Ciência > Fracassa lançamento de satélite brasileiro em parceria com a China Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 3 Próximas

  1. hb

    O problema foi a preferência dada à China, que ainda engatinha em lançamentos espaciais. O governo do PT poderia ter feito convênio com os EUA ou Rússia, mas preferiu a China por ela ser comunista. Se os irmãos Castro se oferecessem para lançar, usando uma manilha cheia de pólvora, a Dilma teria aceitado imediatamente. O fiasco ocorreu e o povão pagará a conta.

    Responda
  2. Alex Machado

    Que pobreza de espirito dos nossos governantes. Fizessem com os EE.UU ou França com sucesso garantido ou mesmo com a Rússia, decidem fazer com a CHINA?Que estupidez, que falta de respeito com o contribuinte brasileiro. Por tal estupidez vamos depender de satélites "alienígenas" por mais uns 3 anos e depois acham ruim as bisbilhotices dos americanos e seus aliados que controlam os satélites que usamos. Bando de parvos e ainda menosprezam o prejuízo.

    Responda
  3. Maquiavel

    é o que dá a "tecnologia" do país dos bananas somada à "cópia de tecnologia" da china...

    Responda
  4. edutimao

    Como engenheiro que atua na industria nacional há anos, fico indignado em receber uma notícia dessas. Vejam que em 34 lançamentos este tipo de foguete nunca apresentou problema. Fica claro falha na execução do projeto como um todo, dinheiro do povo brasileiro jogado fora, e uma humilhação para um país como o nosso, que seguramente poderia preparar e formatar projetos desta envergadura de maneira mais robusta, com parceiros confiáveis, e que levasse a exito um programa tão importante como este.

    Responda
  5. B 2013

    Se eu fosse com um brasileiro comum, desceria pau o no Pais no governo e enfim...Mas pelo que tenho acompanhado histórico, como quando explodiu o foquete e perdemos muitos profissionais da área e outros fracassos, acredito que que estamos no caminho certo, deve haver perseverança, a dificuldade não vem atoa ! Tenho certeza que quando ganhamos o espaço muita coisa boa vai acontecer, e muita gente não vai gostar !Pra frente Brasil ! Força !

    Responda
  6. BRASILEIRO

    O satélite giguiling não entrou em orbita porque entrou em OBITO.Fala verdade, essa foi legal, não foi???

    Responda
  7. Dhiz

     Mais um motivo de risadas ao redor do Mundo. Brasil= Samba + Desordem + Prostituição + Corrupção. 

    Responda
  8. mentemateria

    Eu sou um crítico ferrenho deste País,porém qualquer iniciativa que tenha boas intenções nas áreas de educação , cultura e ciência eu jamais vou criticar,pois seria e injusto.. Parabéns aos responsáveis pelo satélite no Brasil, aliás o foguete chinês muito bonito, fez tudo direitinho , faltou o impulso final, acontece.Bela parceria, Brasil-China. A parceria Brasil-Ãfrica do Sul resultou num míssil bélico de última geração e temido,o A-Darter. É o Brasil que me orgulha.

    Responda
  9. Rìbào

    OBS. Chineses estão produzindo / vendendo conforme ambiente e sono de concorrentes br / usa... // China investe em pesquisas / qualidade. Ambiente.br é p/ baixar produtos do exterior brocados / feitos nas coxas * FORD c/ Problemas Sérios de Gerenciamento / Marketing. GRUPOS FORD.BR vendendo CARROS ZERO C/ DEFEITOS : vai desde "Ar Condicionado c/ Defeito" até "Sem Ventoinha"  

    Responda
  10. cacá

    Se tivessem colocado o nome "inflação", acho que subiria. Especialidade atual do governo brasileiro.

    Responda
  11. ceci

    Dá-lhe produtos ching ling. Se nem as pilhas deles duram imagine um satélite.

    Responda
  12. marsilv

    Num país onde os professores do ensino básico ganham muito mal e um professor universitário pesquisador ganha o mesmo que um taxista, só sobra mesmo fazer parcerias com outros países. A gente vende o aço e o combustível e eles constroem o foguete.

    Responda
    1. Paulo Schaefer

      Você está correto em 80% dos casos. Mas nos 20% onde os salários são equiparados a instituições de primeiro mundo e a verba é significativa, a coisa também não anda. O problema está na estrutura de pesquisa do Brasil, onde a verba pública é uma espécie de posse dos lideres de projetos, muitas vezes apadrinhados, sem qualquer tarimba científica. Infelizmente muitos institutos são cabides de empregos, principalmente quando estão fora do alcance da opinião pública. 

  13. Marcio Souza

    Metade desse valor foi para os corruPTos.

    Responda
  14. Alan

    Teorias da conspiração a parte, a Estação Espacial Internacional encontra-se a 370km de altura. Se o satélite tem combustível, dá para impulsioná-lo e colacar em altitude mais baixa? Se não dá, como já anunciaram que ele caiu no polo Sul? Por fim, se ainda não caiu, os aparelhos fuincionaram? Onde ele vai cair? Vamos explicar melhor. 

    Responda
    1. Paulo Schaefer

      Quando você coloca qualquer objeto em órbita, duas velocidades são importantes, a tangencial e a vertical. elas definirão a excentricidade da órbita e se esta é estável. Se a órbita obtida é muito elíptica, parte da trajetória pode estar muito baixa, provocando a re entrada do objeto na atmosfera e consequente queda. O combustível de satélites serve para pequenas correções durante a vida útil dele e não para estabelecer uma órbita.

  15. waldirPiNot

    Um episódio lamentável como esse, tem serventia : dá pra ver o quanto falta de brasilidade a um tipo de gente, e quem eles são. Gente assim, presta pra quê ?!  Construirá o quê ?! Eles tem candidato à Presidência, que muito desejam colocar no poder, para lá chegarem. São tão anti-brasileiros quantos eles, só almejam o poder e o sucesso de suas famílias. Se não estiverem no poder, querem que o Brasil se exploda... É uma gente que se perdeu no tempo e no espaço, forever.

    Responda
    1. Paulo Schaefer

      Pinot, não é de hoje que seus comentários mostram quanto está distante da realidade científica do Brasil. A série de satélites Brasil China é um projeto bastante sério e que já trouxe diversos benefícios ao pais. Infelizmente este acidente, que acontece nos melhores programas espaciais, vai atrasar as atividades de vigilância que eram previstas para este satélite. Porém você só sabe politizar todo e qualquer assunto. Sua opinião de nada ajuda na construção de algo melhor.

  16. Maguila

    Chama a Caramuru!!

    Responda
  17. PensadorUfanista

    15 mi foi o preço do lançamento.   Imaginem quanto custou o satélite....   Depois que sabotaram a base de lançamento de Alcântara nada mais deu certo...

    Responda
  18. Rogerioaugusto

    é pela segunda vez, os Estados unidos conseguiram

    Responda
  19. Maquiavel

    xiii... "faiôu"...

    Responda
  20. toniquinho

    A"qualidade chinesa" mas a "seriedade" brasileira,só poderia dar nisto.kkkkkkkkk

    Responda
  21. Matfer

    Isso se chama SABOTAGEM! Vai contra os interesses de outros países...

    Responda
    1. Paulo Schaefer

      O problema é a sabotagem aparecer sempre que o Brasil está envolvido. Acorda Matfer. A China é a primeira interessada em não ter este tipo de falha. Eles fazem diversos lançamentos de sucesso, muitos bem mais complexos que este. Mas esta mania do Brasileiro de colocar a culpa de suas falhas nos outros já é histórica.

    2. mentemateria

      Pode ser sim. Infelizmente.

  22. zabumba

      A corrupcao chegou a numeros alem da atmosfera,  lancamento de satelite com a china, bem que a  Dilma podia  pegar uma carona ???  

    Responda
  23. TFC

    Culpa do FHC. É a justificativa para todos os erros.

    Responda
    1. waldirPiNot

      Até q enfim, TFC compreendeu que, se uma parede que vai sendo erguida, apresentar distorções, deve-se observar de que forma foi alicerçada. Em se tratando de jovens, é pior. Uma geração inteira se perde (e mais outra, consequência direta) qdo se deixa de fazer aquilo q era necessário. Brizola enchia o saco com "escola em tempo integral, os CIEPS". TINHA RAZÃO !! Agora não tem jeito - pode-se corrigir daqui pra frente. Na Ciência e na Tecnologia, tbém é assim. Lula fez a sua parte !!

    2. AsilerELsur

      FHC é outro hvendido, lavou as mãos para a escalada PTista ao governo !

  24. AsilerELsur

    Eu tenho ASCO deste governo brasileiro ! Mesmo que houvesse uma parceria seria com a China, NUNCA haveria intercambio tecnológico pois a China só "PIRATEIA" nunca é parceira ! São só meros hPIRATAS modernos !

    Responda
  25. AsilerELsur

    Um "POVINHO" junto a outro "POVINHO" ideologicamente para fazer hPORCARIA e esbanjar com o dinheiro dos contribuintes htrouxas ! E eu só tenho que rir muito e muito... KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK... 

    Responda
    1. Paulo Schaefer

      Sua risada demonstra sua ignorância em relação ao assunto. A parceria Brasil China já colocou em órbita alguns satélites que trouxeram grandes benefícios ao país. Se pensássemos como você lá no começo,nada teria sido feito. Só estaríamos dando boas gargalhadas metendo o pau em alguma outra iniciativa do Brasil. Falar mal é nossa especialidade. Com um toque de ironia fica parecendo inteligente.

  26. Selva

    A última invenção da China foi a pólvora.... depois disto so cópias e ruins. Da nisto

    Responda
    1. Paulo Schaefer

      Claro,E ter colocado Chineses em órbita não conta né? A sonda lunar lançada na sexta e a caminho da Lua não conta né? Ter capacidade própria para lançar os próprios satélites não conta né? Desenvolver tudo isto, apesar do embargo americano, não conta né? A China hoje faz mais barato que todo mundo. Em breve vai fazer mais barato e melhor. E você iludido em sua cadeira escrevendo seus comentários....

  27. negobaco

    Acho bom a China fazer isto sózinha, pois corre o risco de desaprender toda a tecnologia que tinha. Daqui a puco comeca a faltar pecas no foguete.

    Responda
  28. LM RJ

    la vai o p t apostando nossa fichas no pre-sal!santa ingenuidadese possuir petroleo fosse indutor de desenvolvimento p/ uma naçãoos seguintes paises seriam potencias mundiais:iraque; venezuela; angola; mexico; libia;petroleo é muito bom p/ as chamadas big oil:shell; esso; BP; etcpetroleo não é indutor de desenvolvimento de um país nem nunca foitem q investir em educação (de qualidade nao o lixo q temos hj e nao adianta botar mais $$$ tem q rever nossos metodos educacionais!!) sem mais

    Responda
  29. Atahualpa

    E agora José? Vão dizer que usamericanus malvadus sabotaram outra vez?

    Responda
  30. R Villas

    É isso que dá pautar as decisões técnicas sob interesse político e ideológico. Prefere jogar dinheiro dos NOSSOS IMPOSTOS no LIXO em parcerias com comunistas e esquerdistas do que com os competentes americanos.... dá nisso!

    Responda
  31. Nyc São Paulo

    Foguete Chines Longa Marcha 4B !  Se tivesse pelo menos 5 marchas como o meu pois e' , quem sabe entrava em orbita!!!

    Responda
  32. Wilson

    ...mais um mecanismo deste ParTido pra sumir com dinheiro do povo e engordar os bolsos dos militantes... Qdo pensa que estacaram de um lado os camaradas atacam do outro...

    Responda
  33. Seglis Ronaldo

    100% de sucesso, até lançar em parceria com os nossos ineP7os.. Pior, só a compra das baterias de mísseis russos, por 4x o preço de mercado, que de nada serviram ao líbano, a síria, ou no irã.. tudo se compra, se torra, se gasta, pelo Box-II de Fundo Sindical..

    Responda
  34. Neto

    Temos que desenvolver com urgência nosso próprio foguete. No setor espacial a autossuficiência é imprescindível. Poucos países dominam esse tipo de tecnologia e esse clube seleto de nações não quer mais concorrentes. Vão fazer de tudo para atrasar o programa brasileiro.

    Responda
  35. M Mig

    "Dez anos depois da explosão do foguete VLS-1, na base de Alcântara, as famílias ainda não receberam a indenização de R$ 100 mil prometida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na época. A investigação do acidente, porém, concluída no ano seguinte, apontou uma série de falhas que vinham se acumulando ao longo do tempo. Falta de recursos, troca de material, problemas de gerenciamento, entre outros, acabaram provocando "falhas latentes" que se acumularam por 15 anos"

    Responda
    1. udo2

      Tinha também a historia de uns certos "tecnicos" franceses que tinham vindo da base de lançamentos de Korou, na Guiana Francesa... Mas, deixa pra lá, né ?

  36. M Mig

    Sejamos sinceros, o brasileiro tem mania (que ficou mais evidente nos últimos anos) de fazer tudo "nas coxas" , a China tem mais capacidade de colocar um satélite em órbita do que o Brasil (quando querem os chineses são bem eficientes). O nosso programa espacial sempre foi gelado (nem mesmo morno) e a explosão da base de Alcântara foi uma triste consequência da nossa falta de preparo.  Infelizmente pensamentos como "a culpa é da CIA" só nos faz a perenizar nossa incapacidade

    Responda
    1. Seglis Ronaldo

      Espaço não é lugar para ineP7o do lado esquerdo do cérebro.... desde sempre, os símios são entram em órbita pra fazer teste..

  37. AA

    Ainda bem que não explodiu em terra como o último q matou várias pessoas....  esses alienados não cansam de jogar dinheiro no lixo.

    Responda
  38. Alexandre

    Culpa da imprensa golpista, da burguesia direitista... rsrsrs   

    Responda
    1. Seglis Ronaldo

      E como sempre, a Revista Breja.. que publicou matéria sobre o livro do Secretário Nacional de Justiça do Lvllia, denunciando a Gestapo de Fundo Sindical montada pela deletéria Agremiação de Fundo Sindical, os Mercadantes de Dôcies, os Coveiros de Reputações, tudo com provas, relatórios oficiais, photos, filmes e pen-drives.. Tudo disponibilizável à justiça ou CPIs.. Até que a Barba Sem Dedo era informante do DOPS, tem photo e prova.. 

  39. Rìbào

    ( Bastidores ) Escudeiros de painhos.br estão preocupados : "Borssa p/ Curssu di Astronarta Bomba nu Zirã ! Prova finá, dubrê só pa Painhu+Mainha ? CIA tá nessa sakanaargi !"   

    Responda
  40. Odisseu

    Quem está criticando a competência chinesa deveria informar-se melhor. Não é o primeiro satélite que a China lança, sequer é o primeiro com o Brasil. A escolha da parceria também deve ser pautada por critérios de independência tecnológica dos eixos tradicionais, que costumam resistir à transferência de conhecimentos.

    Responda
  41. oswaldo muniz

    Dá-lhe sucupira,só é competente em corrupção e p.t@ria.

    Responda
  42. AndreOS

    O Brasil não tem tecnologia nem para empinar pipa, quando mais colocar um satélite para funcionar. Deveríamos fazer parcerias com países que tenham o mínimo de escrúpulos para negócios e tecnologia, como EUA e França e deixar esses chineses de lado.

    Responda
  43. ROBPLANE

    Lembram-se da explosão da base de lançamento de Alcântara ? Tudo indica que a CIA estava envolvida nisso . Estará agora também ?

    Responda
    1. Paulo Schaefer

      Exato M.Mig,Suponho que as pessoas que comentam aqui fazem parte do grupo que se informa. Mas é decepcionante perceber a quantidade de comentários achando um culpado para as mazelas brasileiras. Sem dúvida é perenizar nossos problemas, como foi dito aqui.

    2. ROBPLANE

      Desejo lembrar que a torre de Alcântara , que explodiu , foi construida durante o governo de FHC . ok

    3. M Mig

      Tudo indica quem cara-palida??  Essa história é desculpa para justificar um erro tosco. Ficar jogando a culpa nas costas dos outros é um caminho certo para nunca resolver os próprios problemas

  44. tirteo

    Paréce-me que ao staff de dona Dilma lhe interessa a propaganda para que esta senhora conquiste por segunda vez a presidência. Esse  satélite não era necessário. Para qué? As informações que dele se esperavam, já existem. Somos uns coitados. E a gastar dinheiro, con chineses, que já são praga neste país ante a mediocridade dos nossos fabricantes e a imensa carga fiscal de dona Dilma.

    Responda
  45. prof

    " o clima é de frustraçao na delegação que VIAJOU para acompanhar o lançamento ......" Brasileiro! Vc pagou viagem inutil de novo !! Brasileiro ! Profissão: ID@I@O@T@

    Responda
  46. julio campos

    Só lembrando que a China já tem capacidade de colocar astronautas em órbita.

    Responda
  47. Andrew

    Pegue um jegue, ponha oculos, roupa e pendure uns livros no lombo do bicho e diga que ele é um universitário! É isso que estao fazendo com o Brazil...ACORDA gente! O brasileiro mal sabe ler e escrever, está completamente alienado politicamente, povo fanatico por futebol...povo em sua maioria sem estudo, sem cultura e sem educação...como dizia o Cazuza: 'Sao caboclos querendo ser Ingleses"

    Responda
  48. Du Schiavon

    O que foi pro espaço foram os 15 milhões de dolares! Dá-lhe Brasil, assim que se desaparece com 15 milhões: mandando pro espaço, em 1 hora

    Responda
  49. Ikari

    E Alcantara... cade!?!?!?

    Responda
    1. bertha

      Está sendo restaurada para virar túmulo do Sarney. 

  50. Rìbào

    Problema com foguete / satélite... pode ser falta de eletricista.br * Esse problema já existiu há dezenas de anos gravado pelo Chico Anísio "Lançamento de Foguete em Manguinhos" lá no RJ  "... Bichu deu pobrema di elitricidaardi ! " * Chamaram quebra-galho da esquina ... * Cordão de isolamento e garoto curioso querendo passar : "Num póodi nãu ! Vai kemá a bund inha ! ... " )

    Responda

1 2 3 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.