Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Maquiavel

    Penso que o grande problema, é a divisão de educação (família) e instrução (escola). Alguém de cabeça iluminada, lá nos anos 90, decidiu que escola "deveria fazer as vezes" de família. Ledo engano. Logo em seguida, outra cabeça iluminada, decidiu que escola é para a prática de esportes e distribuição de merenda... outro engano. Escola é para instruir e, para isso o professor tem de ser bem preparado. Educação se aprende em casa... quem ensina o que é certo ou errado é o pai e a mãe...

    Responda
  2. Ju

    Hélio, discordo de você quando diz que tem que ensinar o professor o que ele tem que falar em sala de aula. O que precisa ser feito é melhorar os cursos de formação de professores, investir em formação continuada, estabelecer um plano de cargos e salários para os professores das escolas públicas. Isso quer dizer que o Governo precisa levar a Educação a sério. Quando falo isso, digo investir em políticas públicas, investir em tecnologia educacional. Do contrário os números ficarão como estão.

    Responda
  3. Aquilles

    Enquanto o profesor primário não for considerado a maior autoridade do municipio, a educação no brasil, isto mesmo com minúsculo, não deslanchará. Tenho dito!!!!!

    Responda
  4. PMC

    Do relatório da OCDE relativo ao PISA 2012: "(...) its mean performance in mathematics improved since 2003 from 356 to 391 score points, making Brazil the country with the largest performance gains". Tradução: "(...) o desempenho em matemática melhorou desde 2003 de 356 para 391 pontos, fazendo do Brasil o país com o maior crescimento". O problema é que partimos de um patamar muito baixo desde o primeiro PISA.  

    Responda
  5. Mario Silveira

     Poucos querem ser professor de matemática hoje em dia .Penso que para convencer estudantes a ser professor ,  precisaremos de 50 anos .Tamanho é o estrago que fizerem na educação.   

    Responda
  6. BethO

    Pelo menos um sindicato de professores fez greve para evitar bonificação para os bons professores. Isto para mim diz muito sobre a massa dos professores que não podem ser demitidos se forem acomodados ou incompetentes.

    Responda
  7. Déjà vu

    E.Fama (Prêmio Nobel - Economia/2013), disse que dará o Dinheiro de seu Prêmio à Universidade de Chicago, onde é Professor. Enquanto aqui no Brasil os Alunos Black Blocs Invadem a Reitoria da USP e causam prejuízo de Milhões, isto Sim é Um Desastre Educacional!!!!!!!!!

    Responda
  8. Maurilio

    Jogar a culpa nos professores vai resolver o problema?

    Responda
  9. umleitor

    Concordo com o autor. Se quisermos uma população que consiga ler, entender o texto, e saber o básico de ciências, temos de repensar seriamente o modelo e abandonar teorias que a pratica mostrou não ser adequada para a maioria da população do Brasil. A ditadura acabou em 1985 na política, mas continua até hoje na pedagogia. Objetivo: Ensinar o básico, de forma simples e eficaz.

    Responda
  10. carlos

    Esta e a marca do governo do PT,nao faz nada que possa funcionar realmente e vai empurrando com a barriga,talves chamem professores Cubanos? eu estava ate contente com a baixa dos juros  tinha enfrentado os Bancos, e nao durou muito....a transposicao nao foi pra frente,e o petroleo nao tinhamos a auto suficiencia? e o programa do alcool esta fazendo agua....bicho pior e a oposicao paralitica com seus proprios interesses e esquecem de progetos para o pais..........e uma lastima.

    Responda
  11. Evans

    Prezada Sra. A infeliz qualidade do ensino no Brasil, é menos resultado de bons ou maus professores, e quase exclusivamente resultado de uma miopia organizacional. O ensino público obrigatório surgiu na Renânia, hoje parte da Alemanha ainda na primeira metade do século XVIII. Enquanto no Brasil até há poucos anos a carga horária era de apenas 3 horas e de qualidade precária, durante apenas 4 anos, muitos países há 100 anos atrás já tinham 8 horas x 8 anos e até 12 horas x 12 anos.

    Responda
  12. Déjà vu

    Pior que tudo isso foi a Reação de Mercadante, que, na CBN, considerou o Resultado "um Grande Triunfo". Ora é o Verdadeiro Triunfo da Mediocridade!!!!

    Responda
  13. dix-huit

    São os resquícios da ditadura que ainda repercutem na decadência da educação do brasileiro. Os professores não sabem nem para si, quanto mais para ensinar ...Foi "de caso pensado" esta decadência...Não adianta chorar pelo leite derramado. Aproveitemos a nossa medíocre democracia e tentemos nos recuperar...Nunca é tarde... 

    Responda
  14. analu

    Cuidado com generalizações. Número de alunos por sala, cultura da sociedade, políticas públicas, etc. Não contam?Os professores são concursados e avaliados anualmente por órgãos autorizados.Sou professora e mestre, sempre fui boa aluna na escola pública e na faculdade (Mackenzie). Tenho alunos que estão cursando USP. Por favor, cadê o respeito aos profissionais que exercem seu ofício com responsabilidade? Favor usar com responsabilidade o espaço.

    Responda
  15. analu

    Falta de profundidade e responsabilidade no artigo

    Responda
  16. lhilho

    Esse tal de pré-sal virou o maná do Brasil atual (com perdão da rima pobre).  O que antes vinha do céu agora virá das entranhas da terra.  Os crentes acreditam nun e noutro.  Eu, como descrente, desacredito dos dois.  Assim como desacredito na educação atual.  Mesmo aquela que se aprendia em casa e que nos orientava no comportamento correto em sociedade.

    Responda