Educação > Enade tira USP do topo da graduação Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Sou graduado na USP em duas faculdades. O ensino apresenta falhas e não é nenhuma visão do paraÃso o que se tem por lá. Os alunos podem até ter aulas com doutores mas a didática à s vezes é sofrÃvel. Quanto à recusa em participar do ENADE ela é uma decisão puramente polÃtico-partidária (PSDB). O foco é a formação de pesquisadores acadêmicos e não tem por objetivo formar profissionais voltados para o mercado de trabalho. Achei a queda no ranking merecida.Â
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Não queria concordar contigo, mas infelizmente tenho que concordar. Fiz graduação na UEL e mestrado na USP, na época fui monitora na graduação da USP. Prefiro não relatar as coisas erradas que vi lá dentro, mas, enfim, eu sentia pena dos alunos porque os professores estrelinhas não davam a atenção que eles mereciam. A parte boa dessa experiência foi que superei completamente a frustração por não ter passado no vestibular da USP ao descobrir meu curso da graduação na UEL foi muitÃssimo melhor.
Acho que tudo isto não passa de bode espiatório. O problema da educação no Brasil, continua sendo a remuneração dos professores do ensino fundamental e médio.Não há preocupação isto. Tanto que ficam inventando exames de sabe-se lá o que e para que, para medir o desempenho do ensino superior. O resto é falta de respeito. Educação (ensino fundamental e médio), Saúde, Segurança é mobilidade. É preciso rever o orçamento em todos os nÃveis para que o dinheiro vá para estas prioridades.
Seria muito mais produtivo para todo mundo, incluindo os alunos da USP, fazer a prova com seriedade. Se os boicotes acabarem, os motivos para questionar os critérios acabam junto.
Parece mentira, mas esses tucanos querem se separar de todos os projetos nacionais?Quem perde com isso? É claro que são os paulistas que devem ter coragem de expulsar esses metidos do governo. Que coisa mais feia, hein tucanada!!!!
Sou graduado na USPe  pós graduado ( Doutor). A graduação da USP NÃO foca a formação profissional geral e sim na formação de pesquisadores. Mesmo em minha PG, um dos professores ficou  irritado quando eu disse que um dos objetivos no meu mestrado era me tornar melhor professor. Ele disse que "lá não era para isso"...e eu perguntei: Onde seria??? Ele disse não saber, mas lá não era. Eu ri!
Dá-lhe UFRGS ! Nada como um teste objetivo para acabar com mitos e mostrar a realidade.
Há cursos ruins em qualquer instituição, não é essa a questão, Wasantos. Se é polÃtica ou não polÃtica a justificativa para não se participar do ENADE também não vem ao caso. O comentário de Ricardo Flor é uma FALÃCIA, pois se o critério para avaliar os cursos de graduação considerou o ENADE, e a USP não adere ao ENADE, não há como concluir que a UFRGS seja melhor que a USP. E se você não percebeu o ilogismo desse comentário, mostra que não é um uspiano.
A não adesão aos exames é mais polÃtica do questionar a qualidade dos exames. A realidade é que há cursos da USP que são ruins e outros focados apenas na pesquisa. E eu sou formado e pós graduado na USP.
Que realidade? A realidade é que a USP não adere ao exame, recusa-se a participar desses exames questionáveis, institucionalizados pelo governo. A não-adesão ao exame a tirou do topo. A sua tola comemoração só reforça o porquê de a USP liderar em termos de ensino.
Pouco importa o que o governo federal faça contra São Paulo; eles não vão durar para sempre.
Te conheço faz tempo, com tantos tÃtulos teve de se candidatar a fantasma profissional a serviço de marqueteiro do governo. Se arvora de entender de tudo.
A avaliação da USP como não sendo uma maravilha em graduação não é inexata. Ela tem seus vÃcios e uma taxa de apadrinhamento na carreira docente verdadeiramente vergonhosa. Sou graduado e pós graduado na USP
O ptsuja o meu BRasil, agora atacando universidade de SP.
A USP não tem uma graduação absolutamente impecável. Estudei lá até meu doutorado. E ainda oriento alunos em um hospital universitário. Há falhas e não são poucas. O apadrinhamento de docentes, em detrimento da qualidade é endêmico na USP.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Educação > Enade tira USP do topo da graduação Voltar
Comente este texto