precisam passar pelo processo de revalidação, não só os cubanos. A medida é uma gambiarra eleitoreira. Estes médicos têm contrato de 3 anos. O problema da saúde estará solucionado em 3 anos? 

    5. Juan

      Você está completamente equivocado quanto ao seu comentário. O Cremesp há muito tempo deseja implementar um exame de validação obrigatório para os médicos recém formados. É só pesquisar no Google sobre o "exame do Cremesp".Quanto ao programa "Mais Médicos", sugiro ao ministro Padilha, que faz pose de Madre Tereza de Calcutá, que demonstre que realmente tem um interesse genuíno na saúde do povo renunciando a sua candidatura ao governo de São Paulo.Parabéns Pondé pelo excelente texto!

    6. SP30

      porque o ministério da educação não autoriza. Só por isso não existe uma prova nos moldes da OAB. 

  14. angeloreal

    Perfeito. Parabéns Pondé. Já tinha lido um livro seu e conhecia sua inteligência e sagacidade. Gostei muito por saber que alguns jornalistas ainda conseguem pensar por si mesmos. Parece que nem todos estão a venda...

    Responda
    1. mira

      Só não esqueça que para o Pondé seus leitores são todos burros.

  15. eusbarbosa

    Caro Pondé, eu sempre soube que você era bom, só não sabia o quanto e venho descobrindo nesses últimos textos que estão excelentes. Obrigado por desacatar essa patrulha acadêmica de gente desnutrida de pensamento e por expor, mais uma vez, o sistema corrupto e autoritário que estamos vivendo, com o beneplácito de uma certa intelequitualidade.

    Responda
    1. BART

      Pois é, aonde anda aquela Sra. Chauí agora para comentar todo o descalabro administrativo? As manifestações das ruas? A politicagem para eleger o Padilha governador de São Paulo as custas da desmoralização dos médicos brasileiros? Sem contar o você sabe quem comendo arroz com o nosso dinheiro.

    2. BART

      Concordo em gênero, número e grau.

  16. luciano

    Perfeito!!!!Genial!!!!Estupendo!!!!

    Responda
  17. dix-huit

    Pondé erra ao misturar a poeira do racismo com as necessidades da população brasileira...Certamente ele e os judeus não cuidam da própria saúde no anti-higiênico e desequipado SUS...Avante médicos cubanos ou de qualquer outra nacionalidade!!!...

    Responda
  18. luciano

    GENIAL!!!!! Finalmente um comentário lúcido e nao corrompido de jornalista da folha.Muita tristeza ao ler os outros jornalistas que até aqui nao perceberam ou nao qui$eram perceber que o fascismo de classes esta sendo implantado no Brasil e quando tiverem suas opiniões censuradas por um comissário da GESTAPO petista dentro da redação da folha será tarde demais.

    Responda
  19. nunes

    Tem muito médico batendo ponto e indo embora sem tranbalhar, mas a verdade é que o sistema de saúde pública é muito ruim, falta tudo como todo mundo está cansado de saber, mas outra verdade é que o governo do PêTê é um lixo, os petebas têm conluio com a ditadura escravizante da ilha masmorra de Cuba, este conluio por si já mostra quem são os atuais governantes do Basil, são apoiadores de um regime podre, ou seja, tem muita coisa fedorenta no ar.

    Responda
    1. BART

      Estes que batem ponto e não trabalham são uma minoria que tem mais é que ser ferrada mesmo. Mau profissional tem em qualquer profissão. Mas o dia a dia da maciça maioria dos médicos brasileiros é a que o Pondé relata em sua crônica. Pena que a FSP vai demiti-lo por tê-la escrito. Tomara que eu esteja errado.

  20. Maquiavel

    Vocês deveriam ler os livros dele... Guia politicamente incorreto. São livros formidáveis e, ajudam muito a entender a situação atual da sociedade brasileira. Mas o principal, desvenda a maioria das mentiras contadas pela midia e pela intelectualidade. A verdade dói, mas precisa ser dita...

    Responda
  21. TONI

    DESCULPE MAS DIZER QUE OS MÉDICOS GANHAM MAL JÁ É DEMAIS

    Responda
  22. R Villas

    Pondé, você sabia que em 2003, 48 dias depois da posse do Lullla, o Deputado Chinaglia, líder do Governo na Câmara, apresentou o projeto de Lei 65/2003 com o objetivo de VEDAR a criação de novos cursos de medicina, como como IMPEDIR o aumento de vagas nos cursos já existentes por um período de 10 anos? 

    Responda
  23. Maurilio

    Tem muito eleitor por aí que até ontem era contra o governo e agora aprova essa medida. É duro conviver com isso... Concordo em gênero, número e grau com o articulista e assino embaixo. E não sou médico nem tucano e votei na Dilma para presidenta, então não venham me criticar com os velhos chavões...

    Responda
  24. dix-huit

    O governo não está contra os médicos, está a favor da população, é diferente...

    Responda
    1. BART

      Fala sério cezuca amigão: o governo está a favor da população? O governo quer mais é eleger o Padilha governador de São Paulo, chafurdar nos mensalões da vida, andar de graça nos jatos da FAB e por aí vamos. Sem citar o você-sabe-quem comendo arroz as nossas custas.

  25. whanaoka

    Não há nenhum impedimento à participação de médicos brasileiros no programa "Mais Médicos". Pelo contrário, os médicos brasileiros tem prioridade e preferência na seleção.A reação histérica e partidarizada do autor do blog não tem fundamento. É propagandística e está mais afinada com o preconceito e a xenofobia de quem critica o envio de médicos a lugares que os nossos médicos não tem interesse algum em ir prestar atendimento básico de saúde.

    Responda
    1. Obrahma

      Só que os brasileiros se inscrevem e são rejeitados sem explicação ou "por preenchimento incorreto" da inscrição. Eles querem é cubanos para mandar dinheiro para manter a ditadura dos Castros assassinos. 

  26. BART

    Cuidado Pondé ou a FSP te demite. Teu jornal tem ganho um bom dinheiro aceitando propaganda do governo sobre o "Mais Médicos" (que aliás é um libelo contra os supostos argentários médicos brasileiros). Por outro lado parabéns pela coragem de navegar contra a corrente. E digo que a tua coluna é o retrato mais fiel da situação do médico brasileiro que vi ou ouvi na imprensa brasileira até hoje. Está tudo ali exatamente como é. E os caras ainda levam cacetadas de todo o lado.

    Responda
  27. Carlos

    Análise brilhante. Por que o PT, que está há DOZE ANOS no poder, NUNCA FEZ ABSOLUTAMENTE NADA PELA SAÚDE? Por que, repentinamente, tenta sacar uma medida autoritária, ilegal e imoral e vender como "solução"? Reportagem da Folha de ontem apontou que médicos ganham uma mixaria em Cuba (acho que US$20, POR MÊS!). São, sim, escravos do regime comunista do ditador Fidel, usados pelo PT para ajudar ($$) a paupérrima Cuba e, de quebra, fazer propaganda enganosa para gente mal informada no Brasil.

    Responda
  28. dix-huit

    O que Hitler fez com os judeus é imperdoável, Pondé...Entretanto os judeus não são santos, continuam exercitando seu racismo ... Melhor não misturar as estações. Ao que parece você é um jornalista esclarecido...Não sou petista nem xiita, não coloquei a sra. Rousseff no poder, mas quanto a este assunto, o governo está certo...

    Responda
  29. Maurilio

    Junte-se o fascismo do PT e a ignorância do povo de um povo semi-alfabetizado e dá nisso...

    Responda
  30. Maquiavel

    Parabéns Luiz Felipe. Mais uma vez, na contramão do "politicamente correto" e "doa a quem doer". A verdade dói mas precisa ser dita. A verdade é que o (des)governo do petê só fez um único investimento no Brasil... o do PAC - Programa de Aceleração da Corrupção. Enquanto isso, estradas, ferrovias, escolas e hospitais públicos, amargam o abandono planejado. O "papel" dos "médicos importados", doutrinar os menos inteligentes, os que não sabem ler e escrever corretamente. São os comissários do povo.

    Responda
  31. SALES

    Os médicos brasileiros não podem falar em prova para medir a capacidade de colegas estrangeiros, já que se recusam a fazer exame de suficiência profissional, assim como o fazem outras categorias, como advogas e contadores por exemplo. E não digam que, pela nossa legislação,  não estão obrigados, já que movem céus e terras par inpedir a aprovação de leis nesse sentido. Se não podemos ter certeza da qualidade técnica dos nossos médicos, como podemos exigir o mesmo dos estrangeiros?

    Responda
    1. BART

      Os médicos querem sim a prova. Quem não permite sua aplicação é o MEC (leia Mercadante) porque ela vai revelar o gravíssimo erro de gestão cometido por este governo quando permitiu, permite e continua a incentivar a abertura de escolas de medicina de baixo nível. São os médicos vindos destas arapucas que não passam na prova. Se o MEC permitir a obrigatoriedade da prova este erro gravíssimo virá a tona. Quem propõem e insiste na prova são as entidades médicas. Quem não deixa fazer é o MEC.

  32. Questionador

    Pimenta nos olhos dos outros é refresco. Não foi essa a tática usada pelas associações de médicos brasileiros? O problema é que  não esperavam pela reação negativa da população e da imprensa. Fascismo de quem cara-pálida?

    Responda
    1. Obrahma

      Fascismo seu e  do PT. Alguma dúvida cara pálida?

  33. SCHIFA

    É o "Lulostalinosmo" sendo implantado no Brasil sorrateiramente. A democracia é um regime tão bom que permite que seus inimigos dela se usem para assumir o poder.

    Responda
    1. Questionador

      Com essa oposição mequetrefe você quer o que? Sem qualquer projeto para o país e o que é pior, criticam, sem qualquer base, qualquer medida que visa o bem-estar da população carente. E ainda querem ganhar eleição?

  34. abf

    Excelente texto. Parabéns pela visão crítica dos precedente criados pelo "mais médicos". Não percebo oposição à difusão do atendimento médico em locais onde o progresso não chegou - e isto não inclui periferia de grandes cidades. Mas ele tem que seguir a legislação brasileira. Impor exceções a estas leis é compatível apenas com regimes totalitaristas.

    Responda
  35. Déjà vu

    Nada, mas nadinha mesmo sobre o Sistema Gestor na Saúde. Prefeitos que dão calotes no pagamento dos Médicos Contratados, isso é a ponta da ponta do Iceberg. A terceirização selvagem com precarização das condições de trabalho. Gestores que ganham Bilhões de reais/ano e a culpa desse Sistema Caótico é de quem está na ponta do atendimento. Lógico!!! quem vai chutar Cachorro Grande!!!!!

    Responda
  36. Juca

    A sua coluna me envergonha, ela representa o seu sentimento, esse sim um sentimento preconceituoso e racista, não consegue fazer uma analise isenta, nunca em momento algum o governo disse que o programa mais médicos seria a solução, é um passo na direção certa, nunca disse que nossos médicos são incapazes, que eles trabalham pouco ou que são playboy, isso saiu da boca daqueles que você, nessa coluna, representa com deplorável capacidade. 

    Responda
    1. R Villas

      Juca, vai tomar banho na soda!

    2. BART

      Não disse literalmente mas está tudo nas entrelinhas. Quem também jogava muito a população contra os médicos era o Collor, lembra? Aliás, atual aliado da Situação. Esta história de culpar médico pelo caos na saúde é mais velha que andar pra frente.

  37. Spina

    O Lulla jamais admitiu que é comunista e o PT também não é. Essa admiração que ele tem pelos irmãos Castro, é porque ele também é um ditador. O Lula líder sindical, não é o mesmo Lulla presidente, amigão do Collor.

    Responda
    1. Peter J

      É o mesmo, só foi desmascarado tarde.

  38. svarat

    Não são só os charutos cubanos que são bons, tem também o rum e as "gineteras".

    Responda
    1. Spina

      Fumar faz mal à saúde. 

  39. Patyboom

    "coitadinhos dos médicos brasileiros..." até parece que médico ganha pouco!!!o governo toma medida equivocada, concordo, agora fazer nossos médicos de vítimas e comparar com judeus, o que tem a ver???  

    Responda
    1. cidadão brasileiro

      Ganha pouco sim, seu P T ista m a r r e e n t o! O SUS paga R$2,97 por uma consulta de clinica medica (especialista é a fortuna de R$9,99). Voce iria se sujeitar a assumir a responsabilidade por essa ninharia??? Pimenta no dos outros é refresco!!

    2. BART

      Tudo a ver: "uma mentira repetida milhares de vezes acaba virando verdade". Este era o cerne da propaganda nazista. Uma das mentiras que eles assim impuseram foi a de que os judeus eram os responsáveis por quase tudo de ruim que acontecia então na Alemanha. Aqui estão tentando jogar o caos da saúde nas costas dos médicos usando o mesmo método. Verdade que aquelas 2 debiloides xingando o médico cubano não ajudaram muito. Mas eram 2. Só 2. Existem 400 mil médicos no Brasil.

  40. Peter J

    Como sempre, Pondé polemiza, mas põe o dedo na ferida. Tudo que escreve é verídico, apenas omite que há também, mos médicos brasileiros mal formados e não pucos. Este programa não existiria se não houvesse eleições no ano que vem.

    Responda
    1. Peter J

      Bart. Concordamos totalmente. O problema é o mesmo para engenharia, direito e todos os cursos "superiores".

    2. BART

      São mal formados porque o atual governo permitiu, permite e incentiva a abertura de escolas de medicina de baixíssimo padrão, particulares, caríssimas. Tudo na politicagem barata para ganhar o baixo clero, toma lá, dá cá. Os caras que saem destas escolas é que não passam nas provas de avaliação. O nível da medicina brasileira está baixando e vai ficar pior. As entidades médicas que denunciam isto são chamadas de corporativistas, de não querer mais concorrentes.

    3. Peter J

      "os médicos brasileiros mal formados e não poucos"

  41. Célia L H

    Esses cubanos sao dignos de pena. Nao puderam trazer familia, nao vao receber salario integral, nao podem sair do alojamento e ainda tem que repetir ad eternum que sao "solidarios" e "nao trabalham por dinheiro"... Ahfff, cansativo...

    Responda
  42. PerfidiaBras

    Assino embaixo também. Uma amiga médica, do PSF (Programa de Saúde Familiar) chega a atender 70 pacientes por dia, trabalhando num muquifo sem qualquer infraestrutura e, ainda, o salário atrasa....se bobearmos os Comissários vão rapar os cofres da prefeituras, demitir os médicos brasileiros contratados e colocar cubanos no lugar.... acham que já viram tudo dessa gente? aguardem....

    Responda
    1. Bigode Espanhol

      Parabéns Pondé,finalmente algum jornalista desse jornal tenta ver o problema de uma forma mais ampla. O que esse governo e o "Quadrilha" pregam, é a luta de classes.Nos baixos salários que todas as profissões tem e eles oferecem $10.000,00 para o Médico Salvador da Pátria.Voce lembra do grande trabalho da Dra Zilda Arns, plantando a semente da educação em saúde  não precisou de cubano para fazer isso.E aí continua sem água tratada,sem esgoto,sem coleta de lixo 

    2. Bigode Espanhol

      Parabéns Pondé,finalmente algum jornalista desse jornal tenta ver o problema de uma forma mais ampla. O que esse governo e o "Quadrilha" pregam, é a luta de classes.Nos baixos salários que todas as profissões tem e eles oferecem $10.000,00 para o Médico Salvador da Pátria.Lembra do grande trabalho da Dra Zilda Arns, plantando a semente da educação em saúde para os rincões mais necessitados e não precisou de cubano para fazer isso.E aí continua sem água tratada,sem esgoto,sem coleta de lixo 

  43. Frizzo

    Senhor Pondé, sua apreciação é perfeita e exprime a sensação que todos temos, curiosamente ainda tem gente que defende essa situação de descalabro que esses PT ralhas nos estão colocando.

    Responda
    1. Questionador

      De fato, até na periferia de S.Paulo falta médicos. Descalabro de qual partido mesmo que governa nosso estado?O curioso é que ainda tem gente que defende a falta de assistência médica para os mais carentes.Depois querem ganhar eleições para que? Continuarem privilegiados porque tem médico à disposição? Olhe ao redor Frizzo, O assunto é sério demais e comentários preconceituosos não levam a lugar nenhum.

  44. Nara

    Perfeito. Assino em baixo.

    Responda
    1. von kaio

      O Brasil desde o descobrimento,teve a saúde fundamentada num tripé,as Santas Casasde Misericórdia,as benzedeiras e os xamãs.Devido ao repasse do SUS não compensar otrabalho,o povo deverá testar os cubanos,já que nem o Raoní e o Sapaim estão dandoconta...

    2. FHC

      Tambem assino!