Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Santista Iratiense

    Quanto os pais devem desembolsar para manter seu filho estudando numa universidade PÚBLICA em um curso de medicina, financiado pelo estado? Sabe-se que o curso é em tempo integral. Tem mais: Universidade é um centro gerador de conhecimentos e não uma empresa com objetivo explícito de lucrar. Se existem famílias que podem facilmente bancar os estudos de seus filhos , então o excedente do orçamento familiar vai ser injetado em outras áreas do mercado. TEM QUE FICAR COMO ESTÁ.

    Responda
  2. rrocha

    É profundamente lamentável que USP e UNICAMP, duas das pouquíssimas Universidades brasileiras que ainda oferecem ensino e formação profissional de excelência, sejam objeto de questionamento da garantia de aplicação dos recursos públicos.  

    Responda
  3. cacá

    Universidade gratuita para quem pode pagar é um absurdo. E os primeiros que adentram uma universidade pública são os que podem pagar, pois são os que frequentaram boas escolas particulares. É só verem os "manifestantes" da USP. Por que têm condição de acamparem nos prédios da universidade por dias seguidos, nos dias úteis? Por não precisarem de trabalhar. Os papais lhes financiam o ócio e a farra.

    Responda
  4. Dewey

    Educação superior gratuita não é uma questão de escolha porque é uma impossibilidade. Todavia, essa seria apenas a primeira medida que por si só não alteraria o atual quadro. Uma grande universidade é caracterizada pelo seu patrimônio físico, mas principalmente pelo seu patrimônio humano, tanto de professores e pesquisadores como de alunos. A cultura da instituição deve ter compromisso inabalável com a excelência e a independência de pensamento, coisas que o dinheiro sozinho não compra. 

    Responda
  5. Haydn

    Cumprimento o articulista pela coragem e propriedade de seu artigo. É absolutamente injustificado que famílias abastadas ou mesmo remediadas tenham ensino universitário e mesmo médio gratuito para seus filhos. Este é o país das avessas! Até os pobres concorrem com duros impostos para os filhinhos de papais ricos estudarem de graça nas escolas e faculdades públicas - as últimas, em geral, as melhores do país. A esquerda burra brasileira defende isto! 

    Responda
  6. tuta

    Jovem parente, recem formado na área de humanas, discutia e defendia ideais marxistas com firmeza. Foi à luta, empregou-se em sua área de conhecimento e já desponta como grande profissional de sucesso. Acabou de comprar seu primeiro carro 0 KM, fruto do sistema capitalista que dá sentido e rumo à vida... Esse tal de marxismo só encontra guarida na pobre Latino América por que, na região, essa filosofia da pobreza é venerada.

    Responda
  7. svarat

    O problema é que essas universidades públicas são um antro de marxistas, e essa gente acha que tudo tem que ser financiado pelo Estado, e qualquer financiamento privado é heresia. Não conheço nada de bom que ideias "socialistas" tenham trazido em lugar nenhum, mas elas continuam por aí, firmes e fortes, assombrando a América Latina.

    Responda
    1. svarat

      Dogmas mais do que ultrapassados são os do marxismo, a história tem demonstrado isso seguidamente, só não enxerga quem não quer ou não tem capacidade intelectual para isso, então tem que viver ancorado em dogmas e ideologias fracassadas. 

    2. svarat

      O que é que as ideias marxistas dizem de verdade alegrenfell? Conte para nós, mostre todo seu conhecimento. O marxismo é tão tóxico para os neurônios como a doença da vaca lou ca, tem o poder de transformar os melhores cérebros em geléia de sagu. Vão se tratar enquanto ainda lhes resta um ou dois neurônios

    3. svarat

      Falta de conhecimento histórico? Então explicitem aí gênios, o que trouxe o marxismo de bom. A miséria e a falta de liberdade de Cuba? A revolução cultural bárbara, cruel e desumana de Mao? Pol Pot que matou um quarto da população do Camboja? O fracasso da União Soviética depois de setenta anos de comunismo? As três milhões de crianças que morreram de fome na Coréia do Norte e continuam morrendo? Vão comer capim pa lhaços marxismo é coisa de descerebrados.

    4. Ricardo Candido de Araujo

      A sua impressionante falta de conhecimento histórico somada a dogmas mais que ultrapassados me assustam. Não sou nem nunca fui fã do marxismo, porém, escrever o que escreveu é de uma falta de um mínimo de conhecimento sobre o assuntos atroz. Deveria ter vergonha, mas, duvido muito. Progressão continuada, não é?

    5. alegrenfell

      Tmb não conheço nada de bom que pessoas com o mesmo pensamento que vc trazem para a humanidade, mesmo assim existem ai de monte pelo mundo... Aprenda o que as ideias marxistas dizem de verdade, e depois comece a se achar no direito de esboçar qualquer tipo de critica sobre elas.