Luiz Felipe Pondé > Do mito ao fetiche Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O fenômeno é sociológico e não polÃtico. Ponderemos então que o que está acontecendo é recursivo ao longo da história. Então com a expansão demográfica atual e deterioração do planeta; o que teremos é uma catástrofe no horizonte breve e não serão os fenômenos naturais. A SOLUÇÂO: "EDUCAÇÂO DE ALTO NÃŒVEL GLOBALIZADA". Como não vai acontecer...
Os EUA tem a melhor democracia, desde que se lembre que ela é o menos pior das formas polÃticas.
Pondé teve uma boa sacada ao perceber o fetiche da polÃtica e da democracia. Mas viaja na batatinha ao presumir uma polÃtica “lógico-cientÃfica” e não perceber que essa porcaria já foi desculpa de fascistas e comunistas. PolÃtica, democracia, justiça, etc, não deveriam ser fetiches sagrados. Concordo. Está mais para fetiche artÃstico. A ética polÃtica é tanto quanto um como apelo estético. É mais questão de gosto que de resultado.
Acho que não é Revolução Francesa. Mas 1848: Primavera dos Povos.
Generalizações... apenas uma parte da humanidade passou a ter a polÃtica como forma de redenção, essa estúpida forma começou com Platão e sua "cidade perfeita" comandada por "sábios", foi vendido como escravo por essa tolice, por 2 mil anos essa idéia redentora pariu e ressurgiu em Rousseau q imaginou a "pérola"; "Os humanos nascem bons é a sociedade q os corrompe.", mas, o iluminismo não é apenas a demência de Rousseau, tem tb a lucidez de Voltaire q trata a polÃtica usando a razão.
Existe ciência no mais alto nÃvel sendo usada na filosofia, economia, polÃtica - Mises com o seu magistral "Liberalism", LIBERALISMO e não "capitalismo" como os incultos se referem ao sistema polÃtico-econômico q teve inÃcio em meados do século XVIII na Inglaterra . Adam Smith tb falou cientificamente de polÃtica na sua obra, o EUA se tornou a maior nação do mundo com essa lucidez polÃtica . A "redenção" na polÃtica tem fundo religioso, nada mais q loucura na busca do paraÃso.
Não imaginava que ainda existiam defensores do feudalismo... Talvez tal saudosismo se baseie no fato de o autor crer que os EUA são a melhor demorcacia do mundo...
"Democracia", digo.
É um jornal, tudo bem, mas os textos Im Ponderados sempre têm muita opinião e análise reducionista. Primeiro? Quem disse que daqui a 10 mil anos no existiremos? Virou profeta agora? Ademais, impõem sua concepção "filosófica" irracionalista para afirmar que não existe uma ciência que pensa a polÃtica. Nega portanto, a história. Esta, enquanto história do pensamento já demonstra por suposto o esforço humano do homem enteder a sim mesmo e o que faz. Pondé não entede, mas julga. É só um moralista!
É Pondé,como diria o grande Nelson Ned "mas tudo passa,tudo paaaaasára...".Obrigado pelas suas colunas.Abraço.Â
melhores democracia do mundo ??? fico em duvida entre coreia do norte , venezuela e a ilha manicomio de cuba ...
USA a melhor democracia do mundo?,aaai,o AL Gore que o diga.
Os intelectuais brasileiros são uns frouxos. Tudo que seja de esquerda, revolucionário, do povo, é lindo! Medo de desagradar. A América Latina é chata pra caramba.
Todos,inclusive o tal de ´´povo´´,são influenciados pela ´´lei de Gerson´´,e anelão uma´´teta´´pública...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > Do mito ao fetiche Voltar
Comente este texto