Comida > Crítico da Folha faz dieta vegana por uma semana; veja conclusões Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Reportagem totalmente tendenciosa, pobre em pesquisa e em conteúdo cientÃfico. Cita até uma arqueóloga (!) para falar sobre a estrutura de nosso cérebro! Como que alguém com poder para influenciar tantas pessoas como "crÃtico" de um jornal de grande circulação (ou visualização) pode ser tão ignorante com uma matéria tão importante! Parabéns à Folha por manter essa pessoa em seu time!
Galinhas, vacas e porcos atacando pessoas??? é isso mesmo produção??? hahahahha esse cara é bizarro... aff... como que a Folha tem coragem de publicar um negocio desses... Jesus, quanta idiotice!
Lamentável artigo e desmerecedor de qualquer comentário prolongado.
Com todo respeito, mas é quase impossÃvel acreditar que quem escreveu isso é critico da Folha , pior ainda é saber que publicaram
Acho que o que mais me irrita é a suposta superioridade moral dos vegetarianos radicais.
Se você acha que os veganos afetam "superioridade" moral - nunca vi um vegano declarar-se "superior", a base do veganismo é justamente o princÃpio da igualdade - basta você produzir argumentos lógicos e morais que justifiquem a escravidão animal.
P a r a b é n s ao crÃtico da f o l h a, escreve sem responsabilidade e compromisso com a informação, faz análises no mÃnimo desprovidas de inteligência, e ainda é remunerado por isto. P a r a b é n s à F o l h a ,p a r a b é n s ao J o s i m a r M e l o.
Há dois anos, num papo acidental e casual com o Eduardo Corassa, visando a minha qualidade de vida daqui a 20 anos, adotei  o veganismo. Era um absoluto carnÃvoro. Hoje, sinto repulsa só em olhar os grelhados, ensopados e afins.  E, na última bateria de exames pela qual passei, o médico foi contundente: nÃveis de adolescente! Só que estou com 57. Sobre a nossa evolução baseada na adoção de carne na dieta, tenho um sentimento diferente, pois creio que o motivo seria outro.
Marcio, se foi visando sua "qualidade de vida", não tem nada a ver com veganismo, que é uma postura polÃtica e moral que recusa a escravidão dos animais por considerá-los sujeitos de direito. Veganismo não se limita a dieta, que exclui também ovos, laticÃnios, mel, etc..., mas também usar couro, lã, seda, produtos testado em animais e assim por diante. Você apenas se tornou vegetariano, que é, de fato, muito mais saudável.
Resumo: em 7 dias, perdeu uma semana
Essa reportagem é simplesmente ridÃcula!! A postura do "cobaia" em relação à s espécies que atacarão o homem futuramente é pior que assistir planeta dos macacos!!Principalmente se, tão somente, olharmos a quantidade de fazendas de bovinos, suÃnos, aves, peixes (psicultura)  etc... Essa produção confinada é natural de onde mesmo??? Cheios de hormônios para acelerar a engorda... São esses animais de fecundação artificial que irão nos atacar??? Ahhh... tá!Â
Como pode um colunista de um Jornal famoso e renomado, falar tanta besteira.Alias, muito me surpreende a Folha de São Paulo dar espaço para um Jornalista que fala tanta baboseira.Bom, Jornalista qualquer um vira né... nem Diploma não precisa mais!!E com essa carinha.. não sei não.. acho que vc gosta mais de nervo do que de carne não é mesmo sr. jornalista??
Como um jornal como a Folha de São Paulo pode ter um funcionario que faz materias sem conhecer do assunto e o pior sem tentar entender? Sinceramente um jornal de tanto prestigio deveria escolher melhor seus funcionarios...Assine a petição pedindo uma retratação no AVAAZ!
NOssa, faz tempo que não leio na folha um artigo tão cheio de preconceitos e desinformação... hahahah até parece! Folha, vocês estão cada vez mais caindo o nÃvel! "Folha, melhor ficar sem!"
Há tempos deixei de argumentar razões para se comer ou não se comer carne.Afinal, argumentos a favor ou contra, bons ou ruins (como acho que seja esse o caso), qualquer um encontra com dois minutos de pesquisa na Internet.O que muitas pessoas não entendem (e tudo bem,cada um a seu tempo) é que deixar de comer carne não é uma atitude lógica, racional, e envolve uma coisa que não anda muito em moda ultimamente, a compaixão.E explicar a compaixão é como querer explicar o amor.Simplesmente não dá.
Há tempos deixei de argumentar sobre os motivos para se comer ou não se comer carne. Afinal, argumentos a favor ou contra, bons ou ruins (como acho que é esse o caso), qualquer um encontra com dois minutos de pesquisa na Internet. O que as pessoas não entendem (e tudo bem, cada um a seu tempo) é que deixar de comer carne não é um ato lógico e envolve uma coisa que não anda muito na moda ultimamente que se chama compaixão. E explicar a compaixão é como querer explicar o amor. Simplesmente não dá.
Sua compaixão abrange todos os filos? Quero dizer, você deixa baratas em paz? Não toma vermÃfugo?
Ótimo texto, com bons argumentos. Os últimos parágrafos expressam também para mim a maneira (quase) perfeita, equilibrada de lidar com o consumo de carnes.
Como é possÃvel "respeitar" e matar alguém ao mesmo tempo? Você acha que o animal que passa a vida sendo torturado e depois é cruelmente assassinado se sente melhor já que você faz um minuto de silêncio pela memória dele antes de devorar seu cadáver? Você acha que há uma quantidade "equilibrada" de assassinatos que podem ser praticados, por exemplo, se só XX pessoas forem mortas por ano, tudo bem?
Você devia ir a um nutricionista conhecer a dieta vegana... você tem quantos anos 12? 13? bom porque dizer q comer carne faz bem é o mesmo que dizer que uma bomba nuclear nao faz nada...
Putz, não sou vegano, sou vegetariano, mas esse é sem dúvida o pior texto que li nos últimos tempos, argumentação pobre e auto-indulgente, um desserviço à população que desconhece o assunto (como, ao que parece, também o autor). Minha solidariedade aos veganos que não podem nem mesmo ser nobres em paz.
Nobres? Tipo... superiores? (De resto também discordo do tom auto-indulgente do autor, bem como seu apelo à falácia naturalista.)
O fato é (e somente querendo competir em falta de caráter com criminosos sexuais para negar isso) os abatedouros e criadouros atuais são verdadeiros campos de concentração. Quando você come carne, você suja suas mãos de sangue (sangue derramado com muito sofrimento e tortura animal inclusive). Nada contra carnivorismo, desde que não feito sob essas condições.
 Coitadinhas das vaquinhas que nos fornecem o leite, deverão ficar com seus úberes  inchados, inflamados e explodindo de leite e febre ! Porque os "vengantolos"  decretaram que o leite é só para seu bezerro! E ainda terão os pastos concorridos pela  última forma evolutiva dos vegans!...Â
Sou onÃvoro, mas não preciso apelar a bobagens para defender meu ponto de vista. De fato, substituindo pastos por agricultura produziremos uma quantidade absurda de alimentos vegetais. De fato a pecuária só é possÃvel porque desenvolvemos tecnologia de cultivo extremamente produtiva, capaz de liberar espaço para pastos. Acho que dá pra encontrar um ponto de equilÃbrio racional entre os dois sistemas de produção (agricultura e pecuária).
Senhor você é tolo ou burro? Só pra fechar seu preconceito, o fim da dieta onivora significa o fim da fome mundial... como este planeta esta cheio de humanos ignorantes que não estudam... Acompanhe algumas destas organizações:PETAHarvardGreenPeacee no google existe muitas outras...
Olha, o tom desse texto é tão infantil que eu me dispus a realizar um cadastro na Folha apenas para dizer isso.A parte das espécies se multiplicando e atacando plantações é digna de Monty Python. Se você gosta de comer carne (como eu gosto), não precisa ficar inventando razões bobas. Mas se quer realmente defender o onivorismo, tem que se informar melhor. Por favor, né...
DifÃcil até comentar a quantidade de baboseira que esse senhor escreveu. Ele, que sempre foi tendencioso quanto ao assunto, que uma semana seguindo a dieta traria alguma conclusão objetiva? Quando leio esse tipo de coisa perco a vontade de ler jornal, pois a chance de a matéria ser um grande alinhavo de ideias tendenciosas é enorme.
Mas como comer arroz, feijão, salada e bife é seguir o curso da natureza, são escolhas culturais e baseadas em processos agrÃcolas e preparados, que lugar na natureza tem açougue? Os processos de preparação também não existe na natureza, e também os veganos não são desnutridos, procure informações. E os onÃvoros  não são o exemplo de boa nutrição, muitos com colesterol alto, sobrepeso (crÃtico que escreveu esse artigo).
Fiquei curiosa com a chamada para a reportagem, pois se tratando de quem é, achei espantoso que o crÃtico tivesse resolvido pelo menos "experimentar" uma dieta sem carnes. Infelizmente fiquei decepcionada com o que li. O crÃtico só reafirmou seus preconceitos tentando justificar suas preferências. Tudo bem, afinal cada um se encontra no estágio de evolução que merece. Lembrei da sua descrição exultante de ter  participado no Japão da captura de um atum que se encontra em extinção.Â
Só o crÃtico tem preconceitos. Os ungidos pela evolução biocêntrica estão livres deste mal. Mas tudo bem, né? Afinal, ele está em um degrau abaixo da evolução.
Pequena análise de projeto,já que o articulista é tb arquiteto e foi colega na FAU.Animais carnÃvoros tem intestinos curtos e herbÃvoros tem intestinos longos.A cadaverina e aputrescenina são moléculas orgânicas originadas da decomposição de tecido animal. Sendo tóxicas ao organismo devem ser eliminadas rapidamente.Por isso o intestino de carnÃvoros e curto.Sendo longo o organismo faria maior esforço,como um motor com a polia presa. Analise o projeto humano em em quais dos dois grupos colocaria
Esse crÃtico deve pensar que caçamos nossa própria carne e só comemos animais selvagens pra cogitar que uma dieta vegetariana/vegana causaria um ataque à s plantações por causa da reprodução desenfreada dos animais. Não adianta nada ficar uma semana sem comer produtos de origem animal e não conversar com uma nutricionista pra saber se é mesmo tão difÃcil repor os nutrientes, ou não se questionar sobre a indústria da carne - é ela quem produz o bife na bandejinha do supermercado.
Vai um churrasquinho de xuxu aà ?... KKKKKK... Quantos comentários SEM fundamentos  destes "vegatolos" ! São radicais,  demonstrando FRAQUEZA de idéias, agravado pela  falta de proteÃna animal no cérebro !Â
Quantos comentários SEM fundamentos  destes "carnitolos"! ! São radicais,  demonstrando FRAQUEZA de idéias, agravado pelo excesso de proteÃna animal no cérebro ! !!!Viu? também sei ser preconceituosa!Â
"E a todo animal da terra, e a toda ave dos céus, e a todo réptil da terra, em que há  alma vivente, toda erva verde será para MANTIMENTO. E assim foi." Gen. 1:30.
"E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-à para mantimento" Para humanos : erva que dê semente, árvore que dá fruto para mantimento."E todo animal da terra, e a toda ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda erva verde será para mantimento. e assim foi."Para animais da terra: TODA ERVA VERDE PARA MANTIMENTO. Entendeu a diferença? Â
Acho que você está com muita proteÃna animal no cérebro para acreditar nisso.
Infeliz, mais uma matéria desonesta e falaciosa. Â
Há tempos eu não lia nada tão 1.desinformado, 2. preconceituoso e 3. inútil. Que desserviço à humanidade, Folha. E Josimar, na boa, se isso saiu impresso em papel você devia pensar no desperdÃcio de matéria-prima que causou isso que você escreveu.
Ser vegetariano ou vegano é uma preferência alimentar pessoal, mas seus adeptos tratam esta escolha como religião. Usam a mesma argumentação e negam fatos que são facilmente verificáveis. Se houvesse este interesse, é claro.
Eu não teria ilustrado meu comentário de forma melhor. Uma simples preferência alimentar ganha todo um novo contexto - ético, moral e de consciência. E quem, como eu, não concorda com isto está perto do racismo, sexÃssimo e outros "ismos" não mencionados. Certamente não fui iluminado pela nova ordem. Isto é só para aqueles "ungidos" pelo Biocentrismo.
Pois é sr. Mauromtz, uma simples escolha alimentar e pessoal, ganha todo um novo contexto - ético, moral e de consciência. Quem, como eu, pensa diferente já está perto do racismo, sexismo e os outros "ismos" não mencionados. Não acompanhou a evolução dos ungidos pelo "biocentrismo".
O outro aà diz: "execrados da sociedade pela evolução, ética, moral e de consciência"  Hum ?... KKKKK... É cada uma que a gente lê destes adeptos do "vegatolice" ! A evolução que se cuide que, os veganos estão chegando ! KKKKK...
me desculpe rrnard,mas seu comentário é especista e trás os mesmos traços do racismo e do sexismo.Estes preconceitos estão sendo superados e execrados da sociedade pela evolução ética, moral e de consciência.O veganismo nada tem de relação com religião,pelo contrário,são estas as que mais produzem preconceitos e sofrimento aos mais fracos,neste caso,os animais.Pense sobre isso,sem ofender a sua opinião,mas a visão de vida do veganismo é biocêntrica, não antropocêntrica.
alguém poderia por favor avisar esse Sr. que os animais que ele e outros comem não estão soltos na natureza, esses são criados para o 'abate' (vacas, aves, porcos e peixes também), portanto não corremos risco nenhum das espécies se multiplicarem loucamente e acabarem com a nossa vegetação nem nada parecido se não forem consumidos. não sou vegana, sou vegetariana, e acho que ele e qualquer um tem o direito de comer todos os bichos que caçarem por aÃ, boa sorte!. #santaignoranciabatman
Não entendi a última frase. Então você tem medo de parar de comer carne pois os animais que os humanos comem se multiplicariam inadvertidamente arrasando nossas plantações? Santo Deus, quanta ignorância numa só frase.
O mesmo cara que uma vez escreveu que o tofú é responsável pelo desmatamento da Amazônia.Â
nossasenhora. de onde será que esse crÃtico tira suas informações? do mundo dos sonhos? deve ser contratado pela friboi pra falar essa besteirada, só pode.
HAHAHAHAHAHAHAHAHACaracas, sério que ele escreveu isso??? Gente, esse cara tira as informações DE ONDE? Dos sonhos dele?
é profundamente lamentável essa crÃtica. Na verdade, eu é que perdi valiosos minutos ao ler esse texto. IncrÃvel, mas como tem gente que prefere, na era da informação, escolher a ignorância como opção e, pelo visto, o Sr. Josimar Melo vomitou a sua opinião bem de acordo com a sua ignorância. Na sua ingênua capacidade de entender o que é ser vegano, ele considera apenas o sabor como sendo a principal virtude da sua alimentação. Evolução de consciência é palavrão dos mais horrendos.Triste.
"Evolução de consciência"... KKKKK... Trato minha consciência com um saboroso e  suculento bife de picanha ! Ignorância é a plena falta de proteÃna animal no cérebro !
A utilização do argumento de que se o consumo de carne foi fundamental para o desenvolvimento do homem, ele é imprescindÃvel para nossa dieta atual é equivocada e carece da boa lógica. O que a antropologia e a paleontologia nos dizem é que o consumo de carne foi importante no perÃodo imediatamente posterior ao surgimento do bipedismo (após o Australopithecus Afarensis) por conta da dificuldade em acessar alimentos. Após a revolução neolÃtica, contudo, o quadro mudou radicalmente de figura.
Seria muito educativo que você pesquisasse sobre o assunto, porque não faltam provas disto. Teu cérebro, com apenas 3% do peso corpóreo, consome 20% da energia ingerida.
Outro equÃvoco da análise é a "naturalização" da alimentação humana, como se o padrão e forma de consumo do "Ocidente" servisse de modelo exemplar para toda a espécie. Ao observarmos a diversidade do cardápio humano ao redor do planeta, a tese de que há algo "natural" a se comer cai por terra. Se falarmos do consumo de carne então...
Aliás, tudo sobre veganismo x nutrição é mito; feijão tem mais proteÃna que carne. Basta pesquisar. Tantos médicos e nutricionistas especialistas em vegetarianismo e veganismo e a exposição de um texto desses...
Nossa essa matéria começou no nada e foi parar em lugar algum.
Dizem que a carne possibilitou o homem se desenvolver mentalmente, pois seu consumo na evolução, com digestão mais lenta, permitiu-lhe parar para pensar e daà a nosso desenvolvimento. . Já o consumo de vegetais, é de digestão rápida, deve-se comer sem parar, como fazem os bois, os pássaros, então nada de pensamentos, raciocÃnios, etc.
Errado. A carne - proteÃna animal - é que é de digestão rápida. Ela fica pouquÃssimo tempo no estômago, a não ser que tenha enormes quantidade de gordura. Já os vegetais, em função das fibras, prolongam o tempo de digestão. Por isso o gado rumina. Por isso herbÃvoros - entre eles humanos - têm o tubo digestivo maior. E foi o desenvolvimento da agricultura que permitiu aos grupos humanos fixar-se, parar e pensar.
Parte ótima:" "Nem quero pensar no dia em que os humanos pararem de comer outras espécies: estas vão se multiplicar e em pouco tempo atacarão nossas plantações -e os humanos que cuidam delas. Será o fim do equilÃbrio regulatório natural. Melhor respeitar nosso lugar nesse ciclo -e, de quebra, satisfazendo o paladar com sabores atávicos que a história nos incutiu."
Essa aà é demais!!!! Os animais que os homens comem eles só reproduzem através de sua reprodução para sua comercialização. Os animais que o homem não come, animais selvagens, esses pelo até agora só não extinguiram por causa dos programas conservacionistas.
Pago para escrever asneiras.Â
o equilÃbrio é o bom senso , não muito não pouco achei genial a explanação não fazer a minha dieta ser uma receita medica.Se você procura evitar o infarto morrera de quimioterapia ,radioterapia ou assaltado.Daqui há 100 anos estaremos todos no mesmo lugar
Triste ver uma matéria dessa aqui, parece anuncio de açougue.
A Srta. Josimar mostra grande desconhecimento do assunto. Ao "longo de sete dias" ela virou expert num assunto que ela desconhece. A Sra. arqueóloga deveria saber que quando a carne não estava disponÃvel para o homem das cavernas (muitas vezes), ele se alimentava de brotos, grãos, frutos, raÃzes, etc. Todos sabem os malefÃcios da atual dieta com consumo exagerado de carnes, embutidos e alimentos industrializados. Basta olhar em volta e contar o numero de obesos que se vê em qualquer lugar.
Agradeço os comentários mas não é necessário ter uma "agricultura organizada" para sair procurando grãos, frutos, bagas, raÃzes, etc. Era a luta pela sobrevivência! Quanto a obesidade, além dos comentários, o que falar de carnes como hambúrguer, cachorro quente junto com uma boa quantidade de bebidas gasosos?
A epidemia de obesidade que nos atinge está ligada consumo de açúcares e gorduras vegetais que passaram a fazer parte da dieta.
descupe a caça sempre eseve presente nos homens da caverna e veio antes do cultivo e descoberta da agricultura
A análise do comentarista é comprometida por preferências alimentares pessoais e irracionalidades. Das irracionalidades, a maior é considerar com natural, determinada pela Natureza, a dieta carnÃvora. Falta-lhe compreensão da matéria e honestidade intelectual. Quer continuar uma dieta carnÃvora, que o faça. Não pode é fazer proselitismo e distorcer fatos para se mostrar "politicamente correto". Eu estou farto desses politicamente corretos de vitrine. A matéria é um desperdÃcio de tempo e espaço.
Sim, rrenar, os meus comentários estão comprometidos por preferências pessoais; mas não por irracionalidades. Ademais, não estou pregando para ninguém que as minhas preferências alimentares são mais naturais que a dos outros, ou as biologicamente mais adequadas. Aà está a diferença.
Roberto, acho que os hindus então são seres extraterrestres, pois há milênios não se alimentam de carne. Se a dieta deles não for "natural" também, o que ela é?
Como se o teu comentário não estivesse comprometido por tuas preferências pessoais. Â
É verdade Roberto, a articulista se referiu à dieta onÃvora. Mas é a parcela dos alimentos de origem animal desta dieta onÃvora que está sendo julgada e considerada como cultural, e não obrigatoriamente natural, como quer a articulista. Sobre os produtos de origem vegetal, veganos e onÃvoros não tem discordância.
Dieta carnÃvora é antinatural para humanos, concordo plenamente contigo. A dieta onÃvora é a natural e foi sobre esta dieta que a articulista comentou. Mas claro, mais natural é tomar suplemento de vitamina B12.
Eu questiono esta arqueologa que diz nosso evolução intelectual foi motivada pelo consumo de carne. Em primeiro lugar não existe nenhuma prova disso. Além do mais, esses pessoas não conseguiriam uma caça todo dia, e quando conseguiam não tinham meios de conserva-los. Assar a carne conserva mais por pouco tempo e nem todo lugar tinha sal em disponibilidade. Além do mais povos que são vegetarianos, como os hindus, alcançaram alto desenvolvimento intelectual. A matematica foi inventada por eles.
Ao Roberto que questionou a invenção da matemática pelos Hindus, peço que ele pesquise no google digitando India and Matematica, e verá , em inglês, que todos os fundamentos da moderna matemática, como o conceito do numero zero, números negativos, sistema decimal, trigonometria etc, os quais se não foram os inventores foram pelo menos os pioneiros.
Matemática inventada pelos Hindus? Poderia apresentar a prova disso?
Olha, não me lembro de haver lido neste j-ornal uma matéria tão es-t-ú-pida nos últimos anos... Quer dizer que o asno, digo o crÃtico da fô-ia, durante uma longa semana de "dieta", tirou conclusões para toda uma vida?
Como diz o Rodrigo, matéria escrarecedora. Não existe dieta de 7 dias, para esse tipo de análise abrangente que o pesquisador se propôs. A dieta é dialética, tem que causar efeitos no metabolismo do praticante. Nesses casos, onde há o (ousado) objetivo de "mudança cultural", na primeira semana, comem apenas arroz integral. E é importante, também, deixar de ler a F...olha.
A parte mais importante para mudanças nos hábitos é de cunho MORAL.Â
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Comida > Crítico da Folha faz dieta vegana por uma semana; veja conclusões Voltar
Comente este texto