-
Gilmar Fernandes Martins
Estou lendo esse texto em Fevereiro de 2020. Bolsonaro é o presidente e segundo seu ministro somos Parasitas. Gostaria de lê-lo para quem defende o atual Governo ou dele percebe alguma vantagem. Mas temo que eu expresse em português o que eles vão entender em mandarim. Em tempo: o filme Parasita foi o grande campeão do Oscar. Viva Paulo Guedes.
-
Zeca Oliveira
Passados três anos, o mais cômico foi ler um tal de Kiko fazendo a defesa desesperada da ironia contida no texto do autor. Parece ser um petista que sofreu uma lavagem cerebral e ainda acredita que a Petrobras e o BB são um poço de ética e Lula o mais inocente da terra.
-
Zeca
Maravilha! Parece que estou lendo Professor Hariovaldo de Almeida Prado!! Excelente!!
-
Billy
Parabéns pelo texto irônico e ácido, Antônio! O que me conforta é saber que os pequenos mussolinis que o elogiaram equivocadamente não o entenderam. Além de reacionários, são iletrados, duas características que sempre andam juntas. Você é brilhante!
-
Sérgio
Não é possível que tenha gente não entendendo a ironia do texto, que se traduz em se querer dizer exatamente o contrário daquilo que se escreveu!
-
Marcio
Por fim, revela o preconceito e os clichês da esquerda caviar. Essa esquerda que nunca viu pobre na vida. Esse e o outro novo que entraram no jornal são um zero guinado à esquerda.
-
kiko
Marcio, por favor. A ironia foi inteligente. Uma brilhante armadilha para os trogloditas de plantão. E não é possível que vc pense que o princípio de liberdade de opinião proteja os mentecaptos que pregam que negros, homossexuais, intelectuais e feministas sejam culpados pelos males do país. Isso é preconceito grosseiro e a Constituição proibe a veiculação de idéias grotescas desse tipo.
-
-
Marcio
É que o jornal só contrata filhinho de papai. Esse e o outro.
-
Marcio
Como ironia é um texto muito mal escrito. Como política, é desrespeitoso com quem não concorda com a opinião do "gênio arrogante". Ou seja, o texto é ruim. Ironia não é para qualquer escritor, só para os bons escritores.
-
RenataSP
Avalia-se o nível de compreensão leitora, e por que não dizer de alfabetização, de um indivíduo por sua competência linguística em compreender a IRONIA em um texto. Com isso quero dizer que todos aqueles que não se deram conta de que " Guinada à direita" tremendamente irônico são e sempre foram péssimos em Língua Portuguesa. São a.n.a.l.f.a.b.e.t.o.s funcionais, para ser mais precisa. Lamentável!
-
kiko
Kabus. Vc só olha o próprio umbigo? Quem disse que a maioria dos brasileiros apoiam preconceitos ignóbeis como aqueles ironizados pelo Prata? Se a maioria apoiasse aquilo, teríamos aqui um Estado de apartheid como na antiga África do Sul, ou um fascismo/nazismo como na Europa pré-1945. Instrua-se, Kabus.
-
-
MARMO
Procurei o artigo até porque a Internet está replicando a opinião dos leitores...mas o Prata já produziu textos melhores e mais irônicos...o tema está a merecer algo mais contundente, mais claro ainda...
-
Luis
O autor está incomodado com os novos colegas Reinaldo e Demétrio? ah, tadinho!!! dá um pirulito pra ele. Os progressistas (Obs: Maluf é progressista! é dono do partido progressista!), ficam muito incomodados de ocuparem apenas 99% do espaço nas redações. Tá ruim! eles querem 100%!!!
-
kiko
É mesmo, Luiz? E quem apoiava o tucanato nos anos 90, inclusive com a emenda comprada para a reeleição do pavão-rei?? Sarney e ACM. O pavão-rei não foi ministro de Collor só porque Covas se opôs fortemente. Era seu projeto! E na eleição de 98, havia outdoors em SP com foto de Maluf abraçado a quem? Ao pavão-rei, apoiando sua reeleição.
-
Luis
Acho que entendi. Vamos ver: Os "progressistas" , aliados de Sarney, Collor e Maluf, adoram o discurso, assim como vc, do "nós contra eles". E assim vão semeando o ressentimento na sociedade brasileira. Pequeno.
-
kiko
Não, Luiz. O Prata não está incomodado com os novos articulistas. O que o incomoda - e incomoda também qualquer pessoa que não sofra de indigência intelectual e moral - são os preconceitos rançosos, retrógrados, fascistas de certas camadas privilegiadas, que - frustradas com o avanço paulatino da justiça social - ousam expor seu rancor contra outros segmentos que não compartilham com seu obscurantismo. Entendeu, Luiz?
-
-
Solon
Tanto faz se o texto é sério ou irônico. Ri lendo-o como irônico. Talvez tivesse rido bem mais se o lesse como sério.
-
Fabio
Gênio!
-
Salf
O texto agride quem é de direita generalizando demais. Não é demérito algum ser liberal e tambem e não concordar com a Marcha com Deus, ou com a ditadura. Toda generalização simplista é burra, ou todo mundo que é de esquerda (sic) é do bem?
-
Antonio
Kiko, apoiar o que o colunista diz (ou não diz) é uma ilação sua. Jamais seria conivente com as colocações preconceituosas contidas no texto, seja ele irônico ou não. Não concordo apenas com o monopólio da verdade que alguns "intelectuais detentores do conhecimento humano" julgam possuir. Nem todos com opiniões divergentes são raivosos, autoritários ou fascistas. E muito menos, burros. Por favor, tenha a mente mais aberta, sem maniqueísmos. O debate de ideias faz bem para a democracia.
-
kiko
OK, Antonio, podemos debater. Mas vc disse que o texto não tinha nada de irônico. Ou seja, não entendeu o autor. Mas vc deve saber que a liberdade de expressão tem um limite. Está proibido pela Constituição defender o racismo ou qualquer forma de discriminação. Então, se o texto fosse a sério, o Prata estaria sujeito a processo penal. Muitos direitistas neste painel não captaram a ironia, e defenderam os preconceitos rasteiros, ignóbeis. Isso é anti-democrático.
-
-
AA
Do contrário, seguiremos dominados pelo crioléu, pelas bic.has, pelas feministas rançosas e por velhos intelectuais da USP, ... é a culpada por sermos um dos países mais desiguais, mais injustos e violentos sobre a Terra. ... isso é ironia?
-
AA
Quem não gostou - refute. - Onde está a ironia no trecho q citei? . Os "bichas" como foram designados pelo autor os homo, não fazem a parada gay onde dominam o centro de São Paulo? . Eles não estão nas novelas da Globo como protagonistas? . Não são os "velhos intelectuais" das univ. públicas q formam os professores de humanas q dão aulas no ensino básico? E o ensino dado por tais professores não é péssimo? Se os alunos saem da escola sem saber escrever de quem é a culpa? - Refutem isso.
-
AA
Kiko, vou mais uma vez tentar fazer vc entender. . Eu sei q o texto é uma tentativa de ironia. . Mas, como pode ser ironia se o trecho do autor q eu coloquei em referência é verdade?! . Refute o q eu escrevi e ñ apele para picuinhas como mandar eu me instruir. . É consenso nacional q o Brasil é o q é por causa da péssima educação, então, os "velhos intelectuais' das univ. públicas, responsáveis pela formação de professores do ensino básico - são culpados . Então, ñ exioste ironia alguma.
-
kiko
E mais, AA. Se alguém expusesse a sério preconceitos tão rasteiros e irracionais como aqueles que Prata - de forma inteligente e provocante - ironizou, esse alguém poderia ser processado e condenado, por atentar contra a Constituição, contra a República, contra a Democracia e contra os Direitos Humanos. Está difícil vc entender isso? Tente instruir-se AA. Do contrário, há sempre o risco do ridículo e/ou de processo penal.
-
kiko
Pelo amor de Deus, AA !! Vc ainda não se convenceu de que é ironia? Vc acha que um escritor como o Prata poderia ter crenças tão grotescas e irracionais? Então, leia o que ele escreveu hoje no jornal impresso (Painel do Leitor, p.A3). "sim, eu estava sendo irônico. A intenção, ao criar tal persona retrógrada, racista, machista e homofóbica, era apontar tais preconceitos em nossa sociedade". É suficiente para vc entender ou precisa mais?
-
AA
Ou os velhos intelectuais das universidades públicas (USP, Unicamp, UFRJ, UnB, etc) não existem a décadas e são eles os q formam os professores q produzem o péssimo ensino q existe no Brasil? . E do péssimo ensino no Brasil não resulta a porcaria toda mencionada q existe no Brasil?
-
AA
Como pode ser ironia se isso tudo existe!. Ou não foram impostos privilégios e cotas para o q o autor chamou de crioléu? . Ou os bi.chas e feministas não usam as avenidas para levarem milhões as ruas em passeatas qdo querem? . Ou estes mesmos não impuseram ao resto do povo as suas leis? . ...
-
-
jose
Parabéns Antonio Prata por afagar os conservadores que ainda vivem no clima da época em que a URSS existia e açoitar os progressistas. Ou será o contrário ?
-
JOAQUIM
correção:"dor que deveras sente." ...
-
JOAQUIM
Muito interessante essa polêmica. Mas, apenas por amor ao debate civilizado, cito Fernando Pessoa: "O poeta é um fingidor / finge tão completamente / que chega a fingir que é dor / a dor que deveras sete."
-
Maquiavel
ahahah... perfeito, brilhante... um retrato da "hipocrisia" que assola o Brasil, desde o início dos anos 90. O feio, podre e medíocre, foi "elevado" à categoria de "celebridade" onde, uma bunnddah vale mais que um cérebro. Mas acho que não tem mais jeito, a "mediocridade", cujo expoente máximo é o novededos 51, está no poder e, jamais "largará o osso"... Triste fim de um País onde, se plantando, tudo dá...
-
somimu
Ok. a ironia do texto. Entretanto, para uma grande maioria de reacionários raivosos, funciona como mais combustível para defender seus ideais retrógrados.Aproveitando, há algum tempo, venho constatando a guinada à direita desse jornal, bem como a parcialidade adotada ao defender e enaltecer temas, governos e políticos de direita. Não tenho mais prazer em ler esse jornal, cujo slogan "De rabo preso com o leitor", há muito passou a ser uma falácia. Depois de vinte anos deixo de ser assinante
-
kiko
Somimu. Antes de deixar de ser assinante, envie sua mensagem protesto à Ombudsman. Ela é uma profissional que tenta ser isenta e criticar os desvios do Jornal. Ela precisa de apoio para convencer a Redação de que o caminho à direita afasta os leitores mais esclarecidos.
-
-
Bris
kkkkk, Antonio Ouro, genial! Como sempre, aliás.
-
VICTOR
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
-
kiko
Victor. Vc apenas se expõe ao ridículo com sua chulice. Não chegou o rídiculo de ontem, Victor, quando vc não entendeu a ironia do Prata contra o obscurantismo e os preconceitos rasteiros de certa direita? Deprimente e lamentável é sua participação neste painel, Victor.
-
-
PerfidiaBras
Prata, é bom tomar cuidado, senão nossa 'culta e letrada' elite pode lhe processar por "roubar-lhe" idéias originais.
-
maria alves
Adorei a coluna. A ironia certeira me fez repensar a decisão de deixar de ler a Folha. No entanto, são assustadoras as reações dos que não entenderam a ironia e ainda concordaram e se identificaram com o texto de modo "denotativo". Isso mostra que não é sem motivo a contratação dos raivosos rottweilers, pois há público para eles. É o ovo da serpente sendo cultivado. Lamentável a situação sobretudo porque, ao menos teoricamente, a Folha reúne a elite do leitorado brasileiro.
-
kiko
Ótimo, Maria. Adorei suas considerações. Quanto à "elite do eleitorado brasileiro" não há do que se admirar: uma certa fatia da classe média tradicional, conservadora, retrógrada, extremamente preconceituosa, com um leve verniz de informação, e berrando "suas verdades" com agressividade cada vez maior. O ovo da serpente é sempre latente e tem seus gurus neste jornal.
-
-
Direitas Já!
Pois é, infelizmente o Antonio Prata continua um grande idiota útil para a esquerda brasileira...
-
kiko
Pena, Direitas, que vc sofra tanto para vestir a carapuça, brilhante de ironia, que Prata teceu na medida certa para cabeças obliteradas.
-
-
Marcelo Fernandez
"Um homem que não seja socialista aos 20 anos não tem coração; um homem que permaneça socialista aos 40 não tem cabeça"Pô, todo esse rodeio é só para dizer: "Olha, estou chegando aos 40, mas a minha cabeça é de 20, tá legal?"A nossa esquerda é infantil e autoritária. Democracia de esquerda? Democracia de direita? Balela. Como fazer democracia sem conflito, sem choque de ideias? A única situação onde todos falam e pensam igualmente é na ditadura. Um homem de 40 anos se expressando como menino.
-
kiko
Não, Marcelo. Vc tb é desses que "não entendeu". Ele está também debochando desse aforisma da direita. Aforisma que pretende justificar a esclerose, a acomodação, a domesticação de certas mentes, que aderem tranquilamente ao status quo na idade madura para gozar sem remorsos dos privilégios da sociedade injusta, entendeu?
-
-
Emerson
É impressionante a neura que a entrada do Reinaldo Azevedo na Folha causou aos seres inferiores.
-
Objetivista
Sr. Prata filho,Agora, vamos combinar o seguinte, escreva só CRÔNICAS, isso, aquele conto sem conclusão, que é uma ficção, uma meia verdade, meia mentira.Porque sobre ciência política, onde só existe verdades INTEIRAS e irrefutáveis (não existe MEIA liberdade, i.u.!), você mostrou que não entende absolutamente NADA do assunto.Aí eu continuo gostando e lendo você.Combinado?
-
Ernesto Branco
É Kiko, realmente eu não conheço este cronista famoso chamado..........quem? E não perco nada em não conhece-lo. Cronista de sobrenome Prata famoso e competente que eu conheça, é o Mario Prata. Já este seu "cumpanhero" conseguiu escrever verdades num texto que tentava fazer ironia e "tirar sarro" como dissestes....mui competente o cara!!!! Só gente como você e com a sua ideologia tacanha é que não percebeu o fora do cidadão. Para terminar, hoje é seu plantão no MAV?
-
kiko
Pois é, Ernesto. Vc está mesmo por fora. O Antonio é filho do Mario, não sabia? E o Mário que vc diz conhecer também abomina os preconceitos e o obscurantismo do qual o filho debocha. Vc diz que leu o Mario e não sabia disso? Agora, ideologia tacanha é tudo aquilo que o Prata desafia com sua ironia. Vc não tinha entendido também isso? Uau! Há muito o que ler e aprender, Ernesto.
-
-
O FIM DA ERA ESQUERDOZÓICA
A esquerda não consegue ser engraçada. Só raiva, Citem um humorista de esquerda. Quando este meio intelectual, meio esquerda, usa ironia.Todos os esquerdossauros, têm muita, muita raiva e nojo das pessoas produtivas. As pessoas produtivas nunca sairam em passeata nenhuma. Revolucionaram o mundo criando coisas como o computador que tambem é usado por esses fósseis vivos para falar mal dos produtivos. Quem não é de esquerda, não é necessariamente de direita como tentam raivosamente imputar
-
O FIM DA ERA ESQUERDOZÓICA
Ao kiko..olha..tá vendo como vocês são raivosos!.TRABALHAR MUITO NÃO SIGNIFICA GANHAR MUITO. Eu já trabalhei muito e ganhei muito pouco. Saí fora e procurei outra coisa.Tenho funcionários que ganham muito bem. Os que não conseguem desempenho para ganhar bem eu não fico. Eu só quero pagar bem como todo bom capitalista.Tem operários professores e agricultores que merecem ganhar muito bem e 8urro do patrão que não percebe as qualidades de quem é bom de verdade;
-
kiko
Max. Em que pais vc vive? E que humor vc aprecia? Só o humor chulo? A esquerda tem história brilhante no humorismo inteligente do país. Vc nunca ouviu falar do semanário PASQUIM? Nunca ouviu falar de Henfil, Jaguar, Wolf, Ziraldo? Lamentável! E de que pessoas produtivas vc está falando? É por acaso de operários, professores, agricultores, e todos que trabalham muito e ganham pouco? Esses sempre foram a preocupação da esquerda.
-
O FIM DA ERA ESQUERDOZÓICA
A esquerda não consegue ser engraçada. Citem um humorista de esquerda. Só há raiva no texto deste meio intelectual, meio esquerda, Todos os esquerdossauros, têm muita, muita raiva e nojo das pessoas produtivas. As pessoas produtivas nunca sairam em passeata nenhuma. Revolucionaram o mundo criando coisas como o computador que tambem é usado por esses fósseis vivos para falar mal dos produtivos. Quem não é de esquerda, não é necessariamente de direita como tentam raivosamente imputar.
-
-
Guilherme78
O texto ironiza a direita. Pena que aborde temas realmente importantes de forma superficial e até mesmo irresponsável. Como defender programas de cotas raciais numa população miscigenada como a brasileira? Como se portar perante a cartilha governista que faz apologia ao homossexualismo? A despeito dos horrores cometidos pelo governo militar no Brasil e na América Latina, como teria sido se o Brasil tivesse se tornado comunista? Estaríamos diferentes de Cuba ou da Coréia do Norte?
-
kiko
Que chavismo? Temos imprensa livre, partidos de oposição a toda, congresso funcionando, judiciário idem. Eleições livres e democráticas. Haverá reeleição porque o desemprego está a 5,7% (em 2002 estava a 12%). Porque a inflação está a menos de 6% (em 2002 estava a mais de 11%). Porque o salário mínimo vale abor 300 dólares. Em 2002 valia 77 dólares. A divida pública é 34% do PIB. Em 2002 a divida era de 57% do PIB. E vc fala em chavismo? Por favor ...
-
Guilherme78
Apenas para concluir, volto ao ponto central do meu comentário: o Prata usou de ironia para criar uma caricatura, se esquecendo, de forma irresponsável, que são assuntos sérios, que repercutiram e repercutem visceralmente na população brasileira. Não defendo o golpe militar. Não defendo censura de qualquer forma. Mas gostaria apenas de ressaltar o meu ponto de vista e, ao menos por enquanto, esse direito me é inalienável neste país.
-
Guilherme78
Kiko, o Janio renunciou porque imaginava que os militares iriam colocá-lo no poder de volta, por medo do Jango... só que isso não aconteceu! O golpe somente ocorreu depois da aproximação do Jango com as baixas patentes do exército.. pelo que você mesmo confirmou, a aproximação do Jango com os cabos não era ocasional....havia segundas intenções. Veja bem, longe de mim defender os militares, mas estamos próximos de uma ditadura da esquerda, Chavista, que controla o povo através do populismo barato
-
kiko
Guilherme. Um pouco de história. Jango estava acuado pela direita raivosa, que não queria nem que ele tomasse posse. Nunca foi comunista. Deixaram o país ingovernável. Campanha violenta de difamação, lockout, etc. Ele apenas procurou apoio na parte do exército com que podia contar. O golpe já estava preparado em Washington. Tinham medo apenas do nacionalismo.
-
Guilherme78
Kiko, sobre a apologia ao homossexualismo, basta acessar o youtube e assistir ao vídeo "probabilidade" e tirar as próprias conclusões. Sobre Jango, cabe lembrar a sua posição de apoio a quebra de hierarquia militar em várias ocasiões (12 set 1963 e 28 março 1964 e sua presença no evento dos sargentos e cabos ocorrido 30 março de 1964), sem contar em sua proximidade com a China e Cuba, que davam sinais claros de que haveria um risco real de golpe comunista, você queira ou não!
-
kiko
Guilherme. Não confunda as coisas. Não havia nenhum perigo do Brasil se tornar comunista em 64. Jango faria apenas algumas reformas de base, porque a injustiça social era enorme. O golpe militar, fechando o Congresso e qualquer possibilidade de mudança por vias democráticas, é que motivou a luta armada. E o gov.não faz apologia do homossexualismo. Quer apenas que não haja preconceitos e que todos sejam tratados como iguais. Instrua-se.
-
-
michel
Meu gosto pela ironia não chega a tanto!
-
REFORMA TRIBUTÁRIA JÁ
Eu achava que já tinha lido de tudo. Uma coisa eu sei, o pethe sai de um jeito ou de outro. A direita e a extrema direita estão se organizando para dar fim no governo e nos liberais. Eu por via das dúvidas vou atualizar meu passaporte.
-
kiko
Incrível, vc não entendeu a ironia! Vou tentar explicar. O Antonio Prata está apenas tirando sarro da direita, pretendendo ter mudado de lado e estar defendendo idéias obscurantistas, atrasadas, preconceituosas. Mas o fato de vc não entender um texto inteligente explica muito de suas opções políticas.
-
-
Turco
Se o artigo é ironia ou não, deixo por conta do articulista. Ser de extrema direita é um direito dele. Mas uma inverdade pode ser apontada. Quando diz que os índios são responsáveis pela baixa produção agrícola, está redondamente estonteado. O Brasil tem terras agricultáveis e já destruiu florestas muito mais do que o razoável. Não sei se ainda o faz, mas até há pouco importávamos leite da .... Holanda!!!!!
-
dix-huit
Aos 20 anos, em essência, somos todos "durango kid"... Aos 40, não descolamos do dindin que pensamos levar para a sepultura...
-
svarat
Que horror!, uma direita ali, mata,mata, mata!
-
SP30
Responsabilidade fiscal?? Crescimento econômico com distribuição de renda? Investimento em educação, saúde de qualidade, ciência?? Que absurdo essas palavras na cartilha vermelha!! Vou soltar o maior palavrão de todos: classe média! Argh. Brasil, rumo a socialização da miséria.
-
-
rere
Parabéns, parabens, parabéns , Antônio Prata ! Parabéns pelo artigo corajoso, sem papas na língua. E' de gente como você que precisamos nesse momento terrível por que passamos aqui no Brasil. Gente como você, como o Rodrigo Constantino , como o Lobão e outros. Deus queira que vocês acordem os que dormem ou que ingenuamente se atiraram nos braços desse governo per nicioso.
-
kiko
Oi, rere. Só confirmando o ridículo daqueles que, como vc, interpretaram o Prata ipsis litteris. Hoje, na pg.A3 do jornal impresso, seção Painel do Leitor, ele diz o seguinte: "sim, eu estava sendo irônico. A intenção, ao criar tal persona retrógrada, racista, machista e homofóbica, era apontar tais preconceitos em nossa sociedade". Entendeu ou precisa mais?
-
O FIM DA ERA ESQUERDOZÓICA
A esquerda não consegue ser engraçada. Citem um humorista de esquerda. Só há raiva aqui. Quando este meio intelectual, meio esquerda, usa ironia.Todos os esquerdossauros, têm muita, muita raiva e nojo das pessoas produtivas. As pessoas produtivas nunca sairam em passeata nenhuma. Revolucionaram o mundo criando coisas como o computador que tambem é usado por esses fósseis vivos para falar mal dos produtivos. Quem não é de esquerda, não é necessariamente de direita como tentam raivosamente imputar
-
kiko
Inacreditável, Rere! Vc é tão estreito de mente que não entendeu a ironia do texto? Vou tentar explicar. O Antonio Prata continua com o mesmo ideário progressista da juventude. Está apenas fazendo humor, pretendendo defender idéias obscurantistas, atrasadas, preconceituosas, fascistas apenas para tirar sarro de pessoas como você. Entendeu?
-
-
nene49
Lendo a crônica lembrei as fotos em que uma pessoa é vista entre dois espelhos em perspectiva, de modo que sua imagem aparece repetida de baixo ao alto. Era um truque antigo, quanto a fotografia engatinhava, divertindo os todos. O design gráfico, com malabarismos que fazem Gene Kelly dançar com o camundongo Jerry superaram essa fase da arte. Além disto, o problema de resolver as questões humanas é o maniqueísmo de achar que só existe o branco e o preto, o quente e o frio, e daí prá frente.
-
José Mário
Este artigo é prova que mais infinito que o tempo só mesmo a imbecilidade humana!Lamentável espécie, que, com artigos como este, se esforça em comprovar a profecia de Sileno: "melhor não ter nascido, não ser, nada ser".José Mário Neves
-
Ernesto Branco
Se foi irônico ou não saberemos mais tarde. Tirando os exageros do artigo, na realidade muitas verdades foram escritas. Verdades estas que os sábios e ilustrados que notaram a ironia por trás do artigo, talvez por ideologia, não tiveram a competência de notar.
-
Ernesto Branco
É Kiko, realmente eu não conheço este cronista famoso chamado..........quem? E não perco nada em não conhece-lo, só ganho. Cronista de sobrenome Prata famoso e competente que eu conheça, é o Mario Prata. Já este seu "cumpanhero" conseguiu escrever verdades num texto que tentava fazer ironia e "tirar sarro" como dissestes....mui competente o cara!!!! Só gente como você e com a sua ideologia tacanha é que não percebeu o fora do cidadão.
-
kiko
Ernesto. Vc ainda tem dúvida que foi irônico??? Por favor! Vc não conhece o Antonio Prata? Que vergonha! Vou tentar explicar. Ele está apenas tirando sarro de gente como você.
-
-
srfrance
justo agora: http://veja.abril.com.br/blog/rodrigo-constantino/humor/guinada-a-esquerda/ :)
-
tadeumarcos
Bacana ser de esquerda, os vermelhos são esquerda e os azuis são uma quase esquerda. Luisa Pet e revolucionaria, Wagner e outras artistas subsidiados fazem vídeos torcendo pelo caos. Evoluiremos menos em função da pouca divergências de pensamentos. Direita e esquerda são frageis em suas certezas e verdades. Os opostos levam a escolha mais embasada. Hoje temos uma direita envergonhada e uma esquerda burguesa rebelde em seus luxos e sua falta de objetividade.
-
ilze
Perfeito Tadeu Marcos.
-
-
Rouco
Antonio, achei o máximo o que você fez.Eu nunca li comentários sobre uma crônica com tanta curiosidade quanto a que estou tendo agora.O pessoal parece mesmo entusiasmado por aqui.Por isso, peço licença a todos para eu fazer um pequeno exercício de adivinhação: Domingo que vem o texto de nosso polêmico colega irá tomar um ponto de vista completamente oposto ao que teve nesta crônica. Veremos...
-
Lili
Adorei o texto, irônico e divertido!Ri muito!Parabéns
-
Aneia Theófilo
A ironia aqui é palpável. Brilhante. O problema é que tem algumas pessoas que faltaram nas aulas de interpretação de texto.
-
AA
Talvez tenham ido as aulas, mas, como o ensino no Brasil é péssimo, é por isso q ñ entendem ... e o péssimo ensino no Brasil é o causador de tudo o mais de ruim q existe no Brasil, e como universidades públicas como a USP são as responsáveis pela formação de professores q proporcionam esse péssimo ensino, a suposta ironia colocada no texto é uma verdade! . Desta forma, os "velhos intelectuais" da USP são sim responsáveis pela miséria mencionada, essa é a maior ironia! rsrs
-
kiko
Anéia. Faltaram também às aulas de História, Geografia, Sociologia, Filosofia, Literatura, etc. etc.
-
-
yaya
Lavou minha alma, alegrou meu domingo e fez com que eu pensasse mais a respeito sobre minha decisão de cancelar minha assinatura.
-
kiko
Melhor vc explicar sua interpretação do texto, Yaya. Espero que vc tenha entendido que o Antonio Prata está sendo irônico, ao pretender defender idéias obscurantistas, atrasadas, preconceituosas e fascistas. Está tirando o maior sarro da direita.
-
-
AA
Ñ sei se o texto é sério ou irônico, ñ sei a tendência política do autor, porém a frase final "e por velhos intelectuais da USP, essa gentalha que, finalmente compreendi, é a culpada por sermos um dos países mais desiguais, mais injustos e violentos sobre a Terra" é uma verdade. . Outra verdade é q isso vai continuar pois o pais foi dominado por essa ralé e a "educação" voltada para a "raiva dos ricos" já fez o resto para criar milhões de alienados ressentidos contentes com essa miséria.
-
AA
PS. E no ensino básico a maioria dos professores é da área de humanas, por isso o ensino básico é ruim.
-
AA
PS. É necessário esclarecer, ñ joguei a culpa NA USP, a culpa é dos "velhos intelectuais" e não da USP, e tais "intelectuais" estão apenas na área de humanas (história, geografia, sociologia, filosofia, pedagogia, letras em geral, artes, áreas sociais, etc), nas áreas de exatas e biológicas felizmente eles ainda não colocaram sua maléfica ação e a USP consegue formar bons profissionais.
-
AA
O autor usou velhos intelectuais da USP mas, tais intelectuais existem na UFRJ, na Unicamp, na UnB, em todas as universidades públicas . Existem milhares de professores formados em universidades públicas dando aulas pelo Brasil, poucos são aceitos pela iniciativa privada, eles se tornam mesmo pesquisadores como vc disse, pesquisadores q nada produzem de útil para a sociedade . Os intelectuais atualmente tb estão no MEC, portanto, são eles os responsáveis pelo péssimo ensino.
-
kiko
Não, AA. Sei que a educação é ruim. Mas tb sei que é absurdo jogar a culpa na USP. Ela não forma nem 1% dos professores brasileiros. E os professores bem formados não darão aula na rede pública de ensino básico. Porque essa rede paga mal e dá péssimas condições de trabalho. Os professores formados na USP vão, em maioria, para a iniciativa privada, ou apenas seguem carreira acadêmica, como pesquisadores, etc.
-
AA
Sabe Kiko, vc ñ percebeu, mas eu tb estou sendo irônico . A frase q eu coloquei em referência, apesar de ter sido colocada pelo autor como ironia, é uma verdade! Se o ensino no Brasil é ruim e uma nação depende em grande parte da sua educação, e a USP é a maior e melhor universidade q forma professores no Brasil, em vista desse fato, os velhos intelectuais da USP são sim responsáveis pela irônica miséria brasileira mencionada . Essa é a ironia, a ñ ser q vc ache q o ensino é excelente! rsrs
-
kiko
AA É espantoso! Vc não consegue ter certeza sobre a tão palpável ironia do texto??? Esclarecendo:o Prata pensa absolutamente ao contrário do que escreveu. Está sendo IRÔNICO.
-
AA
O "ensino" no Brasil é bom? - Não. . Quem ministra as aulas? - Os professores. . E onde são formados os professores? - Na USP por exemplo... a "melhor" do Brasil.. É consenso a opinião q a grandeza de uma nação depende da educação e q a porcaria q existe no Brasil é por causa da educação ruim... então, a frase final do autor ñ é irônica, está correta, os "velhos intelectuais" da USP são grandes responsáveis pela miséria cultural brasileira.
-
AA
E como a frase do autor diz "os velhos intelectuais da USP" significa q estão a muito tempo na USP a "melhor" universidade brasileira, norteando o "ensino" no Brasil. . E qual foi o resultado de anos de dominação dessa ralé? Um péssimo ensino q disseminou pela nação a ignorância de milhões ana.lfab.etos funcionais e o atraso cultural e moral (corrupção, assa.ssi.natos, dr.ogas, P C C, etc) do país em relação ao mundo. E essa dominação xucra vai continuar pq é aplaudida por milhões de alienados.
-
-
santista
Quem não entendeu o articulista tem que voltar urgente para a aula de interpretação de textos, felizmente eu sou da época que os professores eram ótimos.
-
Falo mesmo
Não vejo ironia no texto de Antonio Prata.Vejo sua e minha indignação com as coisas que estão acontecendo.Minha única ressalva, é que não vejo tantos negros ricos como ele diz.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.