Hélio Schwartsman > Um lugar para Mandela Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Mandela deve ter sido recompensado pela sociedade africana, a sua famÃlia tem uma boa quantidade de terras na região onde ele foi enterrado. . Nem todos pulam no r i o para salvar alguém, a maioria ñ pula, à s vezes, ninguém pula, quem pula é um herói, bombeiros fazem isso constantemente, arriscam a própria vida para salvar outras vidas, colunistas ñ lembram deles como heróis, mas lembram como HS lembrou, de Mandela como herói....
Só q Mandela ñ foi herói, foi um polÃtico q usou uma estratégia, semelhante a q Gabdhi usou.. Milhares de pessoas ficam presas até por toda vida por razões polÃticas, em Cuba tem gente presa a anos, então, a prisão de Mandela ñ teve nada de especial, a única parte especial de Mandela, para o atual mundo politicamente correto, é ser africano. . Africanos passaram a ser seres humanos especiais para a mentalidade politicamente correta dominante, talves até os considerem como isentos de egoismo!
Mandela, um guerrilheiro de um partido comunista, o ANC, foi o grande lÃder africano e mundial. Viva Mandela!
Herói é aquela que vence numa disputa improvável? Mandela transcende a isto pois ele pessoalmente não foi o vencedor e sim o arquiteto da reconciliação entre grupos claramente opostos. Ele não buscou vitórias e sim uma sociedade justa para o paÃs que amava, unido e em paz. O regime de apartheid não se acabou com rios de sangue e uma revanche, algo usual no mundo. Ache outro nome para este feito. Herói ou santo são inadequados. Mas o nome Mandela ( Madiba), já define: o melhor!
Se o sujeito troca a penosa existência terrena pelo que acredita ser uma vida eterna de prazeres certamente vai se dar mal; mas tem muito idi ota que faz isso mesmo, barganha a vida terrena a troco dos prazeres eternos, já comprometendo o espÃrito da coisa na largada. Mas como disse o ap aà em cima, o evolucionismo puro, o egoÃsmo cego, não pode ser usado para explicar o comportamento humano porque o homem não é um ani mal puro, há outras forças em jogo em sua psique além do egoÃsmo.
Hélio que horror esse seu artigo. Eu não entendo como, para uma inteligência brilhante como a sua, o egoismo domina  de forma absoluta o comportamento humano. Egoismo, egoismo e... egoismo. O altruÃsmo puro não existe ? É mera dissimulação do batidão egoÃsta soberano dos humanos ? Cruzes.
Realmente não gostei também. Mas se quer uma sugestão caro articulista...o nome Mandela deve ser "como um adjetivo" para alguém que mereça uns 20 Nobel da paz, o tÃtulo de sábio, grande mestre, conselheiro sublime, pacificador e pai da nação. Se há o erro crasso ( cometido pelo rico senador romano Crassus, em que perdeu sua vida em batalha contra os Parthos), haveria o acerto "mandela", aquele que resolveu algo insolúvel.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Um lugar para Mandela Voltar
Comente este texto