Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. waldirPiNot

    O crime, Karamazov, é encurralar alguém para obter propina. Aquele que paga, submetido estava, e tornar público não é crime. É aliás, arma eficaz para evitar uma próxima vítima ! Vc sendo fiscal, arriscaria ver seu nome inscrito ?! Pois é, o pagador de propina não cai na condição de criminoso, já que foi vítima de um. Cairia bem vc argumentar melhor, uma vez que demonstra preferência por meios mais, digamos, sem futuro. Acho q deveríamos tentar algo inovador - e revogar, se ñ der certo !

    Responda
  2. -

    hà 500 anos que a corrupção reina no Brasil, mas não é so no Brasil. Há uma centena de países que são mais corruptos que o Brasil. Quando se dá dinheiro a um guarda para se evitar uma multa. Quando a polícia pega dinheiro para passar cigarros de contrabando. Quando se mata uma pessoa e se coloca um revolver na sua mão para dizer que foi troca de tiro. Todo jeitinho é uma corrupção. Quando se paga para agilizar um documento. A corrupçao campeia na sociedade.

    Responda
    1. Einar

       Concordo com o que foi exposto

  3. NelsonX

    O que me parece é que no caso do Fisco Paulistano não se há falar em corrupção, mas sim em extorsão!! Criam-se dificuldades para vender facilidades.  Que não paga não consegue obter alvará, licença etc. Não é participe do crime, é vítima.

    Responda
  4. Herdf

    Quem corrompe também comete crime e deve sofrer punição, já temos punição para corrupção passiva, mas os corruptores sequer são citados, ou às vezes são tratados como herois ao denunciar. Como disse um japonês certa vez ao saber que roubo de rádio de carro encarece seguro por aqui, mas vocês compram coisa roubada????? A julgar pelo que vejo de compra de contrabando, dvd pirata e agora a moda do gatonet, nossa cultura está longe de pensar que isso é errado.

    Responda
  5. EN.KI

    Hoje em dia tudo é banalizado no Brasil. Nem o servidor sabe mais o que é ser um servidor e nem o cidadão conhece mais seus direitos e deveres e, é nesta zona cinza que entra a propina. Dia desses precisei de um serviço do IRS (receita federal dos EUA). Fiz uma ligação via skype e em 20 minutos recebi, aqui no Brasil, um fax contendo os dados que eu precisava. Quando, aqui, no Brasil, consegue-se algo assim ? e olha que meu "ingrêis" é péssimo!

    Responda
  6. karamazov

    Cometer um crime para acabar com o crime não me parece uma boa solução. Alem do mais, com nossa "justiça" o corruptor seria processado pelo corrompido uma vez que o corrompido não costuma dar recibo. A melhor soluçãoseria aumentar as penas, agilizar a justiça (rito sumário) e premiar as pessoas honestas, por exemplo com "descontos" nas tarifas dos serviços em que teria sido achacado.

    Responda
  7. Renato

    Esta questão da propina e da corrupção no Brasil é impossível de ser controlada, pois a corrupção aqui está em todos os níveis da sociedade: no governo e na iniciativa privada. Qualquer pessoa numa posição de comprador de serviços ou produtos é um corrupto em potencial. E é impossível vigiar todos durante todo o tempo! A única solução seria educar com escola pública de qualidade, as crianças a partir de hoje e daqui a uns 40 anos teremos um país decente. Como isso não vai acontecer, esqueçam...

    Responda