Demétrio Magnoli > Sete desejos de ano novo Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. SP30

    Que absurdo essa imprensa que pensa que é livre e que pode falar mal do P T !!! Vamos mostram a força da militância p etista virtual e mostrar a esse colunista como se faz democracia. Vamos buscar na cartilha petista argumentos baratos e contrapor tudo que ele diz!! Vamos milicia !!

    Responda
  2. sereia

    Através do texto de Demetrio, eu e mais milhões de brasileiros nos sentimos representados! Principalmente no que toca ao pensamento hegemonico dos ditos intelectuais de esquerda quando se referem a BABY LULA DOC et caterva. Força Demetrio Magnoli!

    Responda
  3. Livre Pensador

    A claque de pseudointelectuais petistas defende, por interesse próprio, esse governo populista e de fato de direita. Se autodenominam "de esquerda", enquanto tacham todos aqueles que os contestam de "direitona".  Meus princípios políticos são de esquerda e democráticos; não esses baseados na lavagem cerebral do povo.  Eles estão de mãos dadas com os Sarneys, Collors, Calheiros, Jucás, Malufs, empreiteiros, ruralistas e chamam os que os contestam de "direita"?

    Responda
  4. Ernesto Branco

    Os "Pensadores Coletivos" do MAV PeTraglia, não se conformam com a situação de terem sidos expostos pelo colunista...Dá-lhe Demétrio. E o sobrenome Singer, que não tem nada a haver com antiga e útil maquina de costura, tem sim a haver com a inutilidade de ser PeTraglia de carteirinha.

    Responda
  5. P

    Em 30 anos de oposição o PT era contra tudo, inclusive ao assistencialismo do  Bolsa família do governo FHC, as declaração do Novededos e do PT era pública e notória, a mesma coisa dizia dos hoje aliados coronéis do Nordeste Calheiros, Collor, Sarney todos eles o Papatudo eleitoral deste programa! 

    Responda
  6. cassiooliveira

    o geógrafo magnoli faria bem para si e seu séquito caso lesse a coluna de hoje de jânio de freitas acerca dos "fracassos" do governo: "Infelizmente" e "aposta fracassada" para quem? Para os 22 milhões que saíram da pobreza extrema, os 7 milhões que receberam ou receberão um teto em futuro próximo, os milhões que obtiveram emprego, os milhões ainda mais numerosos que tiveram melhoria salarial?"

    Responda
    1. Miguel Nascimento

      Nas mãos de um governo minimamente competente os milhões que saíram da pobreza seriam um número ainda muito maior. Se continuarmos na balada que vamos, com inflação corroendo valor, baixo investimento e com crescimento medíocre, até essa conquista o PT vai deixar escapar. A questão não é PT, PDSB ou PSB. A questão é que enquanto não tivermos alguém com uma visão minimamente estadista, são dois passos para a frente e um para traz. Por enquanto só vemos desejo de ficar no pode a qualquer custo.

    2. cassiooliveira

      caro fabrizio, também não acredito que o referido "perderia tempo" com voz dissonante de ressonância e cargo importante na empresa em que aluga a pena. e, redundância, pena que permaneça a reverberar discurso tão defasado e desconectado da realidade. por fim, bom para o brasil real, que magnoli, "tio rei", jabor e assemelhados sigam quixotescamente a pregar aos convertidos.

  7. WL

    Desejo n.º 8 - Que a folha contrate Olavo de Carvalho, astrólogo de Miami.

    Responda
  8. P

    o Blablablá da esquerda, é conveniente ao espirito frustante da infância perdida nos sonhos utópico, atinge seu ápice na juventude ao chocar-se com dura realidade dos fatos. Seria conveniente a esquerda fazer uma estágio no presídio de pedrinhas do seu aliado Sarney e uma reflexão no CARANDIRU do RGS do seus partidários! 

    Responda
    1. Livre Pensador

      E Sarney "líder de fato" do governo Lula no Congresso.

  9. solano

    Sr Demétrio,Parabéns pelo excelente texto,de tão bom incomodou os Petralhas Raivosos de plantão.Att,solano.

    Responda
  10. Miguel Nascimento

    É isso aí. Num país civilizado que queremos ser e num Jornal sério que a Folha é os colunistas são livres para expressar suas opiniões. Se a opinião é irrelevante, não fará diferença a ninguém. Se é relevante irá fatalmente agradar a alguns e revoltar a outros. Independente da opinião em si, o debate nos faz pensar e é um ótimo sinal.Pessoalmente concordo 100% com o Demétrio. A democracia só teria a ganhar sem o projeto do PT para eternizar-se no poder. Pela volta de um único mandato.

    Responda
  11. Bolla

     O lulopetismo vale-se de um eleitorado incrivelmente desinformado dos porquês das coisas. Adicionalmente, esse eleitorado deixa-se submeter a um processo diuturno de obscurecimento.Bom para o lulopetismo? Hmmm! Pode estar aí uma armadilha: por resultar numa postura desmobilizadora, isso impede q questões cruciais sejam politizadas. E daí? Não há como se construir base social q possa romper o círculo q hoje paralisa o país. 

    Responda
  12. Bolla

    >>O lulopeti'smo tem como ponto chave uma prática assistencialista q extrapola a mera ideia de "pai (ou mãe) dos pobres"; estende o$ mimo$ para sindicatos e união dos estudantes, colocando-os no mesmo e "confortável" saco peleguista. 

    Responda
  13. Bolla

    Diferentemente do P T histórico, o lulopetismo tem uma coloração muito própria e se mantém mediante um malabarismo muito particular: na retórica tenta resgatar um discurso de esquerda - sem convicção, é verdade, mas vá lá! Na prática, prima por esforços conservadoristas à toda prova, com vistas a se eternizar no poder. >segue

    Responda
  14. Bolla

    Tem "leitor" e LEITOR; o primeiro não consegue interpretar (ver alusão a Truman) q nos EUA é a pessoa física (Fulano de Tal) q não pode se candidatar depois de ter ocupado o cargo pela 2.a vez consecutiva. Nada a ver com o partido; qualquer um deles pode reeleger diferentes candidatos de acordo com o resultado das urnas. 

    Responda
  15. Peter J

    Demétrio foi sem dúvida omisso. Isto caracteriza, sim, desonestidade intelectual. Por outro lado, como definir a atitude de um (ou uma) presidente que coloca títulos acadêmicos inexistentes no seu Currículo Lattes na Internet? Simples engano?

    Responda
    1. Peter J

      SP30. Concordo plenamente, contanto que o colunista não minta.

    2. SP30

      polarização e tomada de partido nesse momento me parecem muito mais honestos do que o chove não molha dos demais colunistas, sempre em cima do muro. Não há notícia ou jornal neutro. Desde a manchete até a maneira que um texto é escrito há uma posição tomada, uma direção para se levar o leitor. Essa tradição de jornalismo neutro é uma grande bobagem.

    3. Peter J

      OK. Cada um com a sua posição. Não estou acusando os Singer brothers (se de fato são irmãos, o que não sei) de viés político. Muito pelo contrário. Rsrsrs.

    4. Peter J

      Concordo. Como já tenho escrito, a FSP quer números. Eu pessoalmente, depois do último, desisti de debates mais acalorados. Há gente fanatizada que também desconhece limites no tratamento a outros. Quanto aos quatro que vc enumera, apenas o Azevedo parece-me radical demais. Não vejo por que um Magnoli ou um Coutinho não poderiam dar opinião do ponto de vista deles. Singer, Safatle e Prata podem e com todo o direito.

    5. Peter J

      Respondendo ao seu terceiro comentário. Que intervenha pelos caminhos corretos dirigindo-se à redação. Não dirigindo-se aos leitores.

    6. Peter J

      Respondendo ao seu segundo comentário. É, na minha visão, (que não precisa prevalecer) de exclusiva responsabilidade da redação moderar colunistas que passam dos limites. Não cabe ao ombudsman. Ela pode se dirigir à redação e denunciar. Se ela toma partido, sua função fica prostituída. Mas, esta é apenas a minha opinião.

    7. Peter J

      Ela também adjetivou o Magnoli. Para queixas, ela deveria se dirigir à redação. Pela função dela, não lhe cabe opinar sobre colunistas. É inerente à função. Esta é a minha opinião sobre função de qualquer ombudsman.

    8. Peter J

      Você se lembra, certamente, que eu também não o enquadraria junto a Azevedo de um lado ou Singer e Safatle do outro.  Hoje, ele foi infeliz e, conforme dito, intelectualmente desonesto. No caso da Suzana, eu lhe dou razão, pois ela se meteu de onde um Ombudsman deveria manter distância. A função objetiva a proíbe de fazer juízo de valor de colunistas. Divagando (e tergiversando): creio que vc deve ter lido o artigo ref. pagamento da dívida da Marfrig com o BNDES.

    9. Peter J

      Fabrizio. Ao menos você tem uma noção clara do que é de fato desonestidade intelectual. Para a maioria dos participantes isto existe apenas quando perpetrado pelo lado que eles não apóiam. Estou profundamente honrado por ser positivado pelo Sr. Fábio Campos. Mas, não merecia ser em dobro. Sou apenas um "tucano inibido", conforme já foi dito por um cortês petista. rsrs.

    10. Peter J

      Ricardo, bom dia. Você pode ter razão. E os intelectuais de esquerda o são? Aliás, está difícil saber quem é de direita e quem é de esquerda hoje em dia. De qualquer modo, isso não afeta o meu comentário. Abraço.

    11. Ricardo de Almeida

      Eu não conheço um direitista no Brasil de hoje que seja intelectualmente honesto.

  16. Bolla

    Vejamos: enqto presidente, Lula abraçou ditadores sanguinários da Ãfrica e da Am. Latina, ressuscitou e fortaleceu (tb mediante abraços) o q há de + retrógrado no país (Sarney, Collor, Calheiros, maluf e outros)... Quer mais direita do q isso? A inflexão à direita do P T deixou amplos espaços para partidos verdadeiramente de esquerda. Do partido,saíram  os petis'tas ficaram os pet'elhos.

    Responda
  17. Cassia

    Em meus comentários, já havia levantado essa bola, Aécio tem que se espelhar nas lambaças do Serra, e não  fazer igual!

    Responda
  18. Déjà vu

    Desejos Utópicos: O Fim das Dinastias que se Mantém no Poder Graças aos Currais Eleitorais mantidos pela Distribuição de Redes de Telecomunicações e o Voto Obrigatório. A Concessão de Redes de Telecomunicação é Seletiva e feita pelo Governo aos Políticos Corruptores para Abduzir a População Bovina, que ainda é Obrigada a Votar na Única Mensagem que Assiste 365 dias por Ano!!!!! De Ilusão também se Vive!!!!!!

    Responda
    1. Ricardo de Almeida

      Desejo utópico: que comentaristas de internet parem de escrever seus textos com letra maiúscula

  19. alanbar

    DESEJO QUE ESTE COLUNI.STA E O SEU IRMAO GEMEO REIN.AL.DO CONTINUEM A ESCREVER OS SEUS TEXTOS REACION.ÃRIOS E F.ACI.STAS SEMPRE DOTADOS DE UMA INCOERÉNCIA PARTIDARIA INFLA.MANTE DE PALANQUE POIS GRACAS A DEUS VIVEMOS NUMA DEMOCRACIA..QUE CONTINUEM A ESCREVER JORNALISMO DEFAMATÓRIO DE QUINTA CATEGORIA. PRECISAMOS SABER ONDE ESTà O LIXO PARA PARA EVITAR O MAL CHEIRO. PARABENS FO.LHA POR MAIS ESTE PRESENTE DE GREGO AOS SEUS LEITORES.

    Responda
  20. Lauro Melo

    Demétrio. Eu acrescento mais um desejo: Que o próximo governo e os seguintes, elaborem e executem um plano inteligente para a educação. É nela que está a diferença entre os que comandam, e os que são comandados. LAURO MELO.

    Responda
  21. Carson

    Vamos ensinar ao nobre senhor Demétrio o que é DEMOCRACIA... é a escolha do povo, ele que decide. Se quiser continuar com o que está, continua! "Alternância de poder" é um desejo do nobre senhor (e da direitona), nada mais... nada tem a ver com DEMOCRACIA. 

    Responda
  22. Ceagá

    Como cidadão defensor de princípios básicos do humanismo, como dignidade,  solidariedade, fraternidade, coerência e sensatez, meu desejo em relação a grande media brasileira e seus serviçais  se resume a uma única postura que refletiria com uma infinidade de outros efeitos, praticamente revolucionando das relações sociais:HONESTIDADE INTELECTUAL.As demais são mera decorrência.O mercado não é Deus e as pessoas são e serão sempre a referência que devem orientar a sociedade! 

    Responda
  23. lhilho

    O 5 e o 6 se entrelaçam: dona Suzana está se perpetuando no cargo.

    Responda
  24. Carson

    Sobre Roosevelt, faltou dizer que Harry Truman, que ficou até 1953, era do Partido Democrata americano, como Roosevelt... aliás, era VICE do Roosevelt! Adoro as omissões propositais dos nossos "articulistas" da direitona... honestidade intelectual não é o forte dessa gente.

    Responda
    1. Ceagá

      Faço das suas as minhas palavras!

    2. Lauro Melo

      Carson. Se honestidade intelectual não é o forte da direita, o que dizer então da honestidade intelectual da esquerda!!! LAURO MELO.

  25. pedro volpe

    eu desejo que cada vez mais gente sensata e inteligente como o senhor escreva neste jornal...nem desejo que os outros colunistas menores e menos significativos dada a reduzida inteligencia da qual dispõe sejam enxotados do jornal, eles devem aqui permanecer com a sua costumeira irrelevância.

    Responda
  26. alemão

    Só tenho um desejo.... que Dilma perca as eleições. Já estamos cansado desse governo. Precisamos de oxigenar as instituições brasileiras. 

    Responda
  27. tiomingo

    ACRESCENTANDO DOIS DESEJOS.1) Considerando que os tribunais recebem mais de sete milhões de ações tributárias anualmente, a reforma do atual sistema que tem mais de 40 anos, seria bem vinda;2) 90% dos ex-prefeitos tem problemas com a justiça, a causa na maioria das vezes demora 20 a 30 anos para ser solucionada e o marajá fica desfilando de carrão de luxo e frequentado hotéis 5 estrelas, que tal uma reforma política?PREPARA-TE PARA TE ENCONTRARES COM O TEU DEUS.

    Responda
  28. Bene

    Temos de inspirar os jovens a buscar melhores condições de vida, e qualidade humana. Necessitamos líderes empenhados com o progresso do país e sua população. Faltam rumos e um projeto de nação que promova a evolução integral. A indústria decai. Sem autossuficiência financeira poderemos cair de novo na armadilha dos empréstimos para cobrir o déficit. Qual seria a receita para evitar a continuada decadência? O que dizem os ilustres candidatos sobre isso?

    Responda
  29. Alberto

    Pensando bem (II), pode acontecer o mesmo que ocorreu com Lucas Mendes que perdeu o cargo como correspondente da Globo em Nova Iorque após chamar Collor de "yuppie"...

    Responda
  30. ROBPLANE

    Parabéns Suzana por ter revelado o que a Folha "ganhou" com você Demétrio e seu comparsa Reinaldo , ambos porta vozes do que há de mais reacionário na mídia nativa . Vão tem que engolir mais uma vez Dilma nas próximas eleições . Quem não estiver em sintonia com o povo ficará eternamente sentado na cadeira da oposição tucanalha .

    Responda
    1. svarat

      Se tiver que ser será: ficaremos eternamente sentados na cadeira da oposição, mas jamais vamos aderir à porcalhada populista do PT.

    2. Elvira

      Tenho certeza de que vc se esconde em pseudônimo! Onde está sua ética, isto é, contrapor argumentos com argumentos e não com afirmações e palavras de nível duvidoso? Vc se iguala a quem imagina estar criticando e pensando que é dono da verdade. Um pouco de reflexão filosófica far-lhe-ia bem, inclusive para sua saúde física e mental!

  31. flat

    Perfeito! O último item, então, desmascara totalmente o desgoverno petista.

    Responda
  32. Alberto

    Pensando bem, as análises internacionais são mais apropriadas.

    Responda
  33. João de Alexandria

    Não conheço a distinta senhora Suzana Singer, mas a postura dela vem de encontro a duas coisas: primeiro, a infiltração petelha nas redações e política do "morde e assopra" exercida por este diário que usa um véu de imparcialidade pra encobrir sua mania de ficar bem com todo mundo.

    Responda
  34. Alberto

    Nunca vi essa Suzana Singer mais gorda...

    Responda
    1. Alberto

      Ok. Já tinha feito essa busca no Google também. Se ela defende o governo, então tudo bem. Hehehehe.

    2. Ricardo de Almeida

      https://www.google.com.br/search?q=suzana+singer&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=DEbJUq3LCu6E2wXx2IGABQ&sqi=2&ved=0CEQQsAQ&biw=1366&bih=683 Pronto, já pode ver. Satisfeito? 

  35. dix-huit

    Magnoli,faço meus os seus 7 desejos...Serão realizados???...Seria bom demais para ser verdade...

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.