Hélio Schwartsman > Um lugar para Mandela Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. AA

    Mandela deve ter sido recompensado pela sociedade africana, a sua família tem uma boa quantidade de terras na região onde ele foi enterrado. . Nem todos pulam no r i o para salvar alguém, a maioria ñ pula, às vezes, ninguém pula, quem pula é um herói, bombeiros fazem isso constantemente, arriscam a própria vida para salvar outras vidas, colunistas ñ lembram deles como heróis, mas lembram como HS lembrou, de Mandela como herói....

    Responda
    1. AA

      Só q Mandela ñ foi herói, foi um político q usou uma estratégia, semelhante a q Gabdhi usou.. Milhares de pessoas ficam presas até por toda vida por razões políticas, em Cuba tem gente presa a anos, então, a prisão de Mandela ñ teve nada de especial, a única parte especial de Mandela, para o atual mundo politicamente correto, é ser africano. . Africanos passaram a ser seres humanos especiais para a mentalidade politicamente correta dominante, talves até os considerem como isentos de egoismo!

  2. reisender

    Mandela, um guerrilheiro de um partido comunista, o ANC, foi o grande líder africano e mundial. Viva Mandela!

    Responda
  3. Wasantos

    Herói é aquela que vence numa disputa improvável? Mandela transcende a isto pois ele pessoalmente não foi o vencedor e sim o arquiteto da reconciliação entre grupos claramente opostos. Ele não buscou vitórias e sim uma sociedade justa para o país que amava, unido e em paz. O regime de apartheid não se acabou com rios de sangue e uma revanche, algo usual no mundo. Ache outro nome para este feito. Herói ou santo são inadequados. Mas o nome Mandela ( Madiba), já  define: o melhor!

    Responda
  4. svarat

    Se o sujeito troca a penosa existência terrena pelo que acredita ser uma vida eterna de prazeres certamente vai se dar mal; mas tem muito idi ota que faz isso mesmo, barganha a vida terrena a troco dos prazeres eternos, já comprometendo o espírito da coisa na largada. Mas como disse o ap aí em cima, o evolucionismo puro, o egoísmo cego, não pode ser usado para explicar o comportamento humano porque o homem não é um ani mal puro, há outras forças em jogo em sua psique além do egoísmo.

    Responda
  5. ap

    Hélio que horror esse seu artigo. Eu não entendo como, para uma inteligência brilhante como a sua, o egoismo domina  de forma absoluta o comportamento humano. Egoismo, egoismo e... egoismo. O altruísmo puro não existe ? É mera dissimulação do batidão egoísta soberano dos humanos ? Cruzes.

    Responda
    1. Wasantos

      Realmente não gostei também. Mas se quer uma sugestão caro articulista...o nome Mandela deve ser "como um adjetivo" para alguém que mereça uns 20 Nobel da paz, o título de sábio, grande mestre, conselheiro sublime, pacificador e pai da nação. Se há o erro crasso ( cometido pelo rico senador romano Crassus, em que perdeu sua vida em batalha contra os Parthos), haveria o acerto "mandela", aquele que resolveu algo insolúvel.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.