Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Turco

    Em tempo: não sou marxista, outro ista qualquer. Sou apenas uma pessoa que gosta de estudar História.

    Responda
  2. Turco

    Meu caro, o seu artigo é bem escrito, mas a sua análise é ruim. As reformas citadas podem ter acontecido no período de Disraeli,  mas, na verdade surgiram do seio da própria classe dominante. É a velha história de ceder os anéis para não perder os dedos. No Brasil, a CLT e outros direitos trabalhistas surgiram no governo conservador de Getúlio. A industrialização e a expansão urbana obrigaram a implantação dessas reformas.

    Responda
  3. Peter J

    "Perfidious Albion" soube evitar uma Revolução Francesa que acabou em Napoleão.

    Responda
    1. Peter J

      OK. Podemos concordar que não foi um visionário, apenas um bom político com visão. Já não é pouco.

    2. Peter J

      "arrière-pensée". Erro de acento.

    3. Peter J

      Fabrizio. Concordo. Querendo ser cínicos, podemos dizer que toda boa ação possui um "arriére-pensée". Mas, no fim o que conta é o resultado final. A respeito do Getúlio, prefiro me abster, pois desde criancinha é uma pedra na minha chuteira.

    4. Peter J

      Concordamos totalmente. Donde se poderia (ou pode) deduzir que Disraeli fo um grande homem que com sua visão evitou matanças.

    5. Peter J

      Fabrizio. Correto, mas não entendi bem como resposta ao meu comentário. Aliás, o próprio Napoleão se autonomeou imperador.

    6. Peter J

      Se desconsiderarmos as vidas humanas sacrificadas (não tenho números, mas imagino enormes), de fato o fim das guerras napoleônicas foi melhor para a França do que um tratado de Versalhes. Quanto à Monroe Doctrine será que não foi a base da Big Stick Policy em vigor até hoje? Certamente, não foi altruismo.

    7. Peter J

      Fabrizio,bom dia. Rs. Coloquei o meu post tendo certeza que você iria reagir. Estou +/- a par do que você escreve. Porém, essa reavaliação não altera os fatos. Derrota e ruína da França. A posteriori os historiadores podem sofismar à vontade.

  4. LOUIS BLÉRIOT

    Esta ideia que só a esquerda é progressista é uma falácia há muito tempo. Entre muitos outros exemplos, temos o presidente republicano Eisenhower, que conseguiu aprovar as leis de direitos civis. O problema é que é mais fácil e didático dividir o mundo entre "nós" e "eles".

    Responda
    1. LOUIS BLÉRIOT

      Ok, mas a Lei aprovada no governo de Jonhson foi o resultado de diversas ações formentada no governo de Ike, baseadas em decisões da Suprema Corte dos Estados Unidos. Ficou célebre o epsódio em que Eisenhower mandou forças federais ao Arkansas para defender o direito dos afro-americanos de ir a Universidade.

    2. Peter J

      Corretíssimo. Kennedy não conseguiu passar nenhuma legislação a respeito enquanto vivo. Johnson, um sulista quieto e esperto, conseguiu o que à época foi um grande feito.

  5. osmar

    João, tu és meu ídolo. Onde diabo tu arranjas essas coisas? Os partidos "ditos" de direita do Brasil deveriam estudar mais história. Ainda bem que o PT tem um forte viés de direita que é sua parte boa.

    Responda