-
Beta
Estive em Marrocos ha 4 anos. Detestei, turismo muito predatorio para o meu gosto. Os que trabalham diretamente com turista quase sempre sao desonestos e muitas vezes grosseiro. Tive problemas com taxista, fazer compras era cansativo, os funcionarios dos hoteis nao eram prestativos, mas, o pouco contato que eu tive com o povo , fora do ambiente turistico, foi bom, foram realmente surpreendentes, porem, a esta altura eu ja estava na defensiva e nem sempre sabia como agir.
-
Turco
Itália deve figurar no último lugar da lista. De todos os países que visitei, nenhum chega perto dos italianos na questão da grosseria, mau humor e falta de civilidade com os visitantes. Quase a totalidade dos hotéis e restaurantes tem sua fonte de renda no turismo, mas parece que eles não se dão conta disso. O que faz a Itália ser um dos maiores destinos turísticos do mundo é a sua riqueza histórica. Nisso é inigualável, de sorte que eu vou lá, mesmo sendo tratado como cachorro vira-lata.
-
Beta
Turco, concordo com voce, p pelo menos em relacao a um lugar na Italia: Veneza. As pessoas sao rudes, antipaticas e sem nenhuma paciencia. Tive problemas em lojas ( e olha que eu estudei um pouco de italiano...) e em um restaurante, por exemplo, antes de pedir sobremesa ou cafezinho ja estavam me trazendo a conta, seguramente para que eu liberasse o lugar. Como para mim o mais importante de um lugar e o povo, nao faco questao de voltar la, ao menos em Veneza.
-
Clima
Turco, há algum tempo faço um curso de italiano com uma professora particular (brasileira que morou dez anos na Itália). Aos poucos vou me surpreendendo com algumas particularidades da cultura italiana que explicam, só em parte, as situações que você relatou. As vezes, até a forma de cumprimentar para eles é ofensiva. Outro exemplo, ao pagar a conta, se houver troco, você não deve estender a mão para recebê-lo e sim pega-lo na mesa. Mas concordo contigo, também há grosseria gratuíta.
-
lUCAS
Só corrigindo. No mapa apresentado a Venezuela aparece geograficamente no lugar da Colômbia.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.