-
AA
Para pertencer ao CSP da ONU precisa ter cacife para confrontar os demais, para peitar os demais, para impor respeito, o Brasil ñ impõe respeito nem a Bolívia, então... alem disso, os não alienados do mundo sabem o q é o Brasil em termos políticos, um estado irresponsável e que leva tudo com a barriga, todos sabem q o Brasil ñ é um país sério, e por isso, ñ pode ser levado a sério.
-
whanaoka
Mais um jornalista com complexo de inferioridade desprezando um papel de destaque do seu próprio país no cenário internacional. Independentemente do partido que esteja no poder (porque a opinião do jornalista é partidarizada), o Brasil merece, sim, um assento no Conselho de Segurança da ONU. Por sua extensão territorial , tamanho da população, por seu peso econômico na América do Sul e por seu posicionamento pela autodeterminação dos povos na diplomacia.
-
Dewey
Os Estados Unidos são o fiel da balança no CS, pois quem eles apoiarem certamente receberá o apoio da França e Reino Unido. Mas, por que os americanos preferem a Índia ao Brasil? Alguns dizem que a AL não é uma região estratégica para o Tio Sam. Outros afirmam que é porque não somos uma potência nuclear. E ainda outros afirmam que uma indicação do Brasil melindraria parceiros deles como México e Colômbia. Uma fraqueza da proposta do Brasil é a falta de justificativa para o pleito.
-
pedro volpe
A Alemanha não tem um lugar no Conselho, já a França tem.Quem vocês acham que o mundo leva mais a sério: Angela Merkel ou François Hollande?O Brasil vive as primeiras sequelas da esquizofrenia implantada por (M)ula...ele fez o Brasil acreditar que tinha virado uma super potência.
-
ze
Estamos na fila para entrar. Somos o primeiro da fila para entrar. Batemos à porta faz tempo. Por mérito. Por quê não entrar ? Fazer arma é ruim ? Devemos ter nosso porta aviões nuclear. Mais de um. Fazer caças gripen com sueca que parabeniza os aviadores ho-je na capa do jornal. Desenvolve a economia fazer arma. Tecnologicamente falando. Não precisa usar as armas. Parece meio infantil. Mas é o quê vemos.
-
svarat
Vá falar isso para os petis.tas que adoram achar-se importantes.
-
Ricardo Flor
É óbvio que uma posição mais privilegiada na ONU é benéfica, pois o país fica com algo a mais para negociar a cada votação. E política internacional ou memo política é sempre sarna para se coçar, mas traz benefícios incomensuráveis, estratégicos.
-
Luiz
Quem muito cutuca no vespeiro pode sair machucado.
-
Lauro Melo
Helio. Creio que você está certo. E esta é a primeira vez que concordo com os comentários do Caréca. Veja você como é sempre possível alguma concordância. LAURO MELO.
-
Marcio
Concordo. E não precisávamos também de Copa e de Olímpiadas. Seria ótimo se nossos governantes quisessem que o Brasil fosse apenas um Canadá. Prefiro bom IDH do que alguém sentado com a bunda na cadeira de algum órgão internacional. Não que isto seja ruim, mas não é prioridade.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.