Hélio Schwartsman > Democracia e falseabilidade Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. AA

    A conclusão final de HS me parece imprecisa: Nem Deutsch nem Popper estão falando de política, ambos falam da ciência de Popper - o teste empírico como validação científica, como foi dito: "Eles estão tentando, e de forma falível, explicar o mundo e, neste processo, melhorá-lo", ou seja, "despachar um político para casa" ñ significa necessariamente a melhor decisão, por ser algo falível.

    Responda
    1. AA

      O grande problema atual é q existem multidões q associam "democracia" com "escolhas sociais", ou mais precisamente, associam democracia com "transferência de renda", "melhoria de qualidade de vida", "igualdade" e outras "ações afirmativas"... sendo q a democracia nada pode fazer qto a isso. . Tais coisas dependem de muito trabalho e administrações competentes e ñ de mágicas administrativas.

  2. Bolla

    Outra: progride mais o país durante a noite, qdo os políticos estão dormindo 

    Responda
  3. Déjà vu

    Nada como um Escritor Português para Mandar seu Recado de Modo Muito Mais Inteligível que a do Colunista Anglófilo - "Políticos e Fraldas devem ser Trocados de Tempos em Tempos pelo mesmo Motivo"  -  Eça de Queiroz (1845-1900)

    Responda
  4. Luiz

    Democracia ainda existe no Brasil, mas é uma pena que por uns bons trocados a mais com uma certa Bolsa, caminhemos a passos lentos para uma ditadura.

    Responda
  5. Spina

    Só existe democracia, quando há uma escola pública de qualidade que forma um cidadão com consciência de classe. Essa escola pública básica no Brasil não existe, portanto, não temos uma verdadeira democracia. O que chamam de democracia representativa é uma farsa.

    Responda
  6. Dewey

    Um dos pontos fracos da Democracia e o fato do candidato usar de falsas promessas para se eleger e a consequente ausência de ferramentas que possam mensurar o cumprimento das promessas. De uma maneira ideal, as promessas deveriam vir acompanhadas de cronogramas para que a população pudesse monitorar o progresso. Se após um ano mais de X% dos projetos estivessem atrasados a administração teria que prestar explicações e apresentar correção de rumo. A re-incidência implicaria em impeachment. 

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.