Antonio Prata > Guinada à direita Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Estou lendo esse texto em Fevereiro de 2020. Bolsonaro é o presidente e segundo seu ministro somos Parasitas. Gostaria de lê-lo para quem defende o atual Governo ou dele percebe alguma vantagem. Mas temo que eu expresse em português o que eles vão entender em mandarim. Em tempo: o filme Parasita foi o grande campeão do Oscar. Viva Paulo Guedes.
Passados três anos, o mais cômico foi ler um tal de Kiko fazendo a defesa desesperada da ironia contida no texto do autor. Parece ser um petista que sofreu uma lavagem cerebral e ainda acredita que a Petrobras e o BB são um poço de ética e Lula o mais inocente da terra.
Maravilha! Parece que estou lendo Professor Hariovaldo de Almeida Prado!! Excelente!!
Parabéns pelo texto irônico e ácido, Antônio! O que me conforta é saber que os pequenos mussolinis que o elogiaram equivocadamente não o entenderam. Além de reacionários, são iletrados, duas caracterÃsticas que sempre andam juntas. Você é brilhante!Â
Não é possÃvel que tenha gente não entendendo a ironia do texto, que se traduz em se querer dizer exatamente o contrário daquilo que se escreveu!
Por fim, revela o preconceito e os clichês da esquerda caviar. Essa esquerda que nunca viu pobre na vida. Esse e o outro novo que entraram no jornal são um zero guinado à esquerda.
Marcio, por favor.  A ironia foi inteligente.  Uma brilhante armadilha para os trogloditas de plantão.  E não é possÃvel que vc pense que o princÃpio de liberdade de opinião proteja os mentecaptos que pregam que negros, homossexuais, intelectuais e feministas sejam culpados pelos males do paÃs.  Isso é preconceito grosseiro e a Constituição proibe a veiculação de idéias grotescas desse tipo.Â
É que o jornal só contrata filhinho de papai. Esse e o outro.
Como ironia é um texto muito mal escrito. Como polÃtica, é desrespeitoso com quem não concorda com a opinião do "gênio arrogante". Ou seja, o texto é ruim. Ironia não é para qualquer escritor, só para os bons escritores.
Avalia-se o nÃvel de compreensão leitora, e por que não dizer de alfabetização, de um indivÃduo por sua competência linguÃstica em compreender a IRONIA em um texto. Com isso quero dizer que todos aqueles que não se deram conta de que " Guinada à direita" tremendamente irônico são e sempre foram péssimos em LÃngua Portuguesa. São a.n.a.l.f.a.b.e.t.o.s funcionais, para ser mais precisa. Lamentável!
Kabus. Vc só olha o próprio umbigo?  Quem disse que a maioria dos brasileiros apoiam preconceitos ignóbeis como aqueles ironizados pelo Prata?  Se a maioria apoiasse aquilo, terÃamos aqui um Estado de apartheid como na antiga Ãfrica do Sul, ou um fascismo/nazismo como na Europa pré-1945.  Instrua-se, Kabus.
Procurei o artigo até porque a Internet está replicando a opinião dos leitores...mas o Prata já produziu textos melhores e mais irônicos...o tema está a merecer algo mais contundente, mais claro ainda...
O autor está incomodado com os novos colegas Reinaldo e Demétrio? ah, tadinho!!! dá um pirulito pra ele. Os progressistas (Obs: Maluf é progressista! é dono do partido progressista!), ficam muito incomodados de ocuparem apenas 99% do espaço nas redações. Tá ruim! eles querem 100%!!!
É mesmo, Luiz?  E quem apoiava o tucanato nos anos 90, inclusive com a emenda comprada para a reeleição do pavão-rei??  Sarney e ACM.  O pavão-rei não foi ministro de Collor só porque Covas se opôs fortemente.  Era seu projeto!  E na eleição de 98, havia outdoors em SP com foto de Maluf abraçado a quem?  Ao pavão-rei, apoiando sua reeleição.Â
Acho que entendi. Vamos ver: Os "progressistas" , aliados de Sarney, Collor e Maluf, adoram o discurso, assim como vc, do "nós contra eles". E assim vão semeando o ressentimento na sociedade brasileira. Pequeno.
Não, Luiz.  O Prata não está incomodado com os novos articulistas.  O que o incomoda - e incomoda também qualquer pessoa que não sofra de indigência intelectual e moral - são os preconceitos rançosos, retrógrados, fascistas de certas camadas privilegiadas, que - frustradas com o avanço paulatino da justiça social - ousam expor seu rancor contra outros segmentos que não compartilham com seu obscurantismo.  Entendeu, Luiz?
Tanto faz se o texto é sério ou irônico. Ri lendo-o como irônico. Talvez tivesse rido bem mais se o lesse como sério.
Gênio!
O texto agride quem é de direita generalizando demais. Não é demérito algum ser liberal e tambem e não concordar com a Marcha com Deus, ou com a ditadura. Toda generalização simplista é burra, ou todo mundo que é de esquerda (sic) é do bem?
Kiko, apoiar o que o colunista diz (ou não diz) é uma ilação sua. Jamais seria conivente com as colocações preconceituosas contidas no texto, seja ele irônico ou não. Não concordo apenas com o monopólio da verdade que alguns "intelectuais detentores do conhecimento humano" julgam possuir. Nem todos com opiniões divergentes são raivosos, autoritários ou fascistas. E muito menos, burros. Por favor, tenha a mente mais aberta, sem maniqueÃsmos. O debate de ideias faz bem para a democracia.
OK, Antonio, podemos debater.  Mas vc disse que o texto não tinha nada de irônico.  Ou seja, não entendeu o autor.  Mas vc deve saber que a liberdade de expressão tem um limite.  Está proibido pela Constituição defender o racismo ou qualquer forma de discriminação.  Então, se o texto fosse a sério, o Prata estaria sujeito a processo penal. Muitos direitistas neste painel não captaram a ironia, e defenderam os preconceitos rasteiros, ignóbeis. Isso é anti-democrático.
“Do contrário, seguiremos dominados pelo crioléu, pelas bic.has, pelas feministas rançosas e por velhos intelectuais da USP, ... é a culpada por sermos um dos paÃses mais desiguais, mais injustos e violentos sobre a Terra.” ... isso é ironia?
Quem não gostou - refute. - Onde está a ironia no trecho q citei? . Os "bichas" como foram designados pelo autor os homo, não fazem a parada gay onde dominam o centro de São Paulo? . Eles não estão nas novelas da Globo como protagonistas? . Não são os "velhos intelectuais" das univ. públicas q formam os professores de humanas q dão aulas no ensino básico? E o ensino dado por tais professores não é péssimo? Se os alunos saem da escola sem saber escrever de quem é a culpa? - Refutem isso.
Kiko, vou mais uma vez tentar fazer vc entender. . Eu sei q o texto é uma tentativa de ironia. . Mas, como pode ser ironia se o trecho do autor q eu coloquei em referência é verdade?! . Refute o q eu escrevi e ñ apele para picuinhas como mandar eu me instruir. . É consenso nacional q o Brasil é o q é por causa da péssima educação, então, os "velhos intelectuais' das univ. públicas, responsáveis pela formação de professores do ensino básico - são culpados . Então, ñ exioste ironia alguma.
E mais, AA.  Se alguém expusesse a sério preconceitos tão rasteiros e irracionais como aqueles que Prata - de forma inteligente e provocante - ironizou, esse alguém poderia ser processado e condenado, por atentar contra a Constituição, contra a República, contra a Democracia e contra os Direitos Humanos.  Está difÃcil vc entender isso? Tente instruir-se AA. Do contrário, há sempre o risco do ridÃculo e/ou de processo penal.Â
Pelo amor de Deus, AA !!  Vc ainda não se convenceu de que é ironia?  Vc acha que um escritor como o Prata poderia ter crenças tão grotescas e irracionais?  Então, leia o que ele escreveu hoje no jornal impresso (Painel do Leitor, p.A3). "sim, eu estava sendo irônico. A intenção, ao criar tal persona retrógrada, racista, machista e homofóbica, era apontar tais preconceitos em nossa sociedade".  É suficiente para vc entender ou precisa mais?Â
Ou os “velhos intelectuais” das universidades públicas (USP, Unicamp, UFRJ, UnB, etc) não existem a décadas e são eles os q formam os professores q produzem o péssimo ensino q existe no Brasil? . E do péssimo ensino no Brasil não resulta a porcaria toda mencionada q existe no Brasil?Â
Como pode ser ironia se isso tudo existe!. Ou não foram impostos privilégios e cotas para o q o autor chamou de “crioléu”? . Ou os bi.chas e feministas não usam as avenidas para levarem milhões as ruas em passeatas qdo querem? . Ou estes mesmos não impuseram ao resto do povo as suas leis? . ...
  Parabéns Antonio Prata por afagar os conservadores que ainda vivem no clima da época em que a URSS existia e açoitar os progressistas. Ou será o contrário ? Â
correção:"dor que deveras sente." ...
Muito interessante essa polêmica. Mas, apenas por amor ao debate civilizado, cito Fernando Pessoa: "O poeta é um fingidor / finge tão completamente / que chega a fingir que é dor / a dor que deveras sete."
ahahah... perfeito, brilhante... um retrato da "hipocrisia" que assola o Brasil, desde o inÃcio dos anos 90. O feio, podre e medÃocre, foi "elevado" à categoria de "celebridade" onde, uma bunnddah vale mais que um cérebro. Mas acho que não tem mais jeito, a "mediocridade", cujo expoente máximo é o novededos 51, está no poder e, jamais "largará o osso"... Triste fim de um PaÃs onde, se plantando, tudo dá...
Ok. a ironia do texto. Entretanto, para uma grande maioria de reacionários raivosos, funciona como mais combustÃvel para defender seus ideais retrógrados.Aproveitando, há algum tempo, venho constatando a guinada à direita desse jornal, bem como a parcialidade adotada ao defender e enaltecer temas, governos e polÃticos de direita. Não tenho mais prazer em ler esse jornal, cujo slogan "De rabo preso com o leitor", há muito passou a ser uma falácia. Depois de vinte anos deixo de ser assinante
Somimu.  Antes de deixar de ser assinante, envie sua mensagem protesto à Ombudsman. Ela é uma profissional que tenta ser isenta e criticar os desvios do Jornal.  Ela precisa de apoio para convencer a Redação de que o caminho à direita afasta os leitores mais esclarecidos.
  kkkkk, Antonio Ouro, genial! Como sempre, aliás.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Victor.  Vc apenas se expõe ao ridÃculo com sua chulice.  Não chegou o rÃdiculo de ontem, Victor, quando vc não entendeu a ironia do Prata contra o obscurantismo e os preconceitos rasteiros de certa direita? Deprimente e lamentável é sua participação neste painel, Victor.
Prata, é bom tomar cuidado, senão nossa 'culta e letrada' elite pode lhe processar por "roubar-lhe" idéias originais.
Adorei a coluna. A ironia certeira me fez repensar a decisão de deixar de ler a Folha. No entanto, são assustadoras as reações dos que não entenderam a ironia e ainda concordaram e se identificaram com o texto de modo "denotativo". Isso mostra que não é sem motivo a contratação dos raivosos rottweilers, pois há público para eles. É o ovo da serpente sendo cultivado. Lamentável a situação sobretudo porque, ao menos teoricamente, a Folha reúne a elite do leitorado brasileiro.Â
Ótimo, Maria.  Adorei suas considerações.  Quanto à "elite do eleitorado brasileiro" não há do que se admirar: uma certa fatia da classe média tradicional, conservadora, retrógrada, extremamente preconceituosa, com um leve verniz de informação, e berrando "suas verdades" com agressividade cada vez maior. O ovo da serpente é sempre latente e tem seus gurus neste jornal.
Pois é, infelizmente o Antonio Prata continua um grande idiota útil para a esquerda brasileira...
Pena, Direitas, que vc sofra tanto para vestir a carapuça, brilhante de ironia,  que Prata teceu na medida certa para cabeças obliteradas.
"Um homem que não seja socialista aos 20 anos não tem coração; um homem que permaneça socialista aos 40 não tem cabeça"Pô, todo esse rodeio é só para dizer: "Olha, estou chegando aos 40, mas a minha cabeça é de 20, tá legal?"A nossa esquerda é infantil e autoritária. Democracia de esquerda? Democracia de direita? Balela. Como fazer democracia sem conflito, sem choque de ideias? A única situação onde todos falam e pensam igualmente é na ditadura. Um homem de 40 anos se expressando como menino.
Não, Marcelo.  Vc tb é desses que "não entendeu".  Ele está também debochando desse aforisma da direita.  Aforisma que pretende justificar a esclerose, a acomodação, a domesticação de certas mentes, que aderem tranquilamente ao status quo na idade madura para gozar sem remorsos dos privilégios da sociedade injusta, entendeu?
É impressionante a neura que a entrada do Reinaldo Azevedo na Folha causou aos seres inferiores. Â
Sr. Prata filho,Agora, vamos combinar o seguinte, escreva só CRÔNICAS, isso, aquele conto sem conclusão, que é uma ficção, uma meia verdade, meia mentira.Porque sobre ciência polÃtica, onde só existe verdades INTEIRAS e irrefutáveis (não existe MEIA liberdade, i.u.!), você mostrou que não entende absolutamente NADA do assunto.Aà eu continuo gostando e lendo você.Combinado?
É Kiko, realmente eu não conheço este cronista famoso chamado..........quem? E não perco nada em não conhece-lo. Cronista de sobrenome Prata famoso e competente que eu conheça, é o Mario Prata. Já este seu "cumpanhero" conseguiu escrever verdades num texto que tentava fazer ironia e "tirar sarro" como dissestes....mui competente o cara!!!! Só gente como você e com a sua ideologia tacanha é que não percebeu o fora do cidadão. Para terminar, hoje é seu plantão no MAV?
Pois é, Ernesto.  Vc está mesmo por fora.  O Antonio é filho do Mario, não sabia? E o Mário que vc diz conhecer também abomina os preconceitos e o obscurantismo do qual o filho debocha. Vc diz que leu o Mario e não sabia disso?  Agora, ideologia tacanha é tudo aquilo que o Prata desafia com sua ironia.  Vc não tinha entendido também isso?  Uau! Há muito o que ler e aprender, Ernesto.
A esquerda não consegue ser engraçada. Só raiva, Citem um humorista de esquerda. Quando este meio intelectual, meio esquerda, usa ironia.Todos os esquerdossauros, têm muita, muita raiva e nojo das pessoas produtivas. As pessoas produtivas nunca sairam em passeata nenhuma. Revolucionaram o mundo criando coisas como o computador que tambem é usado por esses fósseis vivos para falar mal dos produtivos. Quem não é de esquerda, não é necessariamente de direita como tentam raivosamente imputar
Ao kiko..olha..tá vendo como vocês são raivosos!.TRABALHAR MUITO NÃO SIGNIFICA GANHAR MUITO. Eu já trabalhei muito e ganhei muito pouco. Saà fora e procurei outra coisa.Tenho funcionários que ganham muito bem. Os que não conseguem desempenho para ganhar bem eu não fico. Eu só quero pagar bem como todo bom capitalista.Tem operários professores e agricultores que merecem ganhar muito bem e 8urro do patrão que não percebe as qualidades de quem é bom de verdade;
Max.  Em que pais vc vive?  E que humor vc aprecia?  Só o humor chulo?  A esquerda tem história brilhante no humorismo inteligente do paÃs.  Vc nunca ouviu falar do semanário PASQUIM? Nunca ouviu falar de Henfil, Jaguar, Wolf, Ziraldo? Lamentável! E de que pessoas produtivas vc está falando? É por acaso de operários, professores, agricultores, e todos que trabalham muito e ganham pouco? Esses sempre foram a preocupação da esquerda. Â
A esquerda não consegue ser engraçada. Citem um humorista de esquerda. Só há raiva no texto deste meio intelectual, meio esquerda, Todos os esquerdossauros, têm muita, muita raiva e nojo das pessoas produtivas. As pessoas produtivas nunca sairam em passeata nenhuma. Revolucionaram o mundo criando coisas como o computador que tambem é usado por esses fósseis vivos para falar mal dos produtivos. Quem não é de esquerda, não é necessariamente de direita como tentam raivosamente imputar.
O texto ironiza a direita. Pena que aborde temas realmente importantes de forma superficial e até mesmo irresponsável. Como defender programas de cotas raciais numa população miscigenada como a brasileira? Como se portar perante a cartilha governista que faz apologia ao homossexualismo? A despeito dos horrores cometidos pelo governo militar no Brasil e na América Latina, como teria sido se o Brasil tivesse se tornado comunista? EstarÃamos diferentes de Cuba ou da Coréia do Norte?
Que chavismo? Temos imprensa livre, partidos de oposição a toda, congresso funcionando, judiciário idem.  Eleições livres e democráticas.  Haverá reeleição porque o desemprego está a 5,7% (em 2002 estava a 12%).  Porque a inflação está a menos de 6% (em 2002 estava a mais de 11%).  Porque o salário mÃnimo vale abor 300 dólares. Em 2002 valia 77 dólares.  A divida pública é 34% do PIB.  Em 2002 a divida era de 57% do PIB. E vc fala em chavismo? Por favor ...
Apenas para concluir, volto ao ponto central do meu comentário: o Prata usou de ironia para criar uma caricatura, se esquecendo, de forma irresponsável, que são assuntos sérios, que repercutiram e repercutem visceralmente na população brasileira. Não defendo o golpe militar. Não defendo censura de qualquer forma. Mas gostaria apenas de ressaltar o meu ponto de vista e, ao menos por enquanto, esse direito me é inalienável neste paÃs.Â
Kiko, o Janio renunciou porque imaginava que os militares iriam colocá-lo no poder de volta, por medo do Jango... só que isso não aconteceu! O golpe somente ocorreu depois da aproximação do Jango com as baixas patentes do exército.. pelo que você mesmo confirmou, a aproximação do Jango com os cabos não era ocasional....havia segundas intenções. Veja bem, longe de mim defender os militares, mas estamos próximos de uma ditadura da esquerda, Chavista, que controla o povo através do populismo barato
Guilherme.  Um pouco de história.  Jango estava acuado pela direita raivosa, que não queria nem que ele tomasse posse. Nunca foi comunista.  Deixaram o paÃs ingovernável.  Campanha violenta de difamação, lockout, etc.  Ele apenas procurou apoio na parte do exército com que podia contar. O golpe já estava preparado em Washington.  Tinham medo apenas do nacionalismo. Â
Kiko, sobre a apologia ao homossexualismo, basta acessar o youtube e assistir ao vÃdeo "probabilidade" e tirar as próprias conclusões. Sobre Jango, cabe lembrar a sua posição de apoio a quebra de hierarquia militar em várias ocasiões (12 set 1963 e 28 março 1964 e sua presença no evento dos sargentos e cabos ocorrido 30 março de 1964), sem contar em sua proximidade com a China e Cuba, que davam sinais claros de que haveria um risco real de golpe comunista, você queira ou não!
Guilherme.  Não confunda as coisas.  Não havia nenhum perigo do Brasil se tornar comunista em 64. Jango faria apenas algumas reformas de base, porque a injustiça social era enorme.  O golpe militar, fechando o Congresso e qualquer possibilidade de mudança por vias democráticas, é que motivou a luta armada.  E o gov.não faz apologia do homossexualismo.  Quer apenas que não haja preconceitos e que todos sejam tratados como iguais. Instrua-se.
Meu gosto pela ironia não chega a tanto!
Eu achava que já tinha lido de tudo. Uma coisa eu sei, o pethe sai de um jeito ou de outro. A direita e a extrema direita estão se organizando para dar fim no governo e nos liberais. Eu por via das dúvidas vou atualizar meu passaporte.
IncrÃvel, vc não entendeu a ironia!  Vou tentar explicar.  O Antonio Prata está apenas tirando sarro da direita, pretendendo ter mudado de lado e estar defendendo idéias obscurantistas, atrasadas, preconceituosas.  Mas o fato de vc não entender um texto inteligente explica muito de suas opções polÃticas.
Se o artigo é ironia ou não, deixo por conta do articulista. Ser de extrema direita é um direito dele. Mas uma inverdade pode ser apontada. Quando diz que os Ãndios são responsáveis pela baixa produção agrÃcola, está redondamente estonteado. O Brasil tem terras agricultáveis e já destruiu florestas muito mais do que o razoável. Não sei se ainda o faz, mas até há pouco importávamos leite da .... Holanda!!!!!
Aos 20 anos, em essência, somos todos "durango kid"... Aos 40, não descolamos  do dindin que pensamos levar para a sepultura...
Que horror!, uma direita ali, mata,mata, mata!
Responsabilidade fiscal?? Crescimento econômico com distribuição de renda? Investimento em educação, saúde de qualidade, ciência?? Que absurdo essas palavras na cartilha vermelha!! Vou soltar o maior palavrão de todos: classe média! Argh. Brasil, rumo a socialização da miséria.Â
 Parabéns, parabens, parabéns , Antônio Prata ! Parabéns pelo artigo corajoso, sem papas na lÃngua. E' de gente como você que precisamos nesse momento terrÃvel por que passamos aqui no Brasil. Gente como você, como o Rodrigo Constantino , como o Lobão e outros. Deus queira que vocês acordem os que dormem ou que ingenuamente se atiraram nos braços desse governo per nicioso.
Oi, rere.  Só confirmando o ridÃculo daqueles que, como vc, interpretaram o Prata ipsis litteris.  Hoje, na pg.A3 do jornal impresso, seção Painel do Leitor, ele diz o seguinte: "sim, eu estava sendo irônico. A intenção, ao criar tal persona retrógrada, racista, machista e homofóbica, era apontar tais preconceitos em nossa sociedade".  Entendeu ou precisa mais?Â
A esquerda não consegue ser engraçada. Citem um humorista de esquerda. Só há raiva aqui. Quando este meio intelectual, meio esquerda, usa ironia.Todos os esquerdossauros, têm muita, muita raiva e nojo das pessoas produtivas. As pessoas produtivas nunca sairam em passeata nenhuma. Revolucionaram o mundo criando coisas como o computador que tambem é usado por esses fósseis vivos para falar mal dos produtivos. Quem não é de esquerda, não é necessariamente de direita como tentam raivosamente imputar
Inacreditável, Rere!  Vc é tão estreito de mente que não entendeu a ironia do texto? Vou tentar explicar.  O Antonio Prata continua com o mesmo ideário progressista da juventude. Está apenas fazendo humor, pretendendo defender idéias obscurantistas, atrasadas, preconceituosas, fascistas apenas para tirar sarro de pessoas como você. Entendeu?
Lendo a crônica lembrei as fotos em que uma pessoa é vista entre dois espelhos em perspectiva, de modo que sua imagem aparece repetida de baixo ao alto. Era um truque antigo, quanto a fotografia engatinhava, divertindo os todos. O design gráfico, com malabarismos que fazem Gene Kelly dançar com o camundongo Jerry superaram essa fase da arte. Além disto, o problema de resolver as questões humanas é o maniqueÃsmo de achar que só existe o branco e o preto, o quente e o frio, e daà prá frente.
Este artigo é prova que mais infinito que o tempo só mesmo a imbecilidade humana!Lamentável espécie, que, com artigos como este, se esforça em comprovar a profecia de Sileno: "melhor não ter nascido, não ser, nada ser".José Mário Neves
Se foi irônico ou não saberemos mais tarde. Tirando os exageros do artigo, na realidade muitas verdades foram escritas. Verdades estas que os sábios e ilustrados que notaram a ironia por trás do artigo, talvez por ideologia, não tiveram a competência de notar.
É Kiko, realmente eu não conheço este cronista famoso chamado..........quem? E não perco nada em não conhece-lo, só ganho. Cronista de sobrenome Prata famoso e competente que eu conheça, é o Mario Prata. Já este seu "cumpanhero" conseguiu escrever verdades num texto que tentava fazer ironia e "tirar sarro" como dissestes....mui competente o cara!!!! Só gente como você e com a sua ideologia tacanha é que não percebeu o fora do cidadão.
Ernesto.  Vc ainda tem dúvida que foi irônico???  Por favor! Vc não conhece o Antonio Prata?  Que vergonha! Vou tentar explicar.  Ele está apenas tirando sarro de gente como você. Â
justo agora:Â http://veja.abril.com.br/blog/rodrigo-constantino/humor/guinada-a-esquerda/ :)
Bacana ser de esquerda, os vermelhos são esquerda e os azuis são uma quase esquerda. Luisa Pet e revolucionaria, Wagner e outras artistas subsidiados fazem vÃdeos torcendo pelo caos. Evoluiremos menos em função da pouca divergências de pensamentos. Direita e esquerda são frageis em suas certezas e verdades. Os opostos levam a escolha mais embasada. Hoje temos uma direita envergonhada e uma esquerda burguesa rebelde em seus luxos e sua falta de objetividade.
Perfeito Tadeu Marcos.
Antonio, achei o máximo o que você fez.Eu nunca li comentários sobre uma crônica com tanta curiosidade quanto a que estou tendo agora.O pessoal parece mesmo entusiasmado por aqui.Por isso, peço licença a todos para eu fazer um pequeno exercÃcio de adivinhação: Domingo que vem o texto de nosso polêmico colega irá tomar um ponto de vista completamente oposto ao que teve nesta crônica. Veremos...
Adorei o texto, irônico e divertido!Ri muito!Parabéns Â
A ironia aqui é palpável. Brilhante. O problema é que tem algumas pessoas que faltaram nas aulas de interpretação de texto.Â
Talvez tenham ido as aulas, mas, como o ensino no Brasil é péssimo, é por isso q ñ entendem ... e o péssimo ensino no Brasil é o causador de tudo o mais de ruim q existe no Brasil, e como universidades públicas como a USP são as responsáveis pela formação de professores q proporcionam esse péssimo ensino, a suposta ironia colocada no texto é uma verdade! . Desta forma, os "velhos intelectuais" da USP são sim responsáveis pela miséria mencionada, essa é a maior ironia! rsrs
Anéia.  Faltaram também à s aulas de História, Geografia, Sociologia, Filosofia, Literatura, etc. etc.Â
Lavou minha alma, alegrou meu domingo e fez com que eu pensasse mais a respeito sobre minha decisão de cancelar minha assinatura.
Melhor vc explicar sua interpretação do texto, Yaya.  Espero que vc tenha entendido que o Antonio Prata está sendo irônico, ao pretender defender idéias obscurantistas, atrasadas, preconceituosas e fascistas.  Está tirando o maior sarro da direita.
Ñ sei se o texto é sério ou irônico, ñ sei a tendência polÃtica do autor, porém a frase final "e por velhos intelectuais da USP, essa gentalha que, finalmente compreendi, é a culpada por sermos um dos paÃses mais desiguais, mais injustos e violentos sobre a Terra" é uma verdade. . Outra verdade é q isso vai continuar pois o pais foi dominado por essa ralé e a "educação" voltada para a "raiva dos ricos" já fez o resto para criar milhões de alienados ressentidos contentes com essa miséria.
PS. E no ensino básico a maioria dos professores é da área de humanas, por isso o ensino básico é ruim.
PS. É necessário esclarecer, ñ joguei a culpa NA USP, a culpa é dos "velhos intelectuais" e não da USP, e tais "intelectuais" estão apenas na área de humanas (história, geografia, sociologia, filosofia, pedagogia, letras em geral, artes, áreas sociais, etc), nas áreas de exatas e biológicas felizmente eles ainda não colocaram sua maléfica ação e a USP consegue formar bons profissionais.
O autor usou “velhos intelectuais” da USP mas, tais “intelectuais” existem na UFRJ, na Unicamp, na UnB, em todas as universidades públicas . Existem milhares de professores formados em universidades públicas dando aulas pelo Brasil, poucos são aceitos pela iniciativa privada, eles se tornam mesmo “pesquisadores” como vc disse, pesquisadores q nada produzem de útil para a sociedade . Os “intelectuais” atualmente tb estão no MEC, portanto, são eles os responsáveis pelo péssimo ensino.
Não, AA.  Sei que a educação é ruim.  Mas tb sei que é absurdo jogar a culpa na USP. Ela não forma nem 1% dos professores brasileiros.  E os professores bem formados não darão aula na rede pública de ensino básico.  Porque essa rede paga mal e dá péssimas condições de trabalho.  Os professores formados na USP vão, em maioria, para a iniciativa privada, ou apenas seguem carreira acadêmica, como pesquisadores, etc.
Sabe Kiko, vc ñ percebeu, mas eu tb estou sendo irônico . A frase q eu coloquei em referência, apesar de ter sido colocada pelo autor como ironia, é uma verdade! Se o ensino no Brasil é ruim e uma nação depende em grande parte da sua educação, e a USP é a maior e “melhor” universidade q forma professores no Brasil, em vista desse fato, os “velhos intelectuais” da USP são sim responsáveis pela irônica miséria brasileira mencionada . Essa é a ironia, a ñ ser q vc ache q o ensino é excelente! rsrs
AA  É espantoso!  Vc não consegue ter certeza sobre a tão palpável ironia do texto??? Esclarecendo:o Prata pensa absolutamente ao contrário do que escreveu. Está sendo IRÔNICO.Â
O "ensino" no Brasil é bom? - Não. . Quem ministra as aulas? - Os professores. . E onde são formados os professores? - Na USP por exemplo... a "melhor" do Brasil.. É consenso a opinião q a grandeza de uma nação depende da educação e q a porcaria q existe no Brasil é por causa da educação ruim... então, a frase final do autor ñ é irônica, está correta, os "velhos intelectuais" da USP são grandes responsáveis pela miséria cultural brasileira.
E como a frase do autor diz "os velhos intelectuais da USP" significa q estão a muito tempo na USP a "melhor" universidade brasileira, norteando o "ensino" no Brasil. . E qual foi o resultado de anos de dominação dessa ralé? Um péssimo ensino q disseminou pela nação a ignorância de milhões ana.lfab.etos funcionais e o atraso cultural e moral (corrupção, assa.ssi.natos, dr.ogas, P C C, etc) do paÃs em relação ao mundo. E essa dominação xucra vai continuar pq é aplaudida por milhões de alienados.
Quem não entendeu o articulista tem que voltar urgente para a aula de interpretação de textos, felizmente eu sou da época que os professores eram ótimos.
Não vejo ironia no texto de Antonio Prata.Vejo sua e minha indignação com as coisas que estão acontecendo.Minha única ressalva, é que não vejo tantos negros ricos como ele diz.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Antonio Prata > Guinada à direita Voltar
Comente este texto