Luiz Felipe Pondé > Eu acuso Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Faz falta uma direita decente. Faz falta uma esquerda madura.
Com certeza eu detestaria ser teu aluno, sr. pondé...
Texto bem escrito, mas, exagerado e mentiroso. Senta o pé na realidade, cara. O que você fala pode acontecer em uma ou outra aula, conforme o professor, nunca como projeto pedagógico de uma escola. E os alunos não se constituem como uma massa acrÃtica, como talvez você pense. Uma vez que acusa, você faria melhor trabalho se apresentasse nomes. Concretudes e não generalidades.
Bom, segundo Pondé, nas próximas eleições seremos todos cooptados ideologicamente e o grande vencedor do pleito será alguém do PCO ou PSTU.Conheço mais de cem professores de ensino médio da área de Humanas e só enquadraria uns dez como de esquerda.
Também temos lido sobre o oposto ao que disse o articulista, que exagera demais. Aliás, o bom professor deveria mostrar os dois lados da moeda e solicitar que os alunos escrevam sobre eles, não defender exclusivamente o que pensa. Defender um lado ou outro não ajuda a pensar, certo?
Um dia, em breve, não teremos mais empreendedores e industrias para estes acéfalos criticarem, aà viveremos de charuto e de vender esterco para adubo, assim como Cuba. Seremos um povo feliz e literalmente na m/e/r/d/a assim como estes esquerdistas de shopping centers querem!!
Parabéns, Pondé!
Com um ano de diferença, o assunto continua atual. As posições são as mesmas...
Olavo tem razão!!!
Comunista é o sujeito que quer dividir a renda dos outros e multiplicar a própria!!!
Se Pondé é filósofo, eu sou Charles Darwin!
Não tem jeito . A esquerda reage com ofensas. O cara não contra argumenta...Estamos perdidos
mais um com um medo irracional de "meu deus, os comunistas malvados estão atrás de nós!". sou estudante, e posso dizer que na minha vida acadêmica inteira nunca vi professor nenhum pregando nada. muito pelo contrário, sempre foram muito cuidadosos em separar sua opinião polÃtica da teoria, o que é francamente muito difÃcil. e outra, eu não acho errado ensinar o pensamento marxista nas escolas. muito pelo contrário, afinal como se desenvolve uma mente crÃtica sem conhecer os dois lados da moeda?
Texto muito bom e corajoso, talvez um pouco exagerado, como é de seu estilo, mas vê-se nos comentários aqui (contra) exatemante isso que o autor menciona...a unanimidade é burra, como diria o grande Nelson.
Comentário contra não conta, é ?! Isso gera unanimidade, né ?! É burra também, não é ?! Centenário : daqui a cem anos talvez, os tucanos assumam que o que eles chamavam de "progressão continuada" foi gravÃssimo equÃvoco, responsável direto por diversos males...
Não tem jeito. A primeira coisa que esses "estudantes" aprendem é não ter opinião. Quem aceita ser doutrinado no marxismo é porque já perdeu a capacidade de questionar. Não pensa, portanto não questiona nada. Simplesmente aceita. Meus parabéns aos raros estudantes universitários que resistem bravamente a tanta alienação.
Não existem marxistas nesse governo, basta olhar e ver o estilo de vida que o pessoal leva. É pecado ser simpatizante de Marx? É pecado negar a ditadura do capital? Em 1964 os militares foram convocados pelo poder econômico, nacional em aliança com o internacional, para impor a ordem capitalista. É o que temos no governo hoje, capitalistas a serviço do capital. Ninguém a serviço do social.
Pois é, é o que eu também acho, se sua capacidade for mÃnima o problema é seu, e se sua necessidade for máxima vire-se para preenchê-la. Quem disse foi você que cada um deve ter de acordo com sua necessidade, independente de sua capacidade.
Se sua capacidade for mÃnima a culpa é sua. Se vira colega. Se sua necessidade de existir dignamente for máxima, deleta a tua vaidade.
"A cada um conforme sua necessidade de cada um conforme sua capacidade". Beleza, e quem é que vai prover isso, o céu? Ou o Estado que nada produz e só toma de quem produz? E se minha capacidade for mÃnima e minha necessidade máxima, quem é que vai pagar a conta?
Não precisa ser agressiva. Por ser produção humana, o capitalismo é nutrido pela ganância de poder acumular mais e mais. Prefiro assim: a cada um conforme sua necessidade, a cada um conforme sua capacidade. Promoção humana é fundamental.
Criatura, larga de ser tosco. Os lugares onde o capitalismo não chega, são os lugares onde o povo mais sofre com tudo. Ao invés de ficar reclamando do sistema capitalista, lute pra que o capital chegue onde tem que chegar. Tosquice tem limite e digo mais, na minha visão quem reclama do capitalismo é porque não se conforma de ter que trabalhar pra viver. rs
Pondé afirma que a Esquerda "conseguiu vender a imagem de que é amante da liberdade, qdo na realidade é extremamente autoritária". Transborda desencanto, um desencanto de menino mercador, q descobriu ter pago muito caro pela imagem "free" da Direita, e trava, incapacitado em digerir a sua "amante da Liberdade" flagrada em coito Totalitário. Vivemos Democracia; ñ há desrespeito às minorias. Mas como pretender a submissão da maioria ao sentimento de um jovem q ainda ñ sabe o q quer ?!
Quem gosta de comunismo é masoquista ou então pensa que vai fazer parte do Politburo, só pode isto pois no comunismo tem dois tipos de gente, aqueles (do Politburo) que comandam as pessoas, aliás, são os proprietários das vidas das pessoas, censuram, tolhem direitos individuais, hmatam etc, e tem o resto, a hralé, o povo que só tem que obedecer e fim de papo. E aà você que acha bacana o comunismo, você é do tipo masoquista ou pensa que vai fazer parte da turma de comandantes? Vai achando...
Blem, blem... Hora de renovar conceitos !! Hora de renovar conceitos !! Temos conceitos novos vindos direto da América, o ParaÃso da Liberdade !! Venham, vejam, temos território livre em Cuba : Guantánamo !! Venham, vejam, temos censura e espionagem !! Venham, vejam, temos Direitos individuais ultrajados !! Venham, vejam, e creiam, creiam o quanto possam, em nossa sincera propaganda - a nossa alma de negócios !! Â
Esse discurso me fez lembrar de 1964.
A história se repete sempre, que as lições não são aprendidas ! Uma frase vem à mente sobre a matéria. Ela é da autoria de Martin Luther King e diz "O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons."
Santo Deus Folha! Revize os seus critérios de seleção de colunistas. Ouça o seu Ombudsman.
Revise o seu "reviZe".
Viu? o comentário apenas reforça a tese. Basta discordar, que já alegam que o colunista tem que ser expurgado, como seu Camarada Stalin fazia.
Rogério! E vc revise o seu português!
Nazismo e fascismo não diferenciam do socialismo/comunismo quanto ao modus operandi: violência fÃsica e verbal, intimidamento, divisão de classes, divisão de pessoas em raças, etc. A única diferença é que o comunismo matou muito mais. Na verdade, para implantar o socialismo é preciso de um partido que inevitavelmente torna-se único e ditatorial, pois somente eleimnando todos os adversários é que se pode planificar a economia.
Depois, fizeram aliança com Maluf, Collor, Sarney, Renan, todos notórios marxistas, rs. São de uma hipocrisia que chega a dar nojo. Querem fazer lavagem cerebral, mas, na verdade, eles precisam de psiquiatras. Todos os paÃses que adotaram o socialismo fracassaram. E em nenhum paÃs que deixou de ser socialista após 1989/1991 o povo foi à s ruas pedir de volta o socialismo. Só sabem fazer polÃtica pregando controvérsia e ódio. Tornaram-se a versão esquerdista da ditadura militar, rs.
Aliança com Maluf, mesmo o Serra desejou ardorosamente. Srs. Collor, Sarney e Renan são protagonistas do jogo polÃtico, colocados lá pelos q neles ainda votam, indiferentes ao seu brilhante entendimento de q "eles não sabem votar" (pq ñ votam como vc acha q devem). Democracia é complicado. Mas há controvérsias...
A Marilena ChauÃ, na "festa" dos 10 anos de PT mostrou como eles são: odeiam a classe média que paga tributos para o assistencialismo eleitoreiro deles.
Deus te abençoe, Pondé.
Muitos jovens estudantes do segundo grau estão denunciando essa ação do marxismo q está acontecendo dentro das salas de aula por todo o Brasil. . Os próprios alunos estão fazendo vÃdeos dentro da sala de aula e colocando no Youtube! . Quem quiser ver dezenas destes vÃdeos pode pesquisar no Google por “Qual a causa do péssimo ensino no Brasil ?” e poderão ver o que está acontecendo nas salas de aula do Brasil.
Valdir, ñ sei se vc assistiu os vÃdeos, se não assistiu, pf assista, neles vc ñ vai perceber nenhum método de ensino digno do nome... aquilo q vemos lá é a degradação total do ensino, e está disseminado por todo o Brasil.
Os q colocaram o comentário como "negativo" ñ gostaram do que? ... Será q não gostaram da exposição do q o professor de história Carlao está fazendo dentro de sala de aula? . Ou não gostaram das danças malucas dos professores de história em sala de aula? rsrs . Ou será q os "negativos" tb são professores iguais ao mostrados nos vÃdeos e por isso ñ gostam de exposição do q fazem?
Sei não, AA... Acho q tem a ver um pouquinho com uma tal metodologia implantada anos atrás, que responde pelo nome de "Progressão Continuada". O aluno ñ corresponde, porém nada o impede de seguir adiante, mesmo sem os apetrechos. Quem foi mesmo q inventou essa cilada ?! Parece que atendÃamos a rompantes conciliadores dos parâmetros do FMI... Mas os alunos deitaram e rolaram - sem imaginar que seriam os principais prejudicados !! Agora o culpado é "ave anônima" q quer cantar de galo.
lilith, vai lá ver os vÃdeos - vc tem medo da verdade e por isso apela para brincadeiras de criança?
 Ai, que medo! Os comunistas comem até criancinhas.Â
Nunca se teve tanta democracia como agora. Os fa scistas e Naz istas e outros truculentos como o au tor dess a crôni ca se mani festam à vontade. Imagine se alguém que defende o so cia lismo escreve co ntra a di ta du ra. Era pr e so ou até su mir ia do ma pa do s vi vos.
Quem defende o socialismo e/ou comunismo jamais escreve contra a ditadura, pois este é justamente o objetivo final - Stalin, Hitler, Mao, Che, Pol-Pot etc. Estude um pouco.
O que tem uma coisa a ver com a outra? E não era pra termos democracia? O autor da crônica não está sendo truculento, está apenas divulgando um fato, truculentos são aqueles que querem entupir goela abaixo dos inocentes que o comunismo é bom, aliás, o comunismo é bom pra meia dúzia de ditadores psicopatas e pros malandros preguiçosos que querem viver às custas do estado e de outros.
Pondé mais uma vez excelente !
O comunismo é uma das maiores idiotices já criadas, o comunismo é bestificante pois significa uma avassaladora maioria comandada por uma meia dúzia de psicopatas que se julgam proprietários das vidas das pessoas, se duvidar é só observar o regime da ilha masmorra de Cuba e a Coréia do Norte; os mais "experientes" devem se lembrar muito bem da União Soviética e da covardia que fizeram com a Tchecolosváquia em 1968, vide Primavera de Praga, de Jean Palach, etc.
Era assim no meu tempo de estudante nos anos 60! O Zé Dirceu atuava exatamente dessa maneira, autocrática, como dono da verdade e não admitia o contraditório. O Serra também abusava de autoritarismos; hoje tem um verniz democrático, mas no fundo, é o mesmo autocrata de sempre! Contraditório de prós e contras, nem pensar! São donos da "verdade" e só se cercam de "vaquinhas de presépio". Democratas são seus verdadeiros inimigos.
O que faltam nas escolas hoje são educadores que ensinem os educandos a pensar com a própria cabeça. Hoje nos deparamos com o problema da reprodução do senso comum nas salas de aula do ensino médio. Quando cursei a universidade tive professores de diversas correntes, tive a oportunidade de ler diversas obras desde Karl Marx e Gramsci até Adam Smith e John Grey. só para citar algumas.
Aprendi a comparar e confrontar as teorias de cada autor e assim formar minhas opiniões. Só assim é possÃvel formar verdadeiros cidadãos. O que acho perigoso são os extremos, tanto da "direita" quanto da "esquerda" como observamos frequentemente nas escolas, universidades e em muitas colunas de alguns jornalistas. Ainda sou da opinião, antes é preciso ler para depois poder criticar.Â
A teoria marxista nunca se corporificou nos regimes q diziam (dizem) nela se inspirar. Na prática, tds caÃram no autoritarismo mais rastaquera. Tanto q um dos maiores sonhos de consumo do lul'opetismo (vem desde o primeiro mandato) é controlar a mÃdia. Devem estar com uma inveja da CKirchner q finalmente conseguiu isso!
Essa desculpa é o mesmo que dizer que Lenin e Che Guvara, os criadores do socialismo na URSS e em Cuba não sabiam marxismo e não sabiam socialismo ! . Lenin era bu.rro e jamais entendeu Narx! . Em vez de criar socialismo na URSS criou "capitalismo de estado" !!! . Che tb, um idi.ota q não entendeu Marx, po.bre Che, não tinha capacidade para saber o q é socialismo ! . Ah ! Mas os marxistas brasileiros estes são profundos conhecedores de Marx e farão tudo certo com Marx mandou !
Não percebe que caÃram no autoritarismo porque essa é a essência do marxismo? Não percebe que um regime que prega o fim da propriedade privada e o confisco das propriedades das pessoas só pode ser instalado e se manter no mais absoluto autoritarismo e totalitarismo? Não percebe que ninguém conseguiu realizar o paraÃso terrestre proposto por Marx porque ele não existe, porque o marxismo não tem base na realidade?
(...)Peguem a U N E de hoje: chiii! não passa de um arremedo; come na mão do lulopet'ismo, vive de subsÃdios oficiais q a invertebraram. Seguem o exemplo da pelegada sindical: o negócio é $e dar bem. É a versão estudantil do modelo peleguista. Mancham e envergonham uma sigla histórica:  U N E for ever! Jamais essa q está aÃ, merecedora do mais veemente repúdio.Â
Nada a ver os q hoje se dizem Esquerdistas com os de1968. Naquele tempo havia a repressão nos calcanhares, bastando querer restabelecer a democracia. Os regimes ditos socialistas não exibiam bons currÃculos qto ao quesito liberdade, justamente o nosso anseio, à época universitários, orgulhosos da U N E de então. (...)
Sou de direita, e dai? É crime? É desonesto? É ilegÃtimo? É feio? Em democracias saudáveis existem os dois espectros com alternância de poder. Na América Latina e tb no Brasil querem acabar com a oposição, como disse Lula, o Mulá da seita marxista por aqui: "vamos exterminar o Dem" (exterminar???!!!)... e aplausos(???!!!) Outra: "eu ODEIO a classe média (ódio???!!!)... e aplausos(???!!!) WHAT´S GOING ON?!!!Â
Perfeito em suas colocações. Esse é mesmo sentimento que eu tenho. Falar que você é de direita é palavrão. Todo mundo tem vergonha!!!! Agora dizer que é centro-esquerda, esquerda..etc é bonito. TÃpico de paÃs subdesenvolvido, retrógrado, atrasado. E assim...sempre desde pequeno ouço: somos o paÃs do futuro... futuro que nunca chega!!!!
o autor se dá importância desproporcional ao "tamanho" que, de fato, tem. "eu acuso", o tÃtulo, dá mostra da autoimagem inflada - ego - que o pseudo filósofo ostenta. o texto, uma reedição do global "eu tenho medo" vociferado com dramaticidade pela outrora namoradinha do brasil misturado ao discurso ultrapassado que nos levou ao golpe dos anos 1960, é pobre como deveria ser, vindo de quem vem.
O tÃtulo, na verdade, alude a um texto clássico, "J'accuse", de Emili Zola. Não tem NADA a ver com ego. Mas você acaba de demonsrar que jamais entenderia esta analogia. Não surpreende.
meus caros mi e trimundial, entendo que cada um escolhe seus heróis. identificação necessidade de sentir-se integrado a alguma corrente, enfim. se vocês estão satisfeitos em reverenciar pondé, "tio rei" e similares, sejam felizes.
Pois é...e você desqualifica o autor, intimida-o e o joga na vala comum de todos que não são de seu partido. Exatamente como ele falou no texto que vocês fariam.
Assim como existe esses esquerdistas de carteirinha, temos no autor a dimensão exata, como jé se postou em obras, da direita mesquinha e furiosa com o acesso do povão ao que a burguesia sempre teve. Desça do salto.
Kkkkkk!!! Só eruditos!!!!
A história se repete.  Estamos voltando a 1968. Eu era universitário à época e vejo com clareza a repetição.Â
De novo? Acho que a coluna não é inédita. O texto transparece tanto rancor que perde a coerência. Mistura esquerda, bancos, universidade, Enem, todos na terrÃvel conspiração contra... quem mesmo? Sei lá, soa algo patológico, descolado da realidade, monotemático... Esquisito.
"descolado da realidade" é o marxismo, que de TÃO RUIM teve de ser recauchutado VÃRIAS vezes; isso ai é que nem esoterismo, te joga de um lado pra outro e vc não vai a lugar algum; é pegadinha do Malandro!!!  iéié  RÃ!!!
Contra a liberdade, é contra a liberdade que conspiram os marxistas.
Que saudade do Reagan e da Margareth Tatcher! Aqueles sim sabiam lideram um povo e forjar uma nação!!! Direita Brasileira sangue-azul: BACK TO BUSINESS!!!
tá difÃcil mesmo.
Que saudade do Reagan e da Margareth Tatcher!!!
Parabéns, Pondé. Seu texto elucida claramente esse projeto autoritário contra o qual a sociedade brasileira pensante tem que se colocar, antes que seja tarde.Â
Tudo depende da posição do observador. Da do colunista certamente poucos não são comunistas aqui no paÃs. Ele próprio sempre se auto declara como um dos poucos, senão o único, que marcha certo, como pode se queixar agora disso?
Como filho de português(colonizador) empresário e na época ter carro pra poder ir a aula eu era visto como verdadeiro demônio na sala de aula em vários cursos de humanas que frequentei,achava ridÃculo e a morte do debate em lugar que deveria privilegiá-lo.
São as ideias de Gramsci postas plenamente em prática.
Qual a diferença entre tais radicais de esquerda e esse texto radicalizando a postura da maioria dos professores das ciências humanas? Não será compreensÃvel q tais ciências tratem do assunto, já q em nenhum outro espaço isso é discutido? Seu programa na Cultura trata dessas minorias? O Jornal Nacional fala do MPL? E dos trabalhadores sem teto?
O marxismo foi a pior coisa que poderia ter acontecido à humanidade. É uma baboseira totalmente sem sentido e fundamento que se pretende cientÃfico, mas de cientÃfico não tem nada; é um idealismo materialista tosco baseado na dialética hegeliana, de caráter muito mais geral e metafÃsico, que Marx reduziu a uma simples dialética materialista. Com o tempo tornou-se uma religião fundamentalista secular seguida por uma horda de fanáticos imbecilizados pela ideologia e incapazes de pensar.
O marxismo fez tanto sucesso não por seu suposto caráter cientÃfico, mas porque sua estrutura é em tudo semelhante à dos milenarismos religiosos com a diferença de que estes prometiam a perfeição espiritual e o marxismo o mundo material perfeito, a "terra sem males", sem conflitos e sem dificuldades, após a resolução final do processo dialético. Mas, sem dúvida, o fato de se dizer cientÃfico ajudou a angariar muitos seguidores num mundo em que começava a predominar uma cosmovisão materialista.
Pondé, parabéns por "Eu acuso". Você caminhou na exata vereda do "J'accuse"  carta aberta publicada em 13 de janeiro 1898, no jornalL'Aurore pelo influente escritor Émile Zola .
E tu achas q Pondé ñ sabia ?! Flip é top no quesito "originalidade"... Muito poucos, o sacam.
Vivemos numa época de totalitarismo da esquerda, não há mais representante de direita no Brasil, qualquer tentativa de contrariar a ideologia da esquerda é taxado de preconceituoso, racista, discriminação e tudo para desqualificar sem contra argumentar, e ainda assim, os esquerdistas continuam reclamando e chorando que a culpa é da direita capitalista, esquecendo-se que eles estão há décadas no poder. Â
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > Eu acuso Voltar
Comente este texto