-
AA
O Brasil é capitalista? . Não seria neoliberal? . O Canadá é capitalista, ou melhor, o nome correto do sistema é LIBERALISMO, "capitalismo" é um termo marxista usado com finalidade de escarnio e crítica apenas. Se o Canadá é "capitalista" então o Brasil não é, pois se fosse teríamos aqui semelhanças com o q existe no Canadá. . Não precisa ser pais "capitalista" para quem tenha dinheiro ter melhores condições de contratar advogados,, em qq país tribal periférico do mundo isso tb existe.
-
AA
Quem acompanha os juizados de pequenas causas, da família, trabalhista, no Brasil, sabe q essa história de ter dinheiro para obter justiça é falsa, no Brasil milhares de pessoas, talvez milhões, hj em dia entram contra empresas e ganham muito dinheiro, o ganho da causa é quase certeza, a indústria do "dano moral" foi disseminada e milhares de pessoas entram sem nenhum custo contra empresas e em geral levam de ganho "moral" em torno de mil a dez mil reais em média.
-
-
Marcio
Perfeito. É o que um juiz tem que fazer quando um réu faz chicanas que beiram ao absurdo: ok, entra com recursos protelatórios, mas, antes, vai pro xilindró. No caso de processo civil, condena em litigância de má-fë, ou seja, multa.
-
Guriatã
Perante a justiça,nunca a classe social ou econômica,a que pertence um cidadão, deveria ter qualquer influência,sobre o trâmite ou resultado final de nenhum julgamento.No Brasil,onde o capital,pode mais do que em outro qualquer país do mundo, as distorções nesta área,são flagrantes e vultosas.
-
Luiz
Há sim dois mundos a serem considerados, há os que seguem os preceitos de nossa Carta Magna, obedecendo-a em seu âmago e assim a executam. E há os que tentam burlá-la utilizando-se de manipulações jurídicas para burlá-la e assim prejudicando os preceitos que tanto a nossa almeja e sonha torná-la realidade.
-
svarat
Como em qualquer país capitalista ser rico e ter bons advogados ajuda, assim como nos regimes socialistas ser da classe dirigente também ajuda muito, desde que não se caia em desgraça política com seus pares.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.