-
AA
Entre estados religiosos e ateus podemos ficar com a democracia liberal da qual a Inglaterra é o primeiro e mais relevante exemplo, fazendo a ressalva de q as "democracias" q existem na América Latina ñ fazem parte disso. . Quem estudou a contento as ideologias políticas ou religiosas sabe q tem por base a ilusão e como ferramenta a mentira, Lenin falou claramente q a mentira era sua principal ferramenta, e prometer céu e eternidade feliz após a mo.rte é uma ilusão q só crentes acreditam.
-
Déjà vu
Dogmas sejam Religiosos ou Ideológicos são Fundados em Verdades, e a Pergunta é: O que é a Verdade???
-
Sandra
Verdade é o que foi provado com evidências físicas que é verdade . Com o uso do metodo cientifico .
-
-
zimmer
Ampliando a visão, devemos sempre reconhecer que por detrás das atitudes estão as ideias e para tanto, haverá sempre uma consciência. A consciência é própria de cada pessoa, de cada líder, de cada vítima ou algoz. Em se tratando de níveis mais elevados de consciência, não vamos encontrar barbáries de nenhuma natureza! Parabéns ao Hélio!
-
Marcio
São Marx é prova disso.
-
Marcio
aliás, se fosse seguir a cartilha a risca, você colunista, já estaria num gulag e eu, por ler você e o jornal inteiro seria burguesia subversiva. pra gente doida, destrambelhada, quem pensa diferente dá medo e atrapalha a revolução que deveria andar por si só, mas sempre empaca.
-
Marcio
aí eu prefiro o São Capital, porque nele é permitido pensar, pelo menos.
-
-
svarat
O Mao é mau, hehe. No fundo tudo isso, fundamentalismos religiosos e políticos, tem a ver mesmo é com vontade de potência. Religião e política são só pretextos para que alguns possam exercer a vontade de potência sobre muitos. Exercer poder sobre outros humanos é uma das maiores taras da humanidade. Todos têm em algum grau, mas alguns beiram as raias da psicopatia e causam muito mal. Stálin, Hitler, Fidel, Chávez, o próprio Mao, todos claramente psico patas. Nisso Nietzsche tinha razão.
-
svarat
O grande mal do socialismo foi fornecer um pretexto para que esse tipo de psicopata pudesse fazer o mal em nome do bem, do justo, da igualdade. Permitiu a esses malucos exercer sua tirania e sede de domínio sobre países inteiros em nome do bem. Veja Hitler, era um cão, mas nunca falou em nome do bem, da justiça e do humanismo, falava mesmo em nome do poder, da força e do domínio. Pelo menos era honesto.
-
-
Marcio
aqui no Bra$il, nós temos uns certos senhores que são projetos de Mao.
-
flat
Ótimo, Hélio! Acho que este foi seu melhor texto! Sempre achei, como evidenciam as suas palavras, que militantes e crentes (em sentido lato) se davam as mãos no inferno do fundamentalismo.
-
MARCÃ O
A religiosidade é uma necessidade do ser humano. Sempre haverão manifestações religiosas, em qualquer nível, seja institucional, seja pessoal. Até por questões neurológicas. Os cientistas comprovam sua eficácia em curas, até em pacientes terminais, vide as experiências de quase morte. Para filosofia seria bom retornar aos trabalhos de Bergson, tendo como pano de fundo a atuação dos hormônios endorfina, seretonina, oxitocina. Erros históricos de uma religião, ou atuais não invalidam o sentimento.
-
Sandra
Não existem comprovações de eficácia em curas, até em pacientes terminais, e também nenhuma evidência nas experiências de quase m.0rt.3.
-
Marcio
o que quis dizer é que se vc procura espiritualidade não precisa ler até Bergson para isso, mas se te faz bem ler, leia.
-
Marcio
Bergson? para que complicar tanto se você está falando sobre algo banal?
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.